Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Punto 55 sx - arranjo ou compro outro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiat Punto 55 sx - arranjo ou compro outro?

    Bom dia

    Venho aqui socorrer-me dos entendidos na materia
    Tenho um Punto 55 sx de 99 com 107000KMs, que dado a idade e falta de manutençao da minha parte me tem começado a dar alguns problemas e agora parou de vez.
    Andava a aquecer (creio que necessitasse de trocar uma rela, ja troquei 2) e fui abusando ate que a semana passada, depois de por agua e ter andado uns 5km começou a perder potencia, saiu fumo banco pelo escape e fez um barulho no motor.
    Parei abri o capot e deparei-me com um cenario desolador. Completamente sujo de oleo, com um tubo roto ainda a borbulhar...
    Achei que estava bom para o abate.
    No entanto foi visto so por alto por um mecanico (ele nao o chegou a abrir) olhou so para o motor...disse-me que compensava arranjar, tento em conta o plafon que tenho que e mto baixo para outro carro... Acha que foi a junta da cabeça que derreteu e misturou a agua com o oleo.
    Tenho aqui varias duvidas:
    -Ele a primeira vista diz que com 400€ deve conseguir por o carro razoavel ( trocar a junta da cabeça, correia nova, oleo e 2 pneus) mas isto ainda sem o ter aberto.. e que com 400€ nao consigo comprar outro carro...
    - Falaram-me nos motores recondicionados, que desconhecia.... Disseram-me que com menos dinheiro ponho um e que seria mais benefico. pedi um orçamento a uma empresa que me disse ter um a 150€ s garantia. isto depois e caro colocar o motor? E quais sao mais os encargos? ha encargos burocraticos?
    - Tambem ja me disseram que os carros quando e a junta da cabeça mais vale nao arranjar e mandar pra sucata.
    Venho aqui perguntar aos entendidos que deem umas dicas aqui a ignorante no assunto. E muito facil enganar quem nao percebe patavina de carros
    Qual acham que seria a melhor soluçao?
    obrigado

    #2
    Se com 300€ conseguisses por um motor recondicionado com mao de obra era de aproveitar. No ca de casa quando foi para rectificar foram 650€ ao ar

    Comentário


      #3
      Se realmente foi apenas a junta da cabeça, com uma boa reparação e manutenção posterior, ficarás com um motor novamente para muitos kms.

      Se o problema da junta for isolado, avança sem medo, pois um motor recondicionado dificilmente fica abaixo dos 500€ + mão de obra.

      Eventualmente por 200/300€ até poderias conseguir um motor usado, mas nesse caso, eu preferiria sempre reparar o motor já existente, pois ficas com mais segurança no que tens.

      Comentário


        #4
        Eu arranjaria esse.

        Comentário


          #5
          Tens aí um problema tramado. Se, na realidade, soubesses que com 400 € estaria resolvido, acho que nem valia a pena pensar em mais nada. Mas não sabes....podes ter mais despesa assim que o motor for "aberto". É uma decisão dificil...acho que arriscava, na mesma, a reparação.

          Comentário


            #6
            Se tratares tão bem os próximos carros como trataste esse, daqui a uns meses estás aqui com a mesma dúvida

            Comentário


              #7
              Pois de facto estou sem saber muito bem o que fazer. O melhor e ver o que realmente o carro necessita, pedir um orçamento e depois decido. Se ficar pelos valores que o mecanico me falou o melhor sera mesmo a reparaçao. Tenho-o comigo ha muitos anos e apesar de nao lhe ter dado o melhor tratamento mostrou-se um bom carro.
              Obrigado pelas opinioes.

              Comentário


                #8
                Em termos puramente financeiros o melhor (se tiveres possibilidade) é vender o teu ás peças / para peças e comprar outro.

                Imagina que consegues 250 € pelo teu e compras um carro de 750 €.
                Acabas por gastar 500 €.

                Tens duas situações de vender a peças o teu:
                1- Inteiro. Alguém o compra todo por X.
                2- Descascas o carro guardando as peças mais valiosas e vais vendendo-as.
                O "resto" vendes a peso para sucata.

