Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Plano de manutenção automóvel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Plano de manutenção automóvel

    Boa noite.

    Tenho aqui uma dúvida que pode dar jeito a mais pessoas.

    Alguém sabe se existe algum programa ou website onde se possa verificar o plano de manutenção de um determinado modelo de uma determinada marca? Gostava de algo que indicasse qual a quilometragem com que tem que se fazer determinada manutenção/revisão no veículo e que peças/fluídos mudar. Basicamente era um plano de manutenção automóvel completo.

    Agradeço desde já qualquer ajuda.

    #2
    Julgo que o Autodata tem isso mas é um programa pago a peso de ouro para oficinas.

    No caso dos Ford tens um site aberto com essa informação que é o ETIS. Não sei se outras marcas têm isto.

    Comentário


      #3
      Entretanto já arranjei solução e foi mesmo através do Autodata. Tem tudo o que eu precisava de saber. Obrigado.

      Comentário


        #4
        Se te vais fiar nos planos de manutenção das marcas,não vais dar grande saúde ao carro,pricipalmente se já tiver uns bons anos.
        Estou-me a lembrar da Mercedes que nem a muda do óleo das caixas auto dizia ser necessário.

        Comentário


          #5
          É mais para ter uma ideia do que a marca aconselha. Por norma o meu carro vai ao mecânico todos os anos fazer manutenção e eu peço-lhe sempre para dar uma vista de olhos geral no estado do carro bem como substituir tudo o que for necessário.

          Para a semana se tudo correr bem vai mudar cabos de velas (como já tinha dito anteriormente por aqui, o que vai da bobine de ignição ao motor está isolado com papel de alumínio e em tempo de chuva o carro soluça que parece um demónio ) , óleo do motor e filtros, óleo dos travões e pastilhas/calços e uma revisão geral no resto. Está com cerca de 100.000 km. Depois em casa vou fazer as tarefas mais simples, como lubrificar todas as dobradiças e elevadores e estava a pensar lubrificar o canhão da porta para abrir melhor. Deve-se fazer ou pelo contrário não se deve mexer? Eu não percebo muito de mecânica e por isso todas as dúvidas.

          Comentário


            #6
            as maracs tb ão recomendam trocar borrachas, casquilhos etc... mas o que é certo é que trocando dá outra suavidade ao carro.

            Comentário


              #7
              O que aconselham então a rever com mais atenção nesta quilometragem? O carro é um Seat Ibiza 6k de 1995 com cerca de 100.000 km.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                Julgo que o Autodata tem isso mas é um programa pago a peso de ouro para oficinas.

                No caso dos Ford tens um site aberto com essa informação que é o ETIS. Não sei se outras marcas têm isto.
                só por curiosidade, quanto custa o autodata?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                  O que aconselham então a rever com mais atenção nesta quilometragem? O carro é um Seat Ibiza 6k de 1995 com cerca de 100.000 km.
                  Ponteiras de direção (rótulas), cabeçotes dos amortecedores e foles de transmissão e direção

                  Convém também trocar óleo dos travões

                  Certamente haverá mais coisas, mas assim de repente é o que me lembro

                  Comentário


                    #10
                    Que acontece quando o fole de transmissão está "rasgado" ou perder massa/lubrificante? Ainda aguenta alguns km's até o mudar? Não é caro pois não?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                      Que acontece quando o fole de transmissão está "rasgado" ou perder massa/lubrificante? Ainda aguenta alguns km's até o mudar? Não é caro pois não?
                      O mecanismo tem de estar lubrificado senão pode ceder, assim como o motor precisa de estar sempre bem oleado

                      Mas sim aguenta bastante tempo, normalmente avisam-te na inspeção

                      Cerca de 10€ cada um

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BigDaddy Ver Post
                        Ponteiras de direção (rótulas), cabeçotes dos amortecedores e foles de transmissão e direção

                        Convém também trocar óleo dos travões

                        Certamente haverá mais coisas, mas assim de repente é o que me lembro
                        Os foles estão ok, foram verificados à pouco tempo (cerca de 2~3 meses).

                        O óleo dos travões vai ser mudado, bem como as pastilhas e os calços. É necessário porque já lá vão dois anos e eu já noto que não anda a travar grande coisa, embora eu seja muito picuinhas com os travões e sempre tenha achado que o meu carro não trava nada quando comparado com o Scénic do meu pai, por exemplo. São carros completamente diferentes e com 13 anos de distância, mas pronto, gostava que ele travasse tão bem quanto o dele. Nunca me deixou mal, no entanto.

                        O óleo do motor e filtros também vão ser mudados e ainda vou falar ao mecânico na correia de distribuição.

