Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aumento de Cavalos em VW Sharan 1.9

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aumento de Cavalos em VW Sharan 1.9

    Boa tarde,

    Gostaria de perguntar a vossa opinião sobre o aumento de cavalos numa VW Sharan 1.9, ela tem 115cv e eu pretendo aumentar pois toda a gente me garante que irei reduzir os consumos, para além de achar que ela quando carregada com toda a familia e bagagem perde bastante rendimento principalmente a ultrapassar o que me obriga a reduzir constantemente para a 4ª velocidade e mesmo para 3ª nas E.N.
    Aquilo que pretendo saber é se irei provocar mais desgaste no motor ou mesmo provocar outros danos no mesmo.

    Sem outro assunto de momento,

    Aguardo o vosso feedback

    Fernando

    #2
    Originalmente Colocado por nandosines Ver Post
    Boa tarde,

    Gostaria de perguntar a vossa opinião sobre o aumento de cavalos numa VW Sharan 1.9, ela tem 115cv e eu pretendo aumentar pois toda a gente me garante que irei reduzir os consumos, para além de achar que ela quando carregada com toda a familia e bagagem perde bastante rendimento principalmente a ultrapassar o que me obriga a reduzir constantemente para a 4ª velocidade e mesmo para 3ª nas E.N.
    Aquilo que pretendo saber é se irei provocar mais desgaste no motor ou mesmo provocar outros danos no mesmo.

    Sem outro assunto de momento,

    Aguardo o vosso feedback

    Fernando
    Esse motor não é foguete nenhum.. gasta muito? Quanto? 7? Faz bem as contas que por vezes dizem-me 'gasta 12L !!!' e fazendo as contas não é bem assim..

    Comentário


      #3
      Manda chipar, coloca velas de iridium(se for a gasolina)

      Comentário


        #4
        O que vais gastar a mandar aumentar os relinchantes, da ainda para fazer uns bons kms nao?

        Ja para nao falar que a fiabilidade desse motor depois vai um bocado para os "porcos" como se costuma dizer Principalmente se ja tiver uns kms valentes em cima das rodas......

        Comentário


          #5
          Uma boa electrónica feita por quem sabe, irá tornar a carrinha mais agradável, e ajudará bastante nas ultrapassagens, isso de gastar menos é possível mas não é garantido.
          Reduz os consumos pois devido á potência aumentada, a força que fazia numas certas rpms com a potência original, irá fazê-la agora em menor regime o que diminui o esforço e consequentes consumos, agora é claro que depois mais potência há tendência também a esticar mais em certas ocasiões, e depois não há baixos consumos que aguentem, tudo depende do pé, há os dois lado.
          Apenas se o motor tiver alguns quilómetros convém fazer uma boa revisão antes da reprogramação e estar mais atento á manutenção, mas nada demais, esse motor é de guerra, sendo 1.9TDI já há muitas casas com conhecimentos para uma boa electrónica, e esse motor aguenta com 25/30cv fiáveis e sem mudar qualquer componente.
          Editado pela última vez por paulo14; 02 January 2013, 16:10.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
            Manda chipar, coloca velas de iridium(se for a gasolina)
            O modelo em causa é diesel.

            Comentário


              #7
              mete açu

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Esse motor não é foguete nenhum.. gasta muito? Quanto? 7? Faz bem as contas que por vezes dizem-me 'gasta 12L !!!' e fazendo as contas não é bem assim..
                Gasta 7 se andar a 110 no máximo, acima disto sempre para cima de 8, mas 12 nunca!!!

                Comentário


                  #9
                  Será que vale a pena? Quantos km's tem a viatura? Não há milagres com 115 equídeos para carregar esse lastro todo!

                  Se decidires reprogramar isso a ver se não fica a fazer muito fumo! Passou hoje uma por mim (de 2003 pelo que não sei qual a potência) que mal a vi, tal a nuvem de fumo! Só percebi realmente que carro era porque mais à frente havia um semáforo! Eu tinha vergonha de andar com um carro a fazer aquele fumo todo e se fosse inspetor num centro de inspeções o carro chumbava de caras!

                  Para acabar, lembro que o motor de 115 é bastante diferente do de 130 e, tendencialmente, menos fiável!

                  Comentário


                    #10
                    Bem, o que posso dizer é que te prepares para gastares uns bons euros e sacrificar a fiabilidade em prol da potência.

