Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Barulho (tipo "clonc") ao arrancar - Fiat GPunto 1.2 16mil Km

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Barulho (tipo "clonc") ao arrancar - Fiat GPunto 1.2 16mil Km

    Boa tarde,

    Como alguns de vós saberão através do DB, tenho um GPunto 1.2 65cv de 2010 que tem agora 16300Km. O carro anda a fazer um barulho estranho, um "clonc", ao arrancar e virar o volante, quer em 1ª quer em MA, e que também se nota, embora menos vezes, se for muito devagar a passar em irregularidades e virar. Por vezes esse barulho é também acompanhado de feed-back no volante e parece sempre vir da frente, do lado direito.
    De resto, não há mais barulhos a partir do momento em que o carro já vai em movimento nem noto folgas nenhumas.

    O carro está ainda na garantia de 1 ano (comprei usado na IMV de Alfragide em Agosto) e quero reclamar, só que são barulhos que não acontecem sempre e se não os consigo demonstrar, eles dizem, provavelmente, que não encontraram nada e que está tudo bem (ainda por cima, sendo em garantia, não iam receber €€€).

    Numa pesquisa que fiz, encontrei um caso idêntico em que era um braço de suspensão danificado/defeituoso e, curiosamente, também era do lado direito à frente.

    Alguém tem mais ideias ou já teve um problema semelhante no seu carro?

    Desde já obrigado!

    #2
    Vira o volante todo para um lado e arranca e escuta se faz esse barulho e se continua enquanto andas com o volante virado.
    Depois faz para o outro lado e vê se faz na mesma esse barulho e se continua enquanto arrancas com o volante virado.
    Se escutares, é porque deves ter as juntas homocinéticas gripadas, os foles devem estar rotos e perderam o lubrificante, agarrando o mecanismo.
    Tambem pode ser alguma coisa da suspensão.
    Vê se tens os foles da transmissão rotos, ou mete o carro na oficina para ver isso.

    Numa oficina se calhar descobrias logo qual o problema eles examinavam isso melhor.
    Editado pela última vez por m4nn1pul0; 25 November 2012, 16:32.

    Comentário


      #3
      Tenho algo em semelhante (isto num fiat punto van, de 2004), um barulho que vem da frente do lado direito. Mas é pior que o teu. O meu quando começa a fazer o barulho, vai me quase o caminho todo a fazer quando passo por mau piso.
      Só faz ás vezes, mas chega a ser irritante. Ir a viagem sempre a ouvir aquilo.
      Noto quando chove o barulho desaparece. Já marquei ia ao mecânico.
      Tanto pode fazer ao arrancar como só fazer um bocado. É difícil mostrar a alguém porque só faz quando lhe dá na cabeça, por isso, até já gravei o barulho.
      Mas o meu barulho é muito parecido ao ranger duma porta.

      Comentário


        #4
        Já me aconteceu ter algo semelhante e numa das vezes era as porcas da roda mal apertadas e outra foi o afinador da direcção que ficou desapertado após ter ido alinhar a direcção

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
          Boa tarde,

          Como alguns de vós saberão através do DB, tenho um GPunto 1.2 65cv de 2010 que tem agora 16300Km. O carro anda a fazer um barulho estranho, um "clonc", ao arrancar e virar o volante, quer em 1ª quer em MA, e que também se nota, embora menos vezes, se for muito devagar a passar em irregularidades e virar. Por vezes esse barulho é também acompanhado de feed-back no volante e parece sempre vir da frente, do lado direito.
          De resto, não há mais barulhos a partir do momento em que o carro já vai em movimento nem noto folgas nenhumas.

          O carro está ainda na garantia de 1 ano (comprei usado na IMV de Alfragide em Agosto) e quero reclamar, só que são barulhos que não acontecem sempre e se não os consigo demonstrar, eles dizem, provavelmente, que não encontraram nada e que está tudo bem (ainda por cima, sendo em garantia, não iam receber €€€).

          Numa pesquisa que fiz, encontrei um caso idêntico em que era um braço de suspensão danificado/defeituoso e, curiosamente, também era do lado direito à frente.

          Alguém tem mais ideias ou já teve um problema semelhante no seu carro?

          Desde já obrigado!
          Algum casquilho de borracha partido/danificado ou alguma porca solta.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
            Vira o volante todo para um lado e arranca e escuta se faz esse barulho e se continua enquanto andas com o volante virado.
            Depois faz para o outro lado e vê se faz na mesma esse barulho e se continua enquanto arrancas com o volante virado.
            Se escutares, é porque deves ter as juntas homocinéticas gripadas, os foles devem estar rotos e perderam o lubrificante, agarrando o mecanismo.
            Tambem pode ser alguma coisa da suspensão.
            Vê se tens os foles da transmissão rotos, ou mete o carro na oficina para ver isso.