                Comentário


                  #9
                  tens 400 € na mão , não consegues vender o carro por 400€ ? assim com 800€ já compras um "carrito jeitoso"

                  Comentário


                    #10
                    Pois nao sei quanto me dao pelo meu. Tenho de avaliar essa possibilidade. Admito que pela primeira vez na vida gostaria de ter uma direcçao mais leve.. O meu punto foi o unico carro que tive ate hoje e nao tem direcçao assistida. Muito bom para treinar o bicepe mas bastante cansativo principalmente nas manobras de estacionamento.
                    Mas de facto o meu orçamento e super reduzido. So tenho mesmo 400€, pelo que para comprar outro mesmo antigo teria de vender o meu e nao faço ideia de quanto me dariam por ele. Para sucata ofereceram-me 150€, mas creio que ele vale mais uma vez que tem arranjo...
                    O que acham deste?:
                    http://oeirasesaojuliaobarra.olx.pt/...-iid-435816455

                    Comentário


                      #11
                      não sei quanto me darão por ele... assim para sucata o maximo que me ofereceram foi 150€, mas isto foi antes de saber que tinha arranjo.

                      Comentário


                        #12
                        nao esta ao meu alcance mas o que acham destas monovolumes?

                        Renault Scénic 1.4 RT 16V 95cv - à venda Monovolume / SUV, Lisboa - CustoJusto.pt

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pituka Ver Post
                          Pois nao sei quanto me dao pelo meu. Tenho de avaliar essa possibilidade. Admito que pela primeira vez na vida gostaria de ter uma direcçao mais leve.. O meu punto foi o unico carro que tive ate hoje e nao tem direcçao assistida. Muito bom para treinar o bicepe mas bastante cansativo principalmente nas manobras de estacionamento.
                          Mas de facto o meu orçamento e super reduzido. So tenho mesmo 400€, pelo que para comprar outro mesmo antigo teria de vender o meu e nao faço ideia de quanto me dariam por ele. Para sucata ofereceram-me 150€, mas creio que ele vale mais uma vez que tem arranjo...
                          O que acham deste?:
                          http://oeirasesaojuliaobarra.olx.pt/...-iid-435816455
                          Para treinar bicep e algum tricep

                          Comentário


                            #14
                            Os carros que postaste têm consumos e manutenção mais cara que o teu Punto. Considera

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pituka Ver Post
                              nao esta ao meu alcance mas o que acham destas monovolumes?

                              Renault Scénic 1.4 RT 16V 95cv - à venda Monovolume / SUV, Lisboa - CustoJusto.pt
                              É um "bêbado" com manutenção mais cara que o Fiat. O Brava é uma escolha mais equilibrada e em termos de consumos e manutenção não anda longe do Punto 55.

                              Comentário


                                #16
                                Acho muito estranho um motor recondicionado vir sem garantia por 150€... Mais parece um motor usado retirado numa sucata e o mais provável é ter a junta quase podre de estar parado há tempo.

                                Se for só a junta, é de arranjar, mas tem que ser confirmado que a cabeça não empenou e que a mistura de água com óleo não fez agarrar nada. Facilmente o teu mecânico verifica isso em com duas horas de mão de obra.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pede um orçamento para um motor + mão de obra e um para reparar o teu motor. Depois senao te importares posta aqui os 2 para opiniões e para futuras referencias

                                  Comentário


                                    #18
                                    Olha eu tal como tu também tive um 55sx de 97, e tal como tu queimei a junta da cabeça, na altura gastei uns 400€, levou cabos das velas, junta da cabeça, cabeça cheia e retificada, oleo e liquido refrigerante. Depois disto fiquei sempre desconfiado a verdade é que o utilizei durante muito tempo sem problemas. Se queres a minha opiniao acho que devias arranjar o que tens sendo nesse mecanico ou noutro tenta que te façam um orçamento e logo vês porque mesmo que o vendas e compres outro vais comprar algo que pode ter problemas até maiores do que tens

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                      É um "bêbado" com manutenção mais cara que o Fiat. O Brava é uma escolha mais equilibrada e em termos de consumos e manutenção não anda longe do Punto 55.
                                      Manutenção mais cara que Fiat? Tenho dúvidas. Tem manutenção muito acessível. O Brava não é propriamente concorrente de um Megane...muito menos da Scenic...em todos os aspectos! O Megane é claramente mais carro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Facil mandas esse para a sucata e dao-te 150 euros , depois compras outro punto mas na versao 75 ELX e pronto , aproveitas o que tiver de bom estado do teu .

