Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiquei apeado, com um Fiat, tal como manda a lei!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiquei apeado, com um Fiat, tal como manda a lei!

    Boa tarde,
    Hoje fiquei apeado com um Fiat punto de 2001 1.9 JTD comercial que me cederam, nao sei a potencia mas ainda anda relativamente bem. Acontece que vinha em plena Auto-estrada, e dado o pouco trafego que se fazia sentir, vinha numa velocidade um pouco acima do limite legal (cerca de 140 km/h), onde o motor nao ia em esforço algum, quando do nado sinto um solavanco, pensei que tivesse sido uma falha de injecçao de gasoleo e continuei a andar, mas um minuto depois acende a luz do motor, e o ponteiro das rotaçoes vai para o zero! Ainda tentei meter pedal a fundo para ele ligar com o embalo, ainda comeu umas rotaçoes mas nao conseguiu ligar e entao encostei.
    Encostado o carro, dou a chave e ele faz o barulho a querer ligar, o motor "abanava", mas nao arrancava. Parecia que nao chegava gasoleo ao motor, pelo que calculei que fosse a bomba de combustivel ou algo assim do genero. Enquanto aguardava pela assistencia, dei a chave e voila, o carro ligou como por magia! Fui fechar o capot, pensei que se tratasse de um bug qualquer electronico, preparei-me e quando ia para seguir viagem, eis que assim que fecho a porta o carro se desliga!
    Liguei novamente para a assistencia a dizer que afinal aquilo nao estava tratado, e ao chegar um "especializado" disse que nao conseguia ver o que era o problema, mas que assim a primeira vista nao poderia ser da bateria nem de nada relaccionado com alternador pois caso fosse isso, o radio nao trabalhava e o motor de arranque nao dava sinal. Acontece que pedi ao senhor da assistencia para me dar um encosto de bateria, so porque essa luz tambem tinha acendido, e o carro com os cabos da bateria la ligados, ligou logo .
    Agora tenho-o na oficina, mas venho aqui tentar saber opinioes sobre o que causou esta avaria. Caso seja a bateria, o carro pode-se desligar do nada no meio da auto-estrada? Pode ligar uns minutos depois de repousado? Dar sinal ao motor de arranque para este arrancar? Acho isso completamente estranho, mas nao entendo nada de mecanica e electronica da Fiat. Caso nao seja da bateria, que explicaçao ha para este ter ligado logo apos se dar o encosto a mesma?

    Cumps

    #2
    Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
    Boa tarde,
    Hoje fiquei apeado com um Fiat punto de 2001 1.9 JTD comercial que me cederam, nao sei a potencia mas ainda anda relativamente bem. Acontece que vinha em plena Auto-estrada, e dado o pouco trafego que se fazia sentir, vinha numa velocidade um pouco acima do limite legal (cerca de 140 km/h), onde o motor nao ia em esforço algum, quando do nado sinto um solavanco, pensei que tivesse sido uma falha de injecçao de gasoleo e continuei a andar, mas um minuto depois acende a luz do motor, e o ponteiro das rotaçoes vai para o zero! Ainda tentei meter pedal a fundo para ele ligar com o embalo, ainda comeu umas rotaçoes mas nao conseguiu ligar e entao encostei.
    Encostado o carro, dou a chave e ele faz o barulho a querer ligar, o motor "abanava", mas nao arrancava. Parecia que nao chegava gasoleo ao motor, pelo que calculei que fosse a bomba de combustivel ou algo assim do genero. Enquanto aguardava pela assistencia, dei a chave e voila, o carro ligou como por magia! Fui fechar o capot, pensei que se tratasse de um bug qualquer electronico, preparei-me e quando ia para seguir viagem, eis que assim que fecho a porta o carro se desliga!
    Liguei novamente para a assistencia a dizer que afinal aquilo nao estava tratado, e ao chegar um "especializado" disse que nao conseguia ver o que era o problema, mas que assim a primeira vista nao poderia ser da bateria nem de nada relaccionado com alternador pois caso fosse isso, o radio nao trabalhava e o motor de arranque nao dava sinal. Acontece que pedi ao senhor da assistencia para me dar um encosto de bateria, so porque essa luz tambem tinha acendido, e o carro com os cabos da bateria la ligados, ligou logo .
    Agora tenho-o na oficina, mas venho aqui tentar saber opinioes sobre o que causou esta avaria. Caso seja a bateria, o carro pode-se desligar do nada no meio da auto-estrada? Pode ligar uns minutos depois de repousado? Dar sinal ao motor de arranque para este arrancar? Acho isso completamente estranho, mas nao entendo nada de mecanica e electronica da Fiat. Caso nao seja da bateria, que explicaçao ha para este ter ligado logo apos se dar o encosto a mesma?

