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Trocar embraiagem requer trocar volante do motor?

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    Trocar embraiagem requer trocar volante do motor?

    Senhores, espero que estejam com saúde. A pergunta do titulo pode ser parva mas foi me vendido este peixe, de que ao trocar a embraiagem de um carro com alguma km (+de 300mil) que era necessário trocar o volante do motor.

    Facto ou mito?

    #2
    Olá,

    Depende do modelo do carro e dos sintomas.

    Podes especificar?


    Cumps,

    Comentário


      #3
      O meu levou embraiagem à cerca de 2 semanas, com 267750km e não precisei de trocar o volante. Não noto nada de diferente ou anormal a meu ver.

      Comentário


        #4
        Não é necessário a não ser que este esteja danificado, o que não é comum.

        Nos bi-massa é que já vi mudar com frequência os volantesdo motor, mas não sei se é operação necessária ou não.

        Com toda a certeza que nos monomassa isso não acontece.

        Comentário


          #5
          Depende do estado do volante do motor. Se estiver muito picado ou empenado claro que ao colocar só a embraiagem nova não vai ficar um serviço em condições pois vai-se sentir muitas trepidações nos pontos de embraiagem.

          Mas não é a regra fazer-se isso. O normal é trocar-se apenas a embraiagem, rolamento de encosto e outras peças que compõem o kit.

          Comentário


            #6
            É de um golf tdi, bi-massa portanto.
            O que me foi dito é que teria de ser trocado, ponto. claro que achei estranho.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
              É de um golf tdi, bi-massa portanto.
              O que me foi dito é que teria de ser trocado, ponto. claro que achei estranho.
              Pois, é comum acontecer. Se quiseres resolver de vez espeta lá um mono massa. Fica mais bruto, mais on/off mas dura uma vida (e é mais barato).

              Comentário


                #8
                Pois, bi-massa, é provavel que seja melhor trocar volante do motor quando trocares a embraiagem. Notas a embraiagem a repelar quando fazes ponto de embraiagem?
                Notas vibrações anormais com o carro a trabalhar ao ralenti?

                Se ele já der algum destes sinais, é preferivel trocar, porque já vais pagar a mão-de-obra para trocar a embraiagem, aproveitas e trocas logo o volante do motor.

                Comentário


                  #9
                  Não sinto esses sintomas do volante por isso é que acho estranho ter de trocar.
                  O que queria perceber é se há alguma coisa prejudicial em ter uma embraiagem nova a trabalhar com um volante de motor velho mas em bom estado.

                  Comentário


                    #10
                    Ja agora, trocar o volante do motor nao é assim meio para o carote?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                      Ja agora, trocar o volante do motor nao é assim meio para o carote?
                      A peça em si é, principalmente em comparação com a embraiagem.

                      Comentário


                        #12
                        Se uma embraiagem por vezes ja nao fica nada barata........ com mais isso em cima entao pior

                        Boa sorte no teu "berbicaxo"

                        Comentário


                          #13
                          Não é necessário a troca do volante do motor quando for trocar a embreagem
                          Só se o mesmo estiver defeituoso

                          Comentário


                            #14
                            No meu caso (pug 407) é.

                            Comentário


                              #15
                              Eu paguei 1200 creio eu num a6 2.0 ttripó,volante custa aí 600

                              Comentário


                                #16
                                Os volantes de motor bimassa costumam dar problemas e as pessoas para se precaverem, substituem logo tudo e poupam na mão de obra.

                                Mas a grande parte de volantes e embraiagens que são trocadas em carros equipados com volante bimassa é porque o volante estragou-se. Nos volantes monomassa normalmente lixa-se a superficie ou manda-se facear.

                                Comentário


                                  #17
                                  Os volantes Bi-massa costumam ganhar folgas. Têm a função de tornar o arranque e mudanças de velocidades dos Diesel mais suaves e eliminar vibrações do motor. É uma peça cara... Podes fazer conversão para mono-massa e o carro fica menos suave e com mais vibração.

