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Yaris 1.0 VVti 2006 a "beber" óleo

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    Yaris 1.0 VVti 2006 a "beber" óleo

    Bom dia a todos,
    A razão porque venho aqui é porque o meu bolinhas está a "beber" óleo como um tolo.
    Fiz a última mudança em Fevereiro aos 90.000 km e neste momento o conta kilometros já marcou 96.000€.
    Acendou-se a luz e fui verificar o nível e estava abaixo do nível.
    Já na última vez que mudei antes cerca de 2000 km's estava seco.
    O meu carro não deita fumo pelo escape, não pinga óleo. Não faz barulhos.
    O óleo que tem sido colocado é o 10w40 Castrol.
    Podem ajudar-me, sff?

    Obrigada.

    #2
    Já anda aí um caso parecido, também com um Yaris.

    Comentário


      #3
      Estou preocupada porque o mecânico disse que pode ser dos segmentos... Pelo que li na net mais vale esquecer o carro porque a reparação é carissíma...
      Por outro lado toda a gente me diz que se forem segmentos tinha de deitar fumo e isso não acontece.
      Eu não percebo nadinha de carros por isso qualquer ajuda vossa é bem-vinda.
      Obrigada!

      Comentário


        #4
        Há quanto tempo - quilometragem - tens o carro?

        Comentário


          #5
          Parece que esses motores são muito sensíveis à correcta viscosidade recomendada pelo fabricante. Se ela não for respeitada, há problemas.

          Comentário


            #6
            Por acaso a ideia que tenho é que esses 1.0 Toyota são "de guerra" e é preciso serem mesmo mal tratadinhos para se estragarem.

            Há quanto tempo tens o carro? Quantos quilómetros? Sabes o trato que levou antes? Sabes que óleo está a levar agora?

            Comentário


              #7
              Coloca o Oleo certo

              5W30 A5/B5

              Toyota Fuel Economy SAE 5W-30 - 5Lt - TEXOLEO.com

              FUCHS TITAN GT1 PRO C2 5W-30 4LT - TEXOLEO.com

              WOLF OFFICIALTECH 5W30 C2 5LT - TEXOLEO.com

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                #8
                Olá MadDragon,
                Adquiri o carro em Junho de 2010 com 44.000 km.
                Neste momento está com 96300 e tal.

                Comentário


                  #9
                  O meu carro desde 2008 que está a levar 10w40. Mandei email para a Toyota e eles dizem que se deve colocar o 10w40...

                  Comentário


                    #10
                    Dizem mal. A toyota portugal por causa dos acordos comerciais diz isso.

                    Quem construiu o teu carro diz outra coisa, e está lá no manual.

                    Se não tens fugas de oleo visíveis para o exterior e o fumo de escape não sai azulado duas duas uma.

                    Ou a agua do teu radiador em vez de estar vermelha, está cheia de oleo, ou escape está todo oleoso por causa dos segmentos das valvulas (e não dos cilindros)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                      Dizem mal. A toyota portugal por causa dos acordos comerciais diz isso.

                      Quem construiu o teu carro diz outra coisa, e está lá no manual.

                      Se não tens fugas de oleo visíveis para o exterior e o fumo de escape não sai azulado duas duas uma.

                      Ou a agua do teu radiador em vez de estar vermelha, está cheia de oleo, ou escape está todo oleoso por causa dos segmentos das valvulas (e não dos cilindros)
                      O meu mecânico já verificou a água do radiador e, aparentemente, também está tudo bem.
                      Vocês no meu lugar o que fariam? Eu não posso estar sempre a acrescentar óleo. Quero resolver o problema.
                      O mecânico ficou de falar com um colega que trabalha na toyota para ver o que pode fazer. ..
                      Entretanto estou aqui de mãos e pés atados. Se realmente for dos segmentos isso não tem de ter "garantia" da Toyota?
                      Obrigada, uma vez mais, pela ajuda e atenção.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por amgc Ver Post
                        Estou preocupada porque o mecânico disse que pode ser dos segmentos... Pelo que li na net mais vale esquecer o carro porque a reparação é carissíma...
                        Por outro lado toda a gente me diz que se forem segmentos tinha de deitar fumo e isso não acontece.
                        Eu não percebo nadinha de carros por isso qualquer ajuda vossa é bem-vinda.
                        Obrigada!