                    Comentário


                      #11
                      Pessoalmente não não lhe mexia pela idade e o tipo de carro que é.
                      Eu tenho uma de 110Cv e para mim acho que chegam bem para as minhas necessidades.
                      Tenho bem a noção que um monovolume de 7 lugares não é um carro de corrida, nunca fiquei a meio de uma ultrapassagem nem deixei nenhuma subida por fazer por ter apenas 110 Cv disponiveis(mais alguns escondidos como por cá dizem). Mas claro face ás actuais propostas do segmento é nitidamente mais lenta e menos potente.
                      Mas para quem já levou 9 pessoas numa Transit MK1 com menos de 70Cv ou numa Toyota Hiace dos anos 80 com cerca de 60Cv sem turbos ou coisa que lhes valha....é um avião,

                      Comentário


                        #12
                        Parece-me que o que tu queres é aumentar o binário e não os cavalos. Aconselho-te a PKE para fazeres uma reprogramação.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                          Parece-me que o que tu queres é aumentar o binário e não os cavalos. Aconselho-te a PKE para fazeres uma reprogramação.
                          Exacto, a PKE tem boas opções apenas para aumento do binário.

                          Dá uma vista de olhos: Performance Key Engineering - Soluções PKE

                          Comentário


                            #14
                            É preciso algum cuidado com o aumento do binario em carros deste nivel peso.

                            Podes reprogramar a carrinha sem problemas, desde que seja feito dentro dos parametros de fiabilidade aceitaveis.

                            Quando à diminuição do consumo, é falso. Antes pelo contrario, numa carrinha deste peso com 115cv de origem, reprogramada, frequentemente vais utilizar mais que 115cv.

                            Dando um exemplo, num carro mais leve com 250cv de origem e reprogramdo para 280cv a diferença de consumo vai ser minima, porque muito esporadicamente vai utilizar a potencia extra.
                            Editado pela última vez por Crysis; 03 January 2013, 17:56.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nandosines Ver Post
                              Boa tarde,

                              Gostaria de perguntar a vossa opinião sobre o aumento de cavalos numa VW Sharan 1.9, ela tem 115cv e eu pretendo aumentar pois toda a gente me garante que irei reduzir os consumos, para além de achar que ela quando carregada com toda a familia e bagagem perde bastante rendimento principalmente a ultrapassar o que me obriga a reduzir constantemente para a 4ª velocidade e mesmo para 3ª nas E.N.
                              Aquilo que pretendo saber é se irei provocar mais desgaste no motor ou mesmo provocar outros danos no mesmo.

                              Sem outro assunto de momento,

                              Aguardo o vosso feedback

                              Fernando
                              Boas, depois de uma reprogramação, aumenta o binário e os cavalos.

                              Se forem cumpridos os parametros de segurança da marca não há problemas.

                              A PKE é uma casa de confiança, reprogramei lá o meu já há três anos e até agora não tive problema nenhum.

                              Existem contudo outras casas de confiança e que também fazem bons trabalhos.

                              Cumprimentos.

                              Comentário


                                #16
                                Relativamente às tuas questões:

                                Os consumos não vão diminuir. Para isso era necessário que o rendimento do motor aumentasse, o que, com uma reprogramação, é claramente complicado (quanto muito, diminui e...em alguns casos, bastante).

                                Quanto à fiabilidade, vais perdê-la. Bastante. Num motor já antigo, é arriscado. A embraiagem vai sofrer binários muito maiores e o seu desgaste será prematuro. Mesmo para uma repro soft.

                                Por outro lado, percebo efectivamente o que dizes. Às vezes sente-se a falta de mais potência em viagens longas com a viatura pesada. Seja para uma ultrapassagem, subida, o que for.

                                Se queres mesmo ir avante com a ideia, vai a uma casa especializada que te faça uma repro à medida para ti. Que para os débitos normais não mude muito mas que para as maiores exigências do pé possua uma resposta mais vigorosa. Isto não se consegue com aumento de potência mas sim de binário (mais gasóleo injectado, provavelmente maiores pressões do turbo, etc). Aumentos acima de 15% da potência e binário já são exagerados para o conjunto.

                                Não te esqueças também que aquilo que anda mais depressa, demora mais tempo a parar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  Relativamente às tuas questões:

