Boa noite,
Comprei recentemente um Fiat Panda 1.3JTD de 2005. O carro tem 170 000km. Na altura da compra tomei em atençao a corrente de distribuição (nao fazia barulho), levei inclusivamente o carro a um concessionario fiat e tudo parecia estar bom para um carro com essa idade e com esses kms e tendo em atençao tambem o preço. O carro foi comprado sem garantia.
Na altura e como o carro é um 2º carro nao pretendia gastar muito nele. Comprei com o intuito de ter um carro economico para me deslocar do ponto A ao ponto B.
Assim mudei apenas o oleo (tinha quando o comprei um 10w40. Sei que não era o indicado...mas era o que tinha) para o BP Visco 7000c e o filtro alem de um fole da transmissao.
No entanto aconteceu uma coisa intrigante...
Depois de mudar o oleo tive de fazer uma viagem de 250km. Tudo ok... No entanto depois de chegar, no outro dia de manha ao colocar o carro em funcionamento cerca de 30 segundos o carro começa a falhar, a deitar fumo branco (branco. Nao é azul, preto, cinzento, etc... é mesmo branco). Tem um cheiro muito intenso. Parece que nao queima o gasoleo. Em andamento falha muito... Depois de aquecer estabiliza. Deixa de falhar, deixa de deitar esse fumo branco... Enfim parece normal! O interessante é que o carro antes de mudar o oleo nao fazia nada disto...
Assim comecei a minha saga a tentar saber o que se passava:
- Testei os 4 injectores fora do carro e numa conhecida casa. Tudo OK.
- Limpou-se o colector de admissao (estava cheio de carvao assim como a EGR), EGR (EGR que nunca apresentou qualquer erro em varias maquinas de diagnostico), etc.
- Testou-se as velas
- Colocou-se um sensor de pressao do colector de admissao novo
- Colocou-se a junta do colector de admissao
- Na maquina de diagnostico a MAF nao acusa erros.
- Mudou-se o filtro de gasoleo
- Teste de compressao OK.
- Nao gasta oleo.
- Nao gasta agua.
Enfim...
Como o problema mantinha-se tive de voltar a fazer a viagem de 250km de regresso. O mesmo... viagem impecavel. Consumo de 4.3 no computador de bordo. Nao falhou nada... Deita algum fumo mas nada como em frio.
Resolvi levar o carro mesmo á fiat para uma mais aprofundada analise. Mas em concreto tambem nao sabem o que se passa.
Uma coisa interessante é que o injector no 1º cilindro e a frio (quando falha e deita fumo branco) da valores muito "esquisitos" dá cerca de 4 (segundo o mecanico...). Quando se vai passando/trocando os injectores (para esse o 1º cilindro e depois de os programar) apresenta sempre esses valores altos (só a frio). Todos eles. Nos outros cilindros independentemente dos injectores que sao esta tudo ok. Depois do carro aquecer e deixar de falhar (e consequentemente deixar de deitar o fumo branco) qualquer que seja o injector que na altura esteja no 1º cilindro vai progressivamente acertando o valor para valores correctos. O 1º cilindro no teste de compressao da valores correctos.
E agora?!
Numa ultima e derradeira tentativa fez-se uma coisa... mudei novamente o oleo e filtro novamente para o 10w40. O problema mantem-se. Talvez nao falhe tanto em frio... nem deite tanto fumo branco. Mas mantem-se...
Entretanto as opinioes sao:
Talvez as touches? Touches essas que nao se ouvem a "bater"... Valvulas? O carro tem compressao.
Esta a custar-me um bocado ter de "abrir" o motor (com a despesa que isso acarreta, MO, juntas, etc) sem ter a certeza do problema! Mas parece-me que ninguem sabe ao certo... Como penso que as touches nao da para ver "a vista" se estao boas, meto-as e depois de fechar o motor esta tudo na mesma. É isso que estou com receio! De referir que o carro nao teve nem em 1 nem em 2 mecanicos... inclusive esteve num concessionario Fiat. E ninguem tem a certeza do que realmente se passa. Este motor é um motor vulgar usado em tanto carro.
Alguem tem alguma ideia do que se possa passar?
Entretanto tambem acendeu a luz da direccao uma vez. Mas isso sei o que é e sei que é caro, mas 200€ resolvem. E nao é urgente. Quando começar a aparecer mais vezes logo mando reparar.
