Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alterção de tamanho de jantes e offset (ET)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Alterção de tamanho de jantes e offset (ET)

    Ola caros amigos, estou numa situação a qual gostaria da vossa ajuda, malta mais entendida nestes assuntos. Já coloquei a questão no topico dos pneus mas como não se relaciona bem com pneus perdeu-se um bocado e precisava mesmo de esclarecer isto.

    É o seguinte, gostava de trocar as jantes da minha laguna 3 de 2009 com jantes de origem de 17 polegadas na medida 5x114.3, por umas jantes de 16 polegadas. Até aqui tudo bem, nem gosto muito das jantes renault e fui ver umas toyota com a mesma furção que me enchiam as medidas.

    Agora é que surge a parte complicada e que nem tinha ouvido falar ate entao, o offset ou ET das jantes. Este valor mede a distância da superfície de montagem da jante à linha imaginária que divide a largura da jante ao meio. O offset pode ser zero, positivo ou negativo.

    Neste meu caso a laguna tem um offset de 47 e as jantes da toyota que vi tem offset de 40, traduzindo isto, as jantes toyota ficam 7mm mais salientes do que as renault. Até ai tudo bem novamente porque a laguna tem as jantes "enfiadas" na carroçaria, mas um user referiu-me que esta pequena diferença poderia trazer danos á suspensão e afins.

    A minha quetão, a qual peço a vossa ajuda é, pode esta ligeira diferença comprometer a segurança e trazer danos graves á viatura?


    obrigado pela ajuda

    #2
    7 mm daqui por 20 anos e 500 mil km deve fazer alguma diferença... lá mudaste os rolamentos mais uma vez que o necessário, talvez!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por CL Ver Post
      7 mm daqui por 20 anos e 500 mil km deve fazer alguma diferença... lá mudaste os rolamentos mais uma vez que o necessário, talvez!
      Entao dizes que é irrisorio certo?

      Ate porque foi uma questao que surgiu apenas agora e tenho visto tanto carro com jantes nao de origem e duvido que tenham o offset correcto da marca, entao os tunneres com akelas jantes fora do chassis Jassuuss...

      Outra coisa, como posso saber se o centro da jante ,ou medida do cubo das jantes toyota sao compativeis com a minha laguna? è k so tenho informaçao das dimensoes e da furaçao.

      Comentário


        #4
        Malta, alguem dá aqui uma ajudinha?

        É que preciso de ter essas informaçoes antes de comprar as jantes pela net. Será o cubo das toyota compativel com a laguna?

        Comentário


          #5
          Mesmo que mudes o offset ET e se continuares com camber = 0 nao há problema nenhum

          Comentário


            #6
            É para isso que serve o paquimetro, para medir essas coisas mas pela net não dá jeito nenhum
            A tua Laguna será 66,1, e as da Toyota poderão e deverão ser 60.1

            Sendo o buraco menor, rectificar à medida pode ser feito ou não, depende da jante mas isso terias que falar com quem trabalhe em reparação de jantes.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Elios Ver Post
              É para isso que serve o paquimetro, para medir essas coisas mas pela net não dá jeito nenhum
              A tua Laguna será 66,1, e as da Toyota poderão e deverão ser 60.1

              Sendo o buraco menor, rectificar à medida pode ser feito ou não, depende da jante mas isso terias que falar com quem trabalhe em reparação de jantes.

              Fonix, tou lixado com isto, o vendedor disse que era compativel, agora fico nisto, se fosse mais perto ia la experimentar mas como fica longe não tenho hipotese. Porque é que nas jantes que nao sao de marca e dizem compativeis com toyota,renaul, etc nao fazem referencia a essa situação mas sim apenas á furação?

              Isto é mesmo pra enganar porwue quem compra jantes dessas pela net a pensar que são compativeis so pela furação tem uma desgradavel supresa certo?

              Comentário


                #8
                Pede ao vendeddor que meça o diâmetro do furo das jantes, nem que seja grosso modo com uma fita métrica e tu faz o mesmo nas tuas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por leocris Ver Post
                  Fonix, tou lixado com isto, o vendedor disse que era compativel, agora fico nisto, se fosse mais perto ia la experimentar mas como fica longe não tenho hipotese. Porque é que nas jantes que nao sao de marca e dizem compativeis com toyota,renaul, etc nao fazem referencia a essa situação mas sim apenas á furação?

                  Isto é mesmo pra enganar porwue quem compra jantes dessas pela net a pensar que são compativeis so pela furação tem uma desgradavel supresa certo?
                  Atenção que eu não te posso garantir que as jantes não darão. Eu disse-te no que escrevi "poderão e deverão" ser porque normalmente as marcas não usam anilhas adaptadoras e as jantes são feitas à media mas existem excepções em que certas jantes poderão ser utilizadas em mais do que um modelo dentro da marca e alguns modelos ás vezes nem estão comercialização no mercado Europeu e como tal a marca poderá utilizar anilhas adaptadoras para que as jantes sirvam em todos, e assim facilitar as coisas a nivel de stocks e distribuição.

                  O conselho é que te certifiques, porque os vendedores net não gostam de assumir responsabilidades e depois és tu que terás ou de suportar os gastos de devolução se elas não servirem e andares a chatear-te, ou então porque ficará ficar mais em conta, mandar rectificar se for possivel fazer tal.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Elios Ver Post
                    Atenção que eu não te posso garantir que as jantes não darão. Eu disse-te no que escrevi "poderão e deverão" ser porque normalmente as marcas não usam anilhas adaptadoras e as jantes são feitas à media mas existem excepções em que certas jantes poderão ser utilizadas em mais do que um modelo dentro da marca e alguns modelos ás vezes nem estão comercialização no mercado Europeu e como tal a marca poderá utilizar anilhas adaptadoras para que as jantes sirvam em todos, e assim facilitar as coisas a nivel de stocks e distribuição.

                    O conselho é que te certifiques, porque os vendedores net não gostam de assumir responsabilidades e depois és tu que terás ou de suportar os gastos de devolução se elas não servirem e andares a chatear-te, ou então porque ficará ficar mais em conta, mandar rectificar se for possivel fazer tal.

                    Obrigado, vou entar esperar pelo meu irmao que vem do estrangeiro este mes e como ele tem uma evensis das novas vejo se é compativel antes de comprar.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X