Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Golf IV 1.9 TDI 110 Cv - Avaria estranha.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Golf IV 1.9 TDI 110 Cv - Avaria estranha.

    Bom dia.

    Precisava de ajuda para identificar uma avaria que aconteceu ontem no carro de um familiar.

    Numa viagem de 100 Km sensivelmente a meio quando se acelerava começou a ter um comportamento estranho. Se acelerar suavemente não se nota nada, mas se for em qualquer mudança e carregar mais fortemente no pedal do acelerador sobe logo 1000 a 2000 rotações, mas sem que seja transmitida a potência às rodas, depois as rotações voltam a baixar um bocado e começa então a ser transmitido às rodas progressivamente. É quase como se desse toques de embraiagem ou como se fosse um carro automático daqueles antigos em que se nota uma aceleração e só depois é que aumenta de velocidade.

    Entretanto fiz mais 100 Km de volta para casa e a tendência parece ser para piorar. Em 5ª com o acelerador a fundo acelera para as 4000 rpm, depois baixa para as 2000 rpm, depois para as 4000 outra vez e baixa para as 2500 e assim sucessivamente, enquanto a velocidade vai aumentando sempre progressivamente até que a rotação final coincide com a velocidade a que se vai.

    Vai para a oficina, mas gostava de ter uma ideia do que é, porque me parece uma daquelas avarias maradas que vai pôr o Manel Gt a coçar a cabeça sem saber que fazer.

    #2
    Embraiagem a pedir reforma. Mesmo o Manel GT dá logo com isso.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por AfonsoAlbufeira Ver Post
      Embraiagem a pedir reforma. Mesmo o Manel GT dá logo com isso.
      E não dá outros sintomas? As mudanças entram bem. Arranca bem.

      Comentário


        #4
        Quando as rotações do motor sobem e o carro não anda em conformidade, significa que a embraiagem está a patinar, ou seja, embraiagem gasta. As mudanças a entrarem bem não quer dizer nada.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AfonsoAlbufeira Ver Post
          Quando as rotações do motor sobem e o carro não anda em conformidade, significa que a embraiagem está a patinar, ou seja, embraiagem gasta. As mudanças a entrarem bem não quer dizer nada.
          A embraiagem ainda é a de origem, mas o pedal é rijo como tudo (até chateia nas filas de trânsito). Há alguma marca de embraiagem em que o pedal fique mais macio?
          E preços, assim por alto?

          Comentário


            #6
            Preços ? PEÇAS AUTOMÓVEIS baratas na Internet

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por AfonsoAlbufeira Ver Post
              Obrigado. Estive a ver que há várias marcas, Luk, Sachs, Valeo...

              Alguém me sabe dizer qual é a marca de origem e qual será a marca que fique com uma embraiagem mais "macia"?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                A embraiagem ainda é a de origem, mas o pedal é rijo como tudo (até chateia nas filas de trânsito). Há alguma marca de embraiagem em que o pedal fique mais macio?
                E preços, assim por alto?
                Para ficar mais macio tens de trocar o cabo e possivelmente outro acessório. Não sei como funciona o pedal do teu Golf, mas no meu troquei o bombito do pedal e o cabo da embraiagem e ficou 5*. Quando ando em outros carros e a seguir pego no meu é uma diferença abismal

                Comentário


                  #9
                  Pelo sintoma é de certeza embraiagem gasta.
                  Este motor não usa volante bimassa? É que se fôr necesário trocar vai gastar uma pipa de massa.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                    Pelo sintoma é de certeza embraiagem gasta.
                    Este motor não usa volante bimassa? É que se fôr necesário trocar vai gastar uma pipa de massa.
                    Este motor é bastante antigo. Penso que não é com volante bimassa.

                    Comentário


                      #11
                      Um amigo meu tem um audi a4 com esse motor e para embraiagem e bimassa foram à volta de 1000€ numa oficina multimarcas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AfonsoAlbufeira Ver Post
                        Embraiagem a pedir reforma. Mesmo o Manel GT dá logo com isso.
                        Podem fechar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                          Obrigado. Estive a ver que há várias marcas, Luk, Sachs, Valeo...

                          Alguém me sabe dizer qual é a marca de origem e qual será a marca que fique com uma embraiagem mais "macia"?

