Anúncio

Collapse
No announcement yet.

307 16v - Luz motor / Catalisador Defeito

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    307 16v - Luz motor / Catalisador Defeito

    Boas pessoal.

    Tenho andado com o 307 16v cá de casa estes dias.
    O carro está muito preso, e eu pratico uma condução mais aguerrida que os meus pais, mas tudo tranquilo. É um carro que está preso demais, pois só faz cidade.

    Tenho andado calmamente, sem grandes puxanços, sem passar das 3000rpm.

    Ia muito bem tranquilo em 4ª a 50km/h e a baixa rotação e a luz do motor começa a piscar, acompanhada por um aviso sonoro e a mensagem no CB a dizer "Defeito Catalisador".
    O carro parecia estar a falhar e a tremer ao ralenti e em aceleração.
    Encostei, desliguei o carro e voltei a ligar e a anomalia persistia.
    Fiz mais uns quantos metros e encostei num parqueamento. O carro parecia não ter força e estar a ter falhas na injecção.

    Quando encostei nesse parqueamento, desliguei, voltei a ligar e o CB ficou limpo bem como o quadrante.
    Entretanto já fiz 8kms e o carro não acusa nada.

    O manual refere que, nos motores a gasolina, este defeito está associado a falhas na injecção que podem levar à destruição do catalisador.

    O carro tem 154 mil kms, velas novas, filtro de gasolina e restantes filtros novos e revisão feita. Está com gasolina da BP e 300kms de autonomia, portanto não percebo este stress...

    Alguém pode ajudar a perceber o que se passou?

    Cpts.

    #2
    A sonda lambda alguma vez foi trocada?

    Comentário


      #3
      mete um aditivo limpeza de injectores gasolina.. se for de injectores, poderá ajudar a resolver

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nto Ver Post
        A sonda lambda alguma vez foi trocada?
        Que eu saiba não.

        Originalmente Colocado por brandaopereira Ver Post
        mete um aditivo limpeza de injectores gasolina.. se for de injectores, poderá ajudar a resolver
        Já pensei nisso. O carro costuma levar gasolina de toda a maneira e feitio e costuma até andar com pouca gasolina no depósito, visto que é um carro que anda muito pouco e passa muito tempo parado e que só serve para a voltinha das compras, cafézinho, etc...
        Por acaso agora não é o caso, está com meio depósito e com gasolina da BP.

        Meu rico TDI, dass...

        Comentário


          #5
          Na minha opinião precisa de uma ida ao "Porto" (sou de Lisboa).

          Comentário


            #6
            Deve ser problema na sonda Os consumos ultimamente tambem devem ter subido um pouco e o carro é capaz de andar a fumar um pouco mais que o normal tambem.

            Verifica isso.

            Comentário


              #7
              estás com meio deposito de gasolina "nova" , seria bom utilizares o aditivo.. normalmente é com deposito cheio.. utilizas metade ;)

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                Na minha opinião precisa de uma ida ao "Porto" (sou de Lisboa).
                Com um TDI em casa vou mesmo ao Porto de 307 a gaséfia, é que é já.

                E mesmo quando não há TDI, há 1.6 HDi e 1.5 dCi. O 307 nunca faz viagens.

                Comentário


                  #9
                  Boas. Pela maneira como descreves o problema parece que o carro ficou a trabalhar momentaneamente em 3 cilindros devido talvez à uma falha de alguma vela ou da própria corrente que chega ás velas.
                  Quando isto acontece a gestão electrónica do motor, ao detectar o problema, acende a luz de avaria no quadrante para alertar para possíveis danos graves no catalizador.
                  Isto acontece porque a gasolina ao não ser queimada no cilindro que está a falhar, passa para o catalizador juntamente com os gazes de escape, é queimada e pode provocar um aumento de temperatura de tal ordem que pode levar o catalizador a derreter.

                  Comentário


                    #10
                    Pode ou não ajudar, mas tive um problema muito parecido com o teu há muito pouco tempo, num 116i de 2008 com 46 mil Kms, e era uma das bobines. Acendia a luz do motor quando se saía de baixas rpms. Ao ralenti também falhava, mas em altas nada de diferente. Era "apenas" 1 bobine rebentada, mas as outras 3 já estavam a ir para o mesmo caminho. Eu troquei as 4 e coloquei 4 velas novas (estava na altura) e também a revisão (calhou tudo junto). Ficou impecável.

                    Atenção que não andámos a inventar, na máquina acusou falha de injecção no 2º cilindro e ao verificarmos todo o sistema, deparámos com as bobines danificadas.

                    Espero que ajude.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X