Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Avaria] Não pega quando chove, ou então vai-se abaixo poucos metros depois

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Avaria] Não pega quando chove, ou então vai-se abaixo poucos metros depois

    Bom dia malta. Ou pelo menos para vocês, que o meu já começou mal.

    Eu tenho um Seat Ibiza de 1995. O motor é o ABD 1.4 de 60 cavalos. Actualmente está a gasolina e GPL.

    Por norma, sempre que chove o carro custa bastante a pegar. Hoje, por exemplo, só pegou a terceira e com acelerador. Depois de pegar fica instável durante uns segundos, mesmo com o acelerador pressionado. Em andamento, a frio, costuma dar uns soluços. Depois de estar quente, anda sem problema algum, como se nada fosse. Esta situação acontece apenas quando chove.

    Depois de ter ligado o carro, dei-lhe alguns segundos para estabilizar o relanti. Depois de estabilizado, arranquei. 500 metros depois, o carro foi-se abaixo em andamento quando me aproximei (a travar) de um cruzamento. Assim que imobilizei o carro já o tinha desligado.

    Tentei em vão ligá-lo mas só ouvia o motor de arranque a trabalhar e mesmo a dar-lhe acelerador nada acontecia. O motor de arranque girava, girava, girava e nada. Empurrei a muito custo o carro para um estacionamento vazio e vim para casa a pé, pois pareceu-me que de carro ia ser um pouco improvável.

    Pelo que andei a ler, este tipo de situações pode estar relacionado com velas, cabos de velas, bobine de ignição (quando esta tem pequenas fissuras que deixem entrar a humidade) e distribuidor. As duas primeira não serão. As velas são praticamente novas (têm ~14000 km) e os cabos de velas têm cerca de 400 km.

    Já aconteceu a alguém ou têm conhecimento de alguma situação semelhante? Se sim, como ficou resolvida? Estava também a pensar isolar a bobine de ignição com vaselina ou WD-40 mas tenho medo de fazer pior e estragar por completo a mesma. Estava a pensar isolar e tentar perceber se o problema era ou não daí. Se fosse, eu comprava uma nova (que já vi que anda por volta dos ~80€) e trocava-a. Não sou muito bom em mecânica, nem nada que se pareça, mas não me parece difícil de trocar.

    Opiniões, por favor. É que isto é mesmo, mesmo desesperante.

    #2
    tubo de vacuo roto ou mesmo o de alimentação de ar para o motor???

    tive um uno que cada vez que tirava o pé do acelerador ia abaixo e so pegava com acelerador a fundo...

    boa sorte...

    saudações

    Comentário


      #3
      Não era suposto isso acontecer sempre, em vez de acontecer só quando chove?

      Comentário


        #4
        pois... mas pode ter piorado e o tempo ser apenas uma coincidencia!

        Comentário


          #5
          Você trocou somente as velas, mas esqueceu de verificar a bobina

          Olha, meu carro ficava amarrado, soluçando e extremamente beberrão

          Quando fui ver, estava com a bobina fissurada e cabos de vela de péssima qualidade(Magnetti Marelli)

          Verifique se sua bobina está com rachaduras. Se sim, o melhor é trocar por uma nova
          A melhor bobina é Bosch. Na brincadeira, troque os cabos de vela. Os melhores são Bosch e NGK.

          Aconteceu o mesmo comigo, pois a bobina fez fugir corrente e a bateria não ligava mais.
          Consertei e estou tranquilo

          A propósito, posta uma foto de sua bobina.

          Comentário


            #6
            Os cabos são da BERU, novos. A bobine... eu já lá andei a olhar mas não vi nada de jeito. Nem sei de que marca é ela.

            Esta é a melhor foto que tenho dela, infelizmente:



            O carro agora está a meio quilómetro por isso não posso ir tirar mais.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
              Os cabos são da BERU, novos. A bobine... eu já lá andei a olhar mas não vi nada de jeito. Nem sei de que marca é ela.

              Esta é a melhor foto que tenho dela, infelizmente:



              O carro agora está a meio quilómetro por isso não posso ir tirar mais.
              Cabos BERU são bons. De origem alemã.

              Eia, tenta tirar a bobina, dá uma limpada nos contatos com limpa-contatos e tira um retrato dela.
              Caso ela esteja fissurada, só outra nova.

              Meio quilômetro? Como assim?

              Comentário


                #8
                Usa isso




                Limpe a tomada, o soquete e os contatos onde vai os cabos.

                Comentário


                  #9
                  Amanhã vou tentar fazer isso com o mecânico porque já não tenho forma de ir comprar nada do género.

                  Ficou parado a meio quilómetro de casa, não o consegui fazer pegar para vir para casa.

                  Comentário


                    #10
                    Já me aconteceu isso. Costuma acontecer isso aos carros com distribuidor, quando ficam muito sujos e com a humidade do ar, deixam de fazer contacto. No meu caso resolveu-se com uma tampa de distribuidor e rotor novos.

