Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como anular EGR?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como anular EGR?

    Boas
    Tenho um Peugeot 206 1.4 HDI de 2002 com cerca de 176000Km.
    O carro está a custar muito a desenvolver e não passa das 3000rpm, já andei com ele em AE durante uns tempos com Repsol e10 e a "coisa" foi ao lugar e parecia estar tudo normal, mas agora, com gasóleo normal e a fazer só cidade, ficou na mesma ou pior. Deve ser a EGR e respectiva canalização toda entupida...

    Hoje, 5ª a fundo na AE, a subir ligeiramente...
    Fotografia0299.jpg


    A questão é qual o Spray Limpa Carburadores ou travões usar para limpar a EGR? e Onde comprar e quanto custa?

    A segunda questão é se colocar uma "EGR blanking plate" anula por si só a EGR ou tenho de fazer alguma coisa na centralina?

    A placa é semelhante a esta:
    $(KGrHqN,!ncE9fid-UUDBPrlJBqy2g~~60_58.JPG

    EGR Blanking Blank Plate Peugeot Citroen HDI Ford Tdci Volvo D 1 4 1 6 Mazda | eBay

    Obrigado!!
    Editado pela última vez por ricardojcluis; 13 February 2013, 16:23.

    #2
    Originalmente Colocado por ricardojcluis Ver Post
    Boas
    Tenho um Peugeot 206 1.4 HDI de 2002 com cerca de 176000Km.
    O carro está a custar muito a desenvolver e não passa das 3000rpm, já andei com ele em AE durante uns tempos com Repsol e10 e a "coisa" foi ao lugar e parecia estar tudo normal, mas agora, com gasóleo normal e a fazer só cidade, ficou na mesma ou pior. Deve ser a EGR e respectiva canalização toda entupida...

    Hoje, 5ª a fundo na AE...
    [ATTACH]112412[/ATTACH]


    A questão é qual o Spray Limpa Carburadores ou travões usar para limpar a EGR? e Onde comprar e quanto custa?

    A segunda questão é se colocar uma "EGR blanking plate" anula por si só a EGR ou tenho de fazer alguma coisa na centralina?

    A placa é semelhante a esta:
    [ATTACH=CONFIG]112413[/ATTACH]


    Obrigado!!
    É óptimo para não apanhar multas por excesso de velocidade

    Comentário


      #3
      Lá isso é, posso apanha-las mas é por lentidão...
      Mas o pior é que em baixas também não desenvolve, tem que se puxar muito as mudanças e parece que está "perro".
      Outra coisa que notei foi que com ele parado, se lhe der uma aceleração, existe um corte antes das 2000rpm, o que também não é normal... se for em andamento ou se acelerar devagar já não faz nada!

      Comentário


        #4
        Pergunta parva: já levaste o carro a uma oficina?

        Comentário


          #5
          já falei com o mecânico e ele disse que era bem capaz de ser a EGR, mas ainda não foi lá nem foi ligado à maquina!

          Comentário


            #6
            Não sei muito sobre isso, mas uma boa maneira de anular a EGR é por software, à maneira de não teres luzes avisadores no painel de instrumentação, segundo apurei.
            Já agora aproveito o tópico para propor uma questão, com a EGR anulada posso ter problemas na inspecção num carro a diesel, no que toca à emissão de gases ?

            Comentário


              #7
              Eu tenho um Citroen saxo 1.5d e já há muito desliguei a EGR. Mais andamento, melhor consumos e muito importante: colector de admissão totalmente limpo.

              No caso do saxo, não mete electronica, eliminando a possibilidade de luzes acesas no painel de instrumentos.

              Um amigo fez o mesmo numa Ibiza recente e, teve de passar por alterar electronicamente.

              Na IPO nunca tive problemas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ricardojcluis Ver Post
                já falei com o mecânico e ele disse que era bem capaz de ser a EGR, mas ainda não foi lá nem foi ligado à maquina!

