Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ralanti instável ao ligar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ralanti instável ao ligar

    Olá a todos.
    O meu velhinho Ibiza de 96, de manhã (independentemente de estar frio ou calor), quando dou à chave e o ligo, passado uns segundos começa com um ralanti instável (tipo como se estivesse engasgado)
    Arrancando, em alguns segundos isto passa...
    Alguém tem alguma ideia do que isto pode ser? (para além da velhice )

    Obrigado!

    #2
    Originalmente Colocado por Turistapt Ver Post
    Olá a todos.
    O meu velhinho Ibiza de 96, de manhã (independentemente de estar frio ou calor), quando dou à chave e o ligo, passado uns segundos começa com um ralanti instável (tipo como se estivesse engasgado)
    Arrancando, em alguns segundos isto passa...
    Alguém tem alguma ideia do que isto pode ser? (para além da velhice )

    Obrigado!


    É a gasolina ou diesel?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      É a gasolina ou diesel?
      Gasolina, modelo 1.1 CLX

      Comentário


        #4
        Isso não será a tendência da injecção monoponto? O meu Peugeot também engasga um bocadinho nos primeiros segundos, é quando a injeção ainda não está regulada, como só tem um injector para os 4 cilindros, até o esse injector estar regulado correctamente, que demora os primeiros minutos, engasga sempre um pouco, só se fores acelarar que nem um doido, é que nem dás por ela, mas não aconcelho, pois os componentes ainda estão frios.

        Estou a dar a dica, pode ser outra coisa qualquer, mais fora do normal, não estou ai para ver o sintoma.

        Cumprimentos

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DJSKY Ver Post
          Isso não será a tendência da injecção monoponto? O meu Peugeot também engasga um bocadinho nos primeiros segundos, é quando a injeção ainda não está regulada, como só tem um injector para os 4 cilindros, até o esse injector estar regulado correctamente, que demora os primeiros minutos, engasga sempre um pouco, só se fores acelarar que nem um doido, é que nem dás por ela, mas não aconcelho, pois os componentes ainda estão frios.

          Estou a dar a dica, pode ser outra coisa qualquer, mais fora do normal, não estou ai para ver o sintoma.

          Cumprimentos
          Obrigado pela resposta.
          Só acho estranho pois tem sido algo recente... e como já é um "velhote" e o caro de casa-trabalho-casa, fico sempre com receio quando verifico algo fora do normal

          Comentário


            #6
            Não é por ser monoponto de certeza absoluta.

            Ele falha logo mal o motor liga ou falha segundos depois?

            Comentário


              #7
              Pode ser o sensor do "ralenti" que já tenha visto melhores dias.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                Não é por ser monoponto de certeza absoluta.

                Ele falha logo mal o motor liga ou falha segundos depois?
                Falha segundos depois... diria que durante uns 10 segundos tudo normal e depois vem o "engasgo"

                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                Pode ser o sensor do "ralenti" que já tenha visto melhores dias.
                Isso é algo para o carote?? Em relação a já ter visto dias melhores, por certo não me lembro de essa peça alguma vez ter sido mudada...

                Comentário


                  #9
                  atuador da marcha lenta(ralenti) foi para o espaço

                  Troque-o

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                    atuador da marcha lenta(ralenti) foi para o espaço

                    Troque-o
                    Pois terei de ir à oficina
                    Se for isso, com mão-de-obra, é coisa para ficar em que valor??

                    Comentário


                      #11
                      Peço desculpa por "desenterrar" o tópico, mas infelizmente em termos de mecânicos (o Ibiza já foi a 2 oficinas) não tem resultado o que fazem
                      Basicamente, o Ibiza continua (ao ligar), com um ralenti instável e a fazer um barulho que parece um trator... A fase crítica são as 1000 rpm... quando baixa das 1000 rpm tudo ok... ou então, ao ligar, se eu acelerar 2 ou 3 segundos, o ralenti estabiliza...
                      Eu sei que mais cedo ou mais tarde tenho de trocar este carro, mas como é o carro de casa-trabalho-casa, queria ver se durava...

                      Num dos mecânicos detetaram que faltava um tubo de borracha do motor que foi colocado... e o motor afinado... supostamente estaria bem... passado um ou dois dias, voltou ao mesmo... no outro mecânico, disseram-me que fizeram uma limpeza e afinação e quando me entregaram o carro, parecia bem... passado 3 dias, mais do mesmo...

                      Estou mesmo a desesperar com isto, não sei se estarei a dar cabo do motor, ou algo assim... Alguém sugere algo (que não seja mandar o carro para a sucata, ok??)... Qualquer opinião é muito bem vinda, já que parece que os mecânicos não resolvem isto...