                                        Outros carritos :

                                        Peugeot 306 1.4 XT 5p, € 600, Vila Verde-Braga - Standvirtual

                                        Renault Laguna Break Confort, € 699, Alenquer - Standvirtual

                                        Comentário


                                          #21
                                          Com 150/200€ já compras um motor em bom estado para isso.
                                          Se precisares de uma cabeça avisa,tenho uma cá em casa
                                          Se te interessar manda me PM,e se fores dos lados de lisboa,pagas me um café e logo se vê
                                          Editado pela última vez por azegrokas; 28 February 2013, 04:07.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Manutenção mais cara que Fiat? Tenho dúvidas. Tem manutenção muito acessível. O Brava não é propriamente concorrente de um Megane...muito menos da Scenic...em todos os aspectos! O Megane é claramente mais carro.
                                            Sim, a começar pelos filtros e a terminar em peças estúpidas que avariam quando menos se espera. Um simples botão dos 4 piscas para um Clio II custa 42€ com IVA

                                            Esse motor também é conhecido por comer bobines

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                              Sim, a começar pelos filtros e a terminar em peças estúpidas que avariam quando menos se espera. Um simples botão dos 4 piscas para um Clio II custa 42€ com IVA

                                              Esse motor também é conhecido por comer bobines
                                              E então? Se fores comprar determinadas peças à FIAT vão-te sair baratas? Sim é um motor que por vezes precisa de bobines. Mesmo assim, continua a ser bem melhor que o brava. Aliás, não há sequer comparação possível.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                É um "bêbado" com manutenção mais cara que o Fiat. O Brava é uma escolha mais equilibrada e em termos de consumos e manutenção não anda longe do Punto 55.
                                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                Manutenção mais cara que Fiat? Tenho dúvidas. Tem manutenção muito acessível. O Brava não é propriamente concorrente de um Megane...muito menos da Scenic...em todos os aspectos! O Megane é claramente mais carro.



                                                A menos que sejam peças muito difíceis de encontrar, quem é que vai à marca comprar material de manutenção ? Para carros destes valores as revisões fazem-se em casas de peças e online onde filtros e óleos e afins custam meia dúzia de tostões e qualquer mecânico de esquina sabe mudar... Entre um Mégane e um Brava ou um Scénic (basicamente um Mégane maior), a manutenção anda ela por ela...

                                                Fiabilidade ? Desde que o Fiat não tenha o 1.4 12v é uma questão de sorte entre todos, carros velhos vão sempre começar a cair aos bocados mais tarde ou mais cedo.


                                                Eu escolhia o Mégane, é infinitamente mais seguro que o Brava, mais confortável e talvez ligeiramente mais económico. Ou então com alguma pesquisa também já se encontram Puntos II por menos de 1000€...


                                                Preços na marca ? Já sondei na Alfa Romeo e na Renault e já comprei em ambas peças que não encontrava cá fora, e foi na Renault que me pareceram menos "chupistas"...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A FIAT em certas peças originais cobra preços de Ferrari...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Coloquei-o a venda como esta. Muito sinceramente queria despachar isto o mais rapido possivel. Se me derem pelo menos 350€ como esta despacho-o. Senao arranjo-o e logo se ve.
                                                    <Obrigado pelas dicas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                      A menos que sejam peças muito difíceis de encontrar, quem é que vai à marca comprar material de manutenção ? Para carros destes valores as revisões fazem-se em casas de peças e online onde filtros e óleos e afins custam meia dúzia de tostões e qualquer mecânico de esquina sabe mudar... Entre um Mégane e um Brava ou um Scénic (basicamente um Mégane maior), a manutenção anda ela por ela...

