Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumo de óleo=problema de bronzes 1.5 dci?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Consumo de óleo=problema de bronzes 1.5 dci?

    Tenho um megane 1.5 dci 105cv com 151.000kms, aos 140.000 o óleo desceu para o mínimo, achei estranho porque o carro nunca me tinha gasto óleo, como faltava para aí 3.000kms para fazer a revisão e como tinha que por bastante óleo decidi fazer a revisão em vez de estar a atestar, na altura nao sabia dos problemas de bronzes que por vezes afectam os 1.5 dci, senão secalhar na altura tinha mudado isso, mas como tem que trocar o óleo decidi esperar para a próxima revisão e logo via se fazia ou nao a substituição, neste momento faltam-me ainda 9.000kms para fazer a revisão e já tenho o carro outra vez "sem" óleo! Isto é um sintoma "normal" do tal problema dos bronzes ou poderá ser outra coisa?
    De referir que tenho uma condução normalmente pacata, em que o motor nao vai em grandes esforços, deve ser bastante raro passar das 3.000 rotações, se bem que neste fim de semana fiz para aí uns 100kms a 170km/h mas penso que nao é motivo para gastar tanto óleo, senão a maior parte do pessoal que conheço nao ganhava para pagar o óleo...
    Em vez de trocar os bronzes começa a dar-me vontade é de trocar tudo, se nao fosse a amiga troika...

    #2
    quantos kms fez o carro desde a última mudança de óleo? não consegui perceber, a diferença entre o máximo e o mínimo deve ser de 1 litro, acho eu que devias ter acrescentado em vez de mudar com tanta antecedência
    o problema dos bronzes não te levaria a consumir tanto óleo, na minha opinião, se tiveres os bronzes lixados ouves o motor a bater

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
      quantos kms fez o carro desde a última mudança de óleo? não consegui perceber, a diferença entre o máximo e o mínimo deve ser de 1 litro, acho eu que devias ter acrescentado em vez de mudar com tanta antecedência
      o problema dos bronzes não te levaria a consumir tanto óleo, na minha opinião, se tiveres os bronzes lixados ouves o motor a bater
      Fez 11.000 kms desde a ultima revisão, da ultima vez o óleo ficou bem abaixo do mínimo.

      Comentário


        #4
        então segundo percebi, fazes as revisões de 20 em 20 mil e na última vez fizeste com cerca de 17000? é isto?
        neste momento, o nível está no mínimo ou abaixo do mínimo?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
          então segundo percebi, fazes as revisões de 20 em 20 mil e na última vez fizeste com cerca de 17000? é isto?
          neste momento, o nível está no mínimo ou abaixo do mínimo?
          Foi mesmo isso, como faltavam "poucos" kms para a revisão e tinha o carro na oficina e disseram-me que o carro tinha que levar 2/2.5 lts de oleo resolvi fazer a revisão. Se calhar enganaram-me e devia ter que levar no máximo 1 litro conforme disseste.
          Então não há ligação directa entre o consumo do oleo e o problema dos bronzes dos dci's, segundo dizes? Então o que poderá ser? É que o raio do carro nunca me tinha gasto oleo até aos 137.000 kms.
          Neste momento o oleo na vareta está a tocar exactamente no traço do valor minimo, da outra vez estava abaixo do traço do minimo.
          Vou neste momento à oficina, porque tambem tenho que mudar as pastilhas de travão e vamos lá ver o que dizem...

          Comentário


            #6
            O carro tem usado um óleo, que respeite a norma indicada pela Renault?

            No caso do 1.9Dci... quando havia um consumo de óleo fora do habitual, era indícios de problema no turbo.

            Mas não quer com isto dizer que seja o caso.

