Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Corsa 1.3 CDTI FAP - Vida óleo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Corsa 1.3 CDTI FAP - Vida óleo

    Boas,

    Alguém sabe se num corsa 1.3 CDTI DPF quando se muda o óleo o monitor de vida do óleo que agora está a 0% (vi com o opcom) precisa de ser reiniciado, ou há mesmo um sensor que verifica mesmo a qualidade do óleo? E basta apenas mudar o óleo e automaticamente a ECU verifica que o óleo está com boa qualidade.

    Ou o computador calcula mais ou menos quando é necessário mudar o óleo (arranques a frio, regenerações de DPF, etc..)

    Já alguém andou algum tempo com a luz do carro com a chave de fendas e insp0 ligado ou vão logo mudar o óleo? Supostamente devia durar 30000km e está-me a durar mais ou menos 10000km... E não costumo interromper regenerações.

    Outra coisa, já alguém removeu a FAP dum corsa? Eletronicamente e fisicamente? Se sim, onde? Estou bastante tentado a fazer isto, já que me aumenta os consumos estupidamente e perco imenso tempo quando estou a chegar a casa e começa uma regeneração...

    Obrigado

    #2
    Vou responder ao que sei.

    O indicador da mudança de óleo é soberano. Se alguém te disser o contrário (às vezes na marca há uns iluminados que dizem que não) não é verdade. O indicador dá para inicializar, acho que está no manual, mas sem certezas. Portanto se tens a indicação de mudança de óleo, é mesmo para trocar.

    Já em relação ao tempo, depende disso tudo que referes: nº Kms, nº regenerações, tempo. Não sei qual a periodicidade de troca de óleo, mas se dizes que é aos 30mil Kms eu acrescentava "ou 1 ano", mas quando se faz muita cidade, pode durar menos que 1 ano.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SoulSlayer Ver Post
      Boas,

      Alguém sabe se num corsa 1.3 CDTI DPF quando se muda o óleo o monitor de vida do óleo que agora está a 0% (vi com o opcom) precisa de ser reiniciado, ou há mesmo um sensor que verifica mesmo a qualidade do óleo? E basta apenas mudar o óleo e automaticamente a ECU verifica que o óleo está com boa qualidade.

      Ou o computador calcula mais ou menos quando é necessário mudar o óleo (arranques a frio, regenerações de DPF, etc..)

      Já alguém andou algum tempo com a luz do carro com a chave de fendas e insp0 ligado ou vão logo mudar o óleo? Supostamente devia durar 30000km e está-me a durar mais ou menos 10000km... E não costumo interromper regenerações.

      Outra coisa, já alguém removeu a FAP dum corsa? Eletronicamente e fisicamente? Se sim, onde? Estou bastante tentado a fazer isto, já que me aumenta os consumos estupidamente e perco imenso tempo quando estou a chegar a casa e começa uma regeneração...

      Obrigado
      Por acaso também estou com o mesmo problema. Ainda a coisa de 2 meses reiniciei insp, andei cerca de 2000 kms e já só me marca 22mil para trocar o óleo, e não interrompo as regenerações. Será por fazer só cidade?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por sergio17 Ver Post
        Por acaso também estou com o mesmo problema. Ainda a coisa de 2 meses reiniciei insp, andei cerca de 2000 kms e já só me marca 22mil para trocar o óleo, e não interrompo as regenerações. Será por fazer só cidade?
        Sim e não. Se andaste 2mil Kms em 2 meses, o CB assume que farás 24mil Kms/ano, logo terá que ir actualizando em função do tempo.

        Se fizeres muita cidade, pode até nem chegar a 1 ano, e veres o 0% de indicação INSP para trocares o óleo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          Sim e não. Se andaste 2mil Kms em 2 meses, o CB assume que farás 24mil Kms/ano, logo terá que ir actualizando em função do tempo.