Obrigado
Comprei recentemente um Fiat Panda 1.3JTD de 2005. O carro tem 170 000km. Na altura da compra tomei em atençao a corrente de distribuição (nao fazia barulho), levei inclusivamente o carro a um concessionario fiat e tudo parecia estar bom para um carro com essa idade e com esses kms e tendo em atençao tambem o preço. O carro foi comprado sem garantia.
Na altura e como o carro é um 2º carro nao pretendia gastar muito nele. Comprei com o intuito de ter um carro economico para me deslocar do ponto A ao ponto B.
Assim mudei apenas o oleo (tinha quando o comprei um 10w40. Sei que não era o indicado...mas era o que tinha) para o BP Visco 7000c e o filtro alem de um fole da transmissao.
No entanto aconteceu uma coisa intrigante...
Depois de mudar o oleo tive de fazer uma viagem de 250km. Tudo ok... No entanto depois de chegar, no outro dia de manha ao colocar o carro em funcionamento cerca de 30 segundos o carro começa a falhar, a deitar fumo branco (branco. Nao é azul, preto, cinzento, etc... é mesmo branco). Tem um cheiro muito intenso. Parece que nao queima o gasoleo. Em andamento falha muito... Depois de aquecer estabiliza. Deixa de falhar, deixa de deitar esse fumo branco... Enfim parece normal! O interessante é que o carro antes de mudar o oleo nao fazia nada disto...
Assim comecei a minha saga a tentar saber o que se passava:
- Testei os 4 injectores fora do carro e numa conhecida casa. Tudo OK.
- Limpou-se o colector de admissao (estava cheio de carvao assim como a EGR), EGR (EGR que nunca apresentou qualquer erro em varias maquinas de diagnostico), etc.
- Testou-se as velas
- Colocou-se um sensor de pressao do colector de admissao novo
- Colocou-se a junta do colector de admissao
- Na maquina de diagnostico a MAF nao acusa erros.
- Mudou-se o filtro de gasoleo
- Teste de compressao OK.
- Nao gasta oleo.
- Nao gasta agua.
Enfim...
Como o problema mantinha-se tive de voltar a fazer a viagem de 250km de regresso. O mesmo... viagem impecavel. Consumo de 4.3 no computador de bordo. Nao falhou nada... Deita algum fumo mas nada como em frio.
Resolvi levar o carro mesmo á fiat para uma mais aprofundada analise. Mas em concreto tambem nao sabem o que se passa.
Uma coisa interessante é que o injector no 1º cilindro e a frio (quando falha e deita fumo branco) da valores muito "esquisitos" dá cerca de 4 (segundo o mecanico...). Quando se vai passando/trocando os injectores (para esse o 1º cilindro e depois de os programar) apresenta sempre esses valores altos (só a frio). Todos eles. Nos outros cilindros independentemente dos injectores que sao esta tudo ok. Depois do carro aquecer e deixar de falhar (e consequentemente deixar de deitar o fumo branco) qualquer que seja o injector que na altura esteja no 1º cilindro vai progressivamente acertando o valor para valores correctos. O 1º cilindro no teste de compressao da valores correctos.
E agora?!
Numa ultima e derradeira tentativa fez-se uma coisa... mudei novamente o oleo e filtro novamente para o 10w40. O problema mantem-se. Talvez nao falhe tanto em frio... nem deite tanto fumo branco. Mas mantem-se...
Entretanto as opinioes sao:
Talvez as touches? Touches essas que nao se ouvem a "bater"... Valvulas? O carro tem compressao.
Esta a custar-me um bocado ter de "abrir" o motor (com a despesa que isso acarreta, MO, juntas, etc) sem ter a certeza do problema! Mas parece-me que ninguem sabe ao certo... Como penso que as touches nao da para ver "a vista" se estao boas, meto-as e depois de fechar o motor esta tudo na mesma. É isso que estou com receio! De referir que o carro nao teve nem em 1 nem em 2 mecanicos... inclusive esteve num concessionario Fiat. E ninguem tem a certeza do que realmente se passa. Este motor é um motor vulgar usado em tanto carro.
Alguem tem alguma ideia do que se possa passar?
Entretanto tambem acendeu a luz da direccao uma vez. Mas isso sei o que é e sei que é caro, mas 200€ resolvem. E nao é urgente. Quando começar a aparecer mais vezes logo mando reparar.
Obrigado
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