Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Megane II 1.5 DCI - Avaria curiosa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Megane II 1.5 DCI - Avaria curiosa

    Viva. Antes demais espero que o post não seja demasiado longo, mas pretendo explicar bem a situação.

    Tenho um Renault Megane II 1.5 DCI 80cv, e recentemente deparei-me com uma situação muito curiosa. Ao conduzir normalmente, acendeu-se a luz SERVICE junto com o erro 'Verificar Injecção'. O comportamento do motor não se alterou. A minha "máquina de diagnóstico" barata não leu o erro, por não se dar bem com o Megane.

    Após alguma pesquisa, verifiquei que o erro é bastante comum neste motor/carro e que pode ter várias origens. No dia seguinte, surge o comportamento anormal: custava a pegar a frio, deitava fumo branco no arranque, e o ralenti durante meio minuto estava um pouco instável e abaixo do normal (como se o motor estivesse quente). Tudo o resto continuava normal!

    Comecei por verificar o circuito de combustível, e dar à bomba antes de ligar o carro, não resolveu. A pressão da bomba injectora estava correcta, e todas as fichas/cabos pareciam em bom estado. Troquei, então, as 4 velas de incandescência, apesar de saber que os motores Common-rail arrancam bem sem velas no nosso clima. Isto não resolveu mas ajudou: antes só pegava após 5/6 tentativas, passou a pegar à 1/2ª.

    Andei assim durante três semanas, enquanto perdia horas a pesquisar sobre o assunto em fóruns portugueses e ingleses. Encontrei vários casos iguais, outros com o mesmo erro mas comportamentos diferentes. Entretanto passei na Renault e em duas oficinas, mas recusei-me a pagar o valor pedido pelo diagnóstico, simplesmente para me dizerem um código e apagarem-no.

    Até que à uns dias, me fizeram o favor de fazer o diagnóstico. Três erros encontrados, dois relativos à injecção: P0255 (a máquina apontava como problema o pedal do acelerador, noutros locais indica controlo de dosagem de combustível que pode ter várias causas) e P0325 (sensor de detonação).

    A parte curiosa vem agora: com a luz de avaria acesa o carro custava a pegar, após apagá-la o comportamento voltou ao normal, simplesmente resolveu o problema! Pelos vistos, neste carro, uma simples luz e mensagem de avaria afecta o funcionamento do motor sem qualquer razão. O modo de segurança de um motor, geralmente apenas limita as rotações a cerca de metade de forma a protegê-lo, e não altera só o arranque. O carro já fez mais uns 100KM e está tudo normal.

    Fica a questão, será uma falha (grave) no software, ou uma forma "inteligente" de levar os condutores à oficina? Eu não encontro justificação...

    #2
    Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
    Viva. Antes demais espero que o post não seja demasiado longo, mas pretendo explicar bem a situação.

    Tenho um Renault Megane II 1.5 DCI 80cv, e recentemente deparei-me com uma situação muito curiosa. Ao conduzir normalmente, acendeu-se a luz SERVICE junto com o erro 'Verificar Injecção'. O comportamento do motor não se alterou. A minha "máquina de diagnóstico" barata não leu o erro, por não se dar bem com o Megane.

    Após alguma pesquisa, verifiquei que o erro é bastante comum neste motor/carro e que pode ter várias origens. No dia seguinte, surge o comportamento anormal: custava a pegar a frio, deitava fumo branco no arranque, e o ralenti durante meio minuto estava um pouco instável e abaixo do normal (como se o motor estivesse quente). Tudo o resto continuava normal!

    Comecei por verificar o circuito de combustível, e dar à bomba antes de ligar o carro, não resolveu. A pressão da bomba injectora estava correcta, e todas as fichas/cabos pareciam em bom estado. Troquei, então, as 4 velas de incandescência, apesar de saber que os motores Common-rail arrancam bem sem velas no nosso clima. Isto não resolveu mas ajudou: antes só pegava após 5/6 tentativas, passou a pegar à 1/2ª.

    Andei assim durante três semanas, enquanto perdia horas a pesquisar sobre o assunto em fóruns portugueses e ingleses. Encontrei vários casos iguais, outros com o mesmo erro mas comportamentos diferentes. Entretanto passei na Renault e em duas oficinas, mas recusei-me a pagar o valor pedido pelo diagnóstico, simplesmente para me dizerem um código e apagarem-no.