                        Relativamente a lubrificar os canhões das portas... achas que o deva fazer ou é preferível não o fazer? Estava a pensar utilizar WD-40.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por BigDaddy Ver Post
                          O mecanismo tem de estar lubrificado senão pode ceder, assim como o motor precisa de estar sempre bem oleado

                          Mas sim aguenta bastante tempo, normalmente avisam-te na inspeção

                          Cerca de 10€ cada um
                          Realmente na ultima inspecção, há 15 dias avisaram-me. Precisava fazer uma viagem de 400km para a semana. Em principio sem problema? Depois lá em cima logo mudo o fole quando puder...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                            Os foles estão ok, foram verificados à pouco tempo (cerca de 2~3 meses).

                            O óleo dos travões vai ser mudado, bem como as pastilhas e os calços. É necessário porque já lá vão dois anos e eu já noto que não anda a travar grande coisa, embora eu seja muito picuinhas com os travões e sempre tenha achado que o meu carro não trava nada quando comparado com o Scénic do meu pai, por exemplo. São carros completamente diferentes e com 13 anos de distância, mas pronto, gostava que ele travasse tão bem quanto o dele. Nunca me deixou mal, no entanto.

                            O óleo do motor e filtros também vão ser mudados e ainda vou falar ao mecânico na correia de distribuição.

                            Relativamente a lubrificar os canhões das portas... achas que o deva fazer ou é preferível não o fazer? Estava a pensar utilizar WD-40.
                            Se tiveres problemas no canhão da porta dá WD40 ou bala, se estiver tudo bem nem mexas

                            Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                            Realmente na ultima inspecção, há 15 dias avisaram-me. Precisava fazer uma viagem de 400km para a semana. Em principio sem problema? Depois lá em cima logo mudo o fole quando puder...
                            à partida não deve haver problema, se tivesse muito rasgado, não passava na ipo ou então ia com anotação

                            Comentário


                              #15
                              Eu noto que custa um pouco a fechar e a abrir o carro. Parece forçado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                                Os foles estão ok, foram verificados à pouco tempo (cerca de 2~3 meses).

                                O óleo dos travões vai ser mudado, bem como as pastilhas e os calços. É necessário porque já lá vão dois anos e eu já noto que não anda a travar grande coisa, embora eu seja muito picuinhas com os travões e sempre tenha achado que o meu carro não trava nada quando comparado com o Scénic do meu pai, por exemplo. São carros completamente diferentes e com 13 anos de distância, mas pronto, gostava que ele travasse tão bem quanto o dele. Nunca me deixou mal, no entanto.

                                O óleo do motor e filtros também vão ser mudados e ainda vou falar ao mecânico na correia de distribuição.

                                Relativamente a lubrificar os canhões das portas... achas que o deva fazer ou é preferível não o fazer? Estava a pensar utilizar WD-40.
                                mete o WD-40 a vontade... eu costumo fazer isso num Twingo antigo e é o que me tem safado de partir a fechadura que me resta ainda...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                  só por curiosidade, quanto custa o autodata?
                                  Autodata Online versão 3

                                  Aqui está a custar aprox 1000€, depois não sei se é só a base e depois as actualizações é +X por ano.

                                  No Reino unido:
                                  O completo mas online: 720£
                                  http://uk.autodata-group.com/products/online/online-3

                                  Versão DVD mais completa: mesmo preço mas não inclui 6 ou 7 módulos, sendo um deles muito necessário actualmente: DFPs.
                                  Editado pela última vez por chicolaranja; 22 March 2013, 09:53.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BigDaddy Ver Post
                                    Se tiveres problemas no canhão da porta dá WD40 ou bala, se estiver tudo bem nem mexas



                                    à partida não deve haver problema, se tivesse muito rasgado, não passava na ipo ou então ia com anotação
                                    Levou anotação. O inspector disse para mudar. Mas falei que antes de puder mudar ainda tinha que andar uma semana e fazer uma viagem de 400km. Pediu só para então ter cuidado com terra, pó,etc para não piorar e depois então mudar para não lixar transmissão. Como tenho tido cuidado, e a viagem é +/- limpa...depois logo mudo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                                      ...

                                      Versão DVD mais completa: mesmo preço mas não inclui 6 ou 7 módulos, sendo um deles muito necessário actualmente: DFPs.
                                      não querendo ser chato, o que são DFPs?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                        mete o WD-40 a vontade... eu costumo fazer isso num Twingo antigo e é o que me tem safado de partir a fechadura que me resta ainda...
                                        Actualmente também só tenho a fechadura de um dos lados e noto que ela está um pouco presa, daí a pergunta. Não quero ter que entrar pela mala.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                          não querendo ser chato, o que são DFPs?
                                          Filtros de partículas, existem apenas nas viaturas Diesel recentes (Obrigatório para normas de poluição Euro IV e seguintes)

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X