          Se fizeres muita cidade, pode até nem chegar a 1 ano, e veres o 0% de indicação INSP para trocares o óleo.
          Fixeste mal as contas ecoflex, faço mil por mês. Ao fim do ano são 12 mil. Não 24mil. Acho que daqui a pouco passo a mudar o óleo de 6 em 6 meses. Mais vale comprar trator para andar na cidade e deixar este na garagem para as ferias. Ao menos mudo 1 vez no ano

          Comentário


            #6
            O indicador é uma porcaria, porque mesmo que não interrompamos a regeneração, ele continua a descontar e são aos 100 a 200 Km de cada vez, chegando a descontar cerca de 1000 a 1200 Km por regeneração...

            eu simplesmente já não ligo aquilo e quando o vejo a aproximar-se de zero antes do tempo, faço-lhe o reset...

            É a pior porcaria que a Opel alguma vez fez mais o estúpido do FAP

            Comentário


              #7
              Pois fiz Sérgio, mas o raciocinio é válido, na mesma. O importante é trocares quando o indicador do CB pedir. Duvido que o faça aos 6 meses, mas se gostas de andar sempre com óleo em excelentes condições, não posso desaprovar essa atitude
              Editado pela última vez por Ecoflex; 08 March 2013, 13:14.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                O indicador é uma porcaria, porque mesmo que não interrompamos a regeneração, ele continua a descontar e são aos 100 a 200 Km de cada vez, chegando a descontar cerca de 1000 a 1200 Km por regeneração...

                eu simplesmente já não ligo aquilo e quando o vejo a aproximar-se de zero antes do tempo, faço-lhe o reset...

                É a pior porcaria que a Opel alguma vez fez mais o estúpido do FAP
                Na minha opinião, não deverias reiniciar o CB, mas sim trocar o óleo. Ao andares com óleo contaminado, está a diminuir a capacidade de lubrificação do motor, e consequentemente a diminuir a sua longevidade.

                Em relação ao FAP, o problema não é da Opel, diria até que a Opel "deixa-nos ver", ainda que de modo indirecto, quando o FAP está regenerar. Há marcas que não tens mesmo a ideia de quando isso acontece. Infelizmente veio para ficar e temos que nos adaptar a ele, para evitarmos mal€s maiores.

                Comentário


                  #9
                  tenho umas astra com FAP, em que o manual manda trocar oleo de 30 em 30mil.
                  não faço AE...faço de casa trabalho 12kmx 4 viagens ao dia pelo IC2
                  Troco oleo de 15 em 15mil....opções...antes isso que ter oleo acima do nivel e causar danos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
                    tenho umas astra com FAP, em que o manual manda trocar oleo de 30 em 30mil.
                    não faço AE...faço de casa trabalho 12kmx 4 viagens ao dia pelo IC2
                    Troco oleo de 15 em 15mil....opções...antes isso que ter oleo acima do nivel e causar danos
                    De 30/30mil ou 1 ano, ou antes se o CB assim o indicar (esta última parte não está no manual).

                    Em quanto tempo fazes os 15mil Kms? 1 ano talvez, se assim for, concordo, se passar de 1 ano, trocaria quando fizesse 1 ano. Isto contando que o CB não indique antes, mas no teu caso, o percurso até é favorável (IC2)....

                    Comentário


                      #11
                      Nunca tive problemas com o nível de óleo. Quanto a contaminação, também não me parece que o gasóleo vá contaminar muito o óleo. Estupidez não é o FAP, é contador descontar quando está a fazer a regeneração, mesmo quando a fazemos por completo.

                      Ainda há 1 mês atrás fiz a revisão, com mudança de óleo. Desde aí, já fiz cerca de 2000 Km, mas o contador já descontou 6000

                      Mudo daqui a 30000 km ou daqui a 1 ano, consoante o que vier primeiro. Até agora, tenho feito assim e sem problemas (já vai com 109 000 Km). Se pifar, é da maneira que tenho razão para mudar de vez para o carro que devia ter comprado desde o principio: um híbrido da toyota

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                        Nunca tive problemas com o nível de óleo. Quanto a contaminação, também não me parece que o gasóleo vá contaminar muito o óleo. Estupidez não é o FAP, é contador descontar quando está a fazer a regeneração, mesmo quando a fazemos por completo.

