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Problemas na junta?????

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    Problemas na junta?????

    Boa tarde a todos

    Venho solicitar se possivel a vossa opiniao e ajuda no problema que sucedeu agora no meu carro.

    Tenho um opel corsa c de 2003, de á cerca de um mês para cá tenho vindo a notar que ele tem perdido agua do vaso de expansao, fui repondo o nivel mas todos os fins de semana tinha de efectuar esse procedimento.
    Ontem deixei o carro no mecanico, e qd voltei para ir buscar o carro ele disse que estava a passar agua pela junta e que o melhor era aguentar mais uns tempos e comprar um motor novo, perguntei lhe se não era possivel rectificar a junta e resolver assim o problema;ao que ele me respondeu que como o motor era um 1000 cilindrada (não chega mesmo aos 1000) os motores eram muito frcos e que não valia a pena andar de volta desse motor que dai ser melhor substitui lo.

    Ja se passou o mesmo com algum dos users?Não existe mesmo a possibilidade de reparação da junta ou é ele para vender um motor?

    Agradeço desde ja a disponibilidade

    Cumprimentos

    #2
    Normalmente o mais sensato é trocar a junta (e facear a cabeça se for caso disso).

    Obviamente que um motor "novo" (que normalmente é da sucata, reconstruído ou não) é mais caro e a mão-de-obra é maior.

    Há casos muito raros em que depois de uma junta estragada a coisa nunca mais ia ao sítio (estou-me a lembrar dos Citroen AX 1.4D que levando um escaldão dificilmente voltavam a ficar bons).

    Nunca ouvi falar de problemas crónicos a esse nível no Opel 1.0.

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      #3
      Uma junta da colaça que ainda nem queimou e o mecânico já te anda a dizer para mudares de motor? Não mudes de mecânico não... ; ) Se o serviço for bem feito e efectivamente não houver um sobreaquecimento assassino, é mais que viável a troca da junta. Agora se seguires o conselho do mecânico de andar até derreter, aí sim, motor novo no sítio.

      Cmpts.

      Comentário


        #4
        Cheio de aldrabões anda o mundo cheio. Em que prova é que o mecânico se baseou para te dizer que a junta do motor está danificada? A perda de liquido de refrigeração do motor pode ser causada por uma qualquer fuga em algum tubo, uma abraçadeira mal apertada, radiador danificado, tampa do vazo de expansão que já não veda bem, bomba de água danificada, etc, etc, etc...
        Primeiro começa-se por verificar estas coisas mais simples, mas como isto normalmente não enche o bolso aos mecânicos abre-se logo os motores e o no fim o cliente paga...
        Mesmo que a junta esteja danificada não é caso para trocares de motor. Uma junta para esse carro não deve custar mais de 50eur é mais o que se gasta em mão-de-obra do que em peças mas o mecânico no fim é menino para te apresentar uma conta de umas valentes centenas de euros.
        Comprar motores usados na sucata é sempre um risco porque nunca se sabe o verdadeiro estado do motor. Tenho um amigo que trabalha comigo que depois de uma avaria grave que teve no motor do carro, o mecânico também lhe disse que não valia a pena reparar. Comprou um motor na sucata e ao fim de um mês o motor foi-se. Até hoje o carro está parado nem o mecânico nem a sucata assumem a responsabilidade do que aconteceu. Ou vai para tribunal ou fica com o prejuízo.

        Comentário


          #5
          Boa noite

          Obrigado a todos pelas respostas.

          Eu achei muito estranho a conversa dele,principalmente o facto de dizer que a opção era trocar o motor mas que ainda podia andar assim uns tempos com ele.
          A justificação que ele me deu foi que na tampa do oleo podia ver se agua e que o oleo tinha uma tonalidade mais "creme".
          No primeiro post esqueci me de referir que quando o carro esta em andamento, o ponteiro da temperatura sobe ate aos 85º e depois por vezes vai ate aos zero graus para depois ai tornar a subir ate aos 80/85º estabilizando por ai.Outra coisa que noto é que a ventoinha não tem disparado e que no chao de manha na garagem encontro sempre algum derame de agua.
          Este ultimo ponto deixa me a pensar se não é apenas alguma fuga, ou tubagem danificada.

