Viva. Antes demais espero que o post não seja demasiado longo, mas pretendo explicar bem a situação.
Tenho um Renault Megane II 1.5 DCI 80cv, e recentemente deparei-me com uma situação muito curiosa. Ao conduzir normalmente, acendeu-se a luz SERVICE junto com o erro 'Verificar Injecção'. O comportamento do motor não se alterou. A minha "máquina de diagnóstico" barata não leu o erro, por não se dar bem com o Megane.
Após alguma pesquisa, verifiquei que o erro é bastante comum neste motor/carro e que pode ter várias origens. No dia seguinte, surge o comportamento anormal: custava a pegar a frio, deitava fumo branco no arranque, e o ralenti durante meio minuto estava um pouco instável e abaixo do normal (como se o motor estivesse quente). Tudo o resto continuava normal!
Comecei por verificar o circuito de combustível, e dar à bomba antes de ligar o carro, não resolveu. A pressão da bomba injectora estava correcta, e todas as fichas/cabos pareciam em bom estado. Troquei, então, as 4 velas de incandescência, apesar de saber que os motores Common-rail arrancam bem sem velas no nosso clima. Isto não resolveu mas ajudou: antes só pegava após 5/6 tentativas, passou a pegar à 1/2ª.
Andei assim durante três semanas, enquanto perdia horas a pesquisar sobre o assunto em fóruns portugueses e ingleses. Encontrei vários casos iguais, outros com o mesmo erro mas comportamentos diferentes. Entretanto passei na Renault e em duas oficinas, mas recusei-me a pagar o valor pedido pelo diagnóstico, simplesmente para me dizerem um código e apagarem-no.
Até que à uns dias, me fizeram o favor de fazer o diagnóstico. Três erros encontrados, dois relativos à injecção: P0255 (a máquina apontava como problema o pedal do acelerador, noutros locais indica controlo de dosagem de combustível que pode ter várias causas) e P0325 (sensor de detonação).
A parte curiosa vem agora: com a luz de avaria acesa o carro custava a pegar, após apagá-la o comportamento voltou ao normal, simplesmente resolveu o problema! Pelos vistos, neste carro, uma simples luz e mensagem de avaria afecta o funcionamento do motor sem qualquer razão. O modo de segurança de um motor, geralmente apenas limita as rotações a cerca de metade de forma a protegê-lo, e não altera só o arranque. O carro já fez mais uns 100KM e está tudo normal.
Fica a questão, será uma falha (grave) no software, ou uma forma "inteligente" de levar os condutores à oficina? Eu não encontro justificação...
Tenho um Renault Megane II 1.5 DCI 80cv, e recentemente deparei-me com uma situação muito curiosa. Ao conduzir normalmente, acendeu-se a luz SERVICE junto com o erro 'Verificar Injecção'. O comportamento do motor não se alterou. A minha "máquina de diagnóstico" barata não leu o erro, por não se dar bem com o Megane.
Após alguma pesquisa, verifiquei que o erro é bastante comum neste motor/carro e que pode ter várias origens. No dia seguinte, surge o comportamento anormal: custava a pegar a frio, deitava fumo branco no arranque, e o ralenti durante meio minuto estava um pouco instável e abaixo do normal (como se o motor estivesse quente). Tudo o resto continuava normal!
Comecei por verificar o circuito de combustível, e dar à bomba antes de ligar o carro, não resolveu. A pressão da bomba injectora estava correcta, e todas as fichas/cabos pareciam em bom estado. Troquei, então, as 4 velas de incandescência, apesar de saber que os motores Common-rail arrancam bem sem velas no nosso clima. Isto não resolveu mas ajudou: antes só pegava após 5/6 tentativas, passou a pegar à 1/2ª.
Andei assim durante três semanas, enquanto perdia horas a pesquisar sobre o assunto em fóruns portugueses e ingleses. Encontrei vários casos iguais, outros com o mesmo erro mas comportamentos diferentes. Entretanto passei na Renault e em duas oficinas, mas recusei-me a pagar o valor pedido pelo diagnóstico, simplesmente para me dizerem um código e apagarem-no.
Até que à uns dias, me fizeram o favor de fazer o diagnóstico. Três erros encontrados, dois relativos à injecção: P0255 (a máquina apontava como problema o pedal do acelerador, noutros locais indica controlo de dosagem de combustível que pode ter várias causas) e P0325 (sensor de detonação).
A parte curiosa vem agora: com a luz de avaria acesa o carro custava a pegar, após apagá-la o comportamento voltou ao normal, simplesmente resolveu o problema! Pelos vistos, neste carro, uma simples luz e mensagem de avaria afecta o funcionamento do motor sem qualquer razão. O modo de segurança de um motor, geralmente apenas limita as rotações a cerca de metade de forma a protegê-lo, e não altera só o arranque. O carro já fez mais uns 100KM e está tudo normal.
Fica a questão, será uma falha (grave) no software, ou uma forma "inteligente" de levar os condutores à oficina? Eu não encontro justificação...
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