                        Vê se deita oleo para o chão se o bujão está bem apertado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                          Vê se deita oleo para o chão se o bujão está bem apertado.

                          Óleo no chão não deixa. O que é o "bujao"? Acho que não sei o que isso é... Só sei ver o nível do óleo, da água do radiador e do parabrisas e já é muito...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por amgc Ver Post
                            O meu mecânico já verificou a água do radiador e, aparentemente, também está tudo bem.
                            Vocês no meu lugar o que fariam? Eu não posso estar sempre a acrescentar óleo. Quero resolver o problema.
                            O mecânico ficou de falar com um colega que trabalha na toyota para ver o que pode fazer. ..
                            Entretanto estou aqui de mãos e pés atados. Se realmente for dos segmentos isso não tem de ter "garantia" da Toyota?
                            Obrigada, uma vez mais, pela ajuda e atenção.
                            Se foi adquirido na Toyota, sem dúvida, a não ser que a garantia termine ao fim de dois anos etc...tem a ver com o contrato na altura que comprou o Toyota... Algo aí não está bem..
                            O carro nao aquece?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                              Se foi adquirido na Toyota, sem dúvida, a não ser que a garantia termine ao fim de dois anos etc...tem a ver com o contrato na altura que comprou o Toyota... Algo aí não está bem..
                              O carro nao aquece?
                              Comprei a um Stand que me deu dois anos de garantia, mas terminaram o ano passado. O carro não aquece, nunca me acendeu a luzinha da temperatura...

                              Comentário


                                #16
                                Conforme já referido, o preferível é usares o 5w30 do que o 10W40.

                                No teu caso o que faria, era trocar o óleo e filtro de óleo, colocando o 5W30 indicado.

                                E ver como se comporta o dito "consumo de óleo".

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por amgc Ver Post
                                  Óleo no chão não deixa. O que é o "bujao"? Acho que não sei o que isso é... Só sei ver o nível do óleo, da água do radiador e do parabrisas e já é muito...
                                  Se não deixa oleo no chão por exemplo ao fim de um dia parado (por exemplo) não há que se preocupar com o bujão.. Já agora o Bujão é um "parafuso" que fica no cárter do motor, por baixo..só se metendo por baixo da viatura é que consegue ver... é por la que se desaperta e sai o oleo antigo.... com certeza o seu mecanico já se lembrou de fazer isto tal básico que é, mas sim podia ter ficado mal apertado ou encavalitado e poderia pingar oleo, ou entao a anilha não estar nas melhores condiçoes etc...
                                  Poderá ser o filtro mal apertado? (mas penso que não seria possivel pingar oleo daí porque é um orgão que está muito sujeito a pressão)
                                  Sinceramente não estou a ver o motivo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Conforme já referido, o preferível é usares o 5w30 do que o 10W40.

                                    No teu caso o que faria, era trocar o óleo e filtro de óleo, colocando o 5W30 indicado.

                                    E ver como se comporta o dito "consumo de óleo".
                                    Excelente conselho...
                                    O melhor é colocar o oleo indicado, assim como o filtro...
                                    e deve-se de resolver de vez o problema...