                        Ainda há 1 mês atrás fiz a revisão, com mudança de óleo. Desde aí, já fiz cerca de 2000 Km, mas o contador já descontou 6000

                        Mudo daqui a 30000 km ou daqui a 1 ano, consoante o que vier primeiro. Até agora, tenho feito assim e sem problemas (já vai com 109 000 Km). Se pifar, é da maneira que tenho razão para mudar de vez para o carro que devia ter comprado desde o principio: um híbrido da toyota
                        Há sempre contaminação do óleo, por gasóleo. Só que, parece ser do senso geral, que é maior se a regeneração for abortada. Quanto muito não seja, porque vai ter que repetir o ciclo mais cedo que o normal. E é por isto que o indicador do CB desce quando há regeneração do FAP.

                        O resto já foi explicado (tempo vs Kms).

                        P.S. se a tua vontade é trocar de carro, então o meu conselho é fazê-lo antes deste "pifar", pelo menos sempre tem mais valor

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post

                          P.S. se a tua vontade é trocar de carro, então o meu conselho é fazê-lo antes deste "pifar", pelo menos sempre tem mais valor
                          Nã..para alem de o timming (€€) não ser o melhor, comigo os carros é até estoirar ou deixar de compensar a manutenção/arranjo face ao valor do carro.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                            Nunca tive problemas com o nível de óleo. Quanto a contaminação, também não me parece que o gasóleo vá contaminar muito o óleo. Estupidez não é o FAP, é contador descontar quando está a fazer a regeneração, mesmo quando a fazemos por completo.

                            Ainda há 1 mês atrás fiz a revisão, com mudança de óleo. Desde aí, já fiz cerca de 2000 Km, mas o contador já descontou 6000

                            Mudo daqui a 30000 km ou daqui a 1 ano, consoante o que vier primeiro. Até agora, tenho feito assim e sem problemas (já vai com 109 000 Km). Se pifar, é da maneira que tenho razão para mudar de vez para o carro que devia ter comprado desde o principio: um híbrido da toyota
                            Que ideia...se algum dia tiveres pedidos de 5000 em 5000km para muda de óleo vem cá contar. Aqui em casa só caimos 2x, à terceira ficou "resolvido"

                            O Opel sofre do mesmo mal da Mazda » DPF

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                              Que ideia...se algum dia tiveres pedidos de 5000 em 5000km para muda de óleo vem cá contar. Aqui em casa só caimos 2x, à terceira ficou "resolvido"

                              O Opel sofre do mesmo mal da Mazda » DPF
                              Removeram o FAP ?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                Removeram o FAP ?
                                O miolo do FP

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                  Que ideia...se algum dia tiveres pedidos de 5000 em 5000km para muda de óleo vem cá contar. Aqui em casa só caimos 2x, à terceira ficou "resolvido"

                                  O Opel sofre do mesmo mal da Mazda » DPF
                                  Não me parece que o mal seja da Opel ou Mazda. Com certeza que há FAPs mais sensiveis que outros, em particular aos percursos curtos, mas problemas encontro-os em muitas marcas. Diria que é um mal geral, e comum, mas dos FAPs que "não se entendem" com trajectos curtos. Se se conhece o seu funcionamento, reconher-se-á de imediato o porquê disto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    Não me parece que o mal seja da Opel ou Mazda. Com certeza que há FAPs mais sensiveis que outros, em particular aos percursos curtos, mas problemas encontro-os em muitas marcas. Diria que é um mal geral, e comum, mas dos FAPs que "não se entendem" com trajectos curtos. Se se conhece o seu funcionamento, reconher-se-á de imediato o porquê disto.
                                    Não há estatística, mas pelo que se lê por essa internet fora e pelo que se dizia dentro dos concessionários eu diria que por exemplo uma FAP do grupo PSA está bem separada de uma da Opel no que diz respeito a problemas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                      Não há estatística, mas pelo que se lê por essa internet fora e pelo que se dizia dentro dos concessionários eu diria que por exemplo uma FAP do grupo PSA está bem separada de uma da Opel no que diz respeito a problemas.
                                      Pois eu não tenho essa relação estatistica também, mas a grande maioria da informação que "bebo" diz-me que:

                                      - Faps da Mazda detestam percursos citadinos
                                      - Faps da PSA têm menor duração (não confundir com problemas)
                                      - Parece que os da Lexus/Toyota têm qualquer coisa que os torna melhores e menos sensiveis que os outros

                                      O resto fica na média.

                                      Já agora, dentro dos concessionários também te disseram quando estava prevista a substituição do FAP PSA?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                        O miolo do FP
                                        Só o miolo? E a electrónica?

                                        Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Pois eu não tenho essa relação estatistica também, mas a grande maioria da informação que "bebo" diz-me que:

                                          - Faps da Mazda detestam percursos citadinos
                                          - Faps da PSA têm menor duração (não confundir com problemas)
                                          - Parece que os da Lexus/Toyota têm qualquer coisa que os torna melhores e menos sensiveis que os outros

                                          O resto fica na média.

                                          Já agora, dentro dos concessionários também te disseram quando estava prevista a substituição do FAP PSA?
                                          Sabes qual é a diferença?

                                          A diferença é que um dos muitos locais de trabalho do meu cota era na Opel (daí se ter comprado um Astra e mais tarde um Corsa), como tal as coisas são bem conhecidas desse lado e no boom do acontecimento nem eles sabiam como justificar-se.

                                          Se me perguntas pela PSA está cá em casa um 308 1.6hdi com 26mil km e também quase só cidade com 0 problemas (tirando a plastificação do dito automóvel).

                                          Se a dúvida é qual é superior em termos de "manutenção" (entre aspas porque pelos vistos não se aplica ao Opel) entre mudas de 5 em 5000mil kms ou menos com regeneração forçada no concessionário (com o respectivo tempo fora de serviço) e atestos de ELOYS (CERIN) + FP limpa, recondicionada ou nova de acordo com o programa de manutenção da PSA eu sei onde fica o mal menor...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                            Só o miolo? E a electrónica?

                                            Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
                                            Como é obvio a tem de se mexer na electrónica.

                                            Qualquer chiptuning ou mecânico decente sabem fazer isso...aliás é um dos serviços que mais fazem actualmente

                                            Comentário


                                              #23
                                              E não há potenciais problemas com a inspecção?

                                              Podes enviar-me os valores e onde fizeste isso por pm?

                                              Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
                                              Editado pela última vez por sem2006; 10 March 2013, 18:53.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                Sabes qual é a diferença?

                                                A diferença é que um dos muitos locais de trabalho do meu cota era na Opel (daí se ter comprado um Astra e mais tarde um Corsa), como tal as coisas são bem conhecidas desse lado e no boom do acontecimento nem eles sabiam como justificar-se.

                                                Se me perguntas pela PSA está cá em casa um 308 1.6hdi com 26mil km e também quase só cidade com 0 problemas (tirando a plastificação do dito automóvel).

                                                Se a dúvida é qual é superior em termos de "manutenção" (entre aspas porque pelos vistos não se aplica ao Opel) entre mudas de 5 em 5000mil kms ou menos com regeneração forçada no concessionário (com o respectivo tempo fora de serviço) e atestos de ELOYS (CERIN) + FP limpa, recondicionada ou nova de acordo com o programa de manutenção da PSA eu sei onde fica o mal menor...
                                                Qual diferença? Não estou a perceber....