                A minha pergunta vinha no seguimento se já sabes que é mesmo EGR.....é que pode não ser e andares a anulá-la sem certezas parece-me despropositado. Convém fazeres um diagnóstico correcto, primeiro de tudo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                  Não sei muito sobre isso, mas uma boa maneira de anular a EGR é por software, à maneira de não teres luzes avisadores no painel de instrumentação, segundo apurei.
                  Já agora aproveito o tópico para propor uma questão, com a EGR anulada posso ter problemas na inspecção num carro a diesel, no que toca à emissão de gases ?
                  Penso que no Peugeot 206 1.4HDI, com o motor DV4TD, não mete electronica que é accionada pelo solenoide e é pneumática mas alguém que confirme isto!?!?
                  Editado pela última vez por ricardojcluis; 13 February 2013, 19:39.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    A minha pergunta vinha no seguimento se já sabes que é mesmo EGR.....é que pode não ser e andares a anulá-la sem certezas parece-me despropositado. Convém fazeres um diagnóstico correcto, primeiro de tudo.
                    A certeza não tenho, mas com 176000Km o mais certo é que se não for dai agora mais cedo ou mais terde vai ser e pelo preço que custa esta EGR blanking plate no e-bay vale bem apena, se for esta, que era essa a minha duvida, nem é necessário retirar a EGR fora, é só aliviar os parafusos para entrar a placa!


                    O acesso é que não é lá muito facil....
                    ricambio-auto_1_189452.jpg


                    Seguindo o tubo em inox, fica do lado direito, visto que esta foto é da parte de trás do motor!
                    Editado pela última vez por ricardojcluis; 14 February 2013, 09:49.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ricardojcluis Ver Post
                      A certeza não tenho, mas com 176000Km o mais certo é que se não for dai agora mais cedo ou mais terde vai ser e pelo preço que custa esta EGR blanking plate no e-bay vale bem apena, se for esta, que era essa a minha duvida, nem é necessário retirar a EGR fora, é só aliviar os parafusos para entrar a placa!


                      O acesso é que não é lá muito facil....
                      [ATTACH=CONFIG]112417[/ATTACH]


                      Seguindo o tubo em inox, fica do lado direito, visto que esta fota é da parte de trás do motor!
                      Eu não me metia nisso dessa forma. Procurava ajuda especializada. Pode não ser daí, até pode ser, mas uma limpeza pode resultar. Depois anular pode vir associado a chatices, enfim, demasiadas variáveis para resolver com uma placa comprada na net. Digo eu....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                        Eu tenho um Citroen saxo 1.5d e já há muito desliguei a EGR. Mais andamento, melhor consumos e muito importante: colector de admissão totalmente limpo.
                        Faz-nos pensar porque raio as marcas a colocaram lá...colocam mais peças (logo gastam mais a produzir) para o carro ficar a andar menos e a consumir mais...são mesmo burros