                                    Quanto à questão da garantia, é mesmo para esquecer acabou-se o prazo, já dentro do prazo as vezes fogem como tudo de possiveis problemas, fará dentro do prazo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Obrigada. Assim que o mecânico ligar eu vou falar com ele para alterar o óleo e o filtro e vou ver como corre. Assim até vou com mais confiança, uma vez que os mecânicos nunca levam as mulheres a sério...
                                      Quando contactei a Toyota informaram-me que o meu carro precisa de fazer 3 Campanhas Técnicas para corrigir "pequenos" defeitos... Alguém sabe do que se trata? Já estou a tratar de agendar a reparação com eles.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por amgc Ver Post
                                        Obrigada. Assim que o mecânico ligar eu vou falar com ele para alterar o óleo e o filtro e vou ver como corre. Assim até vou com mais confiança, uma vez que os mecânicos nunca levam as mulheres a sério...
                                        Quando contactei a Toyota informaram-me que o meu carro precisa de fazer 3 Campanhas Técnicas para corrigir "pequenos" defeitos... Alguém sabe do que se trata? Já estou a tratar de agendar a reparação com eles.
                                        Marca essas campanhas técnicas o mais rápido possível.
                                        De que mês/ano é o carro? É que o carro deve ter 5 anos de garantia, extensíveis a 7 anos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          o mecanico o que vai dizer é para mannter o 10w40 ou aumentar para um mais "grossinho" tipo 15w40. É o costume...

                                          Coloca um dos 5w30 que te recomendaram ai acima, e certifica-te que depois de mudar o nivel ficou correcto. Pode acontecer aos 90 mil o oleo ter ficado no minimo, e agora desceu um pouco e aconteceu isso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por amgc Ver Post
                                            Óleo no chão não deixa. O que é o "bujao"? Acho que não sei o que isso é... Só sei ver o nível do óleo, da água do radiador e do parabrisas e já é muito...

                                            É um tampão que se retira quando se troca o oleo, de modo a escoar o oleo velho e as impurezas, se esse tampão fôr mal apertado, ou a anilha de vedação não fôr estanque, vai perdendo oleo, pode babar, como pingar um gota a gota ou mesmo um fio de oleo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Acho que deves dizer ao teu mecânico para deixar de comprar óleo ao tonel porque nem todos os carros têm o mesmo motor lá dentro. É sempre a mesma m****


                                              Muda para a correcta viscosidade do óleo e o consumo deve parar, se não notas fumo nem perdas de rendimento e aumento de consumos...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas! O meu yaris é de 2002, conta com 140000km´s e nunca bebeu PINGA DE ÓLEO! Como já te disseram manda meter óleo 5W30. O meu neste momento marca no CB menos 1 litro aos cem! Pelos sintomas podem bem ser um dos segmentos...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Depois do mal estar feito de que lhe adianta agora colocar o 5W30? Isso vai ser deitar dinheiro ao lixo.
                                                  Ainda por cima com um óleo com teoricamente menor viscosidade tanto a frio como a quente, só vai beber ainda mais óleo.
                                                  Agora só abrindo o motor e trocando os segmentos. Podem também ser os bronzes gastos.
                                                  Isso do motor ter poucos km não tem nada a ver, não se sabe o tipo de manutenção que levou (e pelos vistos foi má com a colocação de óleo errado) e a condução a que foi sujeito.

                                                  Depois de despistadas possíveis fugas (pelo cárter, pelo filtro do óleo, pela junta da tampa das válvulas, pela ausência de óleo no circuito de refrigeração) a única solução passa por uma intervenção ao motor. Tudo o resto é deitar dinheiro ao lixo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                    Depois do mal estar feito de que lhe adianta agora colocar o 5W30? Isso vai ser deitar dinheiro ao lixo.
                                                    Ainda por cima com um óleo com teoricamente menor viscosidade tanto a frio como a quente, só vai beber ainda mais óleo.
                                                    Agora só abrindo o motor e trocando os segmentos. Podem também ser os bronzes gastos.
                                                    Isso do motor ter poucos km não tem nada a ver, não se sabe o tipo de manutenção que levou (e pelos vistos foi má com a colocação de óleo errado) e a condução a que foi sujeito.

