Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema - Corolla XLi atualização pag. 3

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema - Corolla XLi atualização pag. 3

    Parece que o meu Toyota Corolla XLi (1.3 gasolina a injecção) está a passar pela crise dos 20 anos.

    Os sintomas são os seguintes:

    -a agua do vaso de expansão desapareceu;
    -por vezes o motor começa a acelerar ao ralenti como se estivesse frio
    -por vezes começa a aquecer (se calhar até já andou no vermelho e eu nem reparei
    -quando vi que estava a aquecer muito, pus a sofagem no quente para ajudar a arrefecer o motor e não mandava quente nenhum, no entanto a certa altura, começou a fazer quente, parece que é conforme lhe dá.
    -notei que houve um acréscimo de ferrugem no vaso de expansão há uns 2 meses, mas antes já tinha um bocadinho, embora nada de muito exagerado. Agora parece que ainda tem mais...

    De resto, o óleo está com bom aspecto, não há agua no interior do carro; a bomba de agua é de origem tendo 20 anos e 178 mil kms, embora conheça um carro igual em que a mesma durou muito mais kms e quando a mesma rompeu fazia fumo devido a evaporação da agua no bloco; não notei nada disto a acontecer; não noto compressão no vaso de expansão nem nos tubos...mas esqueci-me de experimentar acelerar para ver se a pressão variava.

    O que acham? Bomba de agua, radiador, radiador de sofagem ou a pior hipótese: junta da cabeça?

    Desde já obrigado pela atenção.
    Editado pela última vez por ELVTMB; 28 June 2023, 19:14.

    #2
    Podes ter uma fuga e só se notar quando o carro está quente dada a expansão de material quando aquecido, pode ser um tubo. Também pode ser a bomba de água que já foi á vida.
    Junta de cabeça não acho dada a descrição do carro e os kms, esse motor é mesmo muito bom

    Comentário


      #3
      O problema é que o cuidado com o liquido de refrigeração foi negligenciado durante anos e anos e receio pagar agora por isso.

      Aguardo mais opiniões, obrigado .

      Comentário


        #4
        junta...

        mas obviamente, começa por mandar fazer um teste de pressão ao circuito

        Comentário


          #5
          junta, isso não é só nos Rovers?

          Comentário


            #6
            Estou a meter-me contigo...é uma hipótese claro! Daqui a pouco digo algo.

            Comentário


              #7
              Normalmente são os sintomas típicos de junta da cabeça queimada mas já soube de casos em que a dita junta simplesmente envelhece e começa a deixar passar liquido de refrigeração.

              Em Portugal, derivado do clima ameno, há o mau hábito de verterem água ou água destilada no circuito de refrigeração em vez de liquido especifico ou anti-congelante. Ao longo de 20 anos o bloco deve estar bem corroído e a bomba de água nas lonas. Precisas de verificar o estado da cabeça do motor (ou colassa) a ver se esta empenada, a junta propriamente dita e a bomba de água.

              O aquecimento (chauffage) intermitente em principio deveria ficar resolvido com uma limpeza a fundo do circuito de refrigeração e adição de anti-congelante.

              O ralenti irregular pode ser afinação ou sujidade no corpo da admissão (borboleta suja) mas convém também verificar o estado do filtro do ar e o ajuste da caixa do filtro de ar (verifica se esta suja de folhas e ajustada de modo a permitir o acesso de ar exterior sem bloqueio). Verifica também o estado das velas - se necessário substitui as mesmas (tarefa fácil) - e dos cabos de alta-tensão das mesmas.

              Em suma parece-me que o teu veterano Corolla precisa de algum TLC (Tender Love & Care)...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                junta, isso não é só nos Rovers?
                Sabes como é... ao fim de uns anos de Rovers e de ouvir tanta conversa de juntas... eu já só penso em juntas! Qualquer dia ainda começo a sonhar com juntas da cabeça!

                PS: esse carro é muita giro! Parabéns! ;)

                Comentário


                  #9
                  Em principio deve ser a junta. Quanto ao acelerar sozinho, vê se não é o cabo do acelerador que está a prender em alguma coisa.

                  Esses carros são uns autênticos tanques.

                  Comentário


                    #10
                    Junta, relas, tubos, radiador(es)...

                    Comentário


                      #11
                      A origem do problema não é grave, as consequências é que .