                                                      Fiabilidade ? Desde que o Fiat não tenha o 1.4 12v é uma questão de sorte entre todos, carros velhos vão sempre começar a cair aos bocados mais tarde ou mais cedo.


                                                      Eu escolhia o Mégane, é infinitamente mais seguro que o Brava, mais confortável e talvez ligeiramente mais económico. Ou então com alguma pesquisa também já se encontram Puntos II por menos de 1000€...


                                                      Preços na marca ? Já sondei na Alfa Romeo e na Renault e já comprei em ambas peças que não encontrava cá fora, e foi na Renault que me pareceram menos "chupistas"...
                                                      O exemplo do botão dos 4 piscas que dei em Portugal só é vendido pela Renault

                                                      Consegues comprar online a 1/3 do preço mas a maioria das pessoas não tem "destreza" para esses negócios online.

                                                      O Fiat que foi postado acima é o 1.2 80cv que é bem mais poupado que o 1.4 da Renault (tenho um Renault com essa motorização e já conduzi milhares de km num Fiat com o 1.2).

                                                      Tem um user a queixar-se de fazer 10L/100 num Megane (o cá de casa anda nos 8).

                                                      http://forum.autohoje.com/forum-gera...ou-2-0-8v.html

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                        O exemplo do botão dos 4 piscas que dei em Portugal só é vendido pela Renault

                                                        Consegues comprar online a 1/3 do preço mas a maioria das pessoas não tem "destreza" para esses negócios online.

                                                        O Fiat que foi postado acima é o 1.2 80cv que é bem mais poupado que o 1.4 da Renault (tenho um Renault com essa motorização e já conduzi milhares de km num Fiat com o 1.2).

                                                        Tem um user a queixar-se de fazer 10L/100 num Megane (o cá de casa anda nos 8).

                                                        http://forum.autohoje.com/forum-gera...ou-2-0-8v.html
                                                        Valores que não são nada normais. Ao fundo do tópico tens um bom exemplo do que o 1.4 do Mégane consegue fazer... E comprovado por mim que também já consegui parecido com "meia dúzia" de km's de habituação ao carro.

                                                        Sim o 1.2 é bem poupado também (na ordem dos 5 altos/6), mas só conheço no Punto (tanto na versão 8v 60cv ou 16v 80cv). Não sei se no Brava é assim.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                          Valores que não são nada normais. Ao fundo do tópico tens um bom exemplo do que o 1.4 do Mégane consegue fazer... E comprovado por mim que também já consegui parecido com "meia dúzia" de km's de habituação ao carro.

                                                          Sim o 1.2 é bem poupado também (na ordem dos 5 altos/6), mas só conheço no Punto (tanto na versão 8v 60cv ou 16v 80cv). Não sei se no Brava é assim.
                                                          Os consumos são sempre uma variável lixada, é preciso ter em conta a localização geográfica, a configuração da cidade, o trânsito, os percursos habituais, etc..

                                                          No Clio que mora cá em casa o consumo mais baixo que fiz foi na ordem dos 6.5 em AE sem trânsito/paragens, sem grande inclinações, e sem ultrapassar os 110/120.

                                                          Mas ainda assim a excepção não faz a regra.

                                                          Tenho um familiar que teve um Megane 1.4 de 75cv durante 8 anos e as médias rondaram sempre os 7/7.5

                                                          Tenho um amigo com um Megane com a mesma motorização convertido a GPL que faz médias de 8 (faz pouca cidade).
                                                          Editado pela última vez por 206Hdi; 28 February 2013, 23:34.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Pituka Ver Post
                                                            Coloquei-o a venda como esta. Muito sinceramente queria despachar isto o mais rapido possivel. Se me derem pelo menos 350€ como esta despacho-o. Senao arranjo-o e logo se ve.
                                                            <Obrigado pelas dicas.
                                                            obrigado por teres ignorado o meu post.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X