Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Barulho estranho engrenar mudanças

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Barulho estranho engrenar mudanças

    Bom dia pessoal...
    O meu velho Twingo que tem estado mais parado nos ultimos tempos, ao engrenar mudanças faz tipo um barulho metálico como se tivesse a raspar ferros...
    O diagnóstico é fácil, tem que ser lubrificado alguma coisa certo?
    Alguém sabe como fazer e o que fazer? obrigado

    abraço

    #2
    Bem, isso parece-me sincronizadores da caixa, mas começa pelo mais simples, troca o óleo da caixa e vê se passa.
    Se passar durante uns dias e depois voltar, são sincronizadores (anilhas sincronizadoras) danificadas, e a reparação é carissima, é mais viável comprares uma caixa de velocidades usada na net.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
      Bem, isso parece-me sincronizadores da caixa, mas começa pelo mais simples, troca o óleo da caixa e vê se passa.
      Se passar durante uns dias e depois voltar, são sincronizadores (anilhas sincronizadoras) danificadas, e a reparação é carissima, é mais viável comprares uma caixa de velocidades usada na net.
      obrigado pela resposta, como troco o oleo da caixa?

      Comentário


        #4
        a caixa tem 2 bujons, abres os dois.

        Quando tiver saido a valvolina toda, fechas o bujon de baixo e colocas a valvolina nova por cima. Atenção que pode ser necessário uma seringa XL para conseguires meter o óleo lá, é que costuma ser de acesso dificil.

        Comentário


          #5
          Cuidado com a compra de caixas usadas,nada garante(apesar de nas sucateiras todos as garantirem) que não esteja como a tua ou pior!!
          Conheço um caso assim num fiat punto.

          Comentário


            #6
            Mas as mudanças saltam fora?

            Comentário


              #7
              As mudanças não saltam fora, está tudo direito, apenas ao engrenar faz um barulho metálico da 1a para a 2a...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                As mudanças não saltam fora, está tudo direito, apenas ao engrenar faz um barulho metálico da 1a para a 2a...
                Se o carro tivesse diferencial diria que eram as bolachas com folga, mas como não tem o barulho virá mesmo da caixa. Mas é pá deixa andar isso.

                Comentário


                  #9
                  Esse arranhar - isto de identificar barulhos por palavras é muito complicado - será à partida os sincronizadores.
                  Só faz de 1ª para 2ª?
                  Eu deixava andar, fazendo apenas a troca da valvulina.

                  Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                  Se o carro tivesse diferencial diria que eram as bolachas com folga, mas como não tem o barulho virá mesmo da caixa. Mas é pá deixa andar isso.
                  Claro que tem diferencial...

                  Comentário


                    #10
                    O mais estranho é que o Twingo mudou a valvolina à cerca de 15.000Km's

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                      Esse arranhar - isto de identificar barulhos por palavras é muito complicado - será à partida os sincronizadores.
                      Só faz de 1ª para 2ª?
                      Eu deixava andar, fazendo apenas a troca da valvulina.



                      Claro que tem diferencial...
                      Diferencial traseiro queria eu dizer.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                        O mais estranho é que o Twingo mudou a valvolina à cerca de 15.000Km's
                        Então não é por aí.

                        Das duas uma: ou o problema não é o tipico arranhar que se está a julgar ou pura e simplesmente tens os sincronizadores danificados.

                        Como disse, eu deixava andar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                          Então não é por aí.

                          Das duas uma: ou o problema não é o tipico arranhar que se está a julgar ou pura e simplesmente tens os sincronizadores danificados.

                          Como disse, eu deixava andar.
                          Hmm o manel gt disse-me que era necessário lubrificar todo o conjunto... eu fiquei a pensar tipo "lubrificar todo o conjunto? pegar numas luvas e em massa e esfregar por ali fora?! "

                          Quero por o Twingo a 100% e isto é uma das coisas que queria por direito...tirar este barulho a engrenar..
                          Não é aquele barulho de quem engrena mal a mudança e parece "um cartão a bater nos aros de uma bicicleta" é tipo metálico como que uma chave de roquete a rodar... e só acontece a mexer na maneta de velocidades..

                          Simplesmente queria deixar isto direito...

                          Comentário


                            #14
                            Não há grandes duvida, anilhas sincronizadoras, ou abres a caixa e metes novas, assim como os componentes internos que sejam precisos, ou compras uma usada.