                                  Comentário


                                    #18
                                    com esses kms, não acredito que o bimassa esteja dentro das tolerâncias, no entanto dizer que tem que mudar "ponto", é parvoice.
                                    Deve-se orçamentar o conjunto completo, dependendo depois do teste ao bimassa quando removido. Pelo menos é assim que faço, para evitar conversas dificeis do tipo "olhe a sua conta de 500€ agora passa para 1000, ok?"

                                    Comentário


                                      #19
                                      A mim aconteceu-me trocar o volante do motor sem troca da embraiagem.
                                      Foi uma das muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiitas "peripécias" que me aconteceram no Corsa 1.3 CDTI... e com relativamente poucos kms (vendi-o com 76500 kms em 4 anos e isso aconteceu +/- ao fim de 1 ano...)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                        Não sinto esses sintomas do volante por isso é que acho estranho ter de trocar.
                                        O que queria perceber é se há alguma coisa prejudicial em ter uma embraiagem nova a trabalhar com um volante de motor velho mas em bom estado.
                                        Olá.
                                        Bem, tenho um Seat Leon 1.9tdi, que já levou com 2 volantes motor, na garantia (aos 45kKm e 57Kkm), sendo este, portanto, o 3º que lá anda.

                                        Aquando da última troca de volante motor, na oficina também me diziam que o melhor seria trocar a embraiagem (aos 57kKm??), uma vez que estava o motor aberto nesse local, poupando-se assim um trabalho futuro, além de permitir que o novo volante motor "case" melhor com a embraiagem nova.

                                        A sua situação é idêntica, mas inversa!
                                        Vai ter uma embraiagem "nova" + volante "velho", e eu era o contrário: volante "novo" + embraiagem "velha".

                                        Bem, actualmente, o carro tem 82kKm (de 08/2007) e continua tudo bem nesta configuração (volante "novo" + embraiagem "velha"), pelo que não vejo porque não há-de correr bem para o seu lado..

                                        Ainda assim, e tendo em conta a quilometragem elevada, acho que era de aproveitar e trocava também o volante motor, apesar de ir elevar a factura....
                                        Repare, provavelmente não terá inconveniente se não o trocar, mas, por outro lado, sem dúvida que tendo que aceder a esses "compartimentos de motor", se trocar tudo agora, só paga a mão de obra uma vez, pois as peças estão ali á mão...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas
                                          à uns anos atras o meu twingo teve que trocar a embraiagem e motor de arranque (uma vez que este morreu-me) o homem da oficina disse me que de tanto forçar o motor de arranque, o volante do motor foi com as couves. Se fui enganado ou nao nao sei, o facto é que levei la outro carro, e meteu me coisas que não pedi (ficou por mais 10 15€) nem era pelo dinheiro em si, foi ter colocado sem me ter dito nada como reposiçao de oleo, valvulinas etc.
                                          Nunca mais la apareci.
                                          off topic: nunca apanhei um mecanico 100% honesto no Porto, fiquei me pelo 4º
                                          Agora faço tudo em casa, (sou mecanico mas noutra area) à excepção de coisas mais complexas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Relativamente ao tópico, em principio não é necessário mudar o volante de motor, mas aquando da mudança do disco de embraiagem convém rectificar o mesmo, custa cerca de 25 euros num torneiro e se estiver em bom estado fica com o comportamento de um novo.

                                            Eu este verão vou meter um kit completo de embraiagem no meu carro e vou mandar rectificar o volante de motor, está um pouco empenado notando-se uma ligeira vibração a fazer ponto de embraiagem, para além disso o embreiar/desembreiar é um bocado ríspido/áspero.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                              Relativamente ao tópico, em principio não é necessário mudar o volante de motor, mas aquando da mudança do disco de embraiagem convém rectificar o mesmo, custa cerca de 25 euros num torneiro e se estiver em bom estado fica com o comportamento de um novo.