          Acho que a decisao mais sensata é procurar outro mecanico..mas gostaria de saber mais opinioes vossas sobre esta situação.

          Obrigado desde ja.

          Cumprimentos

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            #6
            Se efectivamente tens água no chão quando pegas no carro de manha, não é fuga nenhuma pela junta. Isso é uma fuga no circuito. Mas o melhor mesmo é ires a outro mecânico.


            Cmpts.

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              #7
              A junta do meu clio de 99 queimou (entre cilindros, o carro trabalhava mal, não misturava agua/oleo), o motor foi reparado (junta trocada, cabeça faceada, rodagem de valvulas, juntas de descarbonização, parafusos da cabeça novos, e na reparação acho que foi tudo), entretanto ja la vao 50.000km e nenhum problema. A partir daí deixei sempre lá o carro. Moro a 30km da oficina que falo, deixo sempre lá apesar de distancia, sei que o carro fica em excelentes mãos.

              Eu trocava de mecanico e optava por reparar o motor. Acho que um motor reparado como deve de ser é mais fiável que comprar um numa sucata sem saber exactamente o seu estado.

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                #8
                Infelizmente, há quem se aproveite de problemas no circuito de refrigeração para trocar uma junta ou até um motor completo. Não sei se será o caso aqui.

                Eu pedia uma 2ª opinião, talvez colocando o circuito de refrigeração sob pressão, a ver se há alguma fuga. Pode também ser a união de algum tubo ao dilatar, ou a junta dos colectores de admissão. Pode até ser a tampa do vaso de expansão.

                Acho que convém tirar isso a limpo antes de partir para alguma reparação. E a troca de motor não me parece das melhores ideias; o teu reparado ficará bom, o "novo" não sabes como vem, pode precisar de reparações, pode até estar pior que o teu.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por skulkur Ver Post
                  No primeiro post esqueci me de referir que quando o carro esta em andamento, o ponteiro da temperatura sobe ate aos 85º e depois por vezes vai ate aos zero graus para depois ai tornar a subir ate aos 80/85º estabilizando por ai.
                  Isto é um termostato estragado, com fluxo de líquido frio constante e, assim sendo, em muitas situações o motor arrefece.

                  Comentário


                    #10
                    Este é daqueles casos que eu preferia ver o carro in site para poder avaliar bem...

                    Antes de mais, se o carro anda a consumir água, tens de estar SEMPRE em cima do acontecimento. Fazes uma viagem, vês o nível. E atestas com água DESTILADA, NUNCA água da torneira.

                    Depois, tentas perceber exactamente de onde o motor está a perder líquido. Tanto pode ser a bomba de água como uma conexão ressequida. O termostato, como o carregalhe disse, provavelmente está estragado.

                    Quanto ao que o teu mecânico disse, ele está absolutamente enganado. Mudar junta não é operação que necessite sempre do facejamento da cabeça...e mesmo que necessite. Era só o que faltava era esse bloco não poder ser retificado porque é um 1000cc.

                    Muda de mecânico...

                    Como está a cor do óleo e da água do circuito? O carro manda fumo branco (principalmente de manhã, pelo arranque)?

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                      #11
                      Pessoal, já que se fala aqui de juntas da colaça e li alguém a referir que teve um problema entre cilindros, quais os sintomas ao ter a junta lixada entre cilindros? O meu carro manda algum vapor depois de o ligar a frio e quando começa a aquecer. Perder liquido de maneira preocupante não tem perdido mas quando o comprei apenas reatestei até ao máximo e até agora, quase um ano passado, baixou um bocado mas nada de alarmante.
                      A questão é que o meu carro por umas fugas no escape, no outro dia mandou para lá água...!!! Pela ponteira de escape só mesmo vapor...
                      Não me devo preocupar certo?

                      Comentário

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