Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Saab 95 3.0 TID (Aquecimento, bloco rachou, que fazer?)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saab 95 3.0 TID (Aquecimento, bloco rachou, que fazer?)

    Boa tarde caros forumnistas.

    A situação é a seguinte, um dos carros aqui da empresa, um Saab 95 3.0 TID é simplesmente o maior cancro em forma de carro que já vi.

    Leva uma boa vida, só viagens de auto estrada, revisões a tempo e horas, mas já vai para o 3º motor.

    No motor original o turbo desalvorou e ficou a trabalhar até não ter mais óleo.
    Levou um motor usado com garantia.

    Agora este mesmo motor foi também à vida, mais precisamente na segunda feira.

    Segundo o meu colega, seguia na auto estrada a cerca de 180 km/h quando de repente sentiu o motor a querer falhar e ele tirou o pé do acelerador e então o motor começou a acelerar sozinho, até que de repente foi abaixo (ainda não tinha parado). Ele já pensava que era novamente o turbo a desalvorar, mas não.

    Chamou o reboque, carro na oficina para desmontar.
    Hoje chegou o veredicto, perdeu a água toda pela bomba de água que partiu as pás e o motor andou até o bloco rachar e os segmentos agarrarem.

    Ele disse que nenhuma luz de aviso de água lhe apareceu, nem notou a temperatura a subir, aquilo aconteceu de repente.
    A uns dias atrás até fiquei eu com o carro porque se andavam sempre a queixar dele e verifiquei que de vez enquanto acendia a luz do motor e andava com problemas a pegar a frio e em quente e fazia bastante fumo negro, mas nada de aquecer.

    Esteve no mecânico que o levou à máquina e diz que não tinha nenhum problema.

    Bem sei que os problemas não parecem estar relacionados, mas este carro é um cancro.

    Agora vamos reunir e decidir o que fazer com ele. O mecânico disse que não valia a pena arranjar este motor visto que pode até andar mas vai consumir muito óleo e não fica fiável.
    Pedimos um orçamento para um motor usado e querem 2100€ + IVA por um (deve ter ouro).

    Qual a vossa opinião?
    Pegar nele e mandar para abate?
    Comprar outro motor usado?
    Arranjar o actual com componentes internos todos novos? (deve ficar um estouro)
    Motor recondicionado com garantia?

    Já agora se souberem de algum 3.0TID avisem. Ou pelo menos ajudem-me a vasculhar pela internet. Obrigado.

    #2
    Quanto anos tem o carro?
    Parece-me a mim que o valor proposto para um motor usado (2.100+IVA) se ainda acresce a montagem, fluídos... é o valor do carro ou quase! Tomando por exemplo o valor deste: Saab 95 3.0 TID, € 6.900, Leiria - Standvirtual
    Um reconstruído não fica mais barato e também pode ser uma incógnita.
    Esses motores nunca foram um primor de fiabilidade e o que aconteceu ao vosso é comum: UKSaabs • View topic - Saab 95 2002 3.0 TiD problem and some questions

    Sinceramente, se fosse possível, eu desfazia-me do carro! Mesmo que agora o reparem nada garante que não seja apenas "até à próxima vez"! Abate com ele!

    Se a decisão for mesmo reparar, pode valer a pena mandar vir um motor do estrangeiro, mas não devem existir muitos em bom estado. Podes começar por aqui: http://www.idealengines.co.uk/2001_s...1340-1-517.htm
    Editado pela última vez por petrus; 22 May 2013, 14:38.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
      Quanto anos tem o carro?
      Parece-me a mim que o valor proposto para um motor usado (2.100+IVA) se ainda acresce a montagem, fluídos... é o valor do carro ou quase! Tomando por exemplo o valor deste: Saab 95 3.0 TID, € 6.900, Leiria - Standvirtual
      Um reconstruído não fica mais barato e também pode ser uma incógnita.
      Esses motores nunca foram um primor de fiabilidade e o que aconteceu ao vosso é comum: UKSaabs • View topic - Saab 95 2002 3.0 TiD problem and some questions

      Sinceramente, se fosse possível, eu desfazia-me do carro! Mesmo que agora o reparem nada garante que não seja apenas "até à próxima vez"! Abate com ele!