    Até que à uns dias, me fizeram o favor de fazer o diagnóstico. Três erros encontrados, dois relativos à injecção: P0255 (a máquina apontava como problema o pedal do acelerador, noutros locais indica controlo de dosagem de combustível que pode ter várias causas) e P0325 (sensor de detonação).

    A parte curiosa vem agora: com a luz de avaria acesa o carro custava a pegar, após apagá-la o comportamento voltou ao normal, simplesmente resolveu o problema! Pelos vistos, neste carro, uma simples luz e mensagem de avaria afecta o funcionamento do motor sem qualquer razão. O modo de segurança de um motor, geralmente apenas limita as rotações a cerca de metade de forma a protegê-lo, e não altera só o arranque. O carro já fez mais uns 100KM e está tudo normal.

    Fica a questão, será uma falha (grave) no software, ou uma forma "inteligente" de levar os condutores à oficina? Eu não encontro justificação...

    Sensor de posição da cambota, tive um carro igual........inicialmente foi limpo e resolveu o problema, mas passados uns 15 dias voltou ao mesmo, mudou-se e acabou-se o problema........e nem foi caro!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post

      Fica a questão, será uma falha (grave) no software, ou uma forma "inteligente" de levar os condutores à oficina? Eu não encontro justificação...
      Simples colega, isso é mesmo assim para prevenir danos no motor e principalmente que certos condutores venham dizer "ah e tal nao acendeu nenhuma luz e portanto a culpa é da marca"

      Comentário


        #4
        A mim cheira-me a problemas num injector...

        Podes ter apagado os códigos mas o erro vai voltar.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
          A mim cheira-me a problemas num injector...

          Podes ter apagado os códigos mas o erro vai voltar.
          Os sintomas que o forista descreve são exactamente iguais aos que tive.........e, como descrevi, era o sensor de posição da cambota o "culpado"

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
            Sensor de posição da cambota, tive um carro igual........inicialmente foi limpo e resolveu o problema, mas passados uns 15 dias voltou ao mesmo, mudou-se e acabou-se o problema........e nem foi caro!
            Obrigado pela resposta.

            Realmente já tinha lido vários problemas com esse sensor. Pensava que custava mais a pegar, tanto a frio como a quente, e que existissem mais indicios. Pelos vistos poderá ser o responsável. Só não percebo porque surge o erro P0325 e não o P0335 que é específico para o sensor de posição da cambota.

            No teu caso também aconteceu o mesmo ao apagar o erro? Aparentemente quando o sensor falha a centralina deixa de o usar, só isso pode justificar o problema resolver-se ao apagar a luz.


            Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
            Simples colega, isso é mesmo assim para prevenir danos no motor e principalmente que certos condutores venham dizer "ah e tal nao acendeu nenhuma luz e portanto a culpa é da marca"
            Isso faz sentido no caso do modo de segurança, dificultar o arranque a frio não protege propriamente, pelo contrário.


            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            A mim cheira-me a problemas num injector...

            Podes ter apagado os códigos mas o erro vai voltar.
            Já li relatos idênticos e realmente era um injector. No entanto, no meu caso não surge nenhum erro relacionado com um injector/cilindro em específico, e o funcionamento do motor continua normal.

            Comentário


              #7
              Não surgiu erro associado ao injector mas surgiu um erro ali no sensor de detonação, daí a minha sugestão. De qualquer das formas, experimenta mudar o sensor que indicaram acima, pelo menos é mais barato, e despistas esse problema primeiro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                Obrigado pela resposta.

                Realmente já tinha lido vários problemas com esse sensor. Pensava que custava mais a pegar, tanto a frio como a quente, e que existissem mais indicios. Pelos vistos poderá ser o responsável. Só não percebo porque surge o erro P0325 e não o P0335 que é específico para o sensor de posição da cambota.

                No teu caso também aconteceu o mesmo ao apagar o erro? Aparentemente quando o sensor falha a centralina deixa de o usar, só isso pode justificar o problema resolver-se ao apagar a luz.




                Isso faz sentido no caso do modo de segurança, dificultar o arranque a frio não protege propriamente, pelo contrário.




                Já li relatos idênticos e realmente era um injector. No entanto, no meu caso não surge nenhum erro relacionado com um injector/cilindro em específico, e o funcionamento do motor continua normal.
                O código do erro não sei, na altura quem me resolveu o problema foi um tio mecânico!