    Cumps
    Bateria não pode ser. Pode ser do alternador que em vez de avariar de vez está a falhar.
    À uns tempos aconteceu o mesmo comigo............................................ .. mas num VW!

    Comentário


      #3
      Titulo mais sensacionalista não deve haver...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Fatalit14 Ver Post
        Titulo mais sensacionalista não deve haver...
        É mesmo para picar. Vou buscar as pipocas...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 500c Ver Post
          É mesmo para picar. Vou buscar as pipocas...

          Nao, curiosamente foi a primeira vez que fiquei na berma sem saber o que fazer. Caso tivesse sido com um TDI, o titulo poderia ser algo do genero "o meu mega fiavel TDI deixou-me na berma", mas neste caso, ironicamente, aconteceu com um fiat.
          PS: Caso seja alternador, este nao deveria desligar o carro no meio de uma viagem, presumo eu? Ou tal pode acontecer?

          Comentário


            #6
            Então como manda a lei não o arranjes porque vais ficar apeado outra vez.

            Sendo assim porque pedes para te ajudarem?

            Comentário


              #7
              Alternador nas couves. Os sintomas são parecidos ao problema que afectava os vectras C e os GTC.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vino Ver Post
                Então como manda a lei não o arranjes porque vais ficar apeado outra vez.

                Sendo assim porque pedes para te ajudarem?
                Vai arranja-lo para depois trocar por um TDI do aço.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vino Ver Post
                  Então como manda a lei não o arranjes porque vais ficar apeado outra vez.

                  Sendo assim porque pedes para te ajudarem?
                  Ponto 1, o carro foi cedido tal como disse no inicio, o que quer dizer que nao e meu;
                  Ponto 2, o carro esta na oficina e vai ser arranjado;
                  Ponto 3, o carro nao esta no meu mecanico, nao sou eu que vou pagar a reparaçao e muito menos o vou buscar a oficina, pelo que nao faço ideia o que podera ser;
                  Ponto 4, Porque tenho curiosidade em saber qual o problema.

                  Satisfeito?

                  Comentário


                    #10
                    Já fiquei 2 vezes apeado, uma com um Hyundai Accent outra com um Corsa D. Ambas as vezes alternador.

                    No outro dia o G.Punto em empedrado (não ia a mais de 30/40) resolveu abrir a mala. Disparou o trinco do porta-bagagens.

                    Comentário


                      #11
                      Isso é o alternador, de certeza. Enquanto a bateria teve "jarda" para alimentar o circuito electrico completo do carro, tudo funcionou 5*. Assim que começou a faltar potência, ficou sem força para alimentar todo o sistema do carro, permanecendo apenas a ignição ligada. Passados uns minutos a bateria recupera qq coisa e o carro volta a trabalhar, mas depressa vai abaixo... Já me aconteceu o mesmo, curiosamente também num Punto, mas o 1.7 TD. Apesarde ser TD à "moda antiga", o controlo da bomba de injecção é feito electronicamente. O alternador queimou e só dei por ela quando quis por o carro a trabalhar depois de abastecer. Encosto com cabos, lá pegou e fez mais uns kms, mas voltei a ficar apeado. Foi por fases: 1º o quadrante fechou a loja, depois os faróis, o rádio e, no fim, cortou a injecção (imobilizador sem corrente)... Meti uma bateria nova (Domingo e precisava de fazer mais de 400kms) que ainda fez uns 2.000kms antes de eu arranjar o alternador.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                        Isso é o alternador, de certeza. Enquanto a bateria teve "jarda" para alimentar o circuito electrico completo do carro, tudo funcionou 5*. Assim que começou a faltar potência, ficou sem força para alimentar todo o sistema do carro, permanecendo apenas a ignição ligada. Passados uns minutos a bateria recupera qq coisa e o carro volta a trabalhar, mas depressa vai abaixo... Já me aconteceu o mesmo, curiosamente também num Punto, mas o 1.7 TD. Apesarde ser TD à "moda antiga", o controlo da bomba de injecção é feito electronicamente. O alternador queimou e só dei por ela quando quis por o carro a trabalhar depois de abastecer. Encosto com cabos, lá pegou e fez mais uns kms, mas voltei a ficar apeado. Foi por fases: 1º o quadrante fechou a loja, depois os faróis, o rádio e, no fim, cortou a injecção (imobilizador sem corrente)... Meti uma bateria nova (Domingo e precisava de fazer mais de 400kms) que ainda fez uns 2.000kms antes de eu arranjar o alternador.
                        Pois, foram exactamente estes os sintomas e foi o que aconteceu
                        Obrigado! Devera ser esse o diagnostico, depois terei de perguntar 'a entidade responsavel em que consistiu o arranjo

