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Problema a frio - BMW E36

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    Problema a frio - BMW E36

    Boa tarde,

    Tenho um BMW 318is E36 de 92, e tenho um problema, só a frio.

    Quando pego no carro de manhã, e faço uma manobra, ou até a chegar a um cruzamento, o relanti oscila e muitas das vezes vai abaixo, ou anda aos soluços.
    Mas quanto a temperatura do carro sobe, fica impecável.
    O relanti com o carro parado, praticamente não oscila, o problema é no arranque.
    Reparo que o consumo tem sido exagerado, e que nota se um cheiro a gasolina pelo escape.

    O que foi trocado/feito:

    -Sonda Lambda;
    -4 velas;
    -Filtro de ar;
    -Tubos de vácuo novos, que os anteriores estavam gretados;
    -2 tubos de gasolina novos;
    -Sensor de relanti foi limpo;
    -Borboletas limpas.
    Editado pela última vez por BRM; 14 December 2012, 15:18.

    #2
    Os cabos das velas foram mudados?

    Comentário


      #3
      Não, nunca foram mudados nas minhas mãos!
      Como posso ver se não funcionam devidamente? A quente o carro funciona em condições!

      Comentário


        #4
        Se os cabos das velas estiverem muito gastos, é normal o carro não pegar a frio, mas quando pega e e o carro aqueçe, pega sempre...

        Comentário


          #5
          O carro pega bem! Vai abaixo é quando paro num cruzamento por exemplo!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por BRM Ver Post
            O carro pega bem! Vai abaixo é quando paro num cruzamento por exemplo!
            Os motores VW a gasolina (1.0, 1.4 e 1.6) tinham um defeito na "borboleta" electrónica (o que gere o regime de ralenti), em que o sintoma era exactamente esse. Não será algo de semelhante?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Os motores VW a gasolina (1.0, 1.4 e 1.6) tinham um defeito na "borboleta" electrónica (o que gere o regime de ralenti), em que o sintoma era exactamente esse. Não será algo de semelhante?
              Estás a falar daquele sensor que está acoplado à borboleta? Portanto, o sensor da borboleta. Exemplo:

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                Estás a falar daquele sensor que está acoplado à borboleta? Portanto, o sensor da borboleta. Exemplo:
                Talvez, sei que custava cerca de 400 € na marca, só mesmo a peça. Não sei se é isso que te estás a referir. Naqueles carros era crónico. Podias ir limpando tudo, se o defeito existisse, então, mais dia menos dia, tinhas que proceder à troca dessa peça. Felizmente o meu em 12 anos, deve ter ido abaixo dessa forma apenas uma meia-dúzia de vezes.

                Comentário


                  #9
                  André, a foto que metes te o meu carro tem!
                  É um simples potenciometro, e de facto poderá influenciar na entrada de ar para o motor, mas a quente tinha o mesmo problema?
                  Editado pela última vez por BRM; 16 December 2012, 00:31.

                  Comentário


                    #10
                    Agora me estou a lembrar.. Há uns tempos comprei um multimetro para testar esta peça, através dos valores do auto data, e estes apareciam diferentes, mas também podia ser nabice minha.

                    A unica coisa que dava certo era os 5v da alimentação, agora a resistência não!
                    O facto de a borboleta andar mais fechada, faz com que injecte mais gasolina, e até de mais, que faz com que ele se engasgue e desligue e o cheiro a gasolina em excesso assim como os consumos, poderão ter sido influenciados por isto, certo?

                    Já agora, o mecânico, disse que havia erro na centralina por causa da borboleta, mas não me disse qual e nem achou que o problema pudesse ser daí, mas sim do ICV, que é uma especie de boia mecânica que controla o relanti..
                    Editado pela última vez por BRM; 16 December 2012, 18:08.

                    Comentário


                      #11
                      Um pequeno update:

                      Troquei os o-rings dos injectores, porque vim a saber que tinham uma fuga das grandes. O problema está resolvido, mas diferenças, nenhuma!

                      Começo a pensar seriamente em ter de trocar os cabosde velas.
                      Só ainda não o fiz, porque o relanti tem se mantido constante (enquanto as temperaturas ambientes andam elevadas), e por isso, acho que não está directamente relacionado.

                      Acho o carro preso em baixas

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                        Os motores VW a gasolina (1.0, 1.4 e 1.6) tinham um defeito na "borboleta" electrónica (o que gere o regime de ralenti), em que o sintoma era exactamente esse. Não será algo de semelhante?
                        A famosa "Luz EPC"

                        Até hoje acontece isso.

                        Comentário


                          #13
                          Tua Bimmer tá parecendo carro com etanol/flex-fuel no tanque em dias frios

                          Rateia pra pegar

                          Comentário


                            #14
                            Não sei se é valido mas poderão ser válvulas desafinadas?!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                              Um pequeno update:

                              Troquei os o-rings dos injectores, porque vim a saber que tinham uma fuga das grandes. O problema está resolvido, mas diferenças, nenhuma!

                              Começo a pensar seriamente em ter de trocar os cabosde velas.
                              Só ainda não o fiz, porque o relanti tem se mantido constante (enquanto as temperaturas ambientes andam elevadas), e por isso, acho que não está directamente relacionado.

                              Acho o carro preso em baixas



                              O sensor da temperatura do líquido de refrigeração, foi trocado?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                O sensor da temperatura do líquido de refrigeração, foi trocado?
                                Aposto um rim como é esse o problema.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                  Não sei se é valido mas poderão ser válvulas desafinadas?!
                                  Acredito que não, pois eu penso que a Bimmer dele, provavelmente tem tuchos hidráulicos,o que dispensa regulagem deles e das válvulas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                    Aposto um rim como é esse o problema.
                                    De quem?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      O sensor da temperatura do líquido de refrigeração, foi trocado?
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      Aposto um rim como é esse o problema.
                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      De quem?