      Se a decisão for mesmo reparar, pode valer a pena mandar vir um motor do estrangeiro, mas não devem existir muitos em bom estado.
      Obrigado pela resposta. É igual a esse mas em preto e com jantes 18.

      O carro tem 11 anos pelas minhas contas, e no conta quilómetros marca 190 e poucos mil km. Mas claro, o 1º motor fez 130 mil km, o 2º por sinal só fez 60 mil km (mais o que já tinha antes).

      Este carro é um autêntico chupador de dinheiro. Todos os meses vai à oficina, é incrível.
      O problema de o vender assim é que devem dar quanto? 2 mil €? 3 mil € no máximo?
      O que penso é que mesmo que se opte pela reparação será sempre um carro difícil de vender porque não tem mercado.

      Enfim, vamos lá ver o que se faz à lata.

      Comentário


        #4
        É vende-lo para abate, o dinheiro que vão gastar mais o valor dele pode já não compensar tendo ainda o contra de poder voltar ao mesmo.

        Comentário


          #5
          Incrivel, tinha uma excelente opinião desse carro...
          Há pouco a fazer sem ser perder dinheiro infelizmente...
          ainda assim acho que o abate do carro não é opção.
          Acho preferivel encontrar-se um motor, montar, e trocar por outro carro tipo clios comerciais e assim , se a empresa tiver disposta e puder claro.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
            Incrivel, tinha uma excelente opinião desse carro...
            Há pouco a fazer sem ser perder dinheiro infelizmente...
            ainda assim acho que o abate do carro não é opção.
            Acho preferivel encontrar-se um motor, montar, e trocar por outro carro tipo clios comerciais e assim , se a empresa tiver disposta e puder claro.
            Estivemos a falar à pouco antes de me vir embora e em princípio vai-se optar pela reparação/substituição do motor.
            Mandar para abate é oferecida a quantia ridícula de 500€, quantia essa que sei que se realiza facilmente com a venda apenas dos bancos em pele do interior por exemplo.

            Se o carro fosse meu vendia-o às peças, como é da empresa não é viável. Agora é encontrar um motor, reparar e despachá-lo para bem longe.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
              Estivemos a falar à pouco antes de me vir embora e em princípio vai-se optar pela reparação/substituição do motor.
              Mandar para abate é oferecida a quantia ridícula de 500€, quantia essa que sei que se realiza facilmente com a venda apenas dos bancos em pele do interior por exemplo.

              Se o carro fosse meu vendia-o às peças, como é da empresa não é viável. Agora é encontrar um motor, reparar e despachá-lo para bem longe.
              A beira de minha casa tem uma sucata e tem la um Saab 95 3.0....são capazes de ter o motor.

              Comentário


                #8
                Alguns desenvolvimentos.

                Orçamentos:

                -Motor reconstruido (0km) c/ garantia de 2 anos 2700€ + IVA
                -Motor reconstruído c/garantia de 1 ano 2600€ + IVA
                -Motor usado c/ garantia de 6 meses 2500€ + IVA (inclui turbo, injectores, tudo)
                -Motor usado c/ garantia de 6 meses 1100€ (sucata e IVA está quieto) (não inclui turbo)


                E agora?
                Sinceramente estamos tentados pelo usado da sucata para montar e despachar o carro.

                Pelos vistos o motor é igual nos Saab e nos Opel Signum.
                Editado pela última vez por MarcoSPinto; 23 May 2013, 11:14.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                  A beira de minha casa tem uma sucata e tem la um Saab 95 3.0....são capazes de ter o motor.
                  Como se chama a sucata?
                  Dás-me o contacto se faz favor?