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                          Pois, foram exactamente estes os sintomas e foi o que aconteceu
                          Obrigado! Devera ser esse o diagnostico, depois terei de perguntar 'a entidade responsavel em que consistiu o arranjo
                          Problemas na distribuição...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                            Isso é o alternador, de certeza. Enquanto a bateria teve "jarda" para alimentar o circuito electrico completo do carro, tudo funcionou 5*. Assim que começou a faltar potência, ficou sem força para alimentar todo o sistema do carro, permanecendo apenas a ignição ligada. Passados uns minutos a bateria recupera qq coisa e o carro volta a trabalhar, mas depressa vai abaixo... Já me aconteceu o mesmo, curiosamente também num Punto, mas o 1.7 TD. Apesarde ser TD à "moda antiga", o controlo da bomba de injecção é feito electronicamente. O alternador queimou e só dei por ela quando quis por o carro a trabalhar depois de abastecer. Encosto com cabos, lá pegou e fez mais uns kms, mas voltei a ficar apeado. Foi por fases: 1º o quadrante fechou a loja, depois os faróis, o rádio e, no fim, cortou a injecção (imobilizador sem corrente)... Meti uma bateria nova (Domingo e precisava de fazer mais de 400kms) que ainda fez uns 2.000kms antes de eu arranjar o alternador.
                            Também já me aconteceu exactamente o mesmo, num Punto 1.7 TD também..

                            Deve ser mesmo o alternador

                            Comentário


                              #15
                              Eu tenho um Punto 1.7 TD de 1997 com 337.000 kms! Qualquer dia fico apeado. O meu tem dificuldade em pegar a frio pela manhã! Pega à primeira mas depois tenho que acelarar senão começa aos soluços. Estou desconfiado que algum tubo de retorno com fenda ou então ao trocarem o filtro do gasóleo não ficou bem sangrado e ficou ar no circuito! Em relação ao alternador como é que sabemos que está a entregar a alma ao criador? Dá sinais?
                              Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                              Isso é o alternador, de certeza. Enquanto a bateria teve "jarda" para alimentar o circuito electrico completo do carro, tudo funcionou 5*. Assim que começou a faltar potência, ficou sem força para alimentar todo o sistema do carro, permanecendo apenas a ignição ligada. Passados uns minutos a bateria recupera qq coisa e o carro volta a trabalhar, mas depressa vai abaixo... Já me aconteceu o mesmo, curiosamente também num Punto, mas o 1.7 TD. Apesarde ser TD à "moda antiga", o controlo da bomba de injecção é feito electronicamente. O alternador queimou e só dei por ela quando quis por o carro a trabalhar depois de abastecer. Encosto com cabos, lá pegou e fez mais uns kms, mas voltei a ficar apeado. Foi por fases: 1º o quadrante fechou a loja, depois os faróis, o rádio e, no fim, cortou a injecção (imobilizador sem corrente)... Meti uma bateria nova (Domingo e precisava de fazer mais de 400kms) que ainda fez uns 2.000kms antes de eu arranjar o alternador.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                                Eu tenho um Punto 1.7 TD de 1997 com 337.000 kms! Qualquer dia fico apeado. O meu tem dificuldade em pegar a frio pela manhã! Pega à primeira mas depois tenho que acelarar senão começa aos soluços. Estou desconfiado que algum tubo de retorno com fenda ou então ao trocarem o filtro do gasóleo não ficou bem sangrado e ficou ar no circuito! Em relação ao alternador como é que sabemos que está a entregar a alma ao criador? Dá sinais?
                                Quando pega de manhã manda muito fumo branco? E engasga-se, isto é, parece manco? Isso são velas de pré aquecimento. DEves ter uma que já não funciona....
                                O alternador não avisa, pura e simplesmente, avaria. Deveria acender a luz da bateria no tablier quando avaria, mas no meu caso apenas acendeu depois de lhe montar uma bateria nova...

