Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Engasganços a 4000 RPM

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Engasganços a 4000 RPM

    Boa tarde a todos.

    Tenho um Chrysler Stratus 2.0 a gasolina de 99, com 113.000 kms, que neste momento está com um problema: a partir das 4000 RPM, principalmente em 3ª e 4ª, o carro "engasga-se". Com o pedal do acelerador no fundo, o carro desacelera (como se ficasse sem gasolina) e acelera novamente para depois voltar a desacelerar, assim sucessivamente. O conta-rotações parece maluco. Mas a rotações inferiores o carro anda normalmente, o que me causa algum espanto.

    Dei uma pequena vista de olhos e a única coisa que detectei foi que o carro estava com o nível do óleo abaixo do mínimo recomendado (grave falha minha, eu sei), o que resolvi de imediato. Depois disto, em andamento a luz da bateria no painel de instrumentos acendeu. Da última vez que tinha acendido era um problema no alternador mas que entretanto foi rectificado.

    Será que fazem ideia do que possa ser?? Não é estranho ser apenas a partir das 4000 RPM ?? Já pesquisei no fórum e há várias situações semelhantes, mas normalmente é a arrancar e não em altas.

    Obrigado a todos os que possam ajudar.

    Um excelente 2013 para todos ! Um abraço

    #2
    Parece mesmo falta de gasolina. Bomba de gasolina, filtro de gasolina?

    Comentário


      #3
      Sensor de rotação?

      Comentário


        #4
        Bobine de ignição talvez.

        Comentário


          #5
          tive um problema em tudo semelhante no meu clio há pouco tempo atrás mas acontecia as 3000rpms.. muitas vezes só desaparecia se tirasse o pé do acelerador e voltasse a acelerar !!

          resultado, era o sensor que lê a rotação do motor (tdc sensor, crankshaft sensor) sujo.. aquilo lê a rotação do motor magneticamente e basta estar um pouco sujo ou com limalhas para teres esse tipo de sintomas. no meu era sempre sempre sempre ás 3000 rpms.

          encontra-lo na zona do volante do motor/embraiagem na maior parte dos casos ;)

          Comentário


            #6
            Boas. Liga o carro à máquina de diagnóstico e verifica se existe algum código de avaria registado.
            Agora pelos sintomas que descreves o problema parece ser do medidor de massa de ar (MAF). Experimenta desligar a ficha desse sensor que normalmente se encontra na tubagem do ar logo depois do filtro de ar e verifica se o comportamento do carro se mantém.

            Comentário


              #7
              Obrigado a todos pelas respostas.

              Não me parece que possa ser do filtro de gasolina, bomba de gasolina ou velas porque, para isso, o carro tinha sempre esse comportamento e não apenas a partir das 4000 rpm. O carro pega e desenvolve bem.

              Creio que poderá efectivamente estar associado a algum sensor sujo ou com mau contacto, até porque entretanto o carro deixou de fazer isso. Mas a luz da bateria continua a acender em andamento, o que é estranhíssimo e nao sei se estará relacionado. De qualquer modo, já deixei o carro na oficina para ver se conseguem detectar, até porque usei as dicas que me deram aqui no fórum. Depois digo alguma coisa.

              Mais uma vez obrigado. Um excelente 2013 para todos, com muitas voltas e poucas paragens nas boxes Abraço

              Comentário


                #8
                Pessoal,

                Levei o carro à revisão, que também já estava na altura. Dada a época festiva e a dificuldade em conseguir marcações, etc., deixei o carro na Bosch Car Service da Abóboda (Cascais). Pedi também para verem o que se passava com o carro por causa dos engasganços. Antes de mais, devo dizer que, apesar da simpatia no atendimento, não gostei do serviço prestado nesta oficina, pelos seguintes motivos:

                - Limitaram-se a fazer uma revisão muito básica ao carro (mudança de óleo, filtro e pouco mais);
                - Nem sequer viram que os níveis do líquido do limpa pára-brisas estavam em baixo, o que me parece que seria simples e básico;
                - Além do alternador, não viram mais nada para tentar localizar o problema, isto é, velas e respectivos cabos, etc.;
                - Deram o carro como pronto e não me telefonaram, só quando eu liguei me disseram que já estava;
                - Só ligaram o carro à máquina de diagnóstico depois de eu ter solicitado, tal como sugerido aqui no fórum;
                - Não lavaram o carro nem o limparam por dentro, com a desculpa de que eu depois poderia lá deixar o carro para instalar o colector (dada a urgência de tempo e a época festiva), o que é verdade, mas não seria impeditivo para darem uma limpeza rápida ao carro;
                - A única possibilidade que me apresentaram para o engasganço do carro é o colector de escape estar rachado, o que, além de não fazer sentido, lhes foi dito por mim e solicitada a possibilidade de o substituírem, já que tenho o colector para ser instalado.