                  Comentário


                    #10
                    Se é para enfiar a mula, então a alternativa mais barata cumpre. Isto presumindo que o turbo que lá se encontra não foi afectado...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                      Se é para enfiar a mula, então a alternativa mais barata cumpre. Isto presumindo que o turbo que lá se encontra não foi afectado...
                      Em princípio não. Além disso o turbo que lá está é novo. Foi comprado novo quando o outro motor desalvorou.

                      Comentário


                        #12
                        só uma pergunta, se me permites a curiosidade, isso é carro de empresa, quantas pessoas andavam com ele ou normalmente era sempre a mesma pessoa?

                        Comentário


                          #13
                          De facto, esse motor (origem Isuzu) infelizmente não foi dos mais famosos.

                          Não faltam realmente relatos, de problemas associados ao mesmo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                            Alguns desenvolvimentos.

                            Orçamentos:

                            -Motor reconstruido (0km) c/ garantia de 2 anos 2700€ + IVA
                            -Motor reconstruído c/garantia de 1 ano 2600€ + IVA
                            -Motor usado c/ garantia de 6 meses 2500€ + IVA (inclui turbo, injectores, tudo)
                            -Motor usado c/ garantia de 6 meses 1100€ (sucata e IVA está quieto) (não inclui turbo)


                            E agora?
                            Sinceramente estamos tentados pelo usado da sucata para montar e despachar o carro.

                            Pelos vistos o motor é igual nos Saab e nos Opel Signum.


                            Para além do Sigmum, também esteve presente no Vectra C, Renault Vel Satis e Renault Espace.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                              só uma pergunta, se me permites a curiosidade, isso é carro de empresa, quantas pessoas andavam com ele ou normalmente era sempre a mesma pessoa?
                              90% das vezes a mesma pessoa, esporadicamente eu e outro colega.
                              O habitual utilizador é cuidadoso, não que perceba de mecânica mas parece-me que tinha os cuidados básicos.
                              Das vezes que andei à pendura com ele, vi que ele não puxava pelo motor em frio e que até deixava um pouco o motor a trabalhar quando estacionava após longa viagem.
                              Só em auto estrada é que lhe carregava um bocado, nunca baixava dos 140 km/h e ia muitas vezes aos 180km/h.
                              Mas um 3.0 com 170 e tal cv não devia ter qualquer problema em atingir essas velocidades, não estamos a falar de um motor propriamente pequeno e frágil (pelos vistos é).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                De facto, esse motor (origem Isuzu) infelizmente não foi dos mais famosos.

                                Não faltam realmente relatos, de problemas associados ao mesmo.
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                Para além do Sigmum, também esteve presente no Vectra C, Renault Vel Satis e Renault Espace.
                                Infelizmente é um autêntico melão podre.
                                Não sabia que equipava esses carros também, a ver se alargo o leque de opções.

                                Mas montar um motor diferente não dará problemas a nível da electrónica?
                                Basta comprar o motor e reprogramar ou é preciso comprar algo para além do motor para não dar problemas?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                  Infelizmente é um autêntico melão podre.
                                  Não sabia que equipava esses carros também, a ver se alargo o leque de opções.

                                  Mas montar um motor diferente não dará problemas a nível da electrónica?
                                  Basta comprar o motor e reprogramar ou é preciso comprar algo para além do motor para não dar problemas?


                                  Pode ser que haja de facto electrónica diferente...

                                  Sei que o Saab só chegou a ter a variante de 177cv, mas os outros modelos referidos, tiveram a variante de 177cv, mas também a de 184cv (surgiu passado uns 2 anos, se memoria não me falha).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Pode ser que haja de facto electrónica diferente...

                                    Sei que o Saab só chegou a ter a variante de 177cv, mas os outros modelos referidos, tiveram a variante de 177cv, mas também a de 184cv (surgiu passado uns 2 anos, se memoria não me falha).
                                    Pois isso é que me preocupa. Até pelo que tive a pesquisar o 3.0 CDTI tinha turbo de geometria variável e o 3.0TID não.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                      Pois isso é que me preocupa. Até pelo que tive a pesquisar o 3.0 CDTI tinha turbo de geometria variável e o 3.0TID não.