                Comentário


                  #9
                  Boas caros users, estou com uma situação praticamente idêntica ao do post que abriu este tópico. Gostaria de perguntar, como foi resolvida esta situação. Foram injectores, EGR ou o Sensor de posição da cambota?
                  Agradeço que me ajudem pois n estou a conseguir resolver esta situação. O mecânico já me apagou os erros uma vez e o carro ficou a trabalhar como deve ser e pegou sempre à primeira, mas ontem em andamento voltou a mensagem de erro "Verificar Injecção" e hoje o megas já se recusou a pegar à primeira!!

                  Comentário


                    #10
                    O meu Megane 2 quando andou com esse aviso tinha o turbo avariado...;(

                    Comentário


                      #11
                      Pode ser o Turbo sim, se bem que não deve ser o mais provável, visto que, o carro em andamento normal "andar bem".

                      Comentário


                        #12
                        Neoalfa, mudaste o turbo ou teve raparação? Em quanto ficou o estrago?

                        Comentário


                          #13
                          Eu já tive um Megas 2 80CV, isso da injecção, convem andares de olho no sistema de injeção(Bomba e injectores), em plena EN deu raia de vez, e tive levar para reparação.

                          Comentário


                            #14
                            Tenho EXACTAMENTE o mesmo problema desde há 3 anos (em que resolvi o problema temporáriamente algumas vezes limpando as mensagens de erro) e apesar de ter pesquisado em vários foruns, só agora dei com este tópico!!!!

                            Após ter a mensagem de SERVICE+verificar injecção, o carro deixa de pegar a frio. E quanto mais frio está, mais custa a pegar (nas manhãs de inverno é ao fim de 5-10 tentativas)!
                            Quando consegue pegar, deita fumo branco e fica meio engasgado durante alguns 20-30 segundos até estabilizar e deixar de deitar fumo branco.
                            Quando está quente (tipo um dia inteiro ao sol no verão, ou após uma viagem), pega logo!

                            Fora este problema, nunca falhou, nunca foi abaixo, nunca engasgou...

                            Inicialmente troquei bateria e velas, já meti liquido de limpeza de injectores no depósito do gasóleo... basicamente só pega bem a frio enquanto não me aparece a mensagem da injecção e fico com o SERVICE aceso :P

                            Quanto custa +- a despesa desse sensor da posição da cambota???

                            Obg

                            Comentário


                              #15
                              O último que apareceu lá era uma vela queimada. Confirmaste se as velas recebem alimentação?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                O último que apareceu lá era uma vela queimada. Confirmaste se as velas recebem alimentação?
                                na 1ª intervenção, as velas e bateria foram trocadas por novas e a mensagem de SERVICE foi limpa do CB, mas ao fim de 100kms voltou a dar o erro da injeção e ficar com o SERVICE aceso e a partir daí o problema reapareceu.

                                Da 2ª vez que limpei a mensagem de SERVICE do CB, andou 1000kms até avisar da injeção e acender o SERVICE, e voilá! O problema volta a aparecer!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  O sensor de posição da cambota não acusa erro no CB, já passei por isso num clio e ao principio fazia a limpeza e andava uns meses bem mas acabava por voltar, assim acabei por substituir por novo e nunca mais chateou!
                                  Quanto ao teu problema quase que aposto que é injectores, mais hora menos hora e isso pára de vez..........também passei por isso no clio
                                  Os K9K são um caixinha de surpresas!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post
                                    O sensor de posição da cambota não acusa erro no CB, já passei por isso num clio e ao principio fazia a limpeza e andava uns meses bem mas acabava por voltar, assim acabei por substituir por novo e nunca mais chateou!
                                    Quanto ao teu problema quase que aposto que é injectores, mais hora menos hora e isso pára de vez..........também passei por isso no clio
                                    Os K9K são um caixinha de surpresas!!
                                    O meu é um MeganeII 1.5dci 80/82cv, com 200.000 kms feitos por mim desde que o comprei novo com zero kms.

                                    Erros de "DEFICIÊNCIA NOS INJECTORES" sempre tive de vez em quando desde os 60.000kms, mas depois desaparecia. Só +- aos 160.000kms é que apareceu o erro de "VERIFICAR INJEÇÃO" + luz SERVICE que fica acesa até ir à máquina e limpar. E só desde aí tenho o problema de pegar a frio, se o SERVICE estiver aceso derivado dessa mensagem.

                                    A mensagem de erro+SERVICE quando aparece, é só em situações de pisar a fundo em mudanças altas, mas o carro nunca falha no andamento!

