Este fds um dos carros lá de casa deixou de andar.
As mudanças engatam (o feeling no selector e o barulho da caixa a engatar está lá), o motor arranca bem, o sintoma é que com qualquer mudança engatada, levanta-se o pedal da embraiagem e não há movimento. Não soluça, não faz qualquer barulho do disco da embraiagem a raspar.
O pedal da embraiagem tem o feeling normal,e não me parece haver sangramentos.
As transmissões também me pareceram no sítio.
A embraiagem já tem cerca de 140 a 150 mil kms, as mudanças entravam bem ( a marcha-atrás já fazia aquele "crack" ao engatar) porém se a passagem fosse muito rápida(condução desportiva) ouvia-se um ruido na caixa aquando da passagem rápida de mudanças.
O carro andou normalmente de manhã, parou, quando se voltou a ligar estava assim.
Agora pergunto...assumindo que as transmissões estão boas, faz sentido que:
-possa ser o cilindro principal (do pedal) ou o cilindro receptor( o da caixa) a terem cedido?
- possa ter sido o rolamento de encosto que deu de si na embraiagem?
A embraiagem nunca patinou em andamento e as mudanças entravam sem esforço....
A ideia que tenho é que quando é o disco a queimar/gastar ele começa por patinar e depois deixar de andar...neste caso engata-se as mudanças e não há qualquer arranque ou soluço...
Qual a vossa opinião quanto à causa?
Abraço e obrigado desde já
As mudanças engatam (o feeling no selector e o barulho da caixa a engatar está lá), o motor arranca bem, o sintoma é que com qualquer mudança engatada, levanta-se o pedal da embraiagem e não há movimento. Não soluça, não faz qualquer barulho do disco da embraiagem a raspar.
O pedal da embraiagem tem o feeling normal,e não me parece haver sangramentos.
As transmissões também me pareceram no sítio.
A embraiagem já tem cerca de 140 a 150 mil kms, as mudanças entravam bem ( a marcha-atrás já fazia aquele "crack" ao engatar) porém se a passagem fosse muito rápida(condução desportiva) ouvia-se um ruido na caixa aquando da passagem rápida de mudanças.
O carro andou normalmente de manhã, parou, quando se voltou a ligar estava assim.
Agora pergunto...assumindo que as transmissões estão boas, faz sentido que:
-possa ser o cilindro principal (do pedal) ou o cilindro receptor( o da caixa) a terem cedido?
- possa ter sido o rolamento de encosto que deu de si na embraiagem?
A embraiagem nunca patinou em andamento e as mudanças entravam sem esforço....
A ideia que tenho é que quando é o disco a queimar/gastar ele começa por patinar e depois deixar de andar...neste caso engata-se as mudanças e não há qualquer arranque ou soluço...
Qual a vossa opinião quanto à causa?
Abraço e obrigado desde já
Comentário