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Corsa B 1.5TD aquece muito a subir

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    Corsa B 1.5TD aquece muito a subir

    Boa tarde,

    Tenho um amigo com um Opel Corsa B 1.5TD de 1999, e aquilo de volta acima a temperatura sobre muito, quase até aos 100ºC :O

    Mais ou menos aos 97ºC é que a ventoinha dispara, o que acho que é uma temperatura demasiado alta, mas depois de uma pesquisa em lojas de peças parece que os sensores de origem são mesmo todos entre 95ºC e 110ºC, ao ver isto fiquei boquiaberto, como é possível temperaturas tão elevadas? A junta da cabeça ainda se vai embora!

    Pensei em meter um sensor de 90 e poucos graus.

    Sabem se isto, por incrível que parece, é "feitio" e não faz mal ao motor, ou se é algum "defeito" de origem? lol

    Têm aqui um quadrante igual para verem: http://images01.olx.pt/ui/11/10/16/1...a-rotacoes.jpg
    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por Skyl; 29 October 2012, 15:47.

    #2
    Para se resolver o problema tem que se fazer uma limpeza geral e a fundo no circuito de refrigeraçao e trocar tambem o liquido.

    É normal nos corsas b diesel ao fim de alguns anos os tubos mais finos entupirem com a ferrugem

    A valvula que faz disparar a ventuinha deve ser trocada por uma que dispare aos 95 graus.
    E o problema de aquecimento está resolvido por mais algum tempo.
    Editado pela última vez por jpmb; 29 October 2012, 20:05.

    Comentário


      #3
      Sabendo desde já que não tem nada a ver.........tive um corsa B 1.0 de 12v (como sabes é a gasolina) e a ventoinha "disparava" a 95º, sendo que a temperatura normal de funcionamento era pelos 90º. É uma mera curiosidade, por ser o mesmo modelo de carro.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Sabendo desde já que não tem nada a ver.........tive um corsa B 1.0 de 12v (como sabes é a gasolina) e a ventoinha "disparava" a 95º, sendo que a temperatura normal de funcionamento era pelos 90º. É uma mera curiosidade, por ser o mesmo modelo de carro.
        Isso é mais ou menos normal em motores antigos, tendem a trabalhar a temperaturas mais altas. Mas como já disseram esse circuito já não deve estar famoso.

        Comentário


          #5
          Pois, fui hoje mais ele ver se arranjávamos outro sensor, conseguimos um de 92ºC, vamos ver no fim de semana se metemos aquilo para experimentar

          Obrigado

          Comentário


            #6
            É provável que o radiador já não esteja nas melhores condições. Eu tive um corsa e tive que lhe trocar o radiador por volta dos 400kkm. Não ponhas um sensor tão baixo, só vais esforçar mais o motor do ventilador e arriscar a que ele entregue a alma ao criador...

            Comentário


              #7
              O carro levou bomba de água, radiador e termóstato tudo novo... hmm posso tentar ver se arranjo um de 95ºC em vez daquele, já agora, aquilo tem 3 fios, são 2 velocidades certo? Não funcionará só com sensor de 2 fios e 1 ficar nulo? ou vai atrofiar?

              Comentário


                #8
                Não confiar no mostrador de temperatura dos Corsa 1.5 TD.
                Está mal calibrado de fábrica.
                Aquilo que ele acusa não corresponde à realidade.

                100º a subir é perfeitamente normal nesse motor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Skyl Ver Post
                  O carro levou bomba de água, radiador e termóstato tudo novo... hmm posso tentar ver se arranjo um de 95ºC em vez daquele, já agora, aquilo tem 3 fios, são 2 velocidades certo? Não funcionará só com sensor de 2 fios e 1 ficar nulo? ou vai atrofiar?
                  Funciona, mas qual a vantagem?

                  Que radiador colocaste?
                  QUando se trocam os radiadores de origem compram-se sempre os de "favo de mel".
                  É o melhor upgrade para estes carros .

