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Problema Fiat Panda 1.3JTD

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    Problema Fiat Panda 1.3JTD

    Boa noite,

    Comprei recentemente um Fiat Panda 1.3JTD de 2005. O carro tem 170 000km. Na altura da compra tomei em atençao a corrente de distribuição (nao fazia barulho), levei inclusivamente o carro a um concessionario fiat e tudo parecia estar bom para um carro com essa idade e com esses kms e tendo em atençao tambem o preço. O carro foi comprado sem garantia.

    Na altura e como o carro é um 2º carro nao pretendia gastar muito nele. Comprei com o intuito de ter um carro economico para me deslocar do ponto A ao ponto B.
    Assim mudei apenas o oleo (tinha quando o comprei um 10w40. Sei que não era o indicado...mas era o que tinha) para o BP Visco 7000c e o filtro alem de um fole da transmissao.

    No entanto aconteceu uma coisa intrigante...
    Depois de mudar o oleo tive de fazer uma viagem de 250km. Tudo ok... No entanto depois de chegar, no outro dia de manha ao colocar o carro em funcionamento cerca de 30 segundos o carro começa a falhar, a deitar fumo branco (branco. Nao é azul, preto, cinzento, etc... é mesmo branco). Tem um cheiro muito intenso. Parece que nao queima o gasoleo. Em andamento falha muito... Depois de aquecer estabiliza. Deixa de falhar, deixa de deitar esse fumo branco... Enfim parece normal! O interessante é que o carro antes de mudar o oleo nao fazia nada disto...

    Assim comecei a minha saga a tentar saber o que se passava:
    - Testei os 4 injectores fora do carro e numa conhecida casa. Tudo OK.
    - Limpou-se o colector de admissao (estava cheio de carvao assim como a EGR), EGR (EGR que nunca apresentou qualquer erro em varias maquinas de diagnostico), etc.
    - Testou-se as velas
    - Colocou-se um sensor de pressao do colector de admissao novo
    - Colocou-se a junta do colector de admissao
    - Na maquina de diagnostico a MAF nao acusa erros.
    - Mudou-se o filtro de gasoleo
    - Teste de compressao OK.
    - Nao gasta oleo.
    - Nao gasta agua.

    Enfim...

    Como o problema mantinha-se tive de voltar a fazer a viagem de 250km de regresso. O mesmo... viagem impecavel. Consumo de 4.3 no computador de bordo. Nao falhou nada... Deita algum fumo mas nada como em frio.

    Resolvi levar o carro mesmo á fiat para uma mais aprofundada analise. Mas em concreto tambem nao sabem o que se passa.

    Uma coisa interessante é que o injector no 1º cilindro e a frio (quando falha e deita fumo branco) da valores muito "esquisitos" dá cerca de 4 (segundo o mecanico...). Quando se vai passando/trocando os injectores (para esse o 1º cilindro e depois de os programar) apresenta sempre esses valores altos (só a frio). Todos eles. Nos outros cilindros independentemente dos injectores que sao esta tudo ok. Depois do carro aquecer e deixar de falhar (e consequentemente deixar de deitar o fumo branco) qualquer que seja o injector que na altura esteja no 1º cilindro vai progressivamente acertando o valor para valores correctos. O 1º cilindro no teste de compressao da valores correctos.

    E agora?!

    Numa ultima e derradeira tentativa fez-se uma coisa... mudei novamente o oleo e filtro novamente para o 10w40. O problema mantem-se. Talvez nao falhe tanto em frio... nem deite tanto fumo branco. Mas mantem-se...

    Entretanto as opinioes sao:

    Talvez as touches? Touches essas que nao se ouvem a "bater"... Valvulas? O carro tem compressao.

    Esta a custar-me um bocado ter de "abrir" o motor (com a despesa que isso acarreta, MO, juntas, etc) sem ter a certeza do problema! Mas parece-me que ninguem sabe ao certo... Como penso que as touches nao da para ver "a vista" se estao boas, meto-as e depois de fechar o motor esta tudo na mesma. É isso que estou com receio! De referir que o carro nao teve nem em 1 nem em 2 mecanicos... inclusive esteve num concessionario Fiat. E ninguem tem a certeza do que realmente se passa. Este motor é um motor vulgar usado em tanto carro.

    Alguem tem alguma ideia do que se possa passar?

    Entretanto tambem acendeu a luz da direccao uma vez. Mas isso sei o que é e sei que é caro, mas 200€ resolvem. E nao é urgente. Quando começar a aparecer mais vezes logo mando reparar.