            Numa oficina se calhar descobrias logo qual o problema eles examinavam isso melhor.
            Já fiz esse teste e não faz barulho. É só no motor do arranque, em que em conjunto com ponto de embraiagem há movimento do volante.

            Amanhã vou dar um salto à oficina e se me deixarem, ou os achar minimamente interessados em resolver a questão, deixo logo lá o carro.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
              Já me aconteceu ter algo semelhante e numa das vezes era as porcas da roda mal apertadas e outra foi o afinador da direcção que ficou desapertado após ter ido alinhar a direcção
              Humm... julgo que se fosse um roda, em AE haveria também sintomas, e, neste caso, não há...mas...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Algum casquilho de borracha partido/danificado ou alguma porca solta.
                É bem possível. Pode ser que amanhã já deixe o carro na oficina para ser visto. E eu que detesto deixar carros nas oficinas. Além de que o carro me dá algum jeito, apesar de não ser imprescindível.

                Comentário


                  #9
                  Obrigado a todos pela colaboração! Quando houver novidades, posto!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                    Humm... julgo que se fosse um roda, em AE haveria também sintomas, e, neste caso, não há...mas...
                    só notava o barulho quando estava parado e meti o carro em andamento com 1ª ou marcha atrás

                    Comentário


                      #11
                      Iria para sintomas de problema nos sinoblocos...

                      Já agora, os sinoblocos é isto:

                      http://silentblocks.com/pt/192-grande-punto
                      Editado pela última vez por nto; 26 November 2012, 08:52.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                        só notava o barulho quando estava parado e meti o carro em andamento com 1ª ou marcha atrás
                        Eu espero sinceramente que seja algo assim simples. Não tenho interesse nenhum em mandar o carro para o oficina. Quanto menos tempo ele lá passar, melhor!
                        Mas, segundo o que o ser JoelM escreveu no meu DB e que teve exactamente o mesmo problema, tal só foi solucionado após substituição de um veio na coluna de direcção, problema que levou a Fiat a fazer um recall de vários GPuntos.

                        Só amanhã de manhã vou mesmo à IMV com ele.

                        Comentário


                          #13
                          Vim agora da IMV and guess what? Fui dar uma volta com um mecânico para tentar mostrar o ruído e... nada. E de seguida tentou ele e... nicles!
                          Por isso, fiquei de lá voltar quando começar a fazer mais. O que é certo é que fez um pouco ao entrar na garagem ainda há pouco, mas então! Bah!

                          Uma palavra final para o atendimento e disponibilidade, que foram excelentes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                            Eu espero sinceramente que seja algo assim simples. Não tenho interesse nenhum em mandar o carro para o oficina. Quanto menos tempo ele lá passar, melhor!
                            Mas, segundo o que o ser JoelM escreveu no meu DB e que teve exactamente o mesmo problema, tal só foi solucionado após substituição de um veio na coluna de direcção, problema que levou a Fiat a fazer um recall de vários GPuntos.

                            Só amanhã de manhã vou mesmo à IMV com ele.

                            Esse ruido da coluna de direção electrica, por acaso conheço-o desde que comprei o meu punto novo versão anterior ao GP.
                            E é como indicas um clonk mas é uma vez ou outra em anos os puntos que conheço todos ou quase todos fazem isso..
                            Ás vezes tambem se nota com o carro parado e ao virar o volante, eu acho isso normal, o carro a baixa velocidade exige mais esforço por parte da assistencia electrica, daí essas queixas (ruido).
                            O carro tem 9 anos já vai com 98.000 km feitos e o certo é que nada a reclamar, nem a direcção electrica deu problemas ainda.
                            Sempre passou na inspeção com destinção nas palavras dos inspectores.
                            Eu não me preocupo com isso, uma vez que comprei o carro novo e desde essa altura notei esse ruido, como disse em cima uma ou outra vez em anos.. lol

                            Vê no teu caso o que os mecanicos te aconselharam.

                            ps: vê se o cardã da coluna de direcção tem os parafusos bem apertados.
                            Editado pela última vez por m4nn1pul0; 27 November 2012, 19:54.

                            Comentário


                              #15
                              O meu pai tem um Punto II também com assistência eléctrica da direcção e nunca fez esse barulho. E este faz quase sempre de cada vez que ando com ele. Nem que seja só uma vez, mas faz quase sempre. Só que não faz quando quero, tenho dificuldade em provocar o ruído e por isso só quando já o conseguir é que volto à oficina. Seja como for, parece-me que faz cada vez com mais frequência. No primeiro mês (em que fez 2000Km), acho que nunca fez. Nos últimos 1900Km é que tem feito bem mais.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X