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Corsa b 1.5 TD custa a pegar a quente

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    Corsa b 1.5 TD custa a pegar a quente

    Boas a todos.

    Tenho um corsa b 1.5 TD de 94 com 27xxxx.

    Adquiri o carro em Abril 2011, ja sabendo que o carro pegava mal a quente.

    Troquei velas e pouco mudou.

    Em Novembro 2011, fiz uma viagem de 160 km. Ao chegar dealiguei o carro, passado 5 min voltei a ligar o carro e so para a 5 vez pegou.

    Em Fevereiro 2012, fiz a mesma viagem mas com bateria nova (comprada e montada no mesmo dia) e tudo ok. Passado 5 min ligo e pega a primeira sem problemas.



    Passado 2 a 4 semanas volta a mesma situacao d
    e pegar mal a quente.

    Resumindo:
    Basta fazer viagens de 5 a 10 min e ja nao pega a primeira.
    O motor de arranque ja nao tem a forca como se fosse novo mas nao penso que o problema
    seja so dai.

    Quando tiver tempo coloco videos a ligar a frio e a quente.

    Alguem ja teve problema semelhante ou tem ideias? Nao quero meter num mecanico e levar um barro-t€ gigante.

    Cumps
    Editado pela última vez por andrefcavaco; 24 September 2012, 22:01.

    #2
    Alguem consegue ajudar ?

    Comentário


      #3
      Boas,

      Tive um corsa A 1.5d Van de 89 e a certa altura também começou a pegar mal em frio e a quente então não pegava mesmo. Mudei bateria, rectifiquei o motor de arranque mas o problema era mesmo falta de compressão devido ao desgaste... Primeiro começou a desalvorar (não se é assim que se diz) quando apertava com ele deitava uma fumarada tal que deixava de ver tudo a trás :D e depois, quando queria por a trabalhar a quente, só pegava de empurrão e ficava a deitar fumo muito branco durante os instantes seguintes... Claro está que se esperasse uns 15min, pegava à primeira porque já não estava tão quente...

      Quando o comprei já era velhinho e nas minhas mãos fez +/- 350k Km . Sei que hoje ainda rola, só não sei se com o mesmo motor.... Foi o dinheiro mais bem investido em carros que fiz até hoje.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por STEINMETZ Ver Post
        Boas,

        Tive um corsa A 1.5d Van de 89 e a certa altura também começou a pegar mal em frio e a quente então não pegava mesmo. Mudei bateria, rectifiquei o motor de arranque mas o problema era mesmo falta de compressão devido ao desgaste... Primeiro começou a desalvorar (não se é assim que se diz) quando apertava com ele deitava uma fumarada tal que deixava de ver tudo a trás :D e depois, quando queria por a trabalhar a quente, só pegava de empurrão e ficava a deitar fumo muito branco durante os instantes seguintes... Claro está que se esperasse uns 15min, pegava à primeira porque já não estava tão quente...

        Quando o comprei já era velhinho e nas minhas mãos fez +/- 350k Km . Sei que hoje ainda rola, só não sei se com o mesmo motor.... Foi o dinheiro mais bem investido em carros que fiz até hoje.
        Boas STEINMETZ,

        Sim no outro dia so o consegui pegar a 5ª vez e deitou uma fumarada q as rpms subiram as 2500. Vou de seguida colocar um video a pegar a frio e um a "quente"(20 min viagem, nao mais de 8km!)
        Editado pela última vez por andrefcavaco; 26 September 2012, 23:25.

        Comentário


          #5
          Boas,

          Aqui estão os videos:

          A frio (Sai de casa, andei 25 min. Parei 1h30/2h):



          Mesmo a frio noto que algo nao está bem, so depois do click é que pega assim.