    Obrigado

    #2
    Boas. Isso da direção normalmente são os sensores que avariam. O motor eléctrico é mais dificil avariar, mas pelo sim pelo não verifica o estado da bateria. Um alternador ou uma bateria nas lonas costuma interferir com a direção assistida do carro.
    Quanto ao resto se tu dizes que é logo pela primeira utilização da manhã que o carro faz esse fumo branco e depois de aquecer um pouco estabiliza quase diria que eram velas queimadas ou o modulo que controla o funcionamento das velas. Se for esse o caso quanto mais frio estiver de manhã ao pores o carro a trabalhar mais notas o problema.

    Comentário


      #3
      Esse carro devia de ter levado o selènia wr 5w40... Não Bp, até porque acho que o bp não cumpre com as normas para esse motor! A norma do teu veiculo acho que é esta, mas não tenho a certeza, mas eu todo o caso ljv, podes confirmar no manual do teu carro que lá deve referir!

      Fiat 9.55535-N2-Qualification for lubricants with a very good characteristics for turbocharged engines, Diesel and gasoline, with extended drain. Minimum requirement is ACEA A3/B4-04.

      Comentário


        #4
        Obrigado pelas respostas.

        Eu sei que o 10w40 não é o indicado. Quanto ao BP pelo menos no site da BP vem como indicado. O 10w40 estava la dentro quando o comprei e imediatamente troquei para o BP Visco 7000c. Voltei a trocar para o 10w40 numa derradeira tentativa de verificar se teria alguma coisa a ver com o oleo (mesmo remota... a hipotese colocou-se).
        Quanto as velas... Segundo o que me dizeram as velas estao boas. O modulo nao sei... Mas uma coisa que me esqueci de referir. O carro pega bem. Depois de se por a trabalhar cerca de 1 minuto depois é que começa a falhar, e a deitar o fumo branco. Sintomas que com o aquecimento vao desaparecendo. Mas quando se da a chave pega bem. Sem falhar... Mais uma coisa que me intriga!

        Comentário


          #5
          Experimenta por o selènia... pode ser que mude alguma coisa! Várias coisas podem ser, tens de ir agora por hipóteses até encontrar o gato!

          Comentário


            #6
            Ok. Se o carro pega bem podemos descartar a possibilidade das velas. Se o filtro de gasoleo já foi trocado tambem não deve ser necessário purgar pois não deve existir grande água no combustivel, mas pelo sim pelo não tem atenção à qualidade do gasoleo que metes. O nivel do liquido de refrigeração do motor não tem baixado de nivel?

            Comentário


              #7
              Sim... O problema é que eu estou farto de levar o carro a varios sitios e ninguem ter a certeza do problema do carro. O carro depois de aquecer fica bom... eu é que tenho receio de andar com ele assim e poder estar a piorar alguma coisa. E custa-me ir tirar (pelo menos...) a cabeça do motor sem ter a certeza...

              Comentário


                #8
                Nao o liquido de refrigeração nao tem baixado...

                Comentário


                  #9
                  Turbo nas coves não será?

                  Os multijet cá de casa fazem sempre algum fumo ao pegar, mas é coisa para 3 segundos se tanto.

                  Noto que o Panda com temperaturas muito baixas também falha um pouco.

                  Edit: gasóleo com água?
                  Editado pela última vez por bizarro; 04 January 2013, 23:01.

                  Comentário


                    #10
                    Ja se colocou a hipotese do turbo... Ate "assobia" um pouco. Mas dizem que é o normal. Parece-me que tambem nao seja dai. Quanto ao gasoleo... tambem ja meti gasoleo em varios sitios depois disso a situaçao mantem-se.

                    Comentário


                      #11
                      Vou amanha levar o carro a outra oficina (mais uma...) a ver se dao com o "gato". Enfim... O carro continuar na mesma. Em quente fica impecavel. Em frio... é o mesmo.

                      Gostava mesmo de saber o que tem o carro! Sem o normal... pode ser... deve ser... talvez seja...