                                    Simplesmente parece-me que: SE é o sensor da posição de cambota avariado, esse sensor só é "despertado" quando o SERVICE fica ligado (derivado a falha na injecção, EGR, o que quer que seja...).

                                    EDIT - Acredito que a injecção esteja perto de dar problemas maiores, mas neste momento acredito mais que seja um sensor qualquer, pois mesmo no inverno, se o deixar ao sol o dia todo, ele pega à 1ª ou à 2ª tentativa. Já de manhã (após o frio da noite) isso não acontece...
                                    Editado pela última vez por tiagottx; 22 February 2016, 09:54.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                      Viva. Antes demais espero que o post não seja demasiado longo, mas pretendo explicar bem a situação.

                                      Tenho um Renault Megane II 1.5 DCI 80cv, e recentemente deparei-me com uma situação muito curiosa. Ao conduzir normalmente, acendeu-se a luz SERVICE junto com o erro 'Verificar Injecção'. O comportamento do motor não se alterou. A minha "máquina de diagnóstico" barata não leu o erro, por não se dar bem com o Megane.

                                      Após alguma pesquisa, verifiquei que o erro é bastante comum neste motor/carro e que pode ter várias origens. No dia seguinte, surge o comportamento anormal: custava a pegar a frio, deitava fumo branco no arranque, e o ralenti durante meio minuto estava um pouco instável e abaixo do normal (como se o motor estivesse quente). Tudo o resto continuava normal!

                                      Comecei por verificar o circuito de combustível, e dar à bomba antes de ligar o carro, não resolveu. A pressão da bomba injectora estava correcta, e todas as fichas/cabos pareciam em bom estado. Troquei, então, as 4 velas de incandescência, apesar de saber que os motores Common-rail arrancam bem sem velas no nosso clima. Isto não resolveu mas ajudou: antes só pegava após 5/6 tentativas, passou a pegar à 1/2ª.

                                      Andei assim durante três semanas, enquanto perdia horas a pesquisar sobre o assunto em fóruns portugueses e ingleses. Encontrei vários casos iguais, outros com o mesmo erro mas comportamentos diferentes. Entretanto passei na Renault e em duas oficinas, mas recusei-me a pagar o valor pedido pelo diagnóstico, simplesmente para me dizerem um código e apagarem-no.

                                      Até que à uns dias, me fizeram o favor de fazer o diagnóstico. Três erros encontrados, dois relativos à injecção: P0255 (a máquina apontava como problema o pedal do acelerador, noutros locais indica controlo de dosagem de combustível que pode ter várias causas) e P0325 (sensor de detonação).

                                      A parte curiosa vem agora: com a luz de avaria acesa o carro custava a pegar, após apagá-la o comportamento voltou ao normal, simplesmente resolveu o problema! Pelos vistos, neste carro, uma simples luz e mensagem de avaria afecta o funcionamento do motor sem qualquer razão. O modo de segurança de um motor, geralmente apenas limita as rotações a cerca de metade de forma a protegê-lo, e não altera só o arranque. O carro já fez mais uns 100KM e está tudo normal.

                                      Fica a questão, será uma falha (grave) no software, ou uma forma "inteligente" de levar os condutores à oficina? Eu não encontro justificação...
                                      Eu tive o mesmo problema na sexta feira. Levei o carro à maquina e resultado dessa luz. Injector 2 likite ralanti (avariado ) sensor de pressão do coletor de admissão avariado e circuito do sensor de temperatura do combustível avariado. Resultado 450€ de arranjo. Como vê nem todas as avarias são iguais quando essa luz acende e o verevicar injecção aparece!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu tenho noção que essa mensagem pode significar muita coisa, mas tendo em conta que o carro nunca me falhou (engasgos, ir abaixo, etc...), estou disposto a substituir primeiro e por partes, as peças mais baratas que podem causar o mau pegar a frio:
                                        - limpeza da EGR
                                        - sensor de posição da cambota
                                        - sensor de pré-aquecimento das velas(?)

                                        E logo vou vendo...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por tiagottx Ver Post
                                          Eu tenho noção que essa mensagem pode significar muita coisa, mas tendo em conta que o carro nunca me falhou (engasgos, ir abaixo, etc...), estou disposto a substituir primeiro e por partes, as peças mais baratas que podem causar o mau pegar a frio:
                                          - limpeza da EGR
                                          - sensor de posição da cambota
                                          - sensor de pré-aquecimento das velas(?)

