Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ford Maverick 2.7TDI - Problemas sem solução à vista! - Resolvido!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ford Maverick 2.7TDI - Problemas sem solução à vista! - Resolvido!

    Ora bem, o meu Maverick está no estaleiro com uma avaria sem resolução à vista ainda.



    Basicamente o jipe está com os seguintes sintomas:

    Tem o motor a trabalhar com pequenas falhas, sempre que há uma falha o motor estremece;

    Lança imenso fumo branco quando, parado, se põem o motor às 2000rpm;

    Lança fumo branco (pouco) quando não está em carga, por exemplo na auto estrada quando deixo de carregar no acelerador ele começa a deitar fumo branco.

    E agora mais recentemente, quando se põem o jipe a trabalhar ele pega normalmente, mas depois vai abaixo passado cerca 30seg como se tivesse ar no gasóleo. Repetindo o processo de por a trabalhar e deixar ir abaixo 2 ou 3 vezes já fica a trabalhar normalmente.


    Neste momento o jipe está num representante da Nissan.
    O engenheiro tem seguido o problema e o primeiro palpite foi bomba injectora nas couves, mas ligou o jipe à maquina e disse que a bomba injectora não acusa erros logo está boa.
    Segundo palpite foi junta da cabeça com uma passagem ou cabeça estalada. Já desmontaram o motor e a junta estava impecável, a cabeça vai ser testada amanha em principio.
    Terceiro palpite, se o segundo não se confirmar, é de que o turbo esteja a deixar passar agua para a admissão

    Ora eu nem vou perguntar o que acham que o jipe tem porque o problema é para lá de rebuscado, a minha questão é mais no sentido de saber se for mesmo a cabeça estalada, será muito cara uma nova? O engenheiro falou em 700€ para a cabeça. É um valor aceitável?
    E se for o turbo com problemas e este não for recuperável quanto é que custará um turbo novo? Existem turbos recondicionados à venda? Para que valores?

    Certezas agora só tenho uma e é a de que vou levar com uma bela conta no fim. Já estão a trabalhar na lógica do tentativa erro, e isso nunca fica barato.

    #2
    Acho que te percepitaste um pouco em deixares abrir já o motor. Agora vais levar com a conta.
    Quanto ao problema em concreto tens de fazer mais testes mas pela maneira como descreves o problema a questão do fumo branco pode estar relacionada com o turbo. Tens de ver primeiro se os consumos de óleo do motor andam muito altos. Se isso acontecer pode estar a ser queimado óleo nas câmaras de combustão e aí está descoberta a origem do fumo branco. Se for esse o caso o mais certo é ser o turbo o responsável pela passagem do óleo para a combustão embora segmentos e vedantes das válvulas também possam ser postos em causa.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
      Acho que te percepitaste um pouco em deixares abrir já o motor. Agora vais levar com a conta.
      Quanto ao problema em concreto tens de fazer mais testes mas pela maneira como descreves o problema a questão do fumo branco pode estar relacionada com o turbo. Tens de ver primeiro se os consumos de óleo do motor andam muito altos. Se isso acontecer pode estar a ser queimado óleo nas câmaras de combustão e aí está descoberta a origem do fumo branco. Se for esse o caso o mais certo é ser o turbo o responsável pela passagem do óleo para a combustão embora segmentos e vedantes das válvulas também possam ser postos em causa.
      Foi dada ordem para abrir o motor porque já consultei imensos mecânicos e nenhum me conseguiu dar uma resposta concreta. Tenho consciência que a coisa não está muito animadora, mas se a Nissan não souber o que fazer quem saberá?

      O jipe não consome óleo, ou pelo menos não consome nada de muito significativo. Por acaso já andei lá a "apalpar" o turbo e ele não tem grande folga nem faz nenhum barulho anormal.

      Quantos aos segmentos o mecânico disse que o bloco em si estava impecável, sem sinais de desgaste. Uma boa noticia no meio de tantas más

      Ps.: Esqueci-me de referir que depois estar a trabalhar, isto é, depois daquelas vezes que vai abaixo, o jipe puxa impecavelmente e os consumos estão na média também, o que torna a coisa ainda mais estranha.

      Comentário


        #4
        Ok. Se o motor tem um consumo de óleo normal está posta de parte a possibilidade de o fumo ter como origem a queima de óleo nas câmaras de combustão, caso contrario tinhas de andar a meter óleo no motor constantemente. Este princípio funciona de igual forma para o liquido de refrigeração do motor. Se o nível do líquido não baixa não pode haver de forma alguma passagem de água para a admissão porque o nível teria de baixar obrigatoriamente. O problema poderá estar então na linha de combustível. Tens de rever todas as tubagens do gasóleo, se existe algum tubo danificado, estrangulado ou com algum aperto deficiente na zonas das abraçadeiras. Tem de existir alguma fuga aí algures.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
          Foi dada ordem para abrir o motor porque já consultei imensos mecânicos e nenhum me conseguiu dar uma resposta concreta. Tenho consciência que a coisa não está muito animadora, mas se a Nissan não souber o que fazer quem saberá?
          O jipe não é um Ford? ou o motor é igual ao do Terrano por isso está na Nissan?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
            Foi dada ordem para abrir o motor porque já consultei imensos mecânicos e nenhum me conseguiu dar uma resposta concreta.
            Confesso que acho normal o pedido de ajuda, mas acredito mais na competência das pessoas que estão a ver o caso ao vivo, do que alguém acertar "na mouche" atrás de um teclado.

            Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
            (...)mas se a Nissan não souber o que fazer quem saberá?
            Pois, aqui já estás a ir no caminho errado. O facto de ser uma Nissan não assegura tudo.

            Bem, assim por alto parece-me mais uma questão de injeção. Ou seja, se fosse meu, talvez tivesse ido por aqui inicialmente (teste da bomba em bancada, assim como os injetores). O filtro de gasóleo tb deveria ser analisado com cuidado, pode haver por lá água em excesso.

            Como está o nível do líquido de refrigeração?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
              O jipe não é um Ford? ou o motor é igual ao do Terrano por isso está na Nissan?
              O jipe é um Ford Maverick que é exactamente a mesmo coisa que um Terrano II. Não é só o motor que é igual, é todo o jipe mesmo. Mudam os símbolos.

              Comentário


                #8
                Quando queima óleo faz fumo negro. Fumo branco penso que costuma estar associada a água.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                  Ok. Se o motor tem um consumo de óleo normal está posta de parte a possibilidade de o fumo ter como origem a queima de óleo nas câmaras de combustão, caso contrario tinhas de andar a meter óleo no motor constantemente. Este princípio funciona de igual forma para o liquido de refrigeração do motor. Se o nível do líquido não baixa não pode haver de forma alguma passagem de água para a admissão porque o nível teria de baixar obrigatoriamente. O problema poderá estar então na linha de combustível. Tens de rever todas as tubagens do gasóleo, se existe algum tubo danificado, estrangulado ou com algum aperto deficiente na zonas das abraçadeiras. Tem de existir alguma fuga aí algures.
                  Quantos às tubagens do gasóleo já foi tudo mudado para conferir que não havia problemas por aí. O depósito foi aberto para ver se havia algo de estranho no tubo de pesca. Levou filtro gasóleo novo e uma válvula anti-retorno para verem se a bomba não estaria a deixar o gasóleo recuar para o deposito.

                  Em relação ao líquido de refrigeração ele vai baixando com o tempo, lentamente mas vai desaparecendo. E foi por causa disso que la na Nissan decidiram abrir o motor para ver o estado da junta e cabeça.

                  Entretanto a cabeça do motor foi enviada para ser testada, ainda estou à espera de notícias. Até pode ser que esteja estalada e o mistério fique resolvido.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                    Confesso que acho normal o pedido de ajuda, mas acredito mais na competência das pessoas que estão a ver o caso ao vivo, do que alguém acertar "na mouche" atrás de um teclado.



                    Pois, aqui já estás a ir no caminho errado. O facto de ser uma Nissan não assegura tudo.

                    Bem, assim por alto parece-me mais uma questão de injeção. Ou seja, se fosse meu, talvez tivesse ido por aqui inicialmente (teste da bomba em bancada, assim como os injetores). O filtro de gasóleo tb deveria ser analisado com cuidado, pode haver por lá água em excesso.

                    Como está o nível do líquido de refrigeração?
                    Ora bem, o facto de o jipe estar na Nissan não assegura tudo, tens razão. Mas o jipe já foi visto por vários mecânicos, entendidos, curiosos e toda a gente diz uma coisa diferente. O mais honesto fez alguns testes e disse que não sabia o que o jipe tinha e que então teria de ir experimentando coisas. Daí eu neste momento depositar a minha fé nos profissionais daquela casa e no engenheiro que tem seguido o caso, que por acaso tem um Terrano II.

                    Quanto ao líquido de refrigeração, vai desaparecendo muito lentamente, tipo da marca do máximo à do mínimo em 3, 4 meses.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                      Quando queima óleo faz fumo negro. Fumo branco penso que costuma estar associada a água.
                      Sim é por aí que a coisa está a ser vista neste momento. Quase já espero que seja a cabeça estalada, não é uma coisa barata, mas ficava com o problema resolvido em vez de andarem para lá a trocar umas peças a seguir às outras.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                        Quando queima óleo faz fumo negro. Fumo branco penso que costuma estar associada a água.
                        quando queima óleo faz um fumo azulado. fumo preto é quando há excesso de gasóleo não queimado...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                          Quando queima óleo faz fumo negro. Fumo branco penso que costuma estar associada a água.
                          Olha que não! Fumo negro é sinal de uma mistura rica, ou seja, défice de ar na combustão/excesso de gasóleo.
                          Fumo branco pode sim estar associado à queima do óleo, mas quando isso acontece costuma sair um fumo branco com tons acinzentados/azulados.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                            Olha que não! Fumo negro é sinal de uma mistura rica, ou seja, défice de ar na combustão/excesso de gasóleo.
                            Fumo branco pode sim estar associado à queima do óleo, mas quando isso acontece costuma sair um fumo branco com tons acinzentados/azulados.
                            Experimenta a ir atrás daqueles VAG 1.6D que queimam quase mais óleo que gasóleo e vais ver de que cor é o fumo!