                      Comentário


                        #12
                        Deixei hoje o carro numa Bosch Car Service para ver se descobrem.
                        Entretanto aconteceu hoje uma situaçao. Experimentei a dar a ignicao (sem colocar o motor em funcionamento) algumas vezes (3 ou 4) ate a luz das velas apagar. Ao fim destas vezes arranquei e conduzi normalmente. Nao falhou... nao deitou fumo branco... Coincidencia?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ljv Ver Post
                          Deixei hoje o carro numa Bosch Car Service para ver se descobrem.
                          Entretanto aconteceu hoje uma situaçao. Experimentei a dar a ignicao (sem colocar o motor em funcionamento) algumas vezes (3 ou 4) ate a luz das velas apagar. Ao fim destas vezes arranquei e conduzi normalmente. Nao falhou... nao deitou fumo branco... Coincidencia?
                          Costumas dar logo à chave ou deixas que a centralina faça o check-up?

                          Comentário


                            #14
                            Deixe sempre apagar as luzes... incluindo a das velas. Hoje é que fiz isso 3 ou 4 vezes antes de ligar efectivamente o carro.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ljv Ver Post
                              Deixe sempre apagar as luzes... incluindo a das velas. Hoje é que fiz isso 3 ou 4 vezes antes de ligar efectivamente o carro.
                              A luz das velas não é necessário esperar que apague, mas as restantes convém.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ljv Ver Post
                                Deixei hoje o carro numa Bosch Car Service para ver se descobrem.
                                Entretanto aconteceu hoje uma situaçao. Experimentei a dar a ignicao (sem colocar o motor em funcionamento) algumas vezes (3 ou 4) ate a luz das velas apagar. Ao fim destas vezes arranquei e conduzi normalmente. Nao falhou... nao deitou fumo branco... Coincidencia?
                                Tu próprio podes fazer esse teste e verificar se foi ou não coincidência. O teu caso é estranho.....espero que se resolva rapidamente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pois. Vou testar mais algumas vezes. Mas hoje meti o carro na Bosch. Vamos la ver...

                                  Sim... é estranho! Toda a gente (mecanico/oficinas) me diz que nunca teve conhecimento de uma situação destas. Só comigo...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mais uma oficina e continua tudo na mesma... Nao sabem o que é! Amanha vao fazer mais "testes" mas até agora nada...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não mudes mais nada e nem te preocupes com isso... mete é oleo recomendado, no meu 1.3 multijet de 90cv ando com o visco 7000c e cumpre a norma fiat, portanto podes meter à confiança. Quanto ao falhar a frio e ao fumo branco... ora o meu tem neste momento 205000km e desde praticamente novo sempre fez isso e nunca me preocupei.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Obrigado... Hoje deram o carro pronto. E mais uma vez nao descobrem nada! Vou pagar mais 1 diagnostico e 1 hora de MO para nada. Querem fazer um teste de compressao pois dizem que o problema deve ser dai. Ora se ja fiz um... E querem cobrar 80€+IVA por isso... Nao vou fazer é mais nada! Ja estou mesmo farto de gastar dinheiro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ok. O problema é um pouco estranho mas é preciso manter a calma. Anter de se andar a gastar dinheiro á toa é preciso analizar bem a questão. Eu tambem tenho um problema muito chato no meu Corsa 1.3cdti que depois de aquecer o motor pega muito mal a quente e já ando assim á dois anos. Se fosse pela conversa dos mecanicos já tinha trocado injectores, baterias, centralinas, bombas injectoras, motores de arranque, etc, etc, gasto mais dinheiro do que o carro vale e o problema a esta hora ainda estaria por resolver.

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                                            #22
                                            Verifica primeiro os consumos de óleo do motor, verifica constantemente o nível do liquido de refrigeração do motor para ver se baixa, verifica como andam os consumos do gasóleo, coloca o óleo correto nesse motor que cumpra as especificações da Fiat, verifica se o motor não apresenta quebras de potencia, liga o carro à maquina de diagnostico e verifica se existem lá erros registados.
                                            Esse fumo que dizes que o carro faz, branco e com um cheiro intenso é típico de quando o gasoleo não é queimado. Tenta sempre descobrir em que circunstancias o fumo aparece (sempre com o motor frio, com o carro parado mas a trabalhar ou com o carro já a rolar na estrada, a que rotação do motor o fumo começa aparecer, etc, etc)

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                                              #23
                                              Obrigado pela resposta!

