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Dificuldade em pegar quando esta frio - mercedes-bens 190d 2.0

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    Dificuldade em pegar quando esta frio - mercedes-bens 190d 2.0

    Boas, tenho um mercedes-bens 190d 2.0 e ultimamente tem-me aparecido algumas anomalias na viatura. A que mais me preocupa é o facto de quando a viatura esta fria ter dificuldade em pegar e não sei o que poderá ser (talvez velas). Tenho reparado nuns ruídos (tac, tac, tac...) quando esta a trabalhar ainda com o motor pré-frio. Alguém tem conhecimento do que poderá ser??
    Editado pela última vez por AlexCastro; 15 April 2013, 14:00.

    #2
    Isso quase de certeza que são as velas de incandescência que já não estão boas. Troca-as e vês que melhora.
    Em relação ao tac tac tac, é normal esses motores a frio "baterem válvulas" (não sei se é o termo correcto), enquanto as touches não enchem de óleo. Depois de alguns minutos tem tendência a estabilizar.

    PS: pede a um moderador pra mover o tópico para as boxes, que é lá que se trata da parte técnica e manutenção.

    Comentário


      #3
      Muda as velas, e o "tac tac tac" além de ser do motor estar frio e as touches estarem sem óleo, o próprio óleo já pode estar a pedir muda.

      Isso acontece no meu Clio quando faltam 1000/2000 km para a muda

      Comentário


        #4
        Obrigado, pela ajuda, já agora tenho mais uma dúvida. No painel de instrumento existe um manômetro que diz economy, não sei qual a sua função, mas reparo que quando ligo o motor o ponteiro vai para metade, depois quando começo a andar com a viatura ele vai para o máximo (suponho eu ser o máximo), ou seja, para a parte preta. É

        Comentário


          #5
          Será normal o manômetro funcionar assim? e qual a sua função?

          Comentário


            #6
            Será indicador de consumo instantâneo?

            Comentário


              #7
              É um 190D e tem manómetro de economia?

              Esse quadrante não é daí. Pertence a um 190E (gasolina).

              Já agora qual a velocidade que ele marca?

              Quanto aos teus problemas, quando rodas a chave ele acende a resistência ou só acende depois de o motor estar a trabalhar?

              O tac tac tac é normal quando o óleo está frio, mas em quente não deve fazer. É das touches hridráulicas, nesses motores convém meter 10W40 ou 15W40, não convém inventar com óleos sintéticos e muito finos (5W40).

              Comentário


                #8
                Quando rodo a chave a resistência acende logo. em relação ao quadrante ele marca 180KM/H

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por AlexCastro Ver Post
                  Quando rodo a chave a resistência acende logo. em relação ao quadrante ele marca 180KM/H
                  Nunca vi um quadrante desses, podes colocar foto depois?
                  Normalmente o "económetro" só existe nas versões a gasolina.
                  A bateria está boa?

                  Comentário


                    #10
                    sim a bateria é nova, depois coloco uma foto mas só por volta das 20h30.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AlexCastro Ver Post
                      sim a bateria é nova, depois coloco uma foto mas só por volta das 20h30.
                      Ele em quente pega bem?

                      Podes ter algum problema no retorno na bomba injectora. Isso é fácil de resolver. Convém é ver se há fugas de gasóleo. Espreita para a zona do apoio do motor do lado direito (quem vê o carro de frente) e vê se tem gasóleo.

                      Comentário


                        #12
                        apoio do motor do lado direito...ok vou ver. Sim ele em quente pega bem, não manda muito fumo, alias que nenhum. O motor também esta a trabalhar bem, a não ser esse tac, tac quando o motor não esta quente.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por AlexCastro Ver Post
                          apoio do motor do lado direito...ok vou ver. Sim ele em quente pega bem, não manda muito fumo, alias que nenhum. O motor também esta a trabalhar bem, a não ser esse tac, tac quando o motor não esta quente.
                          Mas esse barulho do motor é normal. O pegar mal a frio, e excluindo a hipótese das velas que se estivesse alguma queimada não acendia a luz da resistência ao rodar a chave e o motor ao arrancar trabalhava em 3 cilindros, deve ser algo relacionado com o gasóleo, mais concretamente com a injecção.