            Comentário


              #7
              não afirmo que a diferença entre o max e o min na vareta seja de apenas 1 litro, penso que deve andar por aí, no máximo será 1,5 litros, mas é apenas a minha opinião, pode ser que alguém saiba ao certo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                Tenho um megane 1.5 dci 105cv com 151.000kms, aos 140.000 o óleo desceu para o mínimo, achei estranho porque o carro nunca me tinha gasto óleo, como faltava para aí 3.000kms para fazer a revisão e como tinha que por bastante óleo decidi fazer a revisão em vez de estar a atestar, na altura nao sabia dos problemas de bronzes que por vezes afectam os 1.5 dci, senão secalhar na altura tinha mudado isso, mas como tem que trocar o óleo decidi esperar para a próxima revisão e logo via se fazia ou nao a substituição, neste momento faltam-me ainda 9.000kms para fazer a revisão e já tenho o carro outra vez "sem" óleo! Isto é um sintoma "normal" do tal problema dos bronzes ou poderá ser outra coisa?
                De referir que tenho uma condução normalmente pacata, em que o motor nao vai em grandes esforços, deve ser bastante raro passar das 3.000 rotações, se bem que neste fim de semana fiz para aí uns 100kms a 170km/h mas penso que nao é motivo para gastar tanto óleo, senão a maior parte do pessoal que conheço nao ganhava para pagar o óleo...
                Em vez de trocar os bronzes começa a dar-me vontade é de trocar tudo, se nao fosse a amiga troika...
                O 'problema de bronzes' tipico dos 1.5dCi leva a um abaixamento da pressão de óleo no motor e não ao seu consumo.
                O que relatas pode indiciar o desgaste dos vedantes do eixo do turbo o que leva a que o óleo do motor que lubrifica o eixo do turbo esteja a entrar para a turbina. Existem kits de reparação para esse problema.

                Um último reparo: tens de usar um óleo 5w40.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  O carro tem usado um óleo, que respeite a norma indicada pela Renault?

                  No caso do 1.9Dci... quando havia um consumo de óleo fora do habitual, era indícios de problema no turbo.

                  Mas não quer com isto dizer que seja o caso.
                  Penso que o oleo colocado seja o preconizado pela Renault porque o carro foi sempre a uma oficina Renault fazer as revisões/manutenção.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por draper Ver Post
                    O 'problema de bronzes' tipico dos 1.5dCi leva a um abaixamento da pressão de óleo no motor e não ao seu consumo.
                    O que relatas pode indiciar o desgaste dos vedantes do eixo do turbo o que leva a que o óleo do motor que lubrifica o eixo do turbo esteja a entrar para a turbina. Existem kits de reparação para esse problema.

                    Um último reparo: tens de usar um óleo 5w40.
                    Nesta situação não deveria haver outros sintomas sem ser apenas o consumo de oleo? Pergunto isto porque o carro está a funcionar normalmente, os consumos de combustiveis são os habituais e não me parece que esteja a fazer algum fumo anormal.
                    Não sei de cor qual o oleo que têm metido, mas penso que não é 5W40, tenho ideia que é 10 qualquer coisa, quando a minha mulher voltar com o carro vejo na ultima factura o que levou.
                    Na oficina hoje não me puderam fazer nada porque estavam com excesso de trabalho, vou levar lá o carro amanhã, mas não gostei da primeira reacção do mecânico, pois a sua resposta foi: Pois está a consumir oleo...E eu!? Eu sei, por isso é que vim cá...Não é uma oficina Renault e não costumo lá ir fazer coisas sem ser por exemplo mudar pastilhas mas está proximo de casa e a oficina onde vou é 140kms para cada lado e neste momento não posso lá ir pois preciso mesmo do carro e tenho que resolver isto aqui perto.
                    Se for esse problema do turbo o mecânico consegue ver isso rápidamente? Amanhã espero falar com o chefe da oficina para ver se tenho uma melhor resposta do que do mecânico.
                    Obrigado a todos pela a ajuda.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                      Penso que o oleo colocado seja o preconizado pela Renault porque o carro foi sempre a uma oficina Renault fazer as revisões/manutenção.
                      ... esse é que é o problema... 95% das oficinas de marca aplicam óleos que não cumprem as especificações da marca...

                      No caso da Renault, usam muito o 10w40 para 'toda a obra'...

                      O óleo como está a passar no lado da turbina, entra na admissão e não há grande alteração das performance ou fumo.
                      Diagnóstico: retiram o tubo da admissão (o que vai do filtro de ar à entrada do turbo) e vêem se tem fuga de óleo (se necessário com uma lâmpada UV pois os vestígios de óleo com a luz UV ficam violeta).
                      Reparar o turbo implica retirar o turbo do motor e então desmontar o turbo.