                                                Eu apenas fiz a pergunta mais simples do Mundo. A que quilometragem está preconizada a substituição do FAP da PSA? Isto, porque quem os tem diz que a marca anuncia 120 mil Kms. Não me estava a referir ao Eloy, ou regenerações forçadas, ou limpezas ou outra coisa qualquer. Mas posso dizer-te os exemplos que conheço de perto (não é do fórum ou de net), que valem virtualmente ZERO numa estatistica global:

                                                1. A minha ecoflex com 198.500 Kms. Nunca acendeu luz de FAP, nunca levou uma limpeza nem regeneração forçada, e como sabes não tem Eloy para repôr. Só sei que ele existe por causa deste fórum.

                                                2. O meu vizinho teve duas carrinhas 307 com FAP. A primeira de 2005 a a segunda de 2008, e em ambas estava volta e meia, na oficina com a luz do FAP acesa.

                                                Aqui pelo fórum, conheço quem tenha tido problemas com o FAP, e quase todos estes problemas são devidos a trajectos curtos (independentemente da marca), e do não conhecimento das "regras" de se ter um FAP.

                                                Eu também tenho contactos na Opel, e noutras marcas também...não é preciso puxares dos galões A questão é até simples: tens conhecimentos nas outras marcas para dizeres que Opel é pior que o grupo PSA?

                                                BTW, achas mesmo que os 26mil Kms do teu carro são indicativos de alguma coisa? E cidade tem muitas definições. P.e. eu fiz o meu curso todo a fazer 12 Kms X 2 viagens por dia em Lisboa. A minha Maria faz 2 viagens de 3 Kms por dia. Nestes 2 exemplos, ambos de cidade, as consequências para o FAP seriam muito diferentes, como deves calcular.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  Qual diferença? Não estou a perceber....

                                                  Eu apenas fiz a pergunta mais simples do Mundo. A que quilometragem está preconizada a substituição do FAP da PSA? Isto, porque quem os tem diz que a marca anuncia 120 mil Kms. Não me estava a referir ao Eloy, ou regenerações forçadas, ou limpezas ou outra coisa qualquer. Mas posso dizer-te os exemplos que conheço de perto (não é do fórum ou de net), que valem virtualmente ZERO numa estatistica global:

                                                  1. A minha ecoflex com 198.500 Kms. Nunca acendeu luz de FAP, nunca levou uma limpeza nem regeneração forçada, e como sabes não tem Eloy para repôr. Só sei que ele existe por causa deste fórum.

                                                  2. O meu vizinho teve duas carrinhas 307 com FAP. A primeira de 2005 a a segunda de 2008, e em ambas estava volta e meia, na oficina com a luz do FAP acesa.

                                                  Aqui pelo fórum, conheço quem tenha tido problemas com o FAP, e quase todos estes problemas são devidos a trajectos curtos (independentemente da marca), e do não conhecimento das "regras" de se ter um FAP.

                                                  Eu também tenho contactos na Opel, e noutras marcas também...não é preciso puxares dos galões A questão é até simples: tens conhecimentos nas outras marcas para dizeres que Opel é pior que o grupo PSA?

                                                  BTW, achas mesmo que os 26mil Kms do teu carro são indicativos de alguma coisa? E cidade tem muitas definições. P.e. eu fiz o meu curso todo a fazer 12 Kms X 2 viagens por dia em Lisboa. A minha Maria faz 2 viagens de 3 Kms por dia. Nestes 2 exemplos, ambos de cidade, as consequências para o FAP seriam muito diferentes, como deves calcular.
                                                  Nos mesmos 26mil km (mesmas condições), um FP não os fez aqui em casa sem ir à oficina 2x e deixar o aviso da terceira...é essa a diferença entre um e outro.

                                                  Em relação aos conhecimentos nas outras marcas comparei apenas Opel vs PSA que são os que conheço na 1ª, 3ª pessoa e por que conheço quem trabalha lá para dar o feedback. O mal não é só Opel e Mazda é de todos os FP, mas estes parecem bem mais susceptíveis a problemas citadinos (a minha difinição são múltiplos trajectos curtos de 1-3km).

