Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sujeira na bateria do carro. Reavivar e manutenção da bateria.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sujeira na bateria do carro. Reavivar e manutenção da bateria.

    Olá pessoal, estou com uma bateria antiga que já veio do dono anterior. Comprei o carro em Agosto de 2012 e por isso não sei qual é a "idade" da bateria.

    O que eu noto, além da ferrugem no suporte da mesma, é um bolorzinho na parte do eletrodo positivo.

    Eu não percebo muito de mecanica nem de baterias, por isso venho aqui aconselhar-me sobre a manutenção da mesma. Será que posso fazer uma limpeza? Para que é que uso a água destilada?

    PS: Em andamento o meu carro não tem grande iluminação (farois), se deixar alguma coisa ligada com o carro desligado facilmente se descarrega. Alguma dica para reavivar a bateria?

    O carro em questão é um Ford Fiesta 1.1 de 1991. Nas imagens em baixo dá para ver como ela está.

    IMG_0728.jpg

    IMG_0734.jpg

    #2
    Podes fazer uma dessulfatizacao com carregador próprio.

    Se disseres de onde és ate te faço isso em troca de uma cerveja.


    Manda Pm.

    Comentário


      #3
      Eu acho que o melhor é mesmo comprar uma nova. Para esse motor nem são caras, cerca de 50€.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ChrisMM7 Ver Post
        Olá pessoal, estou com uma bateria antiga que já veio do dono anterior. Comprei o carro em Agosto de 2012 e por isso não sei qual é a "idade" da bateria.

        O que eu noto, além da ferrugem no suporte da mesma, é um bolorzinho na parte do eletrodo positivo.

        Eu não percebo muito de mecanica nem de baterias, por isso venho aqui aconselhar-me sobre a manutenção da mesma. Será que posso fazer uma limpeza? Para que é que uso a água destilada?

        PS: Em andamento o meu carro não tem grande iluminação (farois), se deixar alguma coisa ligada com o carro desligado facilmente se descarrega. Alguma dica para reavivar a bateria?

        O carro em questão é um Ford Fiesta 1.1 de 1991. Nas imagens em baixo dá para ver como ela está.

        [ATTACH]112088[/ATTACH]

        [ATTACH]112089[/ATTACH]

        Isso não é bolor mas sim cristais derivados do acido.
        Se descarrega facilmente, essa bateria já deve estar morta á muito.

        O melhor é comprares outra nova.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
          Podes fazer uma dessulfatizacao com carregador próprio.

          Se disseres de onde és ate te faço isso em troca de uma cerveja.


          Manda Pm.

          Já existem baterias que fazem isso sozinhas, sem ser preciso andar com aparelhos atrás.
          Trazem um dispositivo incorporado que de x em x dá uma voltagem nos electrodos de modo a que não oxidem, prolongando assim a vida util e autonomia.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
            Já existem baterias que fazem isso sozinhas, sem ser preciso andar com aparelhos atrás.
            Trazem um dispositivo incorporado que de x em x dá uma voltagem nos electrodos de modo a que não oxidem, prolongando assim a vida util e autonomia.
            Esse dispositivo teria de ser um transformador, já que se a bateria está com 12v não conseguirá dar 14v do "nada", principalmente se estiver a "morrer".

            E devem ser caríssimas, não?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
              Isso não é bolor mas sim cristais derivados do acido.
              Se descarrega facilmente, essa bateria já deve estar morta á muito.

              O melhor é comprares outra nova.
              Os cristais limpam-se e se estiver morta mas tiver todos os elementos saudáveis, poderá ser recuperada. O carregador que tenho recupera baterias desde os 2v (se não estou em erro) e "limpa" o sulfato que agarra nas placas, que é o que causa prejuízo de performance, um vez que diminui a superfície de contacto com o ácido.

              Comentário


                #8
                Olá mcabral, primeiro agradeço a tua disponibilidade.
                Eu sou de braga, se fizeres isso até te pago 2 cervejas ehehehe

                ps: eu tenho um carregador de bateria, é útil neste caso?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ChrisMM7 Ver Post
                  Olá mcabral, primeiro agradeço a tua disponibilidade.
                  Eu sou de braga, se fizeres isso até te pago 2 cervejas ehehehe

                  ps: eu tenho um carregador de bateria, é útil neste caso?
                  Estou um bocado longe, não vai dar...

                  Um simples carregador não fará mais do que dar carga. Tem de ser um carregador "inteligente". Eu tenho um optimate, mas os ctek também são muito bons. No teu caso fica mais barato comprar uma bateria nova do que um carregador (até porque não é garantido que recupere a bateria), por isso o ideal será encontrares alguém que tenha um carregador desses na tua zona ou alguma empresa que faça isso. Já vi algures uma que cobrava barato para recuperar uma bateria e só se pagava caso ela ficasse boa.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                    Estou um bocado longe, não vai dar...

                    Um simples carregador não fará mais do que dar carga. Tem de ser um carregador "inteligente". Eu tenho um optimate, mas os ctek também são muito bons. No teu caso fica mais barato comprar uma bateria nova do que um carregador (até porque não é garantido que recupere a bateria), por isso o ideal será encontrares alguém que tenha um carregador desses na tua zona ou alguma empresa que faça isso. Já vi algures uma que cobrava barato para recuperar uma bateria e só se pagava caso ela ficasse boa.
                    De qualquer maneira obrigado pela disponibilidade

                    Eu fui falar com um mecanico meu conhecido e perguntei-lhe sobre o caso. Ele deu-me uma dica e estou a seguir, porém só amanha é que posso dizer se houve resultados ou não.

                    De qualquer maneira agradeço a todos que tentaram ajudar

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ChrisMM7 Ver Post
                      De qualquer maneira obrigado pela disponibilidade

                      Eu fui falar com um mecanico meu conhecido e perguntei-lhe sobre o caso. Ele deu-me uma dica e estou a seguir, porém só amanha é que posso dizer se houve resultados ou não.

                      De qualquer maneira agradeço a todos que tentaram ajudar
                      Ja tive um fiesta desses e tenho muito carinho pelo modelo. Ajudaria com todo o gosto.

                      Comentário


                        #12
                        Resolvido!

                        O truque é:
                        - colocar um pano molhado (molhado mesmo! não torcer) e cima da bateria. Deixar ficar durante uma noite de forma a parte que tem bolor ficar quase sempre molhada/humida.
                        - na manha seguinte tirar o pano, limpar bem com papel ou um pano a parte que tem bolor e sai tudo. Convém penso eu, secar bem a bateria com pano lol.

                        Ficou limpinho.

                        De qualquer maneira agradeço ao pessoal que me tentou ajudar e em especial ao mcabral

                        Comentário


                          #13
                          Boa tarde,

                          ALguém me sabe dizer como consigo saber a data de fabrico de uma bateria Varta ? A viatura é recente, 2009.

                          Comentário


                            #14
                            A própria bateria costuma ter essa informação. Algumas têm um calendário com mês e ano.

                            mas se o carro é de 2009 e a bateria for de origem a data será próxima à data de matricula

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                              A própria bateria costuma ter essa informação. Algumas têm um calendário com mês e ano.

                              mas se o carro é de 2009 e a bateria for de origem a data será próxima à data de matricula
                              Obrigado, mas se esta tem não consegui identificar.

                              Ela tem uma numeração esquisita, mas não dá p/ perceber diretamente a data.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X