                      O radiador está meio entupido e routo, e por vezes entupia de vez levando ao corte da circulação da água nos circuitos (por isso deixava de fazer ar quente na sofagem) e o consequente sobreaquecimento do motor. O motor acelerar ao ralenti deve-se a erros no sensor do liquido de refrigeração por estar sem agua ou ao motor estar excessivamente sobreaquecido. O mecânico diz que com o corte da agua, a temperatura indicada pelo ponteiro do aquecimento do liquido de refrigeração é muito abaixo do real ou seja, o motor já terá cada esquentadela que jasus...a junta deve ter ido a vida, e se os danos ficarem por aí já é uma sorte.

                      Comentário


                        #12
                        Uma bomba de água com 20 anos?

                        Só tenho uma coisa a dizer: pata que puriu. De resto, é mesmo capaz de ser a junta. Pode tocar a todos.

                        Comentário


                          #13
                          A origem do problema não é grave, as consequências é que .

                          O radiador está meio entupido e routo, e por vezes entupia de vez levando ao corte da circulação da água nos circuitos (por isso deixava de fazer ar quente na sofagem) e o consequente sobreaquecimento do motor. O motor acelerar ao ralenti deve-se a erros no sensor do liquido de refrigeração por estar sem agua ou ao motor estar excessivamente sobreaquecido. O mecânico diz que com o corte da agua, a temperatura indicada pelo ponteiro do aquecimento do liquido de refrigeração é muito abaixo do real ou seja, o motor já terá cada esquentadela que jasus...a junta deve ter ido a vida, e se os danos ficarem por aí já é uma sorte.

                          Comentário


                            #14
                            E o pessoal dos rovers (carrega-lhe e DL) poderiam-me dizer um valor razoavel de MO para trocar a junta para ter noção da "justiça" do preço pedido?

                            Obrigado, Abraços

                            Comentário


                              #15
                              No teu lugar, trocava a bomba de água. Logo, se calhar aproveita-se para trocar também o tensor e a correia. Em material, já aí estão uns 100 euros. Juntas, óleo, líquido, talvez mais 100.

                              Se a cabeça tiver empenado um pouco com o(s) escaldão(ões), tem de ser faceada. Junta mais 100-150 euros para isso.

                              Tirando isso, umas 8h de MO para se fazer um bom serviço nesse carro devem chegar. Nem tens nhanha no sistema para limpar.

                              PS- Isto são valores por alto, porque esse motor será obviamente diferente. Digo-te já que fica mais barato do que a reparação que foi feita nos meus, porque neste não tens que trocar o berço do motor nem os parafusos da junta têm meio metro. :P

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado pela resposta.

                                E um preço justo por hora será quanto (sem ser na marca, claro)?

                                Comentário


                                  #17
                                  A minha última junta (Janeiro do ano passado) ficou em 2 páginas de factura... queres mesmo saber o valor? Eu tb não...

                                  Eu recorro sempre ao serviço oficial mesmo que a marca já tenha falido há 35 anos... oficinas e peças não faltam portanto estamos a falar de cerca de 40€ + 23% por hora (valores de cor, pq não tenho aqui a factura cmg). Noutras oficinas poderá eventualmente ser mais barato... (ou nem facturarem tudo... ou até nada... portanto o IVA vai prás couves).

                                  A junta em si e material e MO directamente associados não pesam muito... 300-400€ chegam, desde que não haja mais trabalho para fazer, como mudar distribuição, bomba de água, todas as outras correias, rectificar cabeça, rodar válvulas (espero que não tenhas andado 4 meses a consumir 5 litros de anticongelante e mais 2 de água destilada, como alguém que eu conheço... , etc. etc. etc., velas e cabos de velas, foles de transmissão, etc. etc. etc... (2 páginas dolorosas...)
                                  Editado pela última vez por CL; 01 June 2013, 01:30.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O problema agora é que cada mecânico que vou, tem uma opinião diferente. Já fui a 3, um diz que o radiador está lixado e tem que levar novo e que provavelmente é a junta e a cabeça já eram. O outro diz logo que é a junta estragada que provoca os sintomas, e o outro que é o mais otimista de todos diz que é só o tampão do radiador e não sabe se a junta já foi a vida ou não. Todos com experiencia.

                                    Bom, tenho o radiador de qualquer maneira. 100€ já eram.

                                    Pos-se o carro na garangem e aparece agua no chão. Será radiador routo, bomba de agua rota, agua do vaso de espansão que sai com a compressão por causa da junta da cabeça?

                                    Semanas antes, dum momento para outro apareceu mais ferrugem do que ja estava no vaso de espansão? O que será que degradou, bomba de agua, junta, radiador?