                      O uso de óleo 10w40 propencia este problema pois a frio a lubrificação do turbo é deficitária dada a elevada viscosidade deste óleo face ao 5w40.
                      Por isso a Renault nos 1.5dCi com mais de 100cv preconiza o 5w40 (5w30 RN0720 se tiverem FAP).
                      Editado pela última vez por draper; 16 April 2013, 11:32.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                        Penso que o oleo colocado seja o preconizado pela Renault porque o carro foi sempre a uma oficina Renault fazer as revisões/manutenção.
                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                        Nesta situação não deveria haver outros sintomas sem ser apenas o consumo de oleo? Pergunto isto porque o carro está a funcionar normalmente, os consumos de combustiveis são os habituais e não me parece que esteja a fazer algum fumo anormal.
                        Não sei de cor qual o oleo que têm metido, mas penso que não é 5W40, tenho ideia que é 10 qualquer coisa, quando a minha mulher voltar com o carro vejo na ultima factura o que levou.
                        Na oficina hoje não me puderam fazer nada porque estavam com excesso de trabalho, vou levar lá o carro amanhã, mas não gostei da primeira reacção do mecânico, pois a sua resposta foi: Pois está a consumir oleo...E eu!? Eu sei, por isso é que vim cá...Não é uma oficina Renault e não costumo lá ir fazer coisas sem ser por exemplo mudar pastilhas mas está proximo de casa e a oficina onde vou é 140kms para cada lado e neste momento não posso lá ir pois preciso mesmo do carro e tenho que resolver isto aqui perto.
                        Se for esse problema do turbo o mecânico consegue ver isso rápidamente? Amanhã espero falar com o chefe da oficina para ver se tenho uma melhor resposta do que do mecânico.
                        Obrigado a todos pela a ajuda.
                        Originalmente Colocado por draper Ver Post
                        ... esse é que é o problema... 95% das oficinas de marca aplicam óleos que não cumprem as especificações da marca...

                        No caso da Renault, usam muito o 10w40 para 'toda a obra'...

                        O óleo como está a passar no lado da turbina, entra na admissão e não há grande alteração das performance ou fumo.
                        Diagnóstico: retiram o tubo da admissão (o que vai do filtro de ar à entrada do turbo) e vêem se tem fuga de óleo (se necessário com uma lâmpada UV pois os vestígios de óleo com a luz UV ficam violeta).
                        Reparar o turbo implica retirar o turbo do motor e então desmontar o turbo.

                        O uso de óleo 10w40 propencia este problema pois a frio a lubrificação do turbo é deficitária dada a elevada viscosidade deste óleo face ao 5w40.
                        Por isso a Renault nos 1.5dCi com mais de 100cv preconiza o 5w40 (5w30 RN0720 se tiverem FAP).


                        msantos, aparentemente e como tu próprio desconfias, poderás é ter um 10W40...

                        Mas claro que carece realmente de confirmação.

                        Mas como o draper indicou, não faltam oficinas da marca, que não usam o óleo preconizado...

                        Mesmo aqui no fórum, há users que tem essa má experiência..... de irem à marca e esta não colocar o adequado.

                        Portanto e caso tenhas mesmo um 10W40 em vez do 5W40, tal não é mesmo nada abonatório para o Turbo.

                        Já o 1.9 DCi sofreu de vários problemas, por culpa da lubrificação.

                        Comentário


                          #13
                          Pois eu "falando de cor" quase tenho a certeza que é o 10W40 que tem levado, para ser sincero só na primeira revisão é que me preocupei com a qualidade do oleo, vi qual foi o que me colocaram e depois fui ver ao manual se batia certo com o especificado pela Renault, como coincidia nunca mais me preocupei com isso.
                          À tarde já consigo confirmar qual foi o oleo.

