Comecei a ouvir um assobio quando coloco a 5ª, quando acelero. Não se ouve noutras mudanças e desaparece quando tiro o pé do acelerador, mas aumenta de intensidade à medida que a velocidade aumenta (quase não se nota aos 60, mas ouve-se bem aos 120). Não consigo perceber de onde vem, mas como só surge em 5ª... algo me diz que é a transmissão ou caixa de velocidades. Alguém já teve uma situação do género?
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Assobio em 5ª
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostPeugeot?
É a caixa a entregar a alma ao criador.
Por acaso esta caixa também é Peugeot (embora mexida pela Rover, é uma R65); na minha, o assobio é mais audível na casa dos 70-80 km/h, mas depois o barulho do motor sobrepõe-se, pelo que não é assim tão evidente. Continua a fazer exactamente o mesmo som, com o mesmo nível de intensidade, e de resto entra tudo facilmente, sem hesitações nem mais ruídos estranhos.
É deixar andar; em muitos carros, mais depressa consideraria feitio do que defeito, na medida em que não implica mais nada (pelo menos até ver).
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Não é Peugeot, é Seat. O barulho acontece só em 5ª e apenas quando acelero. O que me vem à cabeça como descrição é algo similar ao assobio de um turbo - mas, dado ser algo que este carro não tem, não é disso. Não consigo perceber bem de onde vem o som, apenas que mal se nota a baixa velocidade e vai ficando cada vez mais notório à medida que a velocidade aumenta. Se parar de acelerar, o som desaparece até voltar a tocar no acelerador.
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O som desaparece quando tiras o pé do acelerador e só volta aparecer quando tocas novamente no acelerador? Muito estranho essa situação.
Para tentar despistar possíveis problemas de caixa e transmissões experimenta ir por exemplo a 100/km e por o carro em ponto morto. Depois verifica se o barulho se mantém ou desaparece.
Tirando isto a única coisa que me vem mais à cabeça que possa causar esse género de ruído é o sistema de vácuo dos travões e as tubagens do ar mas aí se existisse algum tubo danificado o barulho seria mais tipo um soprar (fuga de ar) e não um assobio.
O alternador e as correias dos acessórios também costumam causar uma espécie de chiadeira.
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Originalmente Colocado por carregalhe Ver PostCredo, que exagero, ó Mad.
Por acaso esta caixa também é Peugeot (embora mexida pela Rover, é uma R65); na minha, o assobio é mais audível na casa dos 70-80 km/h, mas depois o barulho do motor sobrepõe-se, pelo que não é assim tão evidente. Continua a fazer exactamente o mesmo som, com o mesmo nível de intensidade, e de resto entra tudo facilmente, sem hesitações nem mais ruídos estranhos.
É deixar andar; em muitos carros, mais depressa consideraria feitio do que defeito, na medida em que não implica mais nada (pelo menos até ver).
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Originalmente Colocado por carregalhe Ver PostNão tenho a certeza se desaparece ou se diminui, quando tiro o pé. Nunca mais reparei sequer, de tão incomodativo que é.
Parado, não faz assobio. Só em 5ª.
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Originalmente Colocado por Brunofig Ver PostEu acho que o rolamento da embraiagem do meu Fiesta já teve melhores dias, a partir dos 80 dá o arzinho da sua graça e só passa se eu desacelerar. Há problema em andar com o carro assim?
Um ligeiro assobio, é característico em 5ª ou 6ª (em prise) em carros com as caixas já muito rodadas, e não é sinal de avaria.
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Originalmente Colocado por Jonipi Ver PostO rolamento de encosto apenas faz barulho quando metes o pé à embraiagem. Portanto, não é daí.
Um ligeiro assobio, é característico em 5ª ou 6ª (em prise) em carros com as caixas já muito rodadas, e não é sinal de avaria.
Vai na volta é por ter a caixa demasiado rodada (não sei se tinha 125 mil ou 225 mil, enfim, quadrantes da Ford que dão a volta aos 99999 kms). Mas se for o caso o problema em concreto do barulho (caixa rodada em demasia) será o quê?
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nem de preposito...
a começar o ano bem
ia nas calmas, entre os 80 e 100 km´s em AE e depois de meter quinta, acelarar e ela voltou ao ponto morto...
volto a tentar meter 5, e arranha,
passo para 4, tudo OK.
passado um bocadinho, passo para 5 e ouço uma zuada.... passo para 4 tudo OK
passado um bocadinho, passo para 5 e ela sozinha passa para ponto morto...
passo a fazer a viagem em 4, sem qq tipo de barulho...
entro na cidade, reduzo para 3 e caixa ficou presa nessa velocidade
com jeitinho até casa e lá consegui estacionar.
quinta vai para o mecânico
é uma Renault laguna de 1999, 1.9 DTI, com 210 mil kms.
ela tem um apoio do motor estragado, que vai ser substituído. derivado disso será que empenou qq coisa?
Sb
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