                                  Os consumos não vão diminuir. Para isso era necessário que o rendimento do motor aumentasse, o que, com uma reprogramação, é claramente complicado (quanto muito, diminui e...em alguns casos, bastante).
                                  Errado.
                                  Com um aumento de cerca de 50Nm de binário e 20 cavalos vai usar menos a caixa, logo os consumos vão baixar.
                                  Em termos de fiabilidade que se vai perder é quase insignificante.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                    Errado.
                                    Com um aumento de cerca de 50Nm de binário e 20 cavalos vai usar menos a caixa, logo os consumos vão baixar.
                                    Em termos de fiabilidade que se vai perder é quase insignificante.
                                    Isso depende das opiniões. Eu não tenho uma formada, já agora. Tenho ouvido e lido as 2 versões, e claro que só 1 pode estar certa. O curioso é que ambas as versões apresentam explicações plausiveis, pelo que nem sei o que pensar. Se tivesse reprogramado o meu carro, poderia dar o meu feedback, mas como não o fiz, abstenho-me de opinar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                      Errado.
                                      Com um aumento de cerca de 50Nm de binário e 20 cavalos vai usar menos a caixa, logo os consumos vão baixar.
                                      Em termos de fiabilidade que se vai perder é quase insignificante.
                                      Usa menos a caixa e derrete a embraiagem. Os consumos não baixam. Eu apresentei a razão técnica para isso ser impossível: o rendimento do motor não aumenta, portanto isso que afirmas é impossível. Aliás, o rendimento costuma é diminuir com o aumento ridículo de débito que muitas vezes se assiste nas repros, fazendo os níveis de ar cair para níveis insuportáveis para a combustão e resultando em quantidades proibitivas de gasóleo no escape. Por isso em vez de me contrariares, apresenta argumentos com jeito.

                                      Utilizar menos a caixa é resultado do aumento da disponibilidade mas nunca causa redução dos consumos. Também era só o que faltava...mais binário por menos consumo

                                      E é claro que a fiabilidade diminui. Tu dizes que é insignificante. Eu digo que, em material já com alguns anos, é diminuir factores de segurança e convém não abusar do material.

                                      Comentário


                                        #20
                                        No dia a dia, talvez os consumos baixem um pouco porque o binário vai estar disponivel mais cedo, em estando disponivel mais cedo, mais depressa embalas para a "velocidade de cruzeiro". O segredo para os consumos está em saber manter boas velocidades médias. Se fizerem uma AE cheia de subidas e descidas acentuadas a 80/90, não poupam nada porque vão ter de reduzir ou acelerar mais nas subidas para o carro manter o ritmo. Já em plano o caso muda de figura.

                                        A fundo, não há milagres. O carro vai andar um pouco mais, mas também gastar muito mais. Mais débito = mais gasóleo = maior consumo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ecoflex: Eu falo com experiência de ter feito na PKE e constatar o que escrevi.

                                          Movyk: Uma reprogramação não implica só grandes débitos de combustível, mas também um mapeamento optimizado da centralina.
                                          Então quanto menos binário menos consumo? Vamos então reduzir o binário para 10 ou 20 Nm!! O "material" tem sempre uma margem de segurança e se por acaso a embraiagem não aguentar com um aumento pequeno de binário é porque certamente não estaria nas melhores condições. Só falta dizeres que sem reprogramações todo o material de desgaste aguenta para sempre
                                          A tua razão técnica deixa muito a desejar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                            Ecoflex: Eu falo com experiência de ter feito na PKE e constatar o que escrevi.
                                            O que te estava a dizer é um pouco do que se passa agora neste tópico: uns dizem que baixa consumos, outros dizem que não. Aliás, quem diz que não, até admite que no CB o consumo baixe, mas na realidade, isso não corresponde ao consumo verdadeiro, porque o mapeamento do carro não está adequado aos novos valores após a reprogramação. Isto não são palavras minhas, porque não entendo destas questões técnicas. É só um comentário.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              O que te estava a dizer é um pouco do que se passa agora neste tópico: uns dizem que baixa consumos, outros dizem que não. Aliás, quem diz que não, até admite que no CB o consumo baixe, mas na realidade, isso não corresponde ao consumo verdadeiro, porque o mapeamento do carro não está adequado aos novos valores após a reprogramação. Isto não são palavras minhas, porque não entendo destas questões técnicas. É só um comentário.
                                              Existem vários tipos de reprogramação. Eu fiz uma reprogramação, consigo consumos inferiores e não estou a falar pelo computador de bordo.
                                              Há aqui mentes brilhantes que pensam que isso é impossível. Só quem faz e testa na realidade é que fica realmente a saber, o resto é conversa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                                Existem vários tipos de reprogramação. Eu fiz uma reprogramação, consigo consumos inferiores e não estou a falar pelo computador de bordo.
                                                Há aqui mentes brilhantes que pensam que isso é impossível. Só quem faz e testa na realidade é que fica realmente a saber, o resto é conversa.
                                                Mentes brilhantes são os que acham que uma reprogramação na esquina faz melhores consumos que o mapeamento testado durante anos e anos pela marca para responder a todas as normas europeias de emissões e consumos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                                  Ecoflex: Eu falo com experiência de ter feito na PKE e constatar o que escrevi.