                                          E logo vou vendo...
                                          Vai usar a técnica mais conhecida dos profissionais em Portugal? Substituir até resolver? Não é um método eficiente, de todo, para resolver o que quer que seja...

                                          "sensor de pré-aquecimento das velas" Isso não existe...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não tenho onde ligar o carro e diagnosticar especificamente os erros

                                            Assim vou gastando aos poucos :P

                                            O "sensor do pré aquecimento das velas" li algures num forum renault tuga, mas acho que o correcto é FUSÍVEL do pré aquecimento das velas...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tiagottx Ver Post
                                              Não tenho onde ligar o carro e diagnosticar especificamente os erros

                                              Assim vou gastando aos poucos :P

                                              O "sensor do pré aquecimento das velas" li algures num forum renault tuga, mas acho que o correcto é FUSÍVEL do pré aquecimento das velas...
                                              Podes sempre, sei lá, pagar para isso???

                                              Deves-te estar a referir ao relé das velas de aquecimento.

                                              Apenas gostava de dizer que da maneira confusa como expões as coisas, da forma como estruturas as hipóteses que apresentas, e das ideias que tens em simplesmente ir substituindo componentes pelo preço, estás bem encaminhado em gastar mais do que o necessário com esse carro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                                Vai usar a técnica mais conhecida dos profissionais em Portugal? Substituir até resolver? Não é um método eficiente, de todo, para resolver o que quer que seja...

                                                "sensor de pré-aquecimento das velas" Isso não existe...



                                                Acredita que não é somente em Portugal.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                                  Podes sempre, sei lá, pagar para isso???

                                                  (...)

                                                  Apenas gostava de dizer que da maneira confusa como expões as coisas, da forma como estruturas as hipóteses que apresentas, e das ideias que tens em simplesmente ir substituindo componentes pelo preço, estás bem encaminhado em gastar mais do que o necessário com esse carro.
                                                  Desculpem lá se parece confuso, mas apenas optei por fazer as coisas assim por 2 razões:

                                                  1º - do que tenho lido e se bem percebi, mesmo indo à máquina e obtendo os códigos das mensagens de erro, essas mensagens podem querer dizer muita coisa (muitas origens para o problema).

                                                  2º - alguns foristas/users eliminaram o problema de não pegar a frio substituíndo algumas peças que são relativamente baratas

                                                  daí eu arriscar primeiro esta solução...

                                                  Que me aconselham então??

                                                  Obrigado

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tiagottx Ver Post
                                                    Desculpem lá se parece confuso, mas apenas optei por fazer as coisas assim por 2 razões:

                                                    1º - do que tenho lido e se bem percebi, mesmo indo à máquina e obtendo os códigos das mensagens de erro, essas mensagens podem querer dizer muita coisa (muitas origens para o problema).

                                                    2º - alguns foristas/users eliminaram o problema de não pegar a frio substituíndo algumas peças que são relativamente baratas

                                                    daí eu arriscar primeiro esta solução...

                                                    Que me aconselham então??

                                                    Obrigado
                                                    Quanto ao primeiro ponto tens toda a razão, e por acaso eu sou dos que mais costuma alertar para esse facto. Seja como for, os códigos em memória são informação muito objetiva. O que é preciso é saber o que fazer com essa informação.

                                                    Quanto ao segundo ponto, nos casos em que não tens forma absolutamente nenhuma de obter mais indicações ou informação objetiva, é um possibilidade, sim. Seja como for não estás nesta situação. A minha sugestão neste caso, e visto que existe uma luz de avaria presente, é obter os códigos em memória. Depois o que fazes com eles é opção tua...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já agora, para deixar o estado da situação (aparentemente resolvida): como fui mudar a distribuição e mais umas coisitas, o mecânico aproveitou para dar uma espreitadela no problema de custar a pegar a frio.

                                                      Segundo o mecânico, o (sub)erro que aparecia na máquina era de pressão alta, e reparou que o orifício onde se afina o "ponto" estava ligeiramente mal tratado (um bocado "aberto" até). Acho que também confirmou que estava ligeiramente desfasado nessa afinação.
                                                      Depois da distribuição mudada, afinou a olho por uma marca na cambota (ou na árvore, não me recordo ao certo do que ele explicou), e até agora já fez mais de 1300kms e não me apareceu o erro de injecção sequer.

                                                      So far so good...

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X