                                EDIT: Nos TD 70 o alternador costuma dar o berro por causa do liquido da D.A. O depósito da mesma fica directamente acima do alternador, e os tubos desse depósito para a bomba perdem estanquecidade com o passar dos anos (bela escolha de materiais, enfim) e começa a pingar liquido hidráulico para cima do alternador. Daí a queimar, é um tiro...
                                Editado pela última vez por Fadjadjas; 26 December 2012, 20:26.

                                Comentário


                                  #17
                                  Boas. Eu aposto mais no sensor da cambota avariado.
                                  Desligar do motor em andamento e depois de arrefecer um pouco pegar novamente como se nada fosse é anomalia típica do sensor da cambota. Se o problema for esse, basta ligar o carro à maquina de diagnostico e aparece lá o erro registado sem qualquer margem de duvidas.
                                  O alternador testa-se em 2 minutos com um simples aparelho (multímetro) sem desmontar nada. Se o aparelho acusar menos de 14,.. volts com o carro a trabalhar não está a dar carga suficiente à bateria. Trabalho para electricista.
                                  Pode também existir algum problema na linha de combustível. Pode estar a entrar ar para ou existir alguma fuga de combustível devido a algum tubo ou algum vedante danificado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                                    Eu tenho um Punto 1.7 TD de 1997 com 337.000 kms! Qualquer dia fico apeado. O meu tem dificuldade em pegar a frio pela manhã! Pega à primeira mas depois tenho que acelarar senão começa aos soluços. Estou desconfiado que algum tubo de retorno com fenda ou então ao trocarem o filtro do gasóleo não ficou bem sangrado e ficou ar no circuito! Em relação ao alternador como é que sabemos que está a entregar a alma ao criador? Dá sinais?
                                    O meu estoirou com 273.000 km...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                      Ponto 1, o carro foi cedido tal como disse no inicio, o que quer dizer que nao e meu;
                                      Ponto 2, o carro esta na oficina e vai ser arranjado;
                                      Ponto 3, o carro nao esta no meu mecanico, nao sou eu que vou pagar a reparaçao e muito menos o vou buscar a oficina, pelo que nao faço ideia o que podera ser;
                                      Ponto 4, Porque tenho curiosidade em saber qual o problema.

                                      Satisfeito?
                                      Eu nao fiquei satisfeito porque falta algo no 1º ponto".....e apertei com ele até estoirar"

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pela manhã quando o coloco a trabalhar pela primeira vez engasga-se e deita fumo preto. Trabalha aos soluços e parece manco! Já mudei uma vela em Novembro mas continua na mesma. Tinha uma que já não funcionava. Acontece que as velas não são todas do mesmo tamanho e a régua está um pouco torta. Trabalho a não repetir e acontece que é bem pago 25 euros a vela e a mão de obra. Em relação ao líquido da direção assistida o meu não tem fugas e é sempre limpo algum excesso que sai do reservatório. Acho que cometi um erro ao colocar WD40 no alternador mas acho que não fez mal nenhum! Tenho que ver outra situação que é a água do parabrisas cair no alternador falta-me um plástico no lado do parabrisas que retem a água.
                                        Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                                        Quando pega de manhã manda muito fumo branco? E engasga-se, isto é, parece manco? Isso são velas de pré aquecimento. DEves ter uma que já não funciona....
                                        O alternador não avisa, pura e simplesmente, avaria. Deveria acender a luz da bateria no tablier quando avaria, mas no meu caso apenas acendeu depois de lhe montar uma bateria nova...

                                        EDIT: Nos TD 70 o alternador costuma dar o berro por causa do liquido da D.A. O depósito da mesma fica directamente acima do alternador, e os tubos desse depósito para a bomba perdem estanquecidade com o passar dos anos (bela escolha de materiais, enfim) e começa a pingar liquido hidráulico para cima do alternador. Daí a queimar, é um tiro...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigado pessoal!

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X