                    Mas experimentar limpar primeiro com spray de travões e alguns panos.

                    Comentário


                      #11
                      Fui lá de novo ao carro. Tirei a tampa do distribuidor e limpei todos os contactos com um pano. Infelizmente não tinha nada mais à mão. Limpei também o rotor. Montei tudo de novo e nada. Cada vez me parece mais que se trata ou do distribuidor, ou do rotor, ou da bobine. Espero que seja apenas algo relacionado com as duas primeiras, que por 30€ mudo tudo e compro novo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Jung13 Ver Post
                        Já me aconteceu isso. Costuma acontecer isso aos carros com distribuidor, quando ficam muito sujos e com a humidade do ar, deixam de fazer contacto. No meu caso resolveu-se com uma tampa de distribuidor e rotor novos.

                        Mas experimentar limpar primeiro com spray de travões e alguns panos.
                        Muito provavelmente será isto..
                        Se só acontece como dizes quando chove, e como mudaste os cabos das velas e as velas, poderá ser outra coisa, embora um pouco ridicula...tendo em conta que o carro ja tem uma idade e o material nao ter a mesma impermeabilidade de outros tempos.. não estará a entrar agua para o tubo de alimentação do ar, o filtro ficar encharcado e não passar o ar?

                        Comentário


                          #13
                          Pode ser humidade na tampa do distribuidor...

                          Comentário


                            #14
                            Hoje de manhã acordei e vi que não estava a chover. Não me pareceu que tivesse chovido durante a noite também. Peguei então nas perninhas e fui até ao carro. Pegou após alguma insistência, andei cerca de 400 metros com ele e quando parei num outro cruzamento ele foi-se de novo abaixo e não pegou mais. Consistente com o que aconteceu ontem. Empurrei-o (de novo) para um estacionamento (e o que vale é que por aqui há muitos) e vim-me embora. A ver se hoje arranjo um mecânico que me ajude. Estou praticamente certo de que estará relacionado ou com o distribuidor, ou com o rotor, ou com a bobine de ignição.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                              Hoje de manhã acordei e vi que não estava a chover. Não me pareceu que tivesse chovido durante a noite também. Peguei então nas perninhas e fui até ao carro. Pegou após alguma insistência, andei cerca de 400 metros com ele e quando parei num outro cruzamento ele foi-se de novo abaixo e não pegou mais. Consistente com o que aconteceu ontem. Empurrei-o (de novo) para um estacionamento (e o que vale é que por aqui há muitos) e vim-me embora. A ver se hoje arranjo um mecânico que me ajude. Estou praticamente certo de que estará relacionado ou com o distribuidor, ou com o rotor, ou com a bobine de ignição.
                              Posso te garantir que é a bobina e cabos ruins

                              Comentário


                                #16
                                Os cabos são novos amigo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                                  Os cabos são novos amigo.
                                  Então, pode ser a bobina

                                  Pelo o que vi do retrato posts atrás, deve ser dessa








                                  Achei no Ebay ela


                                  http://www.ebay.com/itm/NEW-SEAT-IBI...item2a26fcf32c


                                  Veja se ela não é de três pinos

                                  Editado pela última vez por adenilson707; 01 April 2013, 12:39.

                                  Comentário


                                    #18
                                    É sim. A marca ainda não sei. Acho que vou trocar primeiro o distribuidor e o rotor porque sai mais barato. Caso persista, mudo também a bobine e nesse caso fico com tudo novo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se o carro está a GPL pode ser o comando que gere a troca entre combustíveis.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Fui ao carro munido de spray para limpar contactos e limpei a tampa da distribuição. Limpei tudo muito bem, assim como o rotor. O carro pegou. Dei-lhe alguns minutos para estabilizar a rotação, e depois arrisquei. Já está em casa. Cada vez mais tenho a certeza que é a tampa da distribuição e o rotor. Em caso de dúvida, estou a pensar substituir também a bobine de ignição.

                                        Movyk, isso é feito de forma manual. Ele estava a gasolina. E continua, aliás.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Estás um mecânico feito!

                                          Mas tenta resolver isso senão ficas apiado outra vez.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Saudações para todos, se fosse possível, gostaria que os amigos me tentassem ajudar a perceber o problema que eu tenho no meu Astra G Caravan 1.4 16V, e o problema é que o carro fica a trabalhar só com 2 cilindros, perde potência, treme por todos os lados e acende a luz de avaria do motor e quando é ligado à máquina, acusa "falha de ignição aos cilindros", eu já troquei a bobine das velas ou regua de velas (peça que substitui os convencionais cachimbos e que não é barata, €261.00), troquei velas, mas o problema preciste! Se fosse possìvel alguém me dar alguma ideia, agradecia! Mas não me digam como um amigo meu: "Isso é um problema de junta, JUNTA TUDO E DEITE FORA! Eu gosto bastante do meu carro. Abraços para todos!