                                                  Movyk: Uma reprogramação não implica só grandes débitos de combustível, mas também um mapeamento optimizado da centralina.
                                                  Então quanto menos binário menos consumo? Vamos então reduzir o binário para 10 ou 20 Nm!! O "material" tem sempre uma margem de segurança e se por acaso a embraiagem não aguentar com um aumento pequeno de binário é porque certamente não estaria nas melhores condições. Só falta dizeres que sem reprogramações todo o material de desgaste aguenta para sempre
                                                  A tua razão técnica deixa muito a desejar.
                                                  Sim, quanto menos binário, menos consumo. Aquilo que pode influenciar a linearidade dessa relação é o rendimento mecânico do motor. Acreditar que se consegue mais binário com menos consumo é desafiar a primeira lei da termodinâmica.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    Mentes brilhantes são os que acham que uma reprogramação na esquina faz melhores consumos que o mapeamento testado durante anos e anos pela marca para responder a todas as normas europeias de emissões e consumos.
                                                    Quanto menos binário menos consumo...... Isso seria verdade se as estradas fossem completamente planas e os carros não tivessem massa.
                                                    Então um carro pesado, com baixo binário, que anda sempre em esforço vai gastar menos do que um igual mas com mais binário e que não anda em esforço?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                                      Quanto menos binário menos consumo...... Isso seria verdade se as estradas fossem completamente planas e os carros não tivessem massa.
                                                      Então um carro pesado, com baixo binário, que anda sempre em esforço vai gastar menos do que um igual mas com mais binário e que não anda em esforço?
                                                      Nada disso... o binário consegue-se através do combustível, logo se para fazer um binário superior vai precisar de mais combustível !! como é que pode fazer melhores consumos ?!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                                        Ecoflex: Eu falo com experiência de ter feito na PKE e constatar o que escrevi.

                                                        Movyk: Uma reprogramação não implica só grandes débitos de combustível, mas também um mapeamento optimizado da centralina.
                                                        Então quanto menos binário menos consumo? Vamos então reduzir o binário para 10 ou 20 Nm!! O "material" tem sempre uma margem de segurança e se por acaso a embraiagem não aguentar com um aumento pequeno de binário é porque certamente não estaria nas melhores condições. Só falta dizeres que sem reprogramações todo o material de desgaste aguenta para sempre
                                                        A tua razão técnica deixa muito a desejar.
                                                        Ja falaram nos consumos, e ainda nao percebo como se aumenta o binario injectando mais combustivel e o carro fica a consumir menos.

                                                        Quanto ao material, aumento de debito e de turbo, recuperaçoes em baixas fazendo com que o turbo entre de uma forma mais forte... isto nao ira desgastar mais rapidamente a embraiagem? Rapidamente a metes a patinar, e nao é preciso o material estar ja avariado, basta nao usares bem a caixa para sujeitares o volante do motor a uma maior rotaçao quando entra o turbo para patinar com na embraiagem e facilmente lixas isso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                          Nada disso... o binário consegue-se através do combustível, logo se para fazer um binário superior vai precisar de mais combustível !! como é que pode fazer melhores consumos ?!
                                                          Vocês só olham para a teoria.
                                                          Binário baixo a baixas rotações implica muitas mudanças de velocidade e de caixa, levando ao aumento do consumo.
                                                          Binário mais alto a baixas rotações implica a maior facilidade em manter a velocidade, já para não falar na agradabilidade na condução.

                                                          O que faz aumentar os consumos são as constantes mudanças de velocidade. Se consigo manter a velocidade numa mudança o mais alta possível não estarei a poupar combustível?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                                            (...)
                                                            O que faz aumentar os consumos são as constantes mudanças de velocidade. Se consigo manter a velocidade numa mudança o mais alta possível não estarei a poupar combustível?

                                                            Se para manteres uma mudança mais alta tiveres que esmagar o acelerador para o motor a segurar, não estás, de forma nenhuma, a poupar combustível.

                                                            Mudanças altas e baixa rotação não significam poupança de combustível por si, tudo depende da posição em que o acelerador está. Se estás a injectar uma enormidade de combustível para o motor conseguir segurar a rotação sem ceder ou se estás apenas a inserir o mínimo de combustível para a rotação se manter quase que por si.

                                                            Por vezes circular, por exemplo, em 4ª às 1700rpm não é sinónimo de um consumo mais baixo do que em 3ª às 2300rpm. Tudo depende da quantidade de combustível necessária para manter essa rotação.


                                                            Cumpts.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X