                        Comentário


                          #13
                          sim OK tudo bem cada um tem a sua opinião e dá-a a quem quer, mas eu não queria discutir se as EGR são boas ou más ou se estão a mais ou não. (É obvio que são boas e que cumprem o proposito para o qual foram desenvolvidas...)
                          Mas as minhas duvidas são:
                          Qual o Spray Limpa Carburadores ou travões usar para limpar a EGR? e Onde comprar e quanto custa?
                          Se colocar uma "EGR blanking plate" anula por si só a EGR ou tenho de fazer alguma coisa na centralina?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                            Faz-nos pensar porque raio as marcas a colocaram lá...colocam mais peças (logo gastam mais a produzir) para o carro ficar a andar menos e a consumir mais...são mesmo burros
                            A EGR não é colocada por causa de emissão de gases? Tem que ter alguma função, porque não ganham nada em colocar peças que não servem para nada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              A EGR não é colocada por causa de emissão de gases? Tem que ter alguma função, porque não ganham nada em colocar peças que não servem para nada.
                              Sim faz a recirculação dos gases de escape de novo para a admissão para serem "queimados" outra vez, com isto diminui os NOx, CO e CO2 produzidos na combustão uma vez que se queima menos O2. Com isto permite que as marcas cumpram as normas europeias de emissão de poluentes. O problema (ao nivel mecanico) é que ao fazer recirculação de gases de escape para dentro da admissão esta a injectar-se as particulas e os detritos da "1ª queima", o que a longo prazo ou em circulação em cidade (pára, arranca) provoca a acomulação dos detritos na respectiva valvula (EGR) e na admissão, uma vez acomulados esses depositos a valvula deixa de funcionar correctamente e mesmo quando era suposto não deixar passar os tais gases de escape (em AE por exemplo), ela continua a deixar.
                              Editado pela última vez por ricardojcluis; 13 February 2013, 23:07.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Eu não me metia nisso dessa forma. Procurava ajuda especializada. Pode não ser daí, até pode ser, mas uma limpeza pode resultar. Depois anular pode vir associado a chatices, enfim, demasiadas variáveis para resolver com uma placa comprada na net. Digo eu....
                                Sim podem ser várias coisas...

                                avaria.jpg

                                Comentário


                                  #17
                                  já alguém usou isto?

                                  Bardahl.JPG

                                  Pneus Baratos, Peças Auto, Oficina Auto, Autoradio, Revisão Automóvel - Norauto
                                  Editado pela última vez por ricardojcluis; 14 February 2013, 10:03.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não me parece muito difícil a intervenção...

                                    [TUTO] Demontage vanne egr Xsara 1.4 HDI

                                    Comentário


                                      #19
                                      já alguém usou isto?

                                      Bardahl.JPG

                                      Pneus Baratos, Peças Auto, Oficina Auto, Autoradio, Revisão Automóvel - Norauto

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ricardojcluis

                                        Anulação de EGR não implica nas inspecções mas não penses que vais ganhar assim tanto a nível de desenvolvimento do motor. Vais notar um pouco em baixas o resto o que notas é efeito placebo pois antes da EGR estar completamente entupida e o rendimento do carro todo lixado já antes estava a afectar o comportamento do mesmo.

                                        É o mesmo tipo de sensação que se tem com a mudança de amortecedores. Como perdem eficácia lentamente temos a sensação que ainda estão +- quando já estão com pouca eficiência.

                                        Nightlord

                                        Sem entrar aqui na guerra dos ecologistas, tirando o turbo e injectores, as peças que mais dores de cabeça dão num diesel são as peças colocadas para reduzir emissões como EGRs e DFPs.

                                        Os DFPs para mim são acima de tudo um grande negócio imposto pois os carros consomem mais, passam a ter uma peça muito cara e que tem grandes probabilidades de avariar em 5 anos, mudanças de óleo Long life (mais caro) mas que muitas vezes antes de 15k já tem que ser mudado por contaminação com gasóleo(exemplo que conheço de perto: Mazda 2.0 MZR-CD mas há outros) e em alguns casos (1.6 PSA por exemplo) passam a ter mais 1 manutenção programada a preços próximos de uma mudança de distribuição.

                                        Existem ainda as muitas idas à oficina para quem anda em cidade para ir 1h ao PC fazer uma regeneração forçada pois entupiu e dá cá mais X por isso e tem que ser em máquinas da casa e não um USB made in china de 5€ comprado no ebay.

                                        Isto é mais grave na Europa, em que nos últimos 15 anos sofreu uma lavagem cerebral de que o Diesel é que é bom, em que certas marcas em certos modelos só ofereciam variantes diesel e assim ou tinhas DFP ou tinhas DFP. Negócio garantido por uns anos ;)

                                        Em 2007 se quisesses um familiar otto tinhas apenas a Zafira com um anémico 1.6 atmosférico. Mazda5, GPicasso, S-Max, Eurocar(807, C8, Phedra&Ulysses) e Autoeuropas não tinham ofertas decentes otto. Isto para não entrar no mundo SUV, com Santa Fés, Sorentos, Captivas, Outlanders e afins em que ainda hoje oferta otto é mínima/nula.

