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    motor a grilar

    Boa tarde pessoal,

    queria pedir ajuda uma vez que comprei um mitsibishi colt 1.1 (gasolina) de 2010 com 38000km à 3 meses e o motor está a grilar...

    as condiçoes para que o motor grile sao baixas rpm até 2500 e em esforço/aceleraçao ... este barulho so se ouve portanto com o carro engatado.

    inicialmente só se ouvia com o motor frio porém com o passar do tempo passou ouvir-se sempre...

    Duvidas:
    Qual o problema com que estou a lidar?
    Qual a urgencia da resoluçao?

    muito obrigado

    #2
    Grilar remete-me sempre para correias, pelo que à partida não será nada urgente.

    Como é um carro muito recente não acredito em mau estado de correias, mas fim na falta de afinação das mesmas. Qualquer mecânico ajusta o tensor de alguma eventual correia que esteja a grilar, em 10 minutos.

    É só uma ideia...

    Comentário


      #3
      Em dada altura o motor chiava ao desligar e em esforço mas nem sempre até que deixou mesmo de chiar.

      Nao estarei a correr o risco da detonaçao estar desregulada e por isso o motor estar a sofrer um desgaste excessivo?
      Editado pela última vez por filipedsms; 11 June 2013, 18:33.

      Comentário


        #4
        Como é natural, se alguma correia não está bem tensionada, poderá provocar desgaste adicional.

        Ou seja, não é urgente e perigoso para ir de reboque, mas logo que possível deve ser visto, até porque se for uma questão de afinação é algo simples e rápido que se faz na hora.

        Comentário


          #5
          O meu chegou a grilar e era o rolamento da embraiagem!

          Comentário


            #6
            Pode ser algo na embraiagem/volante do motor como da correia. Eu ia ver isso, se for vier da correia pode nao ser urgente mas nao se brinca com isso, se parte pode levar o motor atras.

            Comentário


              #7
              o Colt é de corrente...

              Comentário


                #8
                Por acaso veio na revista desta semana da autohoje possiveis causas do motor grilar, e tendo em conta o que dizes tambem aposto para tensores da corrente de acessorios, rolamentos da corrente, ou embraiagem..isso é por norma sao coisas simples de se resolver....

                Comentário


                  #9
                  Caso seja a correia de acessórios:

                  podes afinar o tensor da correia de acessórios - é o parafuso que está visível na parte superior esquerda do motor. Mas o melhor mesmo é levá-lo a um mecânico porque se puseres a correia demasiado tensa esta irá partir mais depressa.

                  Comentário


                    #10
                    Muito obrigado a todos.

                    Marquei para dia 26 na sitio onde o comprei visto que tem 1 ano de garantia...

                    Ja o tinha levado la so que inicialmente so fazia a frio por isso o mecanico disse me que nao ouvia nada e que nao conseguia detectar o problema. Espero que desta vez nao tenha duvidas

                    Comentário


                      #11
                      desapertas a porca do alternador um pouco, e estica correia, depois voltas apertar o alternador, tão simples quanto isso.

                      Comentário


                        #12
                        os dias chuvosos realçam o barulho n sei pq poderá ter algo a ver com a humidade....

                        Comentário


                          #13
                          o termo grilar é para mim um forte indicio de ter o ponto de distribuição avançado.

                          não quer estar a especular sem saber se esse carro ainda usa um distribuidor ( não acredito muito ) e antigamente era por aí que as coisas se resolviam.

                          ou o ponto de ignição não está no ponto certo ou o avanço automático não está a desempenhar a sua função ( falta de vácuo ou deficiente ).

                          a gasolina usada pode também originar este sintoma.

                          por norma quando se circula a baixa velocidade com uma relação de caixa alta isso deve ser mais evidente, se sim é por ai que deves ir.

                          se faz em qualquer mudança não sei o que pode ser e tens de esperar pelo relatório técnico.

                          boa sorte.

