Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Assobio em 5ª

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Assobio em 5ª

    Comecei a ouvir um assobio quando coloco a 5ª, quando acelero. Não se ouve noutras mudanças e desaparece quando tiro o pé do acelerador, mas aumenta de intensidade à medida que a velocidade aumenta (quase não se nota aos 60, mas ouve-se bem aos 120). Não consigo perceber de onde vem, mas como só surge em 5ª... algo me diz que é a transmissão ou caixa de velocidades. Alguém já teve uma situação do género?

    #2
    Qual é o carro?

    Comentário


      #3
      Vem do motor suponho...?

      Comentário


        #4
        Caixa. A minha Rover faz desde "sempre" (como muitos outros carros). Nunca me preocupou.

        Comentário


          #5
          Peugeot?

          É a caixa a entregar a alma ao criador.

          Comentário


            #6
            Saudades dos meus gasolinas que "assobiavam" em todas...

            Comentário


              #7
              Não sera simplesmente a correia do alternador a precisar dum ajuste? Para só assobiar quando esta em esforço??

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                Não sera simplesmente a correia do alternador a precisar dum ajuste? Para só assobiar quando esta em esforço??
                Isso não explica o facto de ser só em 5ª.

                Comentário


                  #9
                  Essa situação não está bem explicada. Em quarta a 100km/h não faz assobio mas se fores em quinta à mesma velocidade já faz? É isso que queres dizer?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                    Peugeot?

                    É a caixa a entregar a alma ao criador.
                    É frequente isso acontecer em Peugeots?

                    Comentário


                      #11
                      Acho que o "assobio" dever ser algo mais parecido com o barulho que uma caixa de velocidades com rodas dentadas de dentes direitos faz, só que muito mais baixo...

                      Comentário


                        #12
                        Pode ser um rolamento da caixa já a chatear, no meu caso ouço um assobio muito suave e baixo em quarta.

                        Comentário


                          #13
                          Eu já ouço há mais de 100.000km... mas nunca me procupei muito. Acho que já é feitio.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                            Eu já ouço há mais de 100.000km... mas nunca me procupei muito. Acho que já é feitio.
                            Também já ouço desde sempre, nunca aumentou.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                              Peugeot?

                              É a caixa a entregar a alma ao criador.
                              Credo, que exagero, ó Mad.

                              Por acaso esta caixa também é Peugeot (embora mexida pela Rover, é uma R65); na minha, o assobio é mais audível na casa dos 70-80 km/h, mas depois o barulho do motor sobrepõe-se, pelo que não é assim tão evidente. Continua a fazer exactamente o mesmo som, com o mesmo nível de intensidade, e de resto entra tudo facilmente, sem hesitações nem mais ruídos estranhos.

                              É deixar andar; em muitos carros, mais depressa consideraria feitio do que defeito, na medida em que não implica mais nada (pelo menos até ver).

                              Comentário


                                #16
                                Não é Peugeot, é Seat. O barulho acontece só em 5ª e apenas quando acelero. O que me vem à cabeça como descrição é algo similar ao assobio de um turbo - mas, dado ser algo que este carro não tem, não é disso. Não consigo perceber bem de onde vem o som, apenas que mal se nota a baixa velocidade e vai ficando cada vez mais notório à medida que a velocidade aumenta. Se parar de acelerar, o som desaparece até voltar a tocar no acelerador.

                                Comentário


                                  #17
                                  O som desaparece quando tiras o pé do acelerador e só volta aparecer quando tocas novamente no acelerador? Muito estranho essa situação.
                                  Para tentar despistar possíveis problemas de caixa e transmissões experimenta ir por exemplo a 100/km e por o carro em ponto morto. Depois verifica se o barulho se mantém ou desaparece.
                                  Tirando isto a única coisa que me vem mais à cabeça que possa causar esse género de ruído é o sistema de vácuo dos travões e as tubagens do ar mas aí se existisse algum tubo danificado o barulho seria mais tipo um soprar (fuga de ar) e não um assobio.
                                  O alternador e as correias dos acessórios também costumam causar uma espécie de chiadeira.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                    Credo, que exagero, ó Mad.

