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Mudanças encravam ou nem entram

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    Mudanças encravam ou nem entram

    Ora boas pessoal da autohoje.com, venho mais uma vez aqui esclarecer uma duvida que me preocupa tenho um toyota corolla EE90 sedan XL 1.3 com 208.000 kms e que desde há dois dias que tem vindo a encravar as mudanças ou nem deixa mete-las, acabei de chegar a casa depois de uma incomoda condução nestas condições. percebo pouco de mecânica mas atrevia-me a dizer que pode ser algum cabo de embreagem visto que se pisar com força de forma a o pedal forçar contra a carpete elas entram melhor, por outras vezes preciso tirar o pé da embreagem e voltar a meter para conseguir tirar a mudança, também me aconteceu ter o pé na embreagem e o carro continuar a fazer esforço para andar isto é o carro começar a enfraquecer como se tivesse a fazer um ponto de embreagem.

    Sabem me dar umas luzes acerca deste problema? quanto ficaria o arranjo?

    Cumps
    Varela91

    #2
    Com essa descrição é complicado...será o cabo de embraiagem?

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      #3
      Isso faz em lembrar uma mondeo de um amigo quando a embraiagem se foi...

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        #4
        sera mesmo embreagem? nunca deu indicios nenhuns de problemas, eu acredito que seija algo relacionado com o pedeal ou mesmo com um cabo porque se forçar o pedal contra carpete funciona 100%

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          #5
          Lá pela família anda um Toyota Corrolla desses com 19 anos, e o ano passado teve um problema semelhante.
          Esse carro não tem cabo de embraiagem, é de comando hidráulico, e uma das bombas estava com fugas.
          Repara isso quanto antes.

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            #6
            O meu Ford Escort tambèm tem um problema semelhante. A embraiagem pega muito bem, mas as mudanças custam a entrar, nomeadamente a 1a, 2a e a marcha atrás. O problema ainda não está resolvido, mas está no mecânico. Suspeita-se de uma peça que fica no pedal da embraiagem que faz a afinaçao da mesma, porque ela pega mesmo muito em baixo.

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              #7
              Se é de acionamento hidráulico repara quanto antes.

              Não sei se é o caso aqui mas esse óleo é comum com o circuito de travagem.

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                #8
                se for alguma coisa relacionada com a em quanto ficara a reparaçao +/-? o carro e de 89.
                acerca do oleo de travagem esta meio cheio poderá ser disso tambem? (entretanto vou atestar e ver se melhora)

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Varela91 Ver Post
                  se for alguma coisa relacionada com a em quanto ficara a reparaçao +/-? o carro e de 89.
                  acerca do oleo de travagem esta meio cheio poderá ser disso tambem? (entretanto vou atestar e ver se melhora)
                  Não faças isso.
                  Se está meio cheio é porque existe aí algum problema. Poderá ser de calços de travão meios gastos ou da bomba principal da embraiagem a perder fluido. A solução é pesquisar a anomalia, solucioná-la e só no fim atestar o nível se for necessário.

                  Poses fazer o teste da embraiagem gasta.
                  Pões o carro a trabalhar e metes a 5ª velocidade, travas com o travão de mão a "fundo", aceleras e tentas arrancar desembraiando tudo. Se o carro continuar a trabalhar quer dizer que o disco está gasto. Se o carro for abaixo, o disco está OK, portanto fica despistado o possível desgaste da embraiagem. Caso isto aconteça, quase de certeza que será da parte hidráulica da bomba principal ou do bombito que trabalha junto do rolamento de encosto.

                  Comentário


                    #10
                    Bomba do actuador da embraiagem com problemas. Existem 2, uma principal, junto a caixa de velocidades e outra secundaria, no pedal da embraiagem, que acciona a principal. No meu caso foi o actuador junto ao pedal, em que os vedantes estavam gastos e deixava passar pressão, nao accionando a embraiagem a 100%. Um kit de reparação na toyota custou-me na altura uns 30€. E mais uma horita de trabalho de volta daquilo.

                    Comentário


                      #11
                      Jonipi testei o que me disseste e o carro foi no logo abaixo como esperava.
                      darkwings a sensação que tenho e exactamente essa de a embraiagem não actuar a 100% dai que quando quiz parar ontem o carro foi abaixo porque apesar de ter a embraiagem a fundo ela não estava a responder ao que deveria para aquela pressão de pedal.

                      a respeito de qualidade/preço aconselham-me a ir a toyota ou a uma oficina qualquer? (primeiro carro, primeira avaria que não sei solucionar)

                      Comentário


                        #12
                        Amigo o comando da embraiagem nesses carros é hidaulico, portanto o problema é ou a bomba principal (a do pedal) ou a secundaria , a que está fixada na cloche da caixa, normalmente são as borrachas que dão passagem e perdem pressão , ou seja voce carrega e não actua o curso todo e portanto não desembraia, exprimente a fazer o teste , injete o pedal de embraiagem umas quantas vezes e exprimente, e utilize este método enquanto não repararar as bombas. Já agora veja o nivel de oleo da embraiagem e nas bombas se ve alguma fuga. pode estar tudo normal e serem as borrachas a dar passagem e ai só reparando ou substituindo as bombas.
                        Editado pela última vez por sailor; 26 February 2013, 17:03.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          Com essa descrição é complicado...será o cabo de embraiagem?
                          Desconhecia que o corolla tivesse já nestas alturas embraiagem hidráulica. Peço desculpa se induzi em erro!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por sailor Ver Post
                            exprimente a fazer o teste , injete o pedal de embraiagem umas quantas vezes e exprimente, e utilize este método enquanto não repararar as bombas.
                            sim, ajuda porque foi assim que o trouxe ate casa, so a segunda ou 3 vez que pressionava e que acionava.

                            Originalmente Colocado por sailor Ver Post
                            Já agora veja o nivel de oleo da embraiagem e nas bombas se ve alguma fuga
                            o oleo da embreiagem é o dos travões certo? esta a meio, mas acho que vou seguir o conselho do amigo Jonipi e deixar para quem for reparar ter como referencia para diagnosticar os problemas que possam haver.

                            Comentário


                              #15
                              Qualquer mecânico deverá ser capaz de resolver isso. Para a bomba Secundária existem kits de reparação, muito mais baratos.

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