                          Comentário


                            #14
                            Umas folhinhas de alface e o grilo deixa de gritar com fome.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                              Por acaso veio na revista desta semana da autohoje possiveis causas do motor grilar, e tendo em conta o que dizes tambem aposto para tensores da corrente de acessorios, rolamentos da corrente, ou embraiagem..isso é por norma sao coisas simples de se resolver....
                              Se for a embraiagem, não é propriamente simpl€s, mas como está na garantis, depende se a mesma cobre ou não.

                              Comentário


                                #16
                                Estou com o Zé Manuel dos Mercedes incendiários. Grilar é diferente de chiar...

                                Grilar remete para ponto de ignição http://forum.autohoje.com/boxes/33596-motor-grilar.html

                                ou mistura muito pobre.

                                O chiar, tipicamente, será de correias e não é tão urgentíssimo de reparar quanto o grilar.

                                Mas espero que a esta hora o motor já esteja reparado...

                                Comentário


                                  #17
                                  Epa, até agora ainda não tive carros com fama de arder.

                                  Só irei fazer parte desse potencial grupo terrorista em agosto

                                  Se o E arder a culpa é tua

                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                  Estou com o Zé Manuel dos Mercedes incendiários. Grilar é diferente de chiar...

                                  Grilar remete para ponto de ignição http://forum.autohoje.com/boxes/33596-motor-grilar.html

                                  ou mistura muito pobre.

                                  O chiar, tipicamente, será de correias e não é tão urgentíssimo de reparar quanto o grilar.

                                  Mas espero que a esta hora o motor já esteja reparado...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                    Se o E arder a culpa é tua
                                    Toda a gente é testemunha que te aconselhei a comprar 2 extintores de 5 kg cada e a fazer 3 seguros contra tudo e todos em 3 companhias diferentes!




                                    Parabéns pelos teus carros! E sobretudo pela forma como cuidas deles. Eles merecem... Não tenho dito nada pq a baba é muita...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por filipedsms Ver Post
                                      os dias chuvosos realçam o barulho n sei pq poderá ter algo a ver com a humidade....
                                      Normalmente está relacionado, nomeadamente com correias à mistura.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Da primeira vez que me queixei deste problema ao mecanico, depois de lhe dizer que so fazia a frio (naquela altura), disse me que nao tinha problema nenhum, para ser grave tem que fazer sempre... E disse me tambem algo, depois de eu lhe perguntar se tinha ido dar uma volta com carro, que me deixou parvo vindo de um mecanico que foi: "parado ou em andamento é a mesma coisa" ... ora bem um motor em esforço nao é propriamente a mesma coisa que dar umas aceleradelas com o carro parado.

                                        Posto isto preciso de argumentos para lidar com este senhor, uma vez, que está visto que ele está a evitar a resoluçao do possivel problema

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por filipedsms Ver Post
                                          Da primeira vez que me queixei deste problema ao mecanico, depois de lhe dizer que so fazia a frio (naquela altura), disse me que nao tinha problema nenhum, para ser grave tem que fazer sempre... E disse me tambem algo, depois de eu lhe perguntar se tinha ido dar uma volta com carro, que me deixou parvo vindo de um mecanico que foi: "parado ou em andamento é a mesma coisa" ... ora bem um motor em esforço nao é propriamente a mesma coisa que dar umas aceleradelas com o carro parado.

                                          Posto isto preciso de argumentos para lidar com este senhor, uma vez, que está visto que ele está a evitar a resoluçao do possivel problema
                                          Argumentos??? E que tal a DECO? É argumento suficiente para ti? Se o carro não está em condições, só tem que reparar e não "empurrar com a barriga".

                                          Comentário


                                            #22
                                            De certa forma o mecânico tem razão.

                                            Se te referes a grilar ele também pode fazer sem ter o carro a andar, basta uma aceleração a fundo para ouvir o que dizes.

                                            Claro que em andamento o barulho será mais evidente, mas será que estás a apresentar bem o problema ?

                                            Eu estou também um pouco confuso e já não sei se são as correias ou grilar.

                                            Que tal fazeres um pequeno vídeo e colocares aqui ?