                                    Já fui aos mecânicos, e continuo sem saber em 1º lugar qual origem da perda do liquido de refrigeração.

                                    Comentário


                                      #19
                                      (repetido, apagar)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Começa pelo mais simples!

                                        Não havendo maionese no vaso de expansão e havendo água no chão, ainda pode ser que tenhas sorte.

                                        O meu 400 trocou o ano passado a distribuição. Não sei se a bomba de água que lá estava, com 14 anos, era a original, ou se foi de o carro ter andado só com água del cano; a verdade é que estava toda ferrugenta e prontinha a ir para a sucata. Ainda desempenhava o seu papel, mas por quanto tempo?

                                        E é claro que a própria bomba pode verter água. A tampa do vaso de expansão, que também parece uma coisa básica, também pode ajudar...mas aí penso que verias "sujo" na zona circundante à tampa e da parte de cima. Já me aconteceu.

                                        Quanto a MO, o meu mecânico trabalhou bem mais barato, sensivelmente 15-20 euros/h...mas sem factura e à noite. Quando são coisas mais simples, ainda menos por h leva.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se está a verter, poderá ser de facto o radiador roto.

                                          Quanto a qualquer tipo de operação que possas fazer, troca a bomba de água.

                                          Esse "ralenti" instável, poderá ser por falta de água suficiente no circuito e como tal, o sensor não funciona correctamente. Ou então... é mesmo o sensor do "ralenti" que foi à vida.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ou um problema de ignição.

                                            Também poderá ser um dos cilindros com alguma água que esteja a passar. Ele pega logo à 1ª e a 4 cilindros?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                              O problema agora é que cada mecânico que vou, tem uma opinião diferente. Já fui a 3, um diz que o radiador está lixado e tem que levar novo e que provavelmente é a junta e a cabeça já eram. O outro diz logo que é a junta estragada que provoca os sintomas, e o outro que é o mais otimista de todos diz que é só o tampão do radiador e não sabe se a junta já foi a vida ou não. Todos com experiencia.

                                              Bom, tenho o radiador de qualquer maneira. 100€ já eram.

                                              Pos-se o carro na garangem e aparece agua no chão. Será radiador routo, bomba de agua rota, agua do vaso de espansão que sai com a compressão por causa da junta da cabeça?

                                              Semanas antes, dum momento para outro apareceu mais ferrugem do que ja estava no vaso de espansão? O que será que degradou, bomba de agua, junta, radiador?

                                              Já fui aos mecânicos, e continuo sem saber em 1º lugar qual origem da perda do liquido de refrigeração.
                                              No meu anterior Clio, só quando o motor estava parado, é que havia vestígios de água no chão. Em andamento, o nível mantinha-se certo. Pelo que o mecânico me disse, é normal quando há fuga pela bomba de água. Com o funcionamento da bomba a fuga (se estiver ainda no início) é praticamente nula e quando pára, a pressão existente no circuito, provoca a saída do líquido.

                                              Uma bomba com 20anos e mais de 180mil km's, já é tempo de ser substituída.

                                              Outra coisa, pode ser apenas um sensor de temperatura marado e não o radiador entupido... Se tiveres possibilidades, dá uma limpeza ao radiador. Tiras o tubo de entrada e saída de água e lanças uma "mangueirada" de água lá para dentro. Deixa a água entrar de um lado e sair do outro. Muda o/os sensores de temperatura e verifica como se comporta.

                                              Trocas a bomba de água e fazes teste de compressão ao circuito. Pode ser que te safes só com isto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isso significa que não tens nenhum mecânico ou oficina de confiança... é mau!

                                                Já algum deles fez o teste de pressão ao circuito ou acham que nem vale a pena?

                                                Pelos vistos o radiador já era... tb são 100€ (ou menos...), bomba de água é para mudar esteja em que estado estiver, tubos de borracha que pareçam manhosos são para mudar, falta o teste de pressão para confirmar se há mais fugas de água (por algum tubo metálico ou de borracha). Depois é usar um bom anticongelante OAT (5 litros na Norauto custam uns 20€) e diluir com água destilada se necessário. Purgar devidamente o sistema, mas isso eles devem estar carecas de saber.

                                                É boa altura para mudar as correias dos acessórios e não sei se a distribuição nesse motor é por corrente ou por correia. Se for correia... é mudar isso e o tensor. E esquecer o motor por muitos km!