                Basicamente, parece-me uma oficina de confiança para fazer manutenções gerais e básicas mas não conseguem aprofundar muito os problemas nem procurar soluções para o cliente. Achei importante dar este feedback.

                Quanto ao carro em si:

                Viram o alternador (por causa da luz do sistema de carga) e estava tudo bem. Na máquina de diagnóstico também não deu erro nenhum. O carro não se voltou a engasgar nem a luz do sistema de carga a acender mas também tenho andado pouco com ele. Entretanto vou ver se o levo a outra oficina onde já tenho ido para substituírem o colector e ver se detectam alguma coisa.

                Abraços a todos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ganker Ver Post
                  tive um problema em tudo semelhante no meu clio há pouco tempo atrás mas acontecia as 3000rpms.. muitas vezes só desaparecia se tirasse o pé do acelerador e voltasse a acelerar !!

                  resultado, era o sensor que lê a rotação do motor (tdc sensor, crankshaft sensor) sujo.. aquilo lê a rotação do motor magneticamente e basta estar um pouco sujo ou com limalhas para teres esse tipo de sintomas. no meu era sempre sempre sempre ás 3000 rpms.

                  encontra-lo na zona do volante do motor/embraiagem na maior parte dos casos ;)
                  Alguém sabe onde se encontra exactamente este sensor no Polo de 2000? Tem os mesmos sintomas, ao subir de rotação, sobretudo em 5.ª, na zona das 3000 é crítico. E se se insistir sem paciência ele acende logo o check engine e regista o erro 16688 P0304.

                  Comentário


                    #10
                    Engasganços a 4000 RPM - RESOLVIDO

                    Olá pessoal,

                    Venho desenterrar o tópico para dizer que entretanto o problema dos engasganços foi resolvido, já que pode vir a ser útil a alguém.

                    Parece que se tratava da placa de diodos do alternador. A placa foi substituída e, além da luz de bateria deixar de acender, o carro deixou de se engasgar. A máquina tem sempre razão .

                    No total (reboque + diagnóstico + placa de diodos + mão de obra) ficou em cerca de € 170.

                    Obrigado a todos.

                    Cumprimentos,

                    elPiranha
                    Editado pela última vez por elPiranha; 27 February 2014, 12:55.

                    Comentário


                      #11
                      Boa

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por elPiranha Ver Post
                        Olá pessoal,

                        Venho desenterrar o tópico para dizer que entretanto o problema dos engasganços foi resolvido, já que pode vir a ser útil a alguém.

                        Parece que se tratava da placa de diodos do alternador. A placa foi substituída e, além da luz de bateria deixar de acender, o carro deixou de se engasgar. A máquina tem sempre razão .

                        No total (reboque + diagnóstico + placa de diodos + mão de obra) ficou em cerca de € 170.

                        Obrigado a todos.

                        Cumprimentos,

                        elPiranha



                        Ainda bem que vieste dar o feedback do porquê da situação.

                        Pode sempre servir para outros, em situações futuras.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por elPiranha Ver Post
                          Olá pessoal,

                          Venho desenterrar o tópico para dizer que entretanto o problema dos engasganços foi resolvido, já que pode vir a ser útil a alguém.

                          Parece que se tratava da placa de diodos do alternador. A placa foi substituída e, além da luz de bateria deixar de acender, o carro deixou de se engasgar. A máquina tem sempre razão .

                          No total (reboque + diagnóstico + placa de diodos + mão de obra) ficou em cerca de € 170.

                          Obrigado a todos.

                          Cumprimentos,

                          elPiranha
                          Obrigado por deixares a resposta. Estás de parabéns.

                          Comentário


                            #14
                            Tudo está bem quando acaba bem!

                            Por momentos pensei que lá tivessem colocado um motor diesel!!!

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X