Boa tarde,
Hoje fiquei apeado com um Fiat punto de 2001 1.9 JTD comercial que me cederam, nao sei a potencia mas ainda anda relativamente bem. Acontece que vinha em plena Auto-estrada, e dado o pouco trafego que se fazia sentir, vinha numa velocidade um pouco acima do limite legal (cerca de 140 km/h), onde o motor nao ia em esforço algum, quando do nado sinto um solavanco, pensei que tivesse sido uma falha de injecçao de gasoleo e continuei a andar, mas um minuto depois acende a luz do motor, e o ponteiro das rotaçoes vai para o zero! Ainda tentei meter pedal a fundo para ele ligar com o embalo, ainda comeu umas rotaçoes mas nao conseguiu ligar e entao encostei.
Encostado o carro, dou a chave e ele faz o barulho a querer ligar, o motor "abanava", mas nao arrancava. Parecia que nao chegava gasoleo ao motor, pelo que calculei que fosse a bomba de combustivel ou algo assim do genero. Enquanto aguardava pela assistencia, dei a chave e voila, o carro ligou como por magia! Fui fechar o capot, pensei que se tratasse de um bug qualquer electronico, preparei-me e quando ia para seguir viagem, eis que assim que fecho a porta o carro se desliga!
Liguei novamente para a assistencia a dizer que afinal aquilo nao estava tratado, e ao chegar um "especializado" disse que nao conseguia ver o que era o problema, mas que assim a primeira vista nao poderia ser da bateria nem de nada relaccionado com alternador pois caso fosse isso, o radio nao trabalhava e o motor de arranque nao dava sinal. Acontece que pedi ao senhor da assistencia para me dar um encosto de bateria, so porque essa luz tambem tinha acendido, e o carro com os cabos da bateria la ligados, ligou logo .
Agora tenho-o na oficina, mas venho aqui tentar saber opinioes sobre o que causou esta avaria. Caso seja a bateria, o carro pode-se desligar do nada no meio da auto-estrada? Pode ligar uns minutos depois de repousado? Dar sinal ao motor de arranque para este arrancar? Acho isso completamente estranho, mas nao entendo nada de mecanica e electronica da Fiat. Caso nao seja da bateria, que explicaçao ha para este ter ligado logo apos se dar o encosto a mesma?
Cumps
Hoje fiquei apeado com um Fiat punto de 2001 1.9 JTD comercial que me cederam, nao sei a potencia mas ainda anda relativamente bem. Acontece que vinha em plena Auto-estrada, e dado o pouco trafego que se fazia sentir, vinha numa velocidade um pouco acima do limite legal (cerca de 140 km/h), onde o motor nao ia em esforço algum, quando do nado sinto um solavanco, pensei que tivesse sido uma falha de injecçao de gasoleo e continuei a andar, mas um minuto depois acende a luz do motor, e o ponteiro das rotaçoes vai para o zero! Ainda tentei meter pedal a fundo para ele ligar com o embalo, ainda comeu umas rotaçoes mas nao conseguiu ligar e entao encostei.
Encostado o carro, dou a chave e ele faz o barulho a querer ligar, o motor "abanava", mas nao arrancava. Parecia que nao chegava gasoleo ao motor, pelo que calculei que fosse a bomba de combustivel ou algo assim do genero. Enquanto aguardava pela assistencia, dei a chave e voila, o carro ligou como por magia! Fui fechar o capot, pensei que se tratasse de um bug qualquer electronico, preparei-me e quando ia para seguir viagem, eis que assim que fecho a porta o carro se desliga!
Liguei novamente para a assistencia a dizer que afinal aquilo nao estava tratado, e ao chegar um "especializado" disse que nao conseguia ver o que era o problema, mas que assim a primeira vista nao poderia ser da bateria nem de nada relaccionado com alternador pois caso fosse isso, o radio nao trabalhava e o motor de arranque nao dava sinal. Acontece que pedi ao senhor da assistencia para me dar um encosto de bateria, so porque essa luz tambem tinha acendido, e o carro com os cabos da bateria la ligados, ligou logo .
Agora tenho-o na oficina, mas venho aqui tentar saber opinioes sobre o que causou esta avaria. Caso seja a bateria, o carro pode-se desligar do nada no meio da auto-estrada? Pode ligar uns minutos depois de repousado? Dar sinal ao motor de arranque para este arrancar? Acho isso completamente estranho, mas nao entendo nada de mecanica e electronica da Fiat. Caso nao seja da bateria, que explicaçao ha para este ter ligado logo apos se dar o encosto a mesma?
Cumps
Comentário