                            O que leva os sincronizadores a estragar-se são passagens "à cão", passagens à cavacada, passagens a prego, em suma, passagens ríspidas e sem cuidado nenhum.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                              Não há grandes duvida, anilhas sincronizadoras, ou abres a caixa e metes novas, assim como os componentes internos que sejam precisos, ou compras uma usada.

                              O que leva os sincronizadores a estragar-se são passagens "à cão", passagens à cavacada, passagens a prego, em suma, passagens ríspidas e sem cuidado nenhum.
                              Obrigado Ricardo...
                              Eh pa isso vou abrir a caixa e averiguar isso...
                              Quanto a meter mudanças sempre tive o máximo de cuidado, facto que ele comecou a fazer esse barulho nas minhas maos... mas provavelmente isso será fadiga de material..já agora qual é o pior que me pode acontecer se deixar isso andar assim?

                              Comentário


                                #16
                                O pior que te pode acontecer é teres que andar a pé Mas, agora a sério, deixa isso andar. O meu Punto de vez em quando também faz um barulho metálico (e, às vezes a 1.ª só entra aí na 5.ª tentativa) e, anda assim há uns 50.000 quilómetros e a situação tem-se mantido estável. Quando mudei a embraiagem chegou-se a falar em ver isso mas, entendou-se que não valia a pena andar para ali a mexer. Já agora, por curiosidade, quantos quilómetros tem o carro?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pedro18teixeira Ver Post
                                  O pior que te pode acontecer é teres que andar a pé Mas, agora a sério, deixa isso andar. O meu Punto de vez em quando também faz um barulho metálico (e, às vezes a 1.ª só entra aí na 5.ª tentativa) e, anda assim há uns 50.000 quilómetros e a situação tem-se mantido estável. Quando mudei a embraiagem chegou-se a falar em ver isso mas, entendou-se que não valia a pena andar para ali a mexer. Já agora, por curiosidade, quantos quilómetros tem o carro?
                                  Bom dia conterraneo,
                                  o carro tem 112.000kms

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                    Hmm o manel gt disse-me que era necessário lubrificar todo o conjunto... eu fiquei a pensar tipo "lubrificar todo o conjunto? pegar numas luvas e em massa e esfregar por ali fora?! "

                                    Quero por o Twingo a 100% e isto é uma das coisas que queria por direito...tirar este barulho a engrenar..
                                    Não é aquele barulho de quem engrena mal a mudança e parece "um cartão a bater nos aros de uma bicicleta" é tipo metálico como que uma chave de roquete a rodar... e só acontece a mexer na maneta de velocidades..

                                    Simplesmente queria deixar isto direito...
                                    Então não são sincronizadores.
                                    Honestamente não estou a ver o que é o som de "uma chave de roquete a rodar".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                      Então não são sincronizadores.
                                      Honestamente não estou a ver o que é o som de "uma chave de roquete a rodar".
                                      Devia estar com a sonolência pós-almoço quando escrevi isto...que raio de exemplos fui dar...
                                      Quando engreno tipo uma segunda, arranquei e estou a meter a segunda, coloco o pé na embraiagem e assim que puxo a manete para baixo para engatar a segunda, ouço por baixo do carro/motor um barulho como que uma dobradiça com falta de oléo...
                                      Vou deixar andar assim...o carro nem 10.000faz por ano actualmente...
                                      A cena é que gosto mesmo do carro, já deu mais que provas que é fiável, e como foi o meu primeiro carro (800€ a um amigo que o tinha na garagem parado com 90.000kms) não o quero "dar" a saber que está em bom estado por apenas 400€ (porque entretanto desvalorizou)
                                      Não o quero vender as peças ainda acreditando que a longo prazo consiga duplicar os 400€, a questão é quanto tempo ia demorar...
                                      Não o quero abater para receber 200€

                                      Mais, vou ter uma recem encartada num prazo de um par de anos talvez... Seria um carro ideal para andar, e não ter que dar 500€ por um chazossito que nem sei o estado dele...
                                      Eu quero manter o Twingo, e deixar-lo 5 estrelas. E ia comecar por isso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas EDGAARLIVE

                                        O teu carro já tem o auto afinador de embraiagem? (perdão se não é este o termo correcto)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Por curiosidade, vê se o nível do óleo da caixa está no ponto. A Renault, no meu laguna que leva 3,4 litros, só lhe meteu 3 litros quando lá troquei a valvulina há uns anos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MiguRClio Ver Post
                                            Boas EDGAARLIVE