                                                    Depois de despistadas possíveis fugas (pelo cárter, pelo filtro do óleo, pela junta da tampa das válvulas, pela ausência de óleo no circuito de refrigeração) a única solução passa por uma intervenção ao motor. Tudo o resto é deitar dinheiro ao lixo.


                                                    Não necessariamente irá "beber" mais óleo.

                                                    Basta passar até pelo tópico dos óleos do fórum, em que há relatos de um certo consumo de óleo em certo casos.

                                                    Sendo que passaram a usar óleo adequado (até de menor graduação) e com a norma indicada pela marca... e o entanto, deixaram de ter o consumo de óleo que vinham tendo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      Não necessariamente irá "beber" mais óleo.

                                                      Basta passar até pelo tópico dos óleos do fórum, em que há relatos de um certo consumo de óleo em certo casos.

                                                      Sendo que passaram a usar óleo adequado (até de menor graduação) e com a norma indicada pela marca... e o entanto, deixaram de ter o consumo de óleo que vinham tendo.
                                                      Isso normalmente acontece quando se sobe a graduação. Não conheço nenhum caso em que se tenha baixado a graduação e o consumo tenha diminuído.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                        Isso normalmente acontece quando se sobe a graduação. Não conheço nenhum caso em que se tenha baixado a graduação e o consumo tenha diminuído.

                                                        Passa pelo tópico dos óleos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                          Isso normalmente acontece quando se sobe a graduação. Não conheço nenhum caso em que se tenha baixado a graduação e o consumo tenha diminuído.
                                                          Podes escrever aí este : o meu R19 com 15W40 consumia 1 litro em cerca de 8/9 mil km.

                                                          A partir do 10W para baixo nada consome (há uns 10 anos que leva 5W40). Há dois anos fez a revisão fora das nossas mãos e meteram-lhe um 15W40 e, como o manual indica, lá perdeu cerca de 1 litro em ligeiramente menos de 10 mil km.
                                                          Já está com 5W40 outra vez e "impecábel" ...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por amgc Ver Post
                                                            O meu carro desde 2008 que está a levar 10w40. Mandei email para a Toyota e eles dizem que se deve colocar o 10w40...
                                                            A Toyota (construtor) recomenda 5w30
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            Conforme já referido, o preferível é usares o 5w30 do que o 10W40.

                                                            No teu caso o que faria, era trocar o óleo e filtro de óleo, colocando o 5W30 indicado.

                                                            E ver como se comporta o dito "consumo de óleo".
                                                            Seria bom aplicar também um 'engine flush'.
                                                            Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                            Depois do mal estar feito de que lhe adianta agora colocar o 5W30? Isso vai ser deitar dinheiro ao lixo.
                                                            Ainda por cima com um óleo com teoricamente menor viscosidade tanto a frio como a quente, só vai beber ainda mais óleo.
                                                            Agora só abrindo o motor e trocando os segmentos. Podem também ser os bronzes gastos.
                                                            Isso do motor ter poucos km não tem nada a ver, não se sabe o tipo de manutenção que levou (e pelos vistos foi má com a colocação de óleo errado) e a condução a que foi sujeito.

                                                            Depois de despistadas possíveis fugas (pelo cárter, pelo filtro do óleo, pela junta da tampa das válvulas, pela ausência de óleo no circuito de refrigeração) a única solução passa por uma intervenção ao motor. Tudo o resto é deitar dinheiro ao lixo.
                                                            Eu no tópico dos óleos já postei sobre como o aumento da viscosidade pode aumentar o consumo de óleo.

                                                            No caso em questão é quase certo que o uso do 10w40 'colou' os segmentos e agora só vais resolver o consumo de óleo com segmentos novos (€€€)...

                                                            P.S:
                                                            Só para informação -> o 1.0VVTi do Yaris my'08 já pode usar 0w20.
                                                            Editado pela última vez por draper; 14 May 2013, 21:16. Razão: informação 0w20

                                                            Comentário

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