                                                  Precisas de pensar no funcionamento/diferenças entre um sistema e outro (neste caso Opel vs PSA). O líquido anda lá, é caro e pelos vistos tem uma função...contaminações de óleo com respectiva muda de filtro e TODO o óleo do motor é mais virado para um lado

                                                  Quando falas em troca preconizada do FP pela marca falas bem, mas esses ao menos têm na preconizada para quem anda no para e arranca.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                    Nos mesmos 26mil km (mesmas condições), um FP não os fez aqui em casa sem ir à oficina 2x e deixar o aviso da terceira...é essa a diferença entre um e outro.

                                                    Em relação aos conhecimentos nas outras marcas comparei apenas Opel vs PSA que são os que conheço na 1ª, 3ª pessoa e por que conheço quem trabalha lá para dar o feedback. O mal não é só Opel e Mazda é de todos os FP, mas estes parecem bem mais susceptíveis a problemas citadinos (a minha difinição são múltiplos trajectos curtos de 1-3km).

                                                    Precisas de pensar no funcionamento/diferenças entre um sistema e outro (neste caso Opel vs PSA). O líquido anda lá, é caro e pelos vistos tem uma função...contaminações de óleo com respectiva muda de filtro e TODO o óleo do motor é mais virado para um lado

                                                    Quando falas em troca preconizada do FP pela marca falas bem, mas esses ao menos têm na preconizada para quem anda no para e arranca.
                                                    Qual foi o carro que deu problemas de FAP e de que ano? Esse mantinha o mesmo percurso que fazes agora?

                                                    O liquido tem ainda uma função muito importante para quem faz cidade como tu, que é baixar a temperatura da queima. O problema é que em cidade, sem esse liquido, dificilmente se atinge essa temperatura.

                                                    Não percebi o último parágrafo....a marca preconiza a troca a cada 120 mil Kms (não conheço outra marca que o faça, mas não quer dizer que não exista), mas também só troca quem quiser e quem não tem problemas de FAP não o vai trocar só porque sim. Há quem faça uma regeneração forçada ou limpeza ou lá como chamam a isso e continuam com o mesmo FAP. A marca não preconiza a troca só para quem anda em cidade. Diria até, que para quem só faça cidade, arrisco-me a dizer que nenhum FAP chega a essa marca, mas estou a especular, como é óbvio.

                                                    Edit: só para completar, se o teu percurso é mesmo esse, então acho que tomaste a opção correcta no grupo PSA, exactamente por causa do Eloy
                                                    Editado pela última vez por Ecoflex; 10 March 2013, 22:53.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A BMW também recomenda a substituição da FAP aos 120000 kms, parece-me... Pelo menos assim o aconselharam e fizeram no de um colega meu que sempre fez as revisões na marca (320d de 2007).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HugoMJet Ver Post
                                                        A BMW também recomenda a substituição da FAP aos 120000 kms, parece-me... Pelo menos assim o aconselharam e fizeram no de um colega meu que sempre fez as revisões na marca (320d de 2007).
                                                        O 320d que o meu Pai teve entre 2007 e 2011, fez toda a manutenção na Bmw, quase 150 mil Kms e nem deu para saber o que era o FAP. Será que houve problemas com esse do teu colega?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não!.. Acabou também por mudar a famosa borboleta...por aconselhamento do concessionário! Parece-me que alguém foi...iludido, mas eu avisei-o!! Todavia, o homem é demasiado "piquinhas" para me ouvir. lolol

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por HugoMJet Ver Post
                                                            Não!.. Acabou também por mudar a famosa borboleta...por aconselhamento do concessionário! Parece-me que alguém foi...iludido, mas eu avisei-o!! Todavia, o homem é demasiado "piquinhas" para me ouvir. lolol
                                                            A borboleta também acho estranho, não era o motor anterior a este que tinha esse problema? Bem, mas aí seria prevenção, não posso dizer que discorde.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X