                      Comentário


                        #12
                        Fizeram limpeza ao que? afinaram o que?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                          Fizeram limpeza ao que? afinaram o que?
                          Pois...
                          Como eu não percebo muito de mecânica (ou quase zero), admito que estas respostas vagas sobre o que fizeram nem questionei...
                          Apenas queria mesmo que o "velhote" (ainda para mais em tempos de crise) aguentasse mais uns tempos...
                          É que sinceramente não sei se ao andar com o carro assim ao arrancar, não estarei a dar cabo dele e do pouco tempo de vida que poderá ter

                          Comentário


                            #14
                            Ninguém com mais palpites

                            Comentário


                              #15
                              O carro começa a engasgar após uns segundos de o ligares? Sobe até às 1000rpm e só quando volta a baixar é que estabiliza? Acontece parado ou mesmo em andamento se arrancares logo?

                              É preciso calma, é estranho vir de mecânicos igual a como foi mas não parece grave. A manutenção está toda em dia? Filtros limpos, velas, cabos?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Barret Ver Post
                                O carro começa a engasgar após uns segundos de o ligares? Sobe até às 1000rpm e só quando volta a baixar é que estabiliza? Acontece parado ou mesmo em andamento se arrancares logo?

                                É preciso calma, é estranho vir de mecânicos igual a como foi mas não parece grave. A manutenção está toda em dia? Filtros limpos, velas, cabos?
                                Viva, o carro em termos de manutenção tem tudo em dia. As velas foram mudadas há 3 meses e os cabos que ligam às velas há menos de um ano. Em termos de sistema de escape, o escape e panela têm cerca de ano e meio e o catalisador foi mudado em Fevereiro deste ano.
                                Ou seja, tenho normalmente muito cuidado com este "velhote".

                                Quanto à situação em si, dou à chave, e o carro vai para as 1250 rpm e treme e faz um som como se fosse um trator. Tenho 2 hipóteses, se acelerar 2 ou 3 vezes, a "tosse" vai embora. Senão, deixando o carro ligado, e aquecendo, ao baixar das 1000 rpm, o tremer e soluços param e estabiliza nos 750 rpm em ponto morto.
                                Isto acontece mesmo apenas ao arrancar, pois de resto, no trânsito e afins, nunca vai abaixo, o ralanti está estável, etc...
                                Todavia, já não sei que diga, pois 2 mecânicos e o sintoma continua e claro, tenho medo que isto esteja a estragar o motor... Mas claro, ir à Seat com um carro de 96 seria um suicídio económico

                                Comentário


                                  #17
                                  Vou mandar para o ar. Ema frio parece um trator, é possivel estar a falhar um cilindro, se depois trabalha bem nao pode ser a junta queimada Mas podera ser a bobine de ignicao? So passado um pouco é que trabalha com os 4 cilindros. Nao sei se faz sentido...

                                  Podias colocar um video, podia facilitar a ajuda.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                    Vou mandar para o ar. Ema frio parece um trator, é possivel estar a falhar um cilindro, se depois trabalha bem nao pode ser a junta queimada Mas podera ser a bobine de ignicao? So passado um pouco é que trabalha com os 4 cilindros. Nao sei se faz sentido...

                                    Podias colocar um video, podia facilitar a ajuda.
                                    Obrigado pela dica. Eu realmente já tinha pensado na questão dos cilindros, daí andar preocupado...
                                    Vou ver se amanhã faço um vídeo e coloco aqui.
                                    Obrigado a todos os que têm tentado ajudar, pois é efetivamente uma situação em que já nem sei bem o que faça... Penso que os mecânicos a que tenho levado o carro, embora já o conheçam, querem mesmo é que eu troque por outro mas sinceramente queria ver se este aguentava um pouco mais...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu apostava na junta da cabeça, quando esta frio isola uma vela e fica a 3 cilindros, depois quando a vela fica mais seca, funciona normal...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ora bem... mais um update...
                                        Hoje foi a mais um mecânico o Seat e segundo o mesmo é algo chamado "suporte do carburador" que está rachado e que faz entrar ar e leva à instabilidade...
                                        Bem... a minha questão é: O meu ibiza, é de 96, modelo CLX, e supostamente é de inejeção eletrónica...
                                        Ou seja, o mecânico está "confuso", ou terá sido um lapso na linguagem???
                                        Falou-me que a dita peça custa nova 200 e tal euros... e que ia ver na sucata, mas não estava fácil...
                                        Sinceramente estou a desesperar com isto... daqui a nada vou mesmo à Seat e acabou-se (e depois passo o resto do mês a comer pão e água )

                                        Qualquer feedback, será util, pois não sei que fazer...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já vi uma situação idêntica num 1.3 a ser resolvido com uma bateria nova. Acontecia exatamente o que descreves e caso não se carregasse um pouco no acelerador até ia abaixo.