                  Comentário


                    #10
                    O radiador colocado foi da Valeo, agora referências não sei. Vamos ver como fica a trabalhar com um sensor destes MEYLE - Online catalogue

                    Sempre fica a abrir a ventoinha aos 95ºC

                    Comentário


                      #11
                      Já agora, no mesmo carro, sabem se dá para substituir a "lâmpada" que indica a resistência no quadrante antes de ligar o carro? É que a deste também não acende... todas as vezes para ligar o carro temos é que nos por à escuta para ouvir quando o relé dá o estalinho.

                      Comentário


                        #12
                        Muitas vezes a luz apaga-se antes do estalo do relé, por isso estás bem assim

                        Quanto ao sobreaquecimento, faz uma limpeza do circuito de refrigeração, e mete líquido apropriado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          Muitas vezes a luz apaga-se antes do estalo do relé, por isso estás bem assim

                          Quanto ao sobreaquecimento, faz uma limpeza do circuito de refrigeração, e mete líquido apropriado.
                          O problema é que a luz nem chega a acender lol

                          Comentário


                            #14
                            Eu tentava arranjar um radiador novo.
                            O meu, pelo seu historial sei que levou um radiador novo à poucos anos, devido a um toque de frente. Com isso aquece muito mais dificilmente, face a um outro TD que tive que ainda tinha o radiador de origem.

                            Não tem luz da resistência? Esquece-a. Normalmente, pelo menos nos 2 carros que tive e em mais 2 que ja guiei a luz está sempre desfazada do relé. O relé só aí uns 3 segundos depois da luz é que dá o estalo.

                            Comentário


                              #15
                              Há alguma maneira fácil de descobrir quais os fios para ligar.

                              Este é o novo sensor: http://www.linepart.ru/imgbank/tcd/7/794015.jpg

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Skyl Ver Post
                                Há alguma maneira fácil de descobrir quais os fios para ligar.

                                Este é o novo sensor: http://www.linepart.ru/imgbank/tcd/7/794015.jpg
                                Esse é o que dispara a ventoinha do radiador.

                                Que fios estas a falar ? Aquilo liga a uma ficha e pronto

                                Comentário


                                  #17
                                  Pois, o problema é que o sensor é de outro carro... para poder disparar a ventoinha com a temperatura mais baixa. Aí é que queria saber quais fios eram quais..

                                  Comentário


                                    #18
                                    E ja viste se a ficha nao é igual ? Ou por exemplo um é de 2 pinos e o outro é de 3

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não, são as duas de 3.......

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Skyl Ver Post
                                        Não, são as duas de 3.......
                                        Então ainda melhor, deve ser plug&play

                                        Comentário


                                          #21
                                          Para o problema dos corsa B a solução passa por:

                                          - Radiador maior (mais espesso)
                                          - Termostato do Pajero II 2.5TD 54mm 77ºC
                                          - Válvula termoeléctrica do Astra 95-90

                                          Comentário


                                            #22
                                            O circuito de refrigeração é fraquinho, tem de ser limpo. Quando o meu estava assim ligava a "sofagem" na temperatura máxima e a temperatura baixava. No verão a subir o Marão era desagradável.

                                            Comentário


                                              #23
                                              digam me uma coisa,o termostato do corsa de origem tem 54mm de diâmetro e o do p+ajero tem 56mm,nao há problema em encaixar la depois?

                                              Comentário


                                                #24
                                                qual o melhor radiador que aconselham para substituir o de origem opel corsa b 1.5td?
                                                valeo?
                                                ou existe outra marca com radiadores maiores?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ansas Ver Post
                                                  qual o melhor radiador que aconselham para substituir o de origem opel corsa b 1.5td?
                                                  valeo?
                                                  ou existe outra marca com radiadores maiores?
                                                  Compra um radiador com mais favos...qualquer loja de peças arranja isso e coloca um termostato que abre mais cedo......

                                                  Comentário

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