Ora bem, o meu Maverick está no estaleiro com uma avaria sem resolução à vista ainda.
Basicamente o jipe está com os seguintes sintomas:
Tem o motor a trabalhar com pequenas falhas, sempre que há uma falha o motor estremece;
Lança imenso fumo branco quando, parado, se põem o motor às 2000rpm;
Lança fumo branco (pouco) quando não está em carga, por exemplo na auto estrada quando deixo de carregar no acelerador ele começa a deitar fumo branco.
E agora mais recentemente, quando se põem o jipe a trabalhar ele pega normalmente, mas depois vai abaixo passado cerca 30seg como se tivesse ar no gasóleo. Repetindo o processo de por a trabalhar e deixar ir abaixo 2 ou 3 vezes já fica a trabalhar normalmente.
Neste momento o jipe está num representante da Nissan.
O engenheiro tem seguido o problema e o primeiro palpite foi bomba injectora nas couves, mas ligou o jipe à maquina e disse que a bomba injectora não acusa erros logo está boa.
Segundo palpite foi junta da cabeça com uma passagem ou cabeça estalada. Já desmontaram o motor e a junta estava impecável, a cabeça vai ser testada amanha em principio.
Terceiro palpite, se o segundo não se confirmar, é de que o turbo esteja a deixar passar agua para a admissão
Ora eu nem vou perguntar o que acham que o jipe tem porque o problema é para lá de rebuscado, a minha questão é mais no sentido de saber se for mesmo a cabeça estalada, será muito cara uma nova? O engenheiro falou em 700€ para a cabeça. É um valor aceitável?
E se for o turbo com problemas e este não for recuperável quanto é que custará um turbo novo? Existem turbos recondicionados à venda? Para que valores?
Certezas agora só tenho uma e é a de que vou levar com uma bela conta no fim. Já estão a trabalhar na lógica do tentativa erro, e isso nunca fica barato.
Basicamente o jipe está com os seguintes sintomas:
Tem o motor a trabalhar com pequenas falhas, sempre que há uma falha o motor estremece;
Lança imenso fumo branco quando, parado, se põem o motor às 2000rpm;
Lança fumo branco (pouco) quando não está em carga, por exemplo na auto estrada quando deixo de carregar no acelerador ele começa a deitar fumo branco.
E agora mais recentemente, quando se põem o jipe a trabalhar ele pega normalmente, mas depois vai abaixo passado cerca 30seg como se tivesse ar no gasóleo. Repetindo o processo de por a trabalhar e deixar ir abaixo 2 ou 3 vezes já fica a trabalhar normalmente.
Neste momento o jipe está num representante da Nissan.
O engenheiro tem seguido o problema e o primeiro palpite foi bomba injectora nas couves, mas ligou o jipe à maquina e disse que a bomba injectora não acusa erros logo está boa.
Segundo palpite foi junta da cabeça com uma passagem ou cabeça estalada. Já desmontaram o motor e a junta estava impecável, a cabeça vai ser testada amanha em principio.
Terceiro palpite, se o segundo não se confirmar, é de que o turbo esteja a deixar passar agua para a admissão
Ora eu nem vou perguntar o que acham que o jipe tem porque o problema é para lá de rebuscado, a minha questão é mais no sentido de saber se for mesmo a cabeça estalada, será muito cara uma nova? O engenheiro falou em 700€ para a cabeça. É um valor aceitável?
E se for o turbo com problemas e este não for recuperável quanto é que custará um turbo novo? Existem turbos recondicionados à venda? Para que valores?
Certezas agora só tenho uma e é a de que vou levar com uma bela conta no fim. Já estão a trabalhar na lógica do tentativa erro, e isso nunca fica barato.
Comentário