                                      Olha que o turbo do SAAB também é de geometria variável.


                                      Tens a seguir, fórum francês da SAAB e referem isso.

                                      95 3.0 tid grosses pertes de puissance aléatoires - Moteur - 9-5 - FORUM Saab Sport Club


                                      Mas ainda:




                                      Comentário


                                        #20
                                        Esse motor é de facto um "cancro". Se tivessem optado pelo 1.9 não teria sido a mesma história.

                                        Foi mais uma das machadadas da GM na SAAB.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Estava mesmo convicto que não era TGV, até porque o comportamento do carro é mesmo típico de um turbo sem geometria.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                            Esse motor é de facto um "cancro". Se tivessem optado pelo 1.9 não teria sido a mesma história.

                                            Foi mais uma das machadadas da GM na SAAB.
                                            Infelizmente não fazemos futurologia, devíamos ter ido à bruxa antes de o comprar. Andou uns 5 anos sem qualquer problema, até gabávamos o carro, mas passado o período de encanto inicial começaram a chover problemas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                              Esse motor é de facto um "cancro". Se tivessem optado pelo 1.9 não teria sido a mesma história.

                                              Foi mais uma das machadadas da GM na SAAB.


                                              A Isuzu com esse motor, fez das suas de facto...

                                              É que esse bloco, também deu problemas nas outras marcas e não somente na Saab.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Vai la vai Tambem nao tinha esse carro como sendo problematico a esse ponto

                                                Como ja foi dito, o melhor mesmo sera optar pela soluçao mais barata e despachar Alias, tambem ja fiz isso com um Vitara

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Qual a quilometragem do carro? Será que compensa meter outro motor, ou comprar outro carro?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                                                    Qual a quilometragem do carro? Será que compensa meter outro motor, ou comprar outro carro?
                                                    O quadrante neste momento marca 190 e poucos mil km.
                                                    A questão não é comprar outro carro, é mesmo o que fazer com este, tentando sempre minimizar as perdas.

                                                    Em princípio vai mesmo levar um motor da sucata.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                      O quadrante neste momento marca 190 e poucos mil km.
                                                      A questão não é comprar outro carro, é mesmo o que fazer com este, tentando sempre minimizar as perdas.

                                                      Em princípio vai mesmo levar um motor da sucata.
                                                      Não é muito normal os motores durarem pouco, o motor em si é frágil ou teve imensos maus tratos ou andava sem água e óleo?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                                                        Não é muito normal os motores durarem pouco, o motor em si é frágil ou teve imensos maus tratos ou andava sem água e óleo?


                                                        Este motor da ISUZU é referenciado como tendo problemas, quer na SAAB, como na OPEL e RENAULT.

                                                        Basta procurar pelos fóruns (que não portugueses, visto que em Portugal as suas vendas não foram muitas, comparativamente a outros mercados) e se verá que algumas unidades até nem tem muito quilómetros (menos de 50.000km) e fizeram das suas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                          Este motor da ISUZU é referenciado como tendo problemas, quer na SAAB, como na OPEL e RENAULT.

                                                          Basta procurar pelos fóruns (que não portugueses, visto que em Portugal as suas vendas não foram muitas, comparativamente a outros mercados) e se verá que algumas unidades até nem tem muito quilómetros (menos de 50.000km) e fizeram das suas.
                                                          A Isuzu costuma ser referenciada como bons motores.. secalhar é por isso que as vendas foram poucas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                                                            Não é muito normal os motores durarem pouco, o motor em si é frágil ou teve imensos maus tratos ou andava sem água e óleo?
                                                            Nunca!
                                                            Manutenção sempre a tempo e horas. Aliás às vezes faz as revisões e ainda faltam quase 1000km para atingir o intervalo de revisão.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X