                                            Boa sorte


                                            Originalmente Colocado por filipedsms Ver Post
                                            Da primeira vez que me queixei deste problema ao mecanico, depois de lhe dizer que so fazia a frio (naquela altura), disse me que nao tinha problema nenhum, para ser grave tem que fazer sempre... E disse me tambem algo, depois de eu lhe perguntar se tinha ido dar uma volta com carro, que me deixou parvo vindo de um mecanico que foi: "parado ou em andamento é a mesma coisa" ... ora bem um motor em esforço nao é propriamente a mesma coisa que dar umas aceleradelas com o carro parado.

                                            Posto isto preciso de argumentos para lidar com este senhor, uma vez, que está visto que ele está a evitar a resoluçao do possivel problema

                                            Comentário


                                              #23
                                              O barulho que ouço é um grilar agora se este grilar é o comum grilar de igniçao fora de tempo e todas as descriçoes semelhantes a este barulho nao sei uma vez que sou bastante leigo.

                                              Para que fique bem esclarecido, este barulho pronuncia-se mais acentuadamente quando o motor está frio e quando há muita humidade (p.ex. dias de chuva), contudo em dias secos é mais dificil ouvi-lo. Quando acelero em baixas rotaçoes entre as 1500 e as 2500 rpm (fora deste regime é inaudivel) e com o carro em andamento. A acelerar com o carro parado nao se ouve.

                                              Inicialmente, quando levei o carro a primeira vez à oficina, só se ouvia com o motor frio... Entretanto ultimamente tem passado a ouvir-se sempre, mas nas mesmas condiçoes em cima referidas.

                                              Nao obstante, ouço tambem um chiar de vez em quando... tanto aparece como desaparece.

                                              É dificil fazer um video em que se ouça este barulho uma vez que tem que ser em andamento e o grilar que faz nao é muito intenso logo é facilmente abafado por outros barulhos, logo pode nao se ouvir no video. Posso enviar um video do relantim do motor. Apesar de ainda nao ter mencionado o barulho do motor ao ralantim nao parece bem, uma vez que emite um som estranho que talvez esteja associado a correias e que pode estar na origem do barulho a que chamo de grilar. Mas evitando suposiçoes, logo que possivel posto o video e terão oportunidade de dar a vossa opiniao.

                                              Desde ja e mais uma vez muito obrigado a todos pela disponibilidade

                                              Comentário


                                                #24
                                                consegui encontara um video em que o barulho é igual : https://www.youtube.com/watch?v=3308ShyCcWY

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Esse vídeo é de um carro a diesel ... Mas parece ser tipo um esticador / roldana da Correia com defeito.

                                                  Pode ser a bomba da direção, pode ser do combustível, enfim.

                                                  Um pouco complicado continuar a especular sem ouvir ao vivo.

                                                  Experimenta ir a outra oficina a ver se te dão alguma idéia.

                                                  Boa sorte

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    eu sei que é diesel mas o barulho é aquele, combustivel é intercalado entre bp e repsol

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se o barulho é igual então á partida o motor não está a grilar propriamente.

                                                      Se o Ac não está ligado quando isso acontece, pode ser algo relacionado com alguma das roldanas.

                                                      Alternador, bomba de direção, compressor do Ac - algo que em esforço crie esse ruído.

                                                      Qualquer medico consegue detectar a origem do ruído, até mesmo tu com um estetoscópio sem a parte final do instrumento ( vais orientando o tubo para cada um dos componentes ).

                                                      Se não souberes como descobrir vai a um outro mecânico e pede para te verem isso.



                                                      Originalmente Colocado por filipedsms Ver Post
                                                      eu sei que é diesel mas o barulho é aquele, combustivel é intercalado entre bp e repsol
                                                      Editado pela última vez por josemanuel; 15 June 2013, 11:09.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O autor do video refere que o problema ficou resolvido com a substituição da correia de acessorios e respetivo tensor.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          ok muito obrigado ;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            o meu quando esta frio também faz o mesmo.levei ao mecânico e é as correias,o mecânico esticou e ele deixou de fazer o barulho passado uns dias ja fazia.
                                                            O mecanico disse que não tinha mal,por isso deixei andar e nunca tive problema,e ja levou com muitos km em cima desde que o levei ao mecanico.

                                                            Comentário

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