          Comentário


            #6
            A quente(20 min, 8km):



            E é assim até pegar. Desta vez nem tentei, ja estava em casa


            Va la pessoal, preciso de ideias

            Comentário


              #7
              Foi impressão minha ou o quadrante apagou quando tentaste pegar o carro a quente? É que parece sintoma de bateria, neste caso que já a trocaste, diria que o alternador pode não estar a trabalhar convenientemente. Já foi verificado?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                Foi impressão minha ou o quadrante apagou quando tentaste pegar o carro a quente? É que parece sintoma de bateria, neste caso que já a trocaste, diria que o alternador pode não estar a trabalhar convenientemente. Já foi verificado?
                Boas Ecoflex,

                Liguei as luzes do quadrante para mostrar a temperatura mas nao tive paciencia para esperar mas nao chegou aos 90ºc.
                O alternador nunca foi reparado, ainda é de origem. É uma das possiveis "avarias" que me ocorre.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por andrefcavaco Ver Post
                  Boas Ecoflex,

                  Liguei as luzes do quadrante para mostrar a temperatura mas nao tive paciencia para esperar mas nao chegou aos 90ºc.
                  O alternador nunca foi reparado, ainda é de origem. É uma das possiveis "avarias" que me ocorre.
                  E não são peças que tenham boa fama nos Opel. Verifica se carrega devidamente a bateria, e se não o fizer, deverás começar por aí.

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado Ecoflex, esta semana vou tentar verificar

                    Comentário


                      #11
                      O teu motor de arranque está a rodar com muita lentidão, isso é certo e tal não é normal e prejudica imenso o arranque.

                      Tens que ver se tens algum problema associado á carga da bateria - já que colocaste uma nova e passado pouco tempo o problema voltou - ou se por outro lado tens o motor de arranque a dar o berro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MadDragocn Ver Post
                        O teu motor de arranque está a rodar com muita lentidão, isso é certo e tal não é normal e prejudica imenso o arranque.

                        Tens que ver se tens algum problema associado á carga da bateria - já que colocaste uma nova e passado pouco tempo o problema voltou - ou se por outro lado tens o motor de arranque a dar o berro.
                        Boas MadDragocn,

                        Em pricipio amanha irei verificar os niveis. Mas tive a pesquisar e nao me funde luzes nem de exterior nem interiores... Terei de verificar.

                        Podera ser descompressao?

                        Comentário


                          #13
                          Voçês deixam acumular a sujidade dentro do motor , depois os motores vão à vida, desgastam-se. O carbono, vernizes e gomas é o inimigo número um.
                          Existe uma solução.

                          Mas isto parece uma bateria fraca, vê a voltagem da bateria e do alternador.
                          Editado pela última vez por Fernado; 27 September 2012, 17:58.

                          Comentário


                            #14
                            Tá cansado e quase morto.

                            Comentário


                              #15
                              Ve o alternador e a bateria.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por andrefcavaco Ver Post
                                A quente(20 min, 8km):



                                E é assim até pegar. Desta vez nem tentei, ja estava em casa


                                Va la pessoal, preciso de ideias

                                Na minha opinião deves fazer o seguinte:

                                Verificar o motor de arranque num electricista (as escovas gastam-se, perde binário de arranque e a bateria sofre muito mais). Com uns 50 a 75€ resolves isso.

                                Quantos Km tem? Que óleo usas e quantos Km fazes com ele?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por STEINMETZ Ver Post
                                  Na minha opinião deves fazer o seguinte:

                                  Verificar o motor de arranque num electricista (as escovas gastam-se, perde binário de arranque e a bateria sofre muito mais). Com uns 50 a 75€ resolves isso.

                                  Quantos Km tem? Que óleo usas e quantos Km fazes com ele?
                                  Num toledo 1.6 sr que tive, essas escovas foram trocadas e foi exactamente 75 €, como dizes, mas não tinha perda de potência no arranque. Ouvia era "arranhar" ao dar à chave.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    Num toledo 1.6 sr que tive, essas escovas foram trocadas e foi exactamente 75 €, como dizes, mas não tinha perda de potência no arranque. Ouvia era "arranhar" ao dar à chave.
                                    Boas STEINMETZ e Ecoflex,

                                    Ainda nao tive tempo para verificar os niveis da bateria e alternador, mas amanha em principio consigo que estou de folga e tambem vou trocar as pastilhas.