                          Comentário


                            #14
                            Bem já consegui ver qual o oleo que levou e é efectivamente o 10W40 semi-sintético, peguei no manual de manutenção e este é efectivamente o oleo que a Renault recomenda para o meu carro, para tempertatura entre os -20ºC e os 30+ºC, o 5W40 só está recomendado para temperaturas de inferiores a -25ºC ou carros que tenham FAP, que efectivamente o meu não tem, por isso não deve ser problema da qualidade do oleo, digo eu...Pode é não cumprir as normas ACEA, mas isso não sei porque na factura nao especifica a marca mas dúvido que sendo na Renault não cumpram o seu próprio requisito.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                              Tenho um megane 1.5 dci 105cv com 151.000kms, aos 140.000 o óleo desceu para o mínimo, achei estranho porque o carro nunca me tinha gasto óleo, como faltava para aí 3.000kms para fazer a revisão e como tinha que por bastante óleo decidi fazer a revisão em vez de estar a atestar, na altura nao sabia dos problemas de bronzes que por vezes afectam os 1.5 dci, senão secalhar na altura tinha mudado isso, mas como tem que trocar o óleo decidi esperar para a próxima revisão e logo via se fazia ou nao a substituição, neste momento faltam-me ainda 9.000kms para fazer a revisão e já tenho o carro outra vez "sem" óleo! Isto é um sintoma "normal" do tal problema dos bronzes ou poderá ser outra coisa?
                              De referir que tenho uma condução normalmente pacata, em que o motor nao vai em grandes esforços, deve ser bastante raro passar das 3.000 rotações, se bem que neste fim de semana fiz para aí uns 100kms a 170km/h mas penso que nao é motivo para gastar tanto óleo, senão a maior parte do pessoal que conheço nao ganhava para pagar o óleo...
                              Em vez de trocar os bronzes começa a dar-me vontade é de trocar tudo, se nao fosse a amiga troika...
                              100 km a 170km/h? Com este calor? Num 1.5DCI?

                              Começa a ter mais cuidado senão em vez do bronzes qualquer dia vai o turbo ou mesmo o motor à vida.

                              Comentário


                                #16
                                O de cá de casa sempre tocou no óleo (do máximo ao mínimo) nos 20k km entre revisões. Fazia muita cidade, hoje em dia já faz menos pelo que o óleo se aguenta melhor.

                                Leva neste momento 150k km e irá fazer a manutenção preventiva das capas de bielas aos 160k km.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                  100 km a 170km/h? Com este calor? Num 1.5DCI?

                                  Começa a ter mais cuidado senão em vez do bronzes qualquer dia vai o turbo ou mesmo o motor à vida.
                                  Tal como disse ando normalmente devagar, mas mal será que um carro não possa andar a "fundo" de vez em quando, se calhar já à uns 5 anos que o carro não andava a esta velocidade...tinha em casa a minha sogra estatelada no chão com uma perna partida e eu estava a 100kms, daí ter ido sempre a fundo, não conseguiram arrombar a porta, de qualquer modo a questão não era essa...
                                  Já agora tive um 206 2.0HDI que fazia muitas vezes 300kms quase sempre a fundo e nunca me gastou oleo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                    Tal como disse ando normalmente devagar, mas mal será que um carro não possa andar a "fundo" de vez em quando, se calhar já à uns 5 anos que o carro não andava a esta velocidade...tinha em casa a minha sogra estatelada no chão com uma perna partida e eu estava a 100kms, daí ter ido sempre a fundo, não conseguiram arrombar a porta, de qualquer modo a questão não era essa...
                                    Já agora tive um 206 2.0HDI que fazia muitas vezes 300kms quase sempre a fundo e nunca me gastou oleo.
                                    O de cá de casa anda quase sempre acima dos 140 e até agora 0 problemas

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                      O de cá de casa sempre tocou no óleo (do máximo ao mínimo) nos 20k km entre revisões. Fazia muita cidade, hoje em dia já faz menos pelo que o óleo se aguenta melhor.

                                      Leva neste momento 150k km e irá fazer a manutenção preventiva das capas de bielas aos 160k km.
                                      É o de 105cvs e têm o carro desde novo? É que o meu não costumava gastar oleo e agora já são duas vezes de seguida entre revisões, gastar 1 litro em 11.000kms parece-me muito!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                        É o de 105cvs e têm o carro desde novo? É que o meu não costumava gastar oleo e agora já são duas vezes de seguida entre revisões, gastar 1 litro em 11.000kms parece-me muito!
                                        Clio III DCI 105 cv de 3/2007, comprado com 6 meses e 20k km conta neste momento com 150k km.

                                        Sim, 1L em 11k km parece-me um pouco excessivo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                          100 km a 170km/h? Com este calor? Num 1.5DCI?

                                          Começa a ter mais cuidado senão em vez do bronzes qualquer dia vai o turbo ou mesmo o motor à vida.
                                          Qual é mesmo o problema? Se o sistema de refrigeração estiver a cumprir bem o seu papel não vejo nenhum.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                            Clio III DCI 105 cv de 3/2007, comprado com 6 meses e 20k km conta neste momento com 150k km.