                                                O termostato tb é barato e, como anda por aí ferrugem nesse circuito (vinda do radiador, talvez, ou da bomba de água), é sensato trocá-lo agora. Pelo menos só se mexe nisso uma única vez!
                                                Editado pela última vez por CL; 01 June 2013, 17:13.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                  Isso significa que não tens nenhum mecânico ou oficina de confiança... é mau!

                                                  Já algum deles fez o teste de pressão ao circuito ou acham que nem vale a pena?

                                                  Pelos vistos o radiador já era... tb são 100€ (ou menos...), bomba de água é para mudar esteja em que estado estiver, tubos de borracha que pareçam manhosos são para mudar, falta o teste de pressão para confirmar se há mais fugas de água (por algum tubo metálico ou de borracha). Depois é usar um bom anticongelante OAT (5 litros na Norauto custam uns 20€) e diluir com água destilada se necessário. Purgar devidamente o sistema, mas isso eles devem estar carecas de saber.

                                                  É boa altura para mudar as correias dos acessórios e não sei se a distribuição nesse motor é por corrente ou por correia. Se for correia... é mudar isso e o tensor. E esquecer o motor por muitos km!


                                                  Só o "apontamento", de que há anticongelantes, em que não é preciso fazer nenhuma mistura, sendo de aplicação directa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                    Só o "apontamento", de que há anticongelantes, em que não é preciso fazer nenhuma mistura, sendo de aplicação directa.
                                                    Eu diluo sempre um pouco pq os 5 litros não me chegam... E não estou para comprar mais...

                                                    Mas, sim, para os preciosistas... é usar como manda na embalagem!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Antes demais, obrigado pelas respostas.

                                                      No fim-de-semana não se mexeu no carro, mas ele teve que fazer umas viagens curtas de 25 kms (4) e o ponteiro não passou do meio...que remédio teve ele, tive que fazer uma viagem de 235 kms, viagem essa que ás vezes faço com o Toyota, mas desta vez fui mesmo obrigado a usar a 320d em más estradas do nosso interior.

                                                      Continua a perder água...também ainda não se fez nada.

                                                      Nunca achei que o radiador estivesse avariado, não tem nenhuma ferrugem por fora, ao contrario de muitos que já vi, mas o 1º mecânico a que me dirigi foi muito convicto: abriu a tampa do mesmo e vendo que não estava lá água nenhuma, justificou assim que a 1ª coisa a fazer era trocar o radiador.

                                                      Isto foi 1 grande azar, tinha combinado trocar dia 15 a distribuição incluindo bomba de agua e fazer uma limpeza ao circuito de refrigeração com alguém da minha confiança por um preço muito bom, mas a 235 kms da minha casa..agora só faltava partir a distribuição com 11 anos e 80 mil kms para ter ainda mais azar .

                                                      Vou mandar trocar o radiador e a bomba de água, limpar o circuito e pôr anti-congelante, com o que dei pelo radiador, estas operações já vão para os 200€ (ou 197 €, va...) . Depois, espero que consiga fazer os tais kms para continuar a manutenção.

                                                      Ele pega a 1ª de forma normal..mas tenho a noção que a junta deve estar estragada mesmo porque ele já deve ter levado cada escaldadela...falei com a Maria que andou a usa-lo e ela diz que tem uma imagem do ponteiro da temperatura todo para cima e uma luzinha qualquer acesa (devia ser o do aviso de temperatura excessivo). Mas só achou estranho e não ligou muito...chegou a casa e só me disse que o carro estava estranho. :/

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Continuo a achar que fazes mal em trocar o radiador sem haver realmente a certeza que ele tem problemas...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                                          Continuo a achar que fazes mal em trocar o radiador sem haver realmente a certeza que ele tem problemas...

                                                          Mas ele já comprou o radiador novo (100€ é um preço normal...) e certamente que este novo estará melhor que o velho com quase 20 anos... isto não dura pra sempre! Nem nós...


                                                          Agora a junta da cabeça concordo que não se deva mexer até ter tudo o resto mudado em condições (radiador, bomba água, termostato, eventualmente um ou outro tubo, distribuição, correias... já que se está com a mão na massa..., bom anticongelante e purgar! Purgar em condições! Nem que se perca 1 ou 2 litros de anticongelante...)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Cada vez aparece mais água no chão.

                                                            Pois estive a ver e estes carros têm quase todos o radiador de origem...e os que trocaram, foi devido a excesso de ferrugem no circuito ou ligeiras perdas de agua...em nenhum exemplo, perdeu água desta forma. Mas pronto...já tenho o novo...

                                                            Amanha vai então ao mecânico.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X