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Gás natural comprimido (GNC) nos automóveis
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Por enquanto não será nada, até porque não estou a ver as gasolineiras (mais propriamente, os proprietários dos postos de abastecimento) a apostar em CNG, dado o elevado custo dos equipamentos, quando comparados com o GPL.
Por outro lado ainda não existe muita oferta de CNG a nível de kit pós-venda. Existem umas quantas marcas que já apostam em "oferecer" modelos CNG de base, mas com pouca ou nenhuma expressão de vendas em Portugal.
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citação:Originalmente colocada por Suarez
E qt será?
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Em todo o caso, segundo este tópico http://forum.autogas.co.pt/viewtopic.php?t=2241
o preço é cerca de 30% mais barato que o GPL... mas o posto é nos Transportes Urbanos
de Braga
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O GNC por enquanto rende mais para frotas com os seus próprios postos de abastecimento e em carros já preparados de origem para circular a GNC. Não existe rede de abastecimento, um posto de abastecimento de GNC é muito caro e nas alterações em carros a gasolina as perdas de rendimento são notáveis, além de não existirem muitos kits no mercado para a conversão.
Carros construídos de origem para funcionar a GNC são uma óptima escolha como alternativa ao petróleo a nível económico e ecológico. Para carros a serem adaptados continua a ser preferivel, a meu ver, o GPL pois tem um custo de transformação mais baixo, existem postos de abastecimento públicos e a perda de potência é desprezivel.
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Gás Natural - dístico
Acordei hoje com uma dúvida quase existencial LOL: Um VGN (veículo a Gás Natural) sofre das mesmas restrições que um veículo a GPL (Gás propano líquido)?
É que uma das principais limitações no GPL para mim (um autêntico louco dos parques cobertos LOL tão sempre lá os meus) é o impedimento de parar nos parques cobertos... Será que o GN também sofre da mesma maleita ou é a solução para nos safarmos do maldito dístico?
Quem conhece a legislação? Há algo no código sobre isto ou nem por isso? É mais uma lacuna na lei tuga?
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Originalmente Colocado por Karma Ver PostMesmo que possas estacionar em parques cobertos (que eu duvido), onde é que ias abastecer?
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Originalmente Colocado por revo87 Ver PostAcordei hoje com uma dúvida quase existencial LOL: Um VGN (veículo a Gás Natural) sofre das mesmas restrições que um veículo a GPL (Gás propano líquido)?
É que uma das principais limitações no GPL para mim (um autêntico louco dos parques cobertos LOL tão sempre lá os meus) é o impedimento de parar nos parques cobertos... Será que o GN também sofre da mesma maleita ou é a solução para nos safarmos do maldito dístico?
Quem conhece a legislação? Há algo no código sobre isto ou nem por isso? É mais uma lacuna na lei tuga?
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Originalmente Colocado por mELIANTE Ver PostPois,essa questão é muito pertinente.Que eu saiba não há veículos particulares a circular a gás natural.Mas também é verdade que cada habitação ligada à rede de GN é um ponto de abastecimento em potência
Uma casa particular n pode nem nca poderia servir para abastecimento de veiculos. Senão tbem poderias dizer, q qquer garrafa de GPL servia para abastecer um carro. Um posto tem q obedecer a regras de segurança, legislativas e de licenciamento. Além disso à questões fiscais. Em termos de segurança era bonito era.
Em principio pode estacionar.
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Originalmente Colocado por Jarod Ver PostNos cobertos pode.
Nos SUBTERRÂNEOS é que não.
O único entrave (para mim) do GPL é a reduzida autonomia. E não, não equaciono a instalação de um depósito cilíndrico a ocupar a mala. Quando muito seria o tórico (no lugar do pneu suplente) e aí veria a minha autonomia.
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Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Postpara quem se habitua a fazer 1000 ou mais km no seu diesel, 500 é pouquinho.
Sem falar que com 2 depósitos, até posso atravessar Espanha sem parar.
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Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Postpara quem se habitua a fazer 1000 ou mais km no seu diesel, 500 é pouquinho.
Aqui o Passat TDI 90cv gasta 5 litros aos 100 (devido apenas ao meu estilo de condução pois tanto uso gasóleo do hiper como gasóleo "normal"). Aos preços actuais sei que podia ter um carro que gastasse 10 litros aos 100 de GPL.
Ok, tudo bem. Agora diz-me qual é o Passat a GPL que gasta 10 litros aos 100 de GPL, e que me permita abastecer GPL apenas a cada 1300km, ter força a baixos regimes (abaixo das 2500).
O GPL é óptimo, já o disse antes. E sei que muitos compram gasóleo sem se justificar pois acham que estão a poupar porque vão ao hiper e pagam menos na bomba (em Espanha isto já não acontece...)
Porém, no meu caso, e com o carro que tenho e o motor altamente eficiente que é, porquê mudar?
Tem é o senão das vibrações e do barulho muito maior do que qualquer carro GPL heehehehehEditado pela última vez por Jarod; 13 April 2008, 19:45.
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Essa do GPL realmente foi mesmo ao lado XD Obrigado pela info.
Como sou de Braga, foi mesmo por isso que falei hehe aqui temos onde abastecer, mas ha umas 5 ou 6 no resto do país... Já sei as vantagens d um diesel (e a verdade e que e muito porreiro de usar, principalmente quando sao novos e quase nem fazem barulho... com mais idade... um da idade do meu - 19 anos - entao nem se fala), mas sou mesmo fã dos otto!
Nao tarda ha um movimento tipo: tuning legal já! prós a gas hhehe gás sem restriçoes ja parece uma boa assinatura! que acham? LOL
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostHá veiculos particulasre a GN, varias multiplas da lisboagas, algumas pa taxi e creio q mais un 2 veiculos. Pode-se abastecer no posto de sacavem, já abriu à cerca de 6 meses.
Uma casa particular n pode nem nca poderia servir para abastecimento de veiculos. Senão tbem poderias dizer, q qquer garrafa de GPL servia para abastecer um carro. Um posto tem q obedecer a regras de segurança, legislativas e de licenciamento. Além disso à questões fiscais. Em termos de segurança era bonito era.
Em principio pode estacionar.
Segundo dados da APVGN apenas 23 carros ligeiros a GN estão ao serviço de particulares, o resto são camiões e autocarros de empresas.
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