                                            Sim, 1L em 11k km parece-me um pouco excessivo.
                                            Segundo a marca só excessivo se for mais de 1L/1000KM...
                                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                            Bem já consegui ver qual o oleo que levou e é efectivamente o 10W40 semi-sintético, peguei no manual de manutenção e este é efectivamente o oleo que a Renault recomenda para o meu carro, para tempertatura entre os -20ºC e os 30+ºC, o 5W40 só está recomendado para temperaturas de inferiores a -25ºC ou carros que tenham FAP, que efectivamente o meu não tem, por isso não deve ser problema da qualidade do oleo, digo eu...Pode é não cumprir as normas ACEA, mas isso não sei porque na factura nao especifica a marca mas dúvido que sendo na Renault não cumpram o seu próprio requisito.
                                            Vê bem: tem uma anotação a dizer que motores com +100cv é 5w40.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                              Segundo a marca só excessivo se for mais de 1L/1000KM...
                                              Nesse caso nem precisava de mudar o óleo. Ao fim de 10.000 Km já lhe tinha metido 10 litros.

                                              O motor 1.6d da VW era assim. Ainda se vêm por aí uns passats a deitar fumo preto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                100 km a 170km/h? Com este calor? Num 1.5DCI?
                                                Qual é mesmo o problema?
                                                Já fiz bem mais que 100km e nunca tive problemas com o turbo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                  Nesse caso nem precisava de mudar o óleo. Ao fim de 10.000 Km já lhe tinha metido 10 litros.

                                                  O motor 1.6d da VW era assim. Ainda se vêm por aí uns passats a deitar fumo preto.
                                                  é o que está escrito no manual!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Evil0ne Ver Post
                                                    Qual é mesmo o problema?
                                                    Já fiz bem mais que 100km e nunca tive problemas com o turbo.
                                                    Eu já fiz várias vezes 100 km de auto estrada com o pedal no fundo em várias viaturas e nunca tive problemas. Desde que não aqueçam em demasia.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                      100 km a 170km/h? Com este calor? Num 1.5DCI?

                                                      Começa a ter mais cuidado senão em vez do bronzes qualquer dia vai o turbo ou mesmo o motor à vida.
                                                      "Com este calor"?

                                                      Julgo que hoje está mais calor do que esteve no fds relatado, e mesmo assim não serão os 26 graus de máxima numa cidade de interior que vão matar um motor saudável.


                                                      Por outro lado, a versão de 105cv a 170 km/h não vai exactamente a dar o litro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                                        Segundo a marca só excessivo se for mais de 1L/1000KM...


                                                        Vê bem: tem uma anotação a dizer que motores com +100cv é 5w40.
                                                        Vou verificar isso dos motores com mais de 100cv.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          "Com este calor"?

                                                          Julgo que hoje está mais calor do que esteve no fds relatado, e mesmo assim não serão os 26 graus de máxima numa cidade de interior que vão matar um motor saudável.


                                                          Por outro lado, a versão de 105cv a 170 km/h não vai exactamente a dar o litro.
                                                          Exactamente, foi a partir das 5 da tarde e acho que a temperatura exterior rondava os 21-22º C.
                                                          Quanto ao dar ao litro acho que já estava um bocado, é um carro que está um bocado preso e penso que a Renault declarava de vel. máx. os 175 km/h, à muito tempo atrás chegou a marcar uma vez de ponteiro mais de 190km/h, mas na altura não tinha GPS e por isso não sei qual era a velocidade real.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Verifiquei novamente o manual e não vem nenhuma referência em alterar o oleo para 5W40 em motores diesel com mais de 100cv, vem sim para motores 1.9/2.2 Dci e motores com FAP.
                                                            Hoje ainda fiquei mais preocupado porque o carro afinal não levou 1 litro de oleo mas sim 1.75l, parece-me claramente excessivo, mas os tipos lá da oficina tiveram a dar uma vista de olhos, desmotaram lá uns tubos e não viram nada de especial, sinceramente não fiquei agradado com o serviço deles, fiquei com a sensação que acham o consumo normal...quando rebentar alguma coisa vai ser normal...Não sou muito piquinhas com o aspecto/limpeza exterior do meu carro, mas a nível de manutenção/revisões e pneus não gosto de facilitar.
                                                            Estou tramado porque neste momento não me posso dar ao luxo de ficar sem carro mas quero ver se o levo onde normalmente faço as revisões o mais depressa possível...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X