                                            Comentário


                                              #23
                                              A corrente que esta a ser debitada para as velas será que está correcta?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tenho novidades e espero que sejam das boas.


                                                Estive hoje no mecânico. Ele desmontou a tampa da distribuição, olhou para o rotor e disse: "- Está a ver onde está o problema amigo?". O rotor tinha uma racha provocada (pelo menos na minha opinião) pelo calor. Poderia ser isto que estivesse a afectar o arranque do carro quando o tempo está húmido. Ele pediu-me para ir a uma casa de peças aqui em Beja para ver se tinham um rotor novo. Lá fui eu num instante, e tinham! Era um destes:





                                                Ficou por 3€! Por incrível que pareça foi este o preço da peça. Voltei ao mecânico de imediato, que tirou o outro rotor (teve que ser partido, porque ele estava colado ao tubo que o sustenta) e colocou o novo. O tubo que sustenta o rotor foi também lixado para tirar os resíduos do antigo. Após tudo isto, testei e o carro pegou.


                                                Virei-me para o mecânico, perguntei-lhe quanto é que lhe devia e a resposta dele, sem me conhecer de lado nenhum anteriormente, foi "- Oh amigo vá-se lá embora e tenha um bom dia!". Pessoa muito simpática, muito prestável e acima de tudo bastante amável. Fiquei impressionado.


                                                Fiquei também impressionado pelo senhor da casa de peças que me deixou trazer a peça e pagar depois, visto que eu não tinha moedas e não podia pagar 3€ com cartão multibanco.


                                                Esperemos então que fique resolvida esta aventura que já me andava a dar noites mal dormidas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                                                  Tenho novidades e espero que sejam das boas.


                                                  Estive hoje no mecânico. Ele desmontou a tampa da distribuição, olhou para o rotor e disse: "- Está a ver onde está o problema amigo?". O rotor tinha uma racha provocada (pelo menos na minha opinião) pelo calor. Poderia ser isto que estivesse a afectar o arranque do carro quando o tempo está húmido. Ele pediu-me para ir a uma casa de peças aqui em Beja para ver se tinham um rotor novo. Lá fui eu num instante, e tinham! Era um destes:





                                                  Ficou por 3€! Por incrível que pareça foi este o preço da peça. Voltei ao mecânico de imediato, que tirou o outro rotor (teve que ser partido, porque ele estava colado ao tubo que o sustenta) e colocou o novo. O tubo que sustenta o rotor foi também lixado para tirar os resíduos do antigo. Após tudo isto, testei e o carro pegou.


                                                  Virei-me para o mecânico, perguntei-lhe quanto é que lhe devia e a resposta dele, sem me conhecer de lado nenhum anteriormente, foi "- Oh amigo vá-se lá embora e tenha um bom dia!". Pessoa muito simpática, muito prestável e acima de tudo bastante amável. Fiquei impressionado.


                                                  Fiquei também impressionado pelo senhor da casa de peças que me deixou trazer a peça e pagar depois, visto que eu não tinha moedas e não podia pagar 3€ com cartão multibanco.


                                                  Esperemos então que fique resolvida esta aventura que já me andava a dar noites mal dormidas.
                                                  Que bom
                                                  Amigo, pega o número do telefone celular(telemóvel em BR) desse mecânico pra qualquer coisa. Não é todo dia que acha profissionais assim.

                                                  Pagou barato na peça. Convertendo, dá R$ 10,00

                                                  Vire cliente dessa loja de autopeças.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O número já está guardado. Aliás, foi tudo tratado através de telefone antes de me encontrar com ele. Foi um amigo em comum que me levou a este mecânico.

                                                    Realmente também achei a peça bastante em conta. No entanto, é da concorrência. Uma original custa cerca de 7 ou 8 euros, pelo que é de esperar que esta saia um pouco mais em conta. De qualquer das formas, quando precisar de peças, vou ver àquela loja primeiro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Agora vê se vais a essa casa comprar o material para as revisões e levas o carro a esse mecânico

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sabes que já pensei nisso. Resta saber se os preços são assim tão em conta no que toca ao resto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ainda bem que o problema está resolvido

                                                          No entanto, e estando o carro a gás, pede a esse mecanico que te regule os válvulas (facilmende descomandam quando convertidos para gás). Estando o carro a trabalhar em pleno e todo afinado, tirarás melhor partido dele e prevines algumas futuras chatices

                                                          Boa sorte e bons km

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ainda não sei se está resolvido! :P Só o saberei quando chover a sério. :P Espero que esteja para breve. Estou cheio de vontade de ou ficar a pé ou de ver que o problema está resolvido. Se não estiver, ainda tenho a bobine de ignição ou a tampa do distribuidor para trocar.

                                                            No que toca a gás vou sempre ao instalador. Ele também faz revisões de mecânica geral só que é em Coimbra.

                                                            O próximo passo é a mudança da correia de distribuição. Ainda não sei quando vou poder, mas será o mais brevemente possível.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X