                            Comentário


                              #15
                              Que tem uma coisa a ver a outra?

                              Comentário


                                #16
                                Eu apostava no turbo danificado, se de facto este for arrefecido a água. Mas para isso acontecer, o consumo de água do circuito tem de ser considerável, e não fizeste nenhuma ressalva sobre isso.

                                Os níveis de óleo e água mantiveram-se?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  Eu apostava no turbo danificado, se de facto este for arrefecido a água. Mas para isso acontecer, o consumo de água do circuito tem de ser considerável, e não fizeste nenhuma ressalva sobre isso.

                                  Os níveis de óleo e água mantiveram-se?
                                  O nível de óleo mantém-se. O jipe ou não consome ou consome muito pouco óleo. Já a água vai desaparecendo. Lentamente mas desaparece.
                                  O turbo é realmente arrefecido a água e é onde vão procurar falhas a seguir, isto se a cabeça estiver boa claro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ora bem, venho dar notícias. O jipe já está em casa, ficou pronto ontem.

                                    Foi a bomba injectora a responsável por estas chatices todas! Além disso a cabeça do motor foi removida (para se verificar que estava boa ) e aproveitaram para limpar a admissão e escape que pelo vistos estava mesmo encardido! O turbo levou kit de reparação e segundo o mecânico está novo. Os injectores também saltaram fora, foram limpos e os bicos substituídos. A bomba foi obviamente reparada, segundo parece estava em bastante mau estado, levou quase tudo novo...

                                    Agora o mais estranho foi terem encontrado água e óleo no deposito de gasóleo. Tiveram de tirar o depósito fora e limpá-lo. Não faço ideia como é que tal coisa foi acontecer uma vez que abasteço sempre com Galp Gforce!!

                                    Hoje já puxei um bocadinho pelo jipe, não muito porque o tempo não permite, e... parece outro! Até as 2.500rpm a diferença não é muita, está um pouco mais forte mas nada de muito significativo. A partir daí a diferença é da noite para o dia! Puxa sempre com força até as 4.000rpm quando antes às 3.000 já pouco tinha para dar. Responde muito melhor/rapidamente as solicitações do acelerador.

                                    Fica aqui o relato para que se alguém tiver o mesmo problema com este jipe possa atacar o problema mais directamente, em vez de andarem às apalpadelas como foi o meu caso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Meter GForce não serve de muito se o posto de combustível tiver infiltrações nos tanques (como parece ser o caso).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        Meter GForce não serve de muito se o posto de combustível tiver infiltrações nos tanques (como parece ser o caso).
                                        Nos postos Galp sempre que o camião abastece os depósitos faz-se um teste para averiguar a existência de água nos tanques.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não poderia ter sido a bomba injectora a retornar óleo para o tanque? Se possuía fugas poderia ter, de alguma forma, resultado nisso...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Não poderia ter sido a bomba injectora a retornar óleo para o tanque? Se possuía fugas poderia ter, de alguma forma, resultado nisso...
                                            Mas anda óleo do motor na bomba injectora? Tenho quase a certeza absoluta que não.

                                            Quanto à situação da água, a explicação das infiltrações nos tanques faz algum sentido. Realmente não sei se eles testam a presença de água ou não, mas se não o fazem deviam fazer.
                                            No caso do meu carro aquilo já estava tudo assassinado e já, logo pior do que estava não devia ficar. Mas é uma situação grave que pode originar problemas também graves!
                                            Editado pela última vez por Bruno155; 02 February 2013, 02:07.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já agora de quanto foi o tombo?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                                                Já agora de quanto foi o tombo?
                                                Perto dos 2500.
                                                Só a bomba foram cerca de 1000 + iva.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Muda de posto de combustível...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Acho estranho uma coisa............como é que nâo se aperceberam de agua quando mudaram o filtro de gasóleo e mexeram nas tubagens??
                                                    Se passou agua para a bomba teria qua haver também no filtro........
                                                    Andaram tambem a mexer no depósito e nâo viram a agua......

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Oh Bruno entao mas tu levaste o Ford a uma oficina Nissan ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post
                                                        Acho estranho uma coisa............como é que nâo se aperceberam de agua quando mudaram o filtro de gasóleo e mexeram nas tubagens??
                                                        Se passou agua para a bomba teria qua haver também no filtro........
                                                        Andaram tambem a mexer no depósito e nâo viram a agua......
                                                        O filtro, tubagens, deposito foram vistos muito antes de o jipe ir para a oficina. Lá na oficina é que voltaram a rever estes ponto e foram dar com a agua no deposito. Muito provavelmente na ultima vez que meti gasóleo este devia estar contaminado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                                                          Oh Bruno entao mas tu levaste o Ford a uma oficina Nissan ?
                                                          O Maverick é basicamente um Terrano II com símbolos Ford. Por isso é que foi para a Nissan.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
                                                            O Maverick é basicamente um Terrano II com símbolos Ford. Por isso é que foi para a Nissan.
                                                            Ah ok amigo, desconhecia esse facto !

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X