                          Entre essas três marcas, as diferenças são poucas. De origem penso (sem certezas) que é LUK.

                          Comentário


                            #14
                            Olha uma coisa. Sentes o motor a subir efectivamente essas rotações, ou apenas o conta-rotações é que se mexe?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                              Olha uma coisa. Sentes o motor a subir efectivamente essas rotações, ou apenas o conta-rotações é que se mexe?
                              O motor sobe nitidamente de rotações. A embraiagem tem quase 11 anos de voltinhas em cidade. Muito aguentou ela.

                              Alguém me confirma essa questão da bimassa?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                O motor sobe nitidamente de rotações. A embraiagem tem quase 11 anos de voltinhas em cidade. Muito aguentou ela.

                                Alguém me confirma essa questão da bimassa?
                                E quantos km tem?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                  E quantos km tem?
                                  Tem sensivelmente 90.000 Km, dos quais apenas uns 10% em estrada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                    Tem sensivelmente 90.000 Km, dos quais apenas uns 10% em estrada.
                                    Bem, independentemente de fazer muita cidade, acho cedo para que esta já esteja a entregar a alma ao criador...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Depende, se foi conduzido sempre a fazer pontos de embraiagem, é normal que esteja gasta

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                                        Depende, se foi conduzido sempre a fazer pontos de embraiagem, é normal que esteja gasta
                                        Mesmo assim, é pouco km para tal.

                                        Comentário


                                          #21
                                          90.000km quase sempre no pára-arranca da cidade, não é pouco.

                                          Esse motor, quase de certeza que o volante é bimassa, SE já tiver muita folga convém mudar, o pior são os euros €€€.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AfonsoAlbufeira Ver Post
                                            90.000km quase sempre no pára-arranca da cidade, não é pouco.
                                            Também não considero pouco. Ainda por cima é uma cidade pequena sem vias rápidas. É mesmo só ruinhas e pára arranca e quase sempre a frio.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                              Também não considero pouco. Ainda por cima é uma cidade pequena sem vias rápidas. É mesmo só ruinhas e pára arranca e quase sempre a frio.
                                              Numa utilização normal e sem reprogramações à mistura (aumento de Nm), uma embreagem destas costuma durar 300/400k km.

                                              O problema deve ser mesmo a embreagem, mas acho que devia durar mais uns km.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Acabei de falar com o meu familiar.

                                                O Manel Gt habitual foi experimentar o carro e diz que não é embraiagem...

                                                Diz que se fosse embraiagem a rotação subia e não voltava a descer. Eu acho que desce porque a embraiagem começa a agarrar e oferece mais resistência ao motor.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                  Acabei de falar com o meu familiar.

                                                  O Manel Gt habitual foi experimentar o carro e diz que não é embraiagem...

                                                  Diz que se fosse embraiagem a rotação subia e não voltava a descer. Eu acho que desce porque a embraiagem começa a agarrar e oferece mais resistência ao motor.
                                                  Eu não sou mecânico, mas continuo a apostar na embreagem.

                                                  Vag-com com isso, para tirar as dúvidas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                                    Eu não sou mecânico, mas continuo a apostar na embreagem.

                                                    Vag-com com isso, para tirar as dúvidas.
                                                    Moro na parvalheira. Duvido que por aqui alguém tenha VAG-COM.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Então o que é que o Manel GT pensa que é?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                        Moro na parvalheira. Duvido que por aqui alguém tenha VAG-COM.
                                                        Alguns mecânicos até têm, sobretudo aqueles que estão habituados a trabalhar com o grupo.

                                                        Isso pela net arranja-se baratinho.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por AfonsoAlbufeira Ver Post
                                                          Então o que é que o Manel GT pensa que é?
                                                          Falou num fio qualquer do turbo. Mas diz que tem de ver melhor.

                                                          A ultima avaria que o carro teve (alternador) dizia que era a bateria. Eu é que fui lá dizer ao gajo que se fosse bateria o carro não se tinha desligado em pleno funcionamento.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                            Falou num fio qualquer do turbo. Mas diz que tem de ver melhor.

                                                            A ultima avaria que o carro teve (alternador) dizia que era a bateria. Eu é que fui lá dizer ao gajo que se fosse bateria o carro não se tinha desligado em pleno funcionamento.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X