                                      Bem... desde que o rim não seja o meu...

                                      Mas sim, acredito mesmo que seja o dito sensor a já ter visto melhores dias, daí o ter referido.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu ia dizer para ele testar esse sensor... e tb dou um dos meus 4 rinzes!

                                        Tens os valores para esse sensor, oh BRM, agora que já trocaste meio motor?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigado pelas apostas, mas ficarei á espera de um rim vosso!

                                          De facto, as valvulas não são de afinação por pastilhas como nos motores mais antigos.
                                          Pelo que vi ao vivo, existem dois sensores de temperatura. Um é para accionar o termostato, e outro seria para marcar no manometro?

                                          Aproveito e deixo aqui um sketch:



                                          Com os valores do Autodata (para um unico sensor), os valores andavam proximos do normal, mas não tomei isso como certo.

                                          Descrevendo melhor o comportamento do carro:

                                          - Ligo de manhã, relanti normal, e praticamente certinho. Nos dias mais frios, o comportamento torna se mais critico. Isto porque, quando engreno a 1ª velocidade e largo a embraiagem, a rotação cai, e tenho de dosear com o acelerador. Em manobras que precise de fazer pontos de embraiagem (a frio), é quase certo o carro ir abaixo.
                                          Seria como não se aguenta-se em baixas RPM.

                                          Seguido da marcha, em baixas, sente se uma esitação, e a sensação de o motor estar preso.

                                          As rotações sobem normalmente, mas não tem muita força, então em subidas pior.

                                          A quente, o comportamento é melhor, mas não perfeito. Volta e meia o relanti sobe e fica ali.

                                          O problema mais comum nos E36, são os tubos de vacuo rotos, ou o ICV sujo. Já limpei o meu, e comprei outro e limpei e continua na mesma.

                                          CL, não substitui meio carro mas quase. O termico também já foi, mas por outros motivos (mais uns euros mandados á rua)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já que tens o AD, podes confirmar pelos sintomas de hesitação ou dificuldade a frio. Segue componente a componente para achar o problema.

                                            Até podia ser a MAF, mas aí era a frio ou a quente.

                                            Também pode ser fugas de ar. Pega num spray limpa-travões e aplica na zona exterior da admissão e ouve/vê se o ralenti altera.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              Já que tens o AD, podes confirmar pelos sintomas de hesitação ou dificuldade a frio. Segue componente a componente para achar o problema.

                                              Até podia ser a MAF, mas aí era a frio ou a quente.

                                              Também pode ser fugas de ar. Pega num spray limpa-travões e aplica na zona exterior da admissão e ouve/vê se o ralenti altera.
                                              Não conhecia essa do spray. A ideia seria tapar uma possivel fuga?

                                              Tenho de perder mais tempo com o AD!

                                              Comentário


                                                #24
                                                O spray permite detectar fugas de vácuo (circuito de admissão, o-rings dos injectores, etc.).

                                                O térmico que mudaste foi o que dá a informação à "centralina"? Sendo assim... checked!

                                                IACV limpa e nova. Checked!

                                                Sonda lambda?



                                                E tira daí essa foto porque me parece ver aí uma junta e eu até fico doente só de ouvir esse nome...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                                                  Não conhecia essa do spray. A ideia seria tapar uma possivel fuga?

                                                  Tenho de perder mais tempo com o AD!
                                                  A ideia é detectar onde está a fuga. Ao entrar o spray inflamavel, notarás o ralenti a subir. Tens é de aplicar onde é as juntas/tubos. Aplica com fartura

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                    O spray permite detectar fugas de vácuo (circuito de admissão, o-rings dos injectores, etc.).

                                                    O térmico que mudaste foi o que dá a informação à "centralina"? Sendo assim... checked!

                                                    IACV limpa e nova. Checked!

                                                    Sonda lambda?


                                                    E tira daí essa foto porque me parece ver aí uma junta e eu até fico doente só de ouvir esse nome...
                                                    A sonda lambda é nova. O termico que referi, é uma embraiagem termica que faz girar a ventoinha de arrefecimento do motor, em vez do accionamento por motor electrico.

                                                    Que tem a junta? Desconfio que já levou todas as juntas novas..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Os sensores 6 e 8 são ambos sensores de temperatura do líquido de arrefecimento?

                                                      Qual a função de cada um? Um serve apenas para dar a leitura no termómetro no quadrante e outro para informação da "centralina"? É este último que tens de testar!

                                                      Deve ser (pelo aspecto) um termistor NTC em que a resistência diminui com o aumento de temperatura, mas tens que saber quais os valores correctos (gama de valores) tanto à temperatura ambiente (15-30ºC, consoante o dia e hora em que o medires) e à temperatura normal de trabalho (90ºC). Alguns outros valores intermédios podem ajudar, mas não é fácil medir correctamente a temperatura do líquido... apenas permitem ter uma ideia do comportamento da sonda.

                                                      Poderá eventualmente também ser um PTC em que a resistência aumenta com o aumento da temperatura. No Autodata talvez encontres alguma informação sobre esses valores de resistência a ler (com um multímetro normalíssimo).

                                                      O sensor que leva a informação ao quadrante não interessará para este caso. É apenas uma questão de informação e não funcional.
                                                      Editado pela última vez por CL; 21 September 2013, 16:08.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não poderá ser a EGR?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Boas,

                                                          Depois respondo ás vossas sugestões.
                                                          Hoje tive um pequeno incendio no motor. Foi para a oficina averiguar a situação

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Fonix... essa foi pior...

                                                            Boa sorte com isso!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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