Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hill holder em carro a diesel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Hill holder em carro a diesel

    Olá pessoal,

    Queria fazer-vos uma pergunta simples relativamente ao sistema de hill holder num carro a diesel. Eu como tenho carta à pouco tempo, arranco sempre lentamente somente com a embraiagem e depois acompanho com o acelerador largando a embraiagem suavemente.

    Fui fazer um test drive e ao fazer marcha atrés que ia para uma descida, ao largar o travão estava à espera de com a embraiagem de fazer o carro andar, mas o hill holder activou, travou-me o carro e eu fiquei na expectativa que com a embraiagem ele iria arrancar, tirando cada vez mais e mais devagarinho o pé da embraiagem no entanto depois passou o tempo do hill holder e o carro foi abaixo ehehe é claro que depois percebi que teria de ir ao acelerador para pôr a andar e a minha dúvida era mesmo esta: se o hill holder activar, não consigo fazê-lo andar apenas com a embraiagem?

    Um abraço e obrigado!

    Edit: desculpem lá estava a ver o diário de bordo do focus 1.0 125 e coloquei o post no fórum errado :\ se pudessem mover para o geral agradecia. Obrigado
    Editado pela última vez por Swares; 06 June 2013, 09:29. Razão: Fórum errado :\

    #2
    Enquanto o hill holder estiver ativo não anda para trás ou para a frente tenhas ou não os pés no pedal de embraiagem, isto durante alguns segundos caso contrário não conseguias estacionar por exemplo numa inclinação.
    Só com determinadas inclinações é que funciona não te fies sempre nele podes ter uma surpresa.

    Comentário


      #3
      É verdade que hoje em dia é cada vez mais fácil utilizar a embraiagem para arrancar num carro, pois o sistema força a aceleração do motor para evitar que o carro vá abaixo. No entanto essa aceleração forçada é mínima quando comparada com a aceleração provocada pelo uso do pedal do acelerador e não é suficiente para forçar o arranque de um carro em posições de inclinação acentuada.

      Um concelho: Utiliza a embraiagem em conjunto com o acelerador.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Galileu Ver Post
        É verdade que hoje em dia é cada vez mais fácil utilizar a embraiagem para arrancar num carro, pois o sistema força a aceleração do motor para evitar que o carro vá abaixo. No entanto essa aceleração forçada é mínima quando comparada com a aceleração provocada pelo uso do pedal do acelerador e não é suficiente para forçar o arranque de um carro em posições de inclinação acentuada.

        Um concelho: Utiliza a embraiagem em conjunto com o acelerador.
        Nem mais, eu tenho no Pug 3008 e tal como já disseram o hill assist ou holder como lhe quiserem chamar funciona até uma certa inclinação, se for muito ligeira ele nem atua. Respondendo diretamente à tua pergunta é muito dificil arrancar só com embraiagem numa subida por muito pequena que seja o acelerador terá sempre de ser um complemento. Eu tenho e confesso que dá jeito mas se não tivesse era coisa que não sentiria muita falta

        Comentário


          #5
          Como já referido, para arrancar terás de usar também o acelerador (então se a inclinação for grande, aí é garantido).

          E não confiar cegamente no sistema, porque como referido, ainda pode haver surpresas.

          Comentário


            #6
            Obrigado, a minha pergunta era porque estava habituado a apenas usar a embraiagem quando tinha de andar mto devagar por exemplo parques de estacionamento muito estreitinhos, controlava tudo com o pé esquerdo. Eu nem estava à espera que o hill holder activasse e até fiquei "wtf? não andas?" lol ou seja quando o hill holder activa o arranque acaba por ser como se estivesse num carro a gasolina e tenho de usar o acelerador em conjunto com a embraiagem.

            Comentário


              #7
              Ensinaram te assim na escola não foi? infelizmente continuam a fazer isso. Usa o acelerador, um dia que precises de conduzir um carro a gasolina por exemplo vais ficar contente de teres aprendido a conduzir como deve ser.

              Comentário


                #8
                Tens de usar o acelarador.
                Numa subida em que o sistema actue, qualquer que seja a inclinação, ao fazeres o ponto de embraiagem e dares o primeiro impulso ao carro só com a embraiagem, o sistema deixa de travar o carro e cai o peso todo do mesmo sobre a embraiagem e vai abaixo (como se levantasses a embraiagem muito rapido).

                O meu conselho de quem tem um carro a diesel moderno com o mesmo sistema, conduz como se fosse a gasolina.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Galileu Ver Post
                  ...
                  Um concelho: Utiliza a embraiagem em conjunto com o acelerador.
                  conselho

                  Comentário


                    #10
                    Muito obrigado a todos. Mas isto apenas acontece no caso do hill holder activar não é? Pois foi isso mesmo que aconteceu, ele travou e como n usei o acelerador, foi abaixo.

                    Comentário


                      #11
                      Isso é coisa normal para iniciantes na condução mas rapidamente te habituaras a arrancar normalmente com acelarador antes ou até enquanto largas a embreiagem sem deixar o carro descair. é mais uma questão de confiança.

                      Comentário


                        #12
                        Exacto...depois é tão automatico que nem dás conta como fazes...

                        Comentário


                          #13
                          As manias de usar so o pedal de embraiagem sem darem compensação ao acelerador ....

                          Actualmente até existe carros que ao deslargar só o pedal de embraiagem a electronica aumenta o relanti automaticamente para ele nao ir abaixo devido a estas situaçoes , o punto 1.3 multijet faz isto .

                          Aprendam a usar o pedal do acelerador

                          Comentário


                            #14
                            Sim senhor! Eu só queria perceber o funcionamento em si, depois habituo-me rapidamente. Abraços

                            Comentário


                              #15
                              O meu pai tem um W204 com essa coisa. Para activar basta pressionar o travão com mais força e o Hill Holder activa-se.

                              Quando se tira o pé do travão o sistema aguenta o carro até se arrancar, caso contrário desactiva-se e o carro cai para trás. Em arranque, o sistema só se desactiva quando se utiliza o acelerador.

                              Mas com prática e algum jeito, isto é util no dia a dia e tal, mas com treino aprende-se a fazer pontos de embraiagem em condições em subidas sem usar travão de mão nem nada.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X