                                    Por acaso esta caixa também é Peugeot (embora mexida pela Rover, é uma R65); na minha, o assobio é mais audível na casa dos 70-80 km/h, mas depois o barulho do motor sobrepõe-se, pelo que não é assim tão evidente. Continua a fazer exactamente o mesmo som, com o mesmo nível de intensidade, e de resto entra tudo facilmente, sem hesitações nem mais ruídos estranhos.

                                    É deixar andar; em muitos carros, mais depressa consideraria feitio do que defeito, na medida em que não implica mais nada (pelo menos até ver).
                                    Quando deixas de acelarar o ruído não desaparece? E quando estás parado, quando primes a embraiagem o ruído não desaparece?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não tenho a certeza se desaparece ou se diminui, quando tiro o pé. Nunca mais reparei sequer, de tão incomodativo que é.

                                      Parado, não faz assobio. Só em 5ª.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                        Não tenho a certeza se desaparece ou se diminui, quando tiro o pé. Nunca mais reparei sequer, de tão incomodativo que é.

                                        Parado, não faz assobio. Só em 5ª.
                                        Eu acho que o rolamento da embraiagem do meu Fiesta já teve melhores dias, a partir dos 80 dá o arzinho da sua graça e só passa se eu desacelerar. Há problema em andar com o carro assim?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
                                          Eu acho que o rolamento da embraiagem do meu Fiesta já teve melhores dias, a partir dos 80 dá o arzinho da sua graça e só passa se eu desacelerar. Há problema em andar com o carro assim?
                                          O rolamento de encosto apenas faz barulho quando metes o pé à embraiagem. Portanto, não é daí.
                                          Um ligeiro assobio, é característico em 5ª ou 6ª (em prise) em carros com as caixas já muito rodadas, e não é sinal de avaria.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Jonipi Ver Post
                                            O rolamento de encosto apenas faz barulho quando metes o pé à embraiagem. Portanto, não é daí.
                                            Um ligeiro assobio, é característico em 5ª ou 6ª (em prise) em carros com as caixas já muito rodadas, e não é sinal de avaria.
                                            O meu também faz um barulho que só desaparece ao carregar a fundo na embraiagem

                                            Vai na volta é por ter a caixa demasiado rodada (não sei se tinha 125 mil ou 225 mil, enfim, quadrantes da Ford que dão a volta aos 99999 kms). Mas se for o caso o problema em concreto do barulho (caixa rodada em demasia) será o quê?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tenho um clio dci que também faz,aliás até em quarta já se ouve a zueirada,são rolamentos na caixa com desgaste não compensa a reparaçâo!
                                              Deixar andar,um dia destes meto-lhe uma usada.......

                                              Comentário


                                                #24
                                                nem de preposito...

                                                a começar o ano bem

                                                ia nas calmas, entre os 80 e 100 km´s em AE e depois de meter quinta, acelarar e ela voltou ao ponto morto...

                                                volto a tentar meter 5, e arranha,

                                                passo para 4, tudo OK.

                                                passado um bocadinho, passo para 5 e ouço uma zuada.... passo para 4 tudo OK

                                                passado um bocadinho, passo para 5 e ela sozinha passa para ponto morto...

                                                passo a fazer a viagem em 4, sem qq tipo de barulho...

                                                entro na cidade, reduzo para 3 e caixa ficou presa nessa velocidade

                                                com jeitinho até casa e lá consegui estacionar.

                                                quinta vai para o mecânico

                                                é uma Renault laguna de 1999, 1.9 DTI, com 210 mil kms.

                                                ela tem um apoio do motor estragado, que vai ser substituído. derivado disso será que empenou qq coisa?

                                                Sb

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bem, isso é um pouco diferente de um assobio ligeiro em 5ª.

                                                  Não acho que "empenasse" assim alguma coisa por ter um apoio menos bom, mas...

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X