                                              Eu este verão vou meter um kit completo de embraiagem no meu carro e vou mandar rectificar o volante de motor, está um pouco empenado notando-se uma ligeira vibração a fazer ponto de embraiagem, para além disso o embreiar/desembreiar é um bocado ríspido/áspero.
                                              Manda rectificar o mínimo possivel....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                Relativamente ao tópico, em principio não é necessário mudar o volante de motor, mas aquando da mudança do disco de embraiagem convém rectificar o mesmo, custa cerca de 25 euros num torneiro e se estiver em bom estado fica com o comportamento de um novo.

                                                Eu este verão vou meter um kit completo de embraiagem no meu carro e vou mandar rectificar o volante de motor, está um pouco empenado notando-se uma ligeira vibração a fazer ponto de embraiagem, para além disso o embreiar/desembreiar é um bocado ríspido/áspero.
                                                Um torneiro nao tem competencia para retificar um volante bi-massa que é o caso dos Tdi.

                                                Só se for uma casa do genero desta. GBS Embraiagens de Competição
                                                Mas isso é caro.
                                                Editado pela última vez por ASA; 27 March 2013, 13:48.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bem malta obrigado, estou a ver que vou acabar por mudar tudo. Se calhar devia era de estar contente por ter embraiagem e volante de origem com 32X mil km.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boa tarde pessoal,

                                                    Venho desenterrar um pouco o tópico mas escuso de abrir outro semelhante.

                                                    Tenho um 1.9tdi 130cv que acima das 2500rpm patina, ou seja, se acelerar e rapido as rotações sobem e o carro não puxa. Conclusão tenho de trocar o volante motor (bimassa) e o kit de embraiagem.

                                                    Acontece que peça da marca é carissima, e pela net consigo mandar vir o conjunto da Valeo por 500€. Porém, a Valeo para o modelo do carro tem um com ▪ Diamètre 1 [mm] : 228 ▪ Diamètre 2 [mm] : 230 e outro com ▪ Diamètre 1 [mm] : 229,5 ▪ Diamètre 2 [mm] : 228,6.

                                                    Ou seja, o próprio site da Valeo tem duas referências do kit-embraiagem para o mesmo carro/motorização.

                                                    Já foi enviado um e-mail à SIVA a questionar qual as dimensões correctas e a resposta foi para ir a uma oficina da marca e meter peças originais

                                                    O próximo passo e questionar a Valeo.

                                                    Mas pergunto porém se alguém sabe se existe diferença, ou se apenas os diametros têm de ser iguais no kit embraiagem com o volante do motor.

                                                    Obrigado,

                                                    Abraço,
                                                    Tiago Matias

                                                    EDIT: As peças em questão são estas:

                                                    Peça 1
                                                    Peça 2
                                                    Editado pela última vez por TiagoMatias; 17 April 2013, 19:55.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pelo número de série que consta no DUA ou então a referência que consta na etiqueta da versão do veículo dá para ver qual a que precisas. Dirige-te a uma casa de peças.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                        É de um golf tdi, bi-massa portanto.
                                                        O que me foi dito é que teria de ser trocado, ponto. claro que achei estranho.
                                                        tenho um passat tdi e também me disseram isso...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                          É de um golf tdi, bi-massa portanto.
                                                          O que me foi dito é que teria de ser trocado, ponto. claro que achei estranho.
                                                          Utilizando este tópico já aberto..

                                                          ..disseram-me o mesmo por causa do meu golf IV 1.9 tdi 100cv. Contudo, no meu caso, já sinto algumas vibrações e barulhos quando o carro está parado e desengatado.

                                                          O carro está com 380 000 km e tem a embraiagem de origem!

                                                          Neste caso imagino que devo trocar tudo, certo?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                            Utilizando este tópico já aberto..

                                                            ..disseram-me o mesmo por causa do meu golf IV 1.9 tdi 100cv. Contudo, no meu caso, já sinto algumas vibrações e barulhos quando o carro está parado e desengatado.

                                                            O carro está com 380 000 km e tem a embraiagem de origem!

                                                            Neste caso imagino que devo trocar tudo, certo?
                                                            Com esses kms e sintomas o mais certo é optar pela troca do volante nem que seja por um mono-massa, pois caso pretendas continuar com o carro e a manter o mesmo estilo de conduçao dura mais outros 300

                                                            Comentário

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