                                        Só há coisa de 2-3 anos para cá é que isso mudou um pouco com os Ford e os seus 2.0 Ecoboost e os autoeuropa com um 1.4 TSI mas muitas marcas ainda hoje só têm oferta Diesel. Podem no fundo ganhar menos na venda de cada um mas em manutenção vão ganhar muito mais, mesmo que não seja feita na marca pois as peças da concorrência continuam a precisar de pagar royalties por causa de patentes

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                                          Nightlord

                                          Sem entrar aqui na guerra dos ecologistas, tirando o turbo e injectores, as peças que mais dores de cabeça dão num diesel são as peças colocadas para reduzir emissões como EGRs e DFPs.
                                          Não se trata de ser ecologista ou não...nem me considero defensor acérrimo da ecologia, mas sim de um equilibrio.

                                          Simplesmente disse com ironia que alguma razão para esses equipamentos lá estarem, há. E, é claro, não concordo com a sua remoção dando uma de treinador de bancada quando os eng. das marcas o colocaram...

                                          Tem de lá estar para cumprir as normas de emissões porque pura e simplesmente os motores diesel não as cumprem sem eles. E mesmo assim são normas "abertas"...é que não podemos esquecer que se dieselizou a europa de forma completamente parva sem se olhar às consequências - e agora para minorar o aumento de poluição derivado desta alteração da utilização dos combustíveis, andam a forçar e arranjar subterfúgios, que é claro têm problemas e desvantagens - como em tudo na vida.

                                          Claro que isto é tudo muito bonito, mas a malta só pensa em andar mais depressa que o vizinho e gastar menos que o vizinho...sem ligar a mais nada. Não posso é concordar que tenha de levar com o choco do gajo da frente só porque ele lhe apeteceu inventar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                            Não se trata de ser ecologista ou não...nem me considero defensor acérrimo da ecologia, mas sim de um equilibrio.

                                            Simplesmente disse com ironia que alguma razão para esses equipamentos lá estarem, há. E, é claro, não concordo com a sua remoção dando uma de treinador de bancada quando os eng. das marcas o colocaram...

                                            Tem de lá estar para cumprir as normas de emissões porque pura e simplesmente os motores diesel não as cumprem sem eles. E mesmo assim são normas "abertas"...é que não podemos esquecer que se dieselizou a europa de forma completamente parva sem se olhar às consequências - e agora para minorar o aumento de poluição derivado desta alteração da utilização dos combustíveis, andam a forçar e arranjar subterfúgios, que é claro têm problemas e desvantagens - como em tudo na vida.

                                            Claro que isto é tudo muito bonito, mas a malta só pensa em andar mais depressa que o vizinho e gastar menos que o vizinho...sem ligar a mais nada. Não posso é concordar que tenha de levar com o choco do gajo da frente só porque ele lhe apeteceu inventar.
                                            Consegues dar algum contributo útil para as questões que coloquei ou "és só do contra"?
                                            já percebi que não estás de acordo com a remoção ou anulação da EGR e em relação à outra questão, o que tens a dizer?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ricardojcluis Ver Post
                                              Consegues dar algum contributo útil para as questões que coloquei ou "és só do contra"?
                                              já percebi que não estás de acordo com a remoção ou anulação da EGR e em relação à outra questão, o que tens a dizer?
                                              Qual outra questão?

                                              O Chicolaranja colocou-me outra questão no post dele?
                                              Ou não reparaste que fiz uma citação do post dele?
                                              Ou então não percebeste bem a função de um fórum de internet...
                                              Editado pela última vez por Nightlord; 19 February 2013, 11:47.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ricardojcluis Ver Post
                                                Consegues dar algum contributo útil para as questões que coloquei ou "és só do contra"?
                                                já percebi que não estás de acordo com a remoção ou anulação da EGR e em relação à outra questão, o que tens a dizer?
                                                Já foste aconselhado por várias pessoas (inclusive por mim) a fazer uma limpeza à EGR, pois é muito provável que seja suficiente, mas continuas a "bater no ceguinho".