                                              O carro nao gasta oleo nem agua. O consumo do gasoleo é normal. Gasta pouco!
                                              O oleo neste momento é o 10w40. Sei que nao é o indicado. Inclusive quando o comprei mudei logo para o 5w40 7000c. O que eu acho é que foi desta altura que o carro ficou assim.
                                              O fumo aparece com o motor frio mas nao logo a seguir a pegar ou seja:
                                              Mete-se (em frio) o motor a trabalhar e fica a trabalhar certinho! Sem fumo e sem falhar. Cerca de 30 segundos a 1 minuto depois começa a falhar e a deitar o fumo branco. Conforme vai aquecendo o fumo vai desaparecendo e o trabalhar fica certo! Se arrancar logo com o carro, o carro vai aquecer mais rapidamente logo deixa de deitar o fumo branco mais rapido. Em andamento em estrada e com o motor quente nao ha fumo, nao falha nada, etc. Em frio e quando esta a falhar se ao relantim eu acelerar a partir das 2000rpm deixa de falhar...
                                              Estranho nao é?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ljv Ver Post
                                                Boa noite,

                                                ...
                                                No entanto aconteceu uma coisa intrigante...
                                                Depois de mudar o oleo tive de fazer uma viagem de 250km. Tudo ok... No entanto depois de chegar, no outro dia de manha ao colocar o carro em funcionamento cerca de 30 segundos o carro começa a falhar, a deitar fumo branco (branco. Nao é azul, preto, cinzento, etc... é mesmo branco). Tem um cheiro muito intenso. Parece que nao queima o gasoleo. Em andamento falha muito... Depois de aquecer estabiliza. Deixa de falhar, deixa de deitar esse fumo branco... Enfim parece normal! O interessante é que o carro antes de mudar o oleo nao fazia nada disto...

                                                ...

                                                Obrigado
                                                Conheço este relato bem demais... A diferença é que o carro era um Agila. O dono disse que o carro já andava assim há um ano e tal e que tava farto de correr oficinas(marca incluido). Andei de volta daquilo e, como tinha um Corsa parado por lá, tive a oportunidade de trocar peças entre os dois e testar uma série de coisas. Desde injectores, bomba de pressão, motor de arranque, sensores de temperatura... Sei lá, acho que só não troquei o motor dum carro para o outro... Isso e a centralina, que a meu ver deve ter um Bug qq que causa isso ao carro e não é detectável na máquina de diagnóstico.
                                                O carro teve 2 dias comigo e foi como veio. O que vale é que o dono já sabia da coisa, agradeceu o tempo perdido (não tinha nada que fazer mesmo, tb não levei M.O., é daquelas coisas que ) e ainda deu uns € de gorjeta.
                                                Ainda dizem que carros recentes não têm "humores" . Este tava bem mal disposto, crl...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Obrigado pela resposta!
                                                  É como eu... ja corri sei la o que... trocar peças que nao eram necessarias. Gastar dinheiro em MO. Eu sei la...
                                                  E o problema mantem-se. Agora ja decidi. Vou fazer o teste de compressao mas num sitio MUITO mais barato. E pronto... Nao vou gastar mais dinheiro. O meu problema era andar com o carro assim e estar a estragar mais alguma coisa. Mas isso talvez nao...
                                                  Agora so tenho uma duvida...
                                                  Devo continuar com o 10w40 ou meto novamente o 5w40?

                                                  Obrigado mais uma vez... e se alguma vez descobrir o que se passa colocarei aqui. Nao sei se venderei o carro, apesar de gostar dele e sobretudo dos consumos!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não gastes dinheiro com o teste de compressão porque isso é uma coisa que se nota logo no comportamento do carro. Um carro sem compressão não pega bem, não anda bem, morre nas subidas, etc, etc...
                                                    Tens de ter aí algum problema ou na EGR, ou no sistema de injeção de combustível. Faz um teste de estrada com a maquina de diagnostico ligada ao carro para verificar em tempo real quais os valores que os varios sensores do carro devolvem à centralina. Maf, Egr, sensor da temperatura, etc..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boa noite,

                                                      Pois nao fiz o teste. Ja tinha feito um e queriam que fizesse outro. Vou (tentar...) nao me preocupar com isso. Ainda hoje dei a chave e andei normalmente e nao se notou quase nada. Nem fumo nem falhou... Onde se nota mesmo é quando o ligamos e deixamos estar ao relantim em frio. Ai sim se nota... Eu vou dando conta aqui das noticias!

                                                      Mais uma vez os meus agradecimentos pelas ajudas!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu no teu caso, atualizava a centralina e fazia o teste de estrada para ver os valores de injecção.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A centralina ja foi actualizada quando o carro esteve na Fiat. Quanto a esse teste de estrada... isso (ainda) nao foi feito.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mete Selènia nisso.

                                                            Comentário

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