                          Pode ser algum tubo do gasóleo com fuga, o taco do 4º injector estar a verter e deixa entrar ar no circuito, os vedantes da bomba estarem ressequidos, o pré filtro do gasóleo estar com muita sujidade, etc. Pode ser muita coisa, por isso tens que investigar primeiro se existe ou não fuga.

                          Faz uma inspecção visual ao motor e dentro do carro liga a sofagem e nas grelhas do meio vê se cheira a gasóleo.

                          Comentário


                            #14
                            ok, muito obrigado vou fazer isso, de facto já que estamos a falar disso reparo que o meu carro não é assim tao económico como falam e vendo bem poderá ser mesmo alguma fuga o algo com a injeção, porque não deveria de beber tanto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AlexCastro Ver Post
                              ok, muito obrigado vou fazer isso, de facto já que estamos a falar disso reparo que o meu carro não é assim tao económico como falam e vendo bem poderá ser mesmo alguma fuga o algo com a injeção, porque não deveria de beber tanto.
                              Quantos km fazes com por exemplo 20€?

                              Comentário


                                #16
                                sem ter a certeza pelas minhas contas acho que faço 160km com 20€, em aveiro que não tem muitas subidas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AlexCastro Ver Post
                                  sem ter a certeza pelas minhas contas acho que faço 160km com 20€, em aveiro que não tem muitas subidas.
                                  Está a gastar bastante de facto. É o 190 Diesel 2.0 certo? 4 ou 5 velocidades?

                                  Comentário


                                    #18
                                    sim, é o 190 diesel 2.0 de 5 velocidades

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se não estou em erro, isso era carro para fazer uns 7/8litros em cidade.

                                      Filtro do gasóleo foi mudado a quantos km?

                                      Tens feito as revisões gerais regularmente?(filtro ar, filtro óleo, filtro gasóleo, velas e óleo)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por AlexCastro Ver Post
                                        sim, é o 190 diesel 2.0 de 5 velocidades
                                        Então verifica se há fuga. Normalmente o pré-filtro, o taco do injector e o termostato do gasóleo são locais crónicos de fuga.

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                                          #21
                                          ok, desde já agradeço a ajuda. vou verificar isso então. Depois informo alguma coisa e se você poder continuar a ajudar agradecia novamente. abraço

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AlexCastro Ver Post
                                            ok, desde já agradeço a ajuda. vou verificar isso então. Depois informo alguma coisa e se você poder continuar a ajudar agradecia novamente. abraço
                                            Sim ajudo sem problema. Mas com fotos é mais fácil ajudar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              ok, vou tentar tirar fotos, por voltas das 20h30 vou coloca-las

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MiguRClio Ver Post
                                                Se não estou em erro, isso era carro para fazer uns 7/8litros em cidade.

                                                Filtro do gasóleo foi mudado a quantos km?

                                                Tens feito as revisões gerais regularmente?(filtro ar, filtro óleo, filtro gasóleo, velas e óleo)
                                                Só tenho o carro a 3 semanas, ainda não lhe fiz nenhuma revisão, se calhar a próxima faço uma completa

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Então, não sou nenhum expert, mas se o filtro do gasóleo estiver entupido, isso influencia no comportamento do carro, pois não chega o fluxo de gasóleo preciso para o carro andar naturalmente, e consequência disso é a bomba de gasóleo estar sempre a puxar logo o consumo aumenta.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MiguRClio Ver Post
                                                    Então, não sou nenhum expert, mas se o filtro do gasóleo estiver entupido, isso influencia no comportamento do carro, pois não chega o fluxo de gasóleo preciso para o carro andar naturalmente, e consequência disso é a bomba de gasóleo estar sempre a puxar logo o consumo aumenta.
                                                    Mas isso não explica a dificuldade em pegar a frio.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                      Mas isso não explica a dificuldade em pegar a frio.

                                                      Isso, como já disse acima, penso ser as velas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MiguRClio Ver Post
                                                        Isso, como já disse acima, penso ser as velas
                                                        Todos os 190 que conheço quando deram problema de velas nenhum acendia a luz da resistência quando se rodava a chave. Só acendia depois do motor ligar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Mas como efetivamente o quadrante não é o original do modelo, sabemos lá se não foi uma MOD á zé da esquina

                                                          Também não se pode descartar serem os cabos de velas

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Vamos aguardar pelo que o homem diz. Nunca vi um económetro num diesel, mas...

                                                            Comentário

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