                                    Quanto ao motor de arranque ele nao está bom. Mas será só disso? Outra situaçao. Depois de "quente", liga a resistencia e apaga logo!! e da logo o click do porta luvas, o que eu faço é dar mais clicks, ou seja rodo mais vezes a chave e noto que consigo que pegue um pouco melhor... o que acham?

                                    cumps
                                    Editado pela última vez por andrefcavaco; 29 September 2012, 12:41.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O alternador nesses carros era um problema crónico tal como o sistema de refrigeração

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por andrefcavaco Ver Post
                                        Boas STEINMETZ e Ecoflex,

                                        Ainda nao tive tempo para verificar os niveis da bateria e alternador, mas amanha em principio consigo que estou de folga e tambem vou trocar as pastilhas.

                                        Quanto ao motor de arranque ele nao está bom. Mas será só disso? Outra situaçao. Depois de "quente", liga a resistencia e apaga logo!! e da logo o click do porta luvas, o que eu faço é dar mais clicks, ou seja rodo mais vezes a chave e noto que consigo que pegue um pouco melhor... o que acham?

                                        cumps
                                        Além dos conselhos já dados, eu fazia uma visita ao um eletricista auto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já tive exatamente o mesmo problema na minha Astra F 1.7TD (motor Isuzu)! A frio pegava relativamente bem. Depois de quente, era um custo para pô-la a funcionar. Diagnóstico? Motor de arranque "nas couves"!
                                          Troquei-o e ainda hoje pega que é uma maravilha!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já te disse que tens um problema no motorde arranque.
                                            Está, claramente, muito lento.

                                            No que diz respeito à lu da resistência apagar logo, é normal já que os cilindros não necessitam de aquecimento dado que já estão a uma boa temperatura.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Fernado Ver Post
                                              Voçês deixam acumular a sujidade dentro do motor , depois os motores vão à vida, desgastam-se. O carbono, vernizes e gomas é o inimigo número um.
                                              Existe uma solução.

                                              Mas isto parece uma bateria fraca, vê a voltagem da bateria e do alternador.
                                              Será que o rimel e o batom também prejudica?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas a todos!! Hoje verifiquei bateria e alternador e estao dentro dos valores. Quero passar para o motor de arranque. Quanto custata a reparacao do mesmo ou um novo ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  São sempre dispendiosas as reparações - quanto mais um novo.

                                                  Conta com pelo menos 60€ na reparação.

                                                  Novo é para tomares um calmante.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                    São sempre dispendiosas as reparações - quanto mais um novo.

                                                    Conta com pelo menos 60€ na reparação.

                                                    Novo é para tomares um calmante.
                                                    Eheh eu poupo 2 euros para o euromilhoes!! Se souberes o preco ou aproximado.

                                                    De qualquer forma vou tentar retirar para dar uma vista de olhos!

                                                    Se for isto ja fico bem contente

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não é preciso ir ao electricista tem aqui técnicos especialistas que o ajudam a resolver o problema sozinho, sem gastar um centimo.

                                                      Alguns percebem mais de batons, mas pronto o que interessa é a vontade.
                                                      Editado pela última vez por Fernado; 30 September 2012, 22:01.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 2fast4u Ver Post
                                                        Já tive exatamente o mesmo problema na minha Astra F 1.7TD (motor Isuzu)! A frio pegava relativamente bem. Depois de quente, era um custo para pô-la a funcionar. Diagnóstico? Motor de arranque "nas couves"!
                                                        Troquei-o e ainda hoje pega que é uma maravilha!
                                                        Boas 2fast4u! Fico "contente de ouvir isso! Espero que seja a mesma situacao por aqui.

                                                        Cumps

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Então como é que ficámos? São as escovas só?
                                                          Editado pela última vez por Fernado; 30 September 2012, 22:05.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Fernado Ver Post
                                                            Então como é que ficámos? São as escovas só?
                                                            Boas fernando. Esta semana vou arranjar tempo e retirar o motor de arranque. Quando tiver novidades coloco aqui e obrigado a todos desde ja! Se tiverem mais opinioes forca!!

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