                                          Testa outra bateria ou com cabos para ver se resolve.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Alguém que perceba de Seats pode confirmar o que será o tal "suporte do carburador"
                                            E se isto faz algum sentido num carro Ibiza de 96, modelo CLX...
                                            Obrigado!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Turistapt Ver Post
                                              Alguém que perceba de Seats pode confirmar o que será o tal "suporte do carburador"
                                              E se isto faz algum sentido num carro Ibiza de 96, modelo CLX...
                                              Obrigado!
                                              Se puderes testa a bateria como sugeri. Os sintomas são demasiado idênticos ao caso que conheço.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas. O teu mecanico pode estar correcto no diagnostico. Esse problema é bastante conhecido nesses modelos. Aquilo é uma peça tipo borracha que faz de base ao corpo da injecção. Essa peça quando está estalada deixa entrar ar e provoca esses sintomas no relantim do carro.
                                                Aquilo é muito facil de testar, tens é de usar uma especie de spray. Tenho ideia que consegues arranjar essa peça muito mais barata do que isso. Procura preços em vários locais.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Engraçado como vai a 3 "mecanicos" e todos tem um palpite diferente...
                                                  Tenta ir a um forum da marca ou ao forum dos ibizas e ve se alguem já passou pelo mesmo e tenta ver se vai de encontro aquilo que o mecanico diz...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                                    Engraçado como vai a 3 "mecanicos" e todos tem um palpite diferente...
                                                    Tenta ir a um forum da marca ou ao forum dos ibizas e ve se alguem já passou pelo mesmo e tenta ver se vai de encontro aquilo que o mecanico diz...
                                                    Obrigado pela dica. Tenho de me registar, pois já estou a com isto...

                                                    Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                                                    Boas. O teu mecanico pode estar correcto no diagnostico. Esse problema é bastante conhecido nesses modelos. Aquilo é uma peça tipo borracha que faz de base ao corpo da injecção. Essa peça quando está estalada deixa entrar ar e provoca esses sintomas no relantim do carro.
                                                    Aquilo é muito facil de testar, tens é de usar uma especie de spray. Tenho ideia que consegues arranjar essa peça muito mais barata do que isso. Procura preços em vários locais.
                                                    Neste momento supostamente ele está a tentar localizar a peça (usada), e não está fácil... Já agora, não sabes o nome exato da peça ou o código?
                                                    Mas claro, só mandarei arranjar se com a mão de obra ficar um preço razoável... Senão o único remédio é pensar num carro novo


                                                    Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                    Se puderes testa a bateria como sugeri. Os sintomas são demasiado idênticos ao caso que conheço.
                                                    A minha bateria tem aquele sistema da indicação do estado e a luz está verde ainda. Eu como um "0 à esquerda" em mecânica não sei mudar uma bateria mas posso ver se algum colega me dá uma ajuda. Mas obrigado pela dica!
                                                    Editado pela última vez por Turistapt; 26 September 2013, 11:33.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      apagar sff

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A peças em causa tem o nome de Base do corpo de injecção. É tipo um maço de borracha que serve de suporte ao corpo de injecção que faz o mesmo trabalho de um carburador.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se for mesmo essa peça tens várias opções no eBay entre as 20 e 30 libras

                                                          seat ibiza injection flange | eBay

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                                                            A peças em causa tem o nome de Base do corpo de injecção. É tipo um maço de borracha que serve de suporte ao corpo de injecção que faz o mesmo trabalho de um carburador.
                                                            Muito obrigado pela info.

                                                            Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                            Se for mesmo essa peça tens várias opções no eBay entre as 20 e 30 libras

                                                            seat ibiza injection flange | eBay
                                                            Pelos vistos não é tão caro quanto o mecânico me referiu...

                                                            Update - O Seat continua na oficina e eu a pensar seriamente em tirar de lá o carro e levar mesmo à Seat ou enfim, trocar de carro...
                                                            O mecânico disse que ia procurar a tal peça usada, pois nova era muito cara. Eu prontifiquei-me a encomendar via net, para que não demorasse tanto tempo ao que ele disse "Se o Sr. está com pressa pode encomendar, mas depois não se queixe se não der"....

                                                            Estou mesmo farto desta história e o carro faz-me falta pois a minha esposa precisa do dela, e claro não pode andar a fazer de motorista ao meu serviço...
                                                            Acho que os mecânicos tiram-nos mesmo a pinta e como eu não entendo nada de mecânica, se ele me diz que o problema é X ou Y lá tenho de dizer que sim... enfim... vamos ver como isto acabará... pode ser que 2ª haja novidades, ou não...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X