                                                Haja paciência.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                  Faz-nos pensar porque raio as marcas a colocaram lá...colocam mais peças (logo gastam mais a produzir) para o carro ficar a andar menos e a consumir mais...são mesmo burros
                                                  De burros não têm nada... têm é preocupações e obrigações com o ambiente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                                                    De burros não têm nada... têm é preocupações e obrigações com o ambiente.
                                                    Get it?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Nightlord

                                                      Eu acima de tudo sou contra dieselmania aqui da Europa. Chegou-se ao cúmulo de ter um carro hipermega ecológico híbrido .....Diesel. Isto é uma no cravo outra na ferradura. Nunca um Diesel será mais ecológico que um otto com custos equiparáveis.

                                                      Infelizmente as mentes pensantes europeias que fizeras as normas ecológicas afins apenas olharam para 1 dos milhares de constituintes dos gases de escape: CO2. Se no início tivessem vistas mais largas tinham também olhado com olhos de ver para os NOx e afins....

                                                      Mais tarde lá vieram com EGRs e DFPs e 2 ou 3 anos para serem obrigatórios e os fabricantes lá se amanharam com os curtos prazos daí os DFPs no início todos eles terem sido barraca velha e agora que estavam a começar a ficar minimamente equilibrados, venha de lá a Euro6 ou lá o que é e voltem ao estirador, mas daqui a 2 anos tem que estar a sair das linhas de montagem já no sítio e o cliente que aguente com as soluções verdinhas e mal testadas.

                                                      A resposta dos fabricantes não tardou:
                                                      MultiAir otto
                                                      Ecoboost otto
                                                      1.2TSI
                                                      1.2tce
                                                      1.2 vti

                                                      Tudo ottos pois já sabem que não é viável os Euro6 em 2 anos com fiabilidade.

                                                      Downsize nos otto e a opção tricilindrica para que os otto passem a ter custos nos consumos parecidos com os diesel (cá no burgo não é assim pela assimetria dos impostos sobre combustíveis) e o que é certo é que a malta começou novamente a olhar para os otto. O 1.0 Ecoboost da Ford e o 0.9 MultiAir da Fiat aqui deram o mote pois revolucionaram e apresentaram motores revolucionários.

                                                      O grande problema é que a mente europeia foi formatada durante 20 anos a ver apenas diesel à frente e é difícil trocar isso.

                                                      Ao user que abriu isto: Não te limites a fechar a EGR. Abre isso, limpa a EGR e acima de tudo limpa a admissão. Se a EGR não estiver completamente morta depois de limpa podes voltar a colocar isso a funcionar. Sabes é que mais tarde isso irá acontecer novamente. A outra solução é definitiva.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post

                                                        Ao user que abriu isto: Não te limites a fechar a EGR. Abre isso, limpa a EGR e acima de tudo limpa a admissão. Se a EGR não estiver completamente morta depois de limpa podes voltar a colocar isso a funcionar. Sabes é que mais tarde isso irá acontecer novamente. A outra solução é definitiva.
                                                        Estive a ver noutros fóruns e existe pessoal que limpou a EGR e o respectivo tubo com WD-40... acham que é viável?
                                                        Sei que existem produtos específicos, mas onde se compram?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                          com a EGR anulada posso ter problemas na inspecção num carro a diesel, no que toca à emissão de gases ?
                                                          Queria saber mais opiniões sobre isto por favor

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                            Queria saber mais opiniões sobre isto por favor
                                                            Não tens problemas.

                                                            No meu Focus TDdi não tive. Aos 200k a EGR deu o badagaio mas era preciso uma nova. Ficou-se pelo fecho. Já foi a 2 ou 3 IPOs depois disso e nenhuma anotação.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X