                                            O teu carro já tem o auto afinador de embraiagem? (perdão se não é este o termo correcto)
                                            Boas, peço desculpa mas nunca ouvi falar em tal termo...
                                            Se puderes ser mais explicito eu posso tentar ver/saber
                                            abc

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                              Por curiosidade, vê se o nível do óleo da caixa está no ponto. A Renault, no meu laguna que leva 3,4 litros, só lhe meteu 3 litros quando lá troquei a valvulina há uns anos.
                                              Eu troquei o meu oleo numa oficina daquelas conhecidas, que dá as garantias da marca etc...
                                              Por acaso penso que o nivel de momento está no minimo (mas dentro dos limites aceitaveis)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                                Eu troquei o meu oleo numa oficina daquelas conhecidas, que dá as garantias da marca etc...
                                                Por acaso penso que o nivel de momento está no minimo (mas dentro dos limites aceitaveis)
                                                Na caixa tens um buraco por onde entra a valvulina. O nível certo é mesmo aí. Ou seja, é suposto pôr valvulina por aí até escorrer, deixar escorrer e fechar. A tua caixa qual é? Penso que deve levar GL4, GL4+ ou GL5 sem problemas. Eu começava por encher o óleo ao nível.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É tipo um seletor que afina a embraiagem automáticamente. É uma ficha que tem no topo do pedal

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MiguRClio Ver Post
                                                    É tipo um seletor que afina a embraiagem automáticamente. É uma ficha que tem no topo do pedal
                                                    ASsim que puder confiro isso

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                                      Na caixa tens um buraco por onde entra a valvulina. O nível certo é mesmo aí. Ou seja, é suposto pôr valvulina por aí até escorrer, deixar escorrer e fechar. A tua caixa qual é? Penso que deve levar GL4, GL4+ ou GL5 sem problemas. Eu começava por encher o óleo ao nível.
                                                      Eu estava a pensar era fazer aquele metodo dos dois bjons, desapaerto um e deixo sangrar ao maximo e depois com ajuda de uma seringa repor os niveis...assim também dá certo? troco a valvulina toda

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                                        Eu estava a pensar era fazer aquele metodo dos dois bjons, desapaerto um e deixo sangrar ao maximo e depois com ajuda de uma seringa repor os niveis...assim também dá certo? troco a valvulina toda
                                                        Não estou a perceber bem... tens dois orifícios na caixa. um em baixo para deixar cair o óleo e um de lado para o colocar que também serve de marca de nível... o que estás a dizer sobre sangramento? É quereres mudar o óleo todo? Sim, melhor ainda. Deixas sair tudo por baixo e depois fechas e enches de lado. Para ficar tudo direitinho faz com o carro frio (o óleo da caixa quente muda de viscosidade ligeiramente). Depois de escorrer vai colocando até começar a transbordar pelo buraco. Deixas aquilo assentar 5 ou 10 minutos, confirmas que está ao nível e fechas.

                                                        A nível de specs do óleo, penso que o melhor será GL4+, mas costuma ser caro e raro a não ser q mandes vir de Espanha (ELF NFJ se não me engano). O GL5 também deve funcionar, mas não é tão bom para os sincronizadores de latão.
                                                        Editado pela última vez por pedro19; 05 April 2013, 04:19.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                                          Não estou a perceber bem... tens dois orifícios na caixa. um em baixo para deixar cair o óleo e um de lado para o colocar que também serve de marca de nível... o que estás a dizer sobre sangramento? É quereres mudar o óleo todo? Sim, melhor ainda. Deixas sair tudo por baixo e depois fechas e enches de lado. Para ficar tudo direitinho faz com o carro frio (o óleo da caixa quente muda de viscosidade ligeiramente). Depois de escorrer vai colocando até começar a transbordar pelo buraco. Deixas aquilo assentar 5 ou 10 minutos, confirmas que está ao nível e fechas.

                                                          A nível de specs do óleo, penso que o melhor será GL4+, mas costuma ser caro e raro a não ser q mandes vir de Espanha (ELF NFJ se não me engano). O GL5 também deve funcionar, mas não é tão bom para os sincronizadores de latão.
                                                          é isso mesmo que eu estou a falar...
                                                          vou trocar isso....e aproveito troco tambem no clio...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas, o problema deste barulho foi resolvido
                                                            Lubrifiquei por baixo do carro todo o conjunto desde a manete de velocidades até à caixa com WD40.
                                                            O barulho desapareceu a 100%
                                                            Podem encerrar

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X