Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ponto Morto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ponto Morto

    Bom dia,


    Sei perfeitamente quais as vantagens e desvantagens da utilização do ponto morto em termos de economia e segurança.

    Mas em termos de conservação e desgaste do motor e caixa de velocidade?

    algum guru me sabe dizer se tem desvantagens para a mecanica do veiculo o uso do ponto morto durante a condução?

    #2
    Acho que a única vantagem acaba por ser eventualmente a ajuda ao arrefecimento do motor após um trecho de estrada muito longo, independentemente da temperatura do líquido de refrigeração se manter inalterada. Eu costumo fazê-lo periódicamente em viagens longas...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Renocas Ver Post

      algum guru me sabe dizer se tem desvantagens para a mecanica do veiculo o uso do ponto morto durante a condução?

      Desvantagens, penso que não, apenas se deve dar atenção ao aquecimento dos travões caso estejam a ser utilizados intensivamente e ao facto de o motor ao ralenti não produzir o vácuo ideal ao servo-freio na assistência à travagem.

      Agora a segurança: Se se for em estrada aberta, com pouco ou nenhum transito e com a atenção devida e isto quer dizer, a prever qualquer possibilidade de situação mais complicada poderá ser feito. Mas sempre com muita atenção.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
        Acho que a única vantagem acaba por ser eventualmente a ajuda ao arrefecimento do motor após um trecho de estrada muito longo, independentemente da temperatura do líquido de refrigeração se manter inalterada. Eu costumo fazê-lo periódicamente em viagens longas...
        Não concordo com essa vantagem.
        Se a bomba de água é accionada pela rotação da correia de distribuição, e a velocidade desta é maior quanto maior for a rotação do motor, andar em ponto morto não vai favorecer o arrefecimento.

        O pouco que poderá arrefecer deve-se ao facto de o motor não ir em esforço e por isso tem tendência a arrefecer um pouco.

        Mas a inacção da bomba de água devido à pouco rotação compensa o "não" esforço do motor?
        Acho que me faço entender.

        Para mim a vantagem do ponto morto são os consumos, apesar de consumir uns mililitros a mais do que se fosse engatado e sem acelerar, permite embalar o carro para trechos de estrada mais inclinados.

        A nível de transmissão, é claro que desengatado não vai a esforçar caixa, diferencial, embraiagem, veios, etc. Mas quando se engata uma mudança a uma velocidade elevada, toda essa poupança cai por terra pois o "esticão" causado nos componentes é bem pior.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
          Não concordo com essa vantagem.
          Se a bomba de água é accionada pela rotação da correia de distribuição, e a velocidade desta é maior quanto maior for a rotação do motor, andar em ponto morto não vai favorecer o arrefecimento.

          O pouco que poderá arrefecer deve-se ao facto de o motor não ir em esforço e por isso tem tendência a arrefecer um pouco.

          Mas a inacção da bomba de água devido à pouco rotação compensa o "não" esforço do motor?
          Acho que me faço entender.

          Para mim a vantagem do ponto morto são os consumos, apesar de consumir uns mililitros a mais do que se fosse engatado e sem acelerar, permite embalar o carro para trechos de estrada mais inclinados.

          A nível de transmissão, é claro que desengatado não vai a esforçar caixa, diferencial, embraiagem, veios, etc. Mas quando se engata uma mudança a uma velocidade elevada, toda essa poupança cai por terra pois o "esticão" causado nos componentes é bem pior.

          Não tinha pensado nisso mas também não me parece algo decisivo.

          Ir em "N" é diferente de ir desligado, pelo que a bomba está a funcionar e a água está a passar no radiador, com a diferença do motor ir a produzir o mínimo de calor e a receber ar fresco a boa velocidade (só faço isto em descidas que consigam manter a velocidade).

          Atenção que se o termostato estiver a funcionar correctamente, o motor não vai ficar "frio", o ponteiro deve manter-se na temperatura ideal ou apenas descer insignificantemente.

          Só que podemos constatar que num motor acabado de chegar à temperatura ideal e que comece a andar na cidade, ainda vai demorar um bocado até à temperatura da água começar a subir para os valores normais de trânsito, ao invés da situação em que um motor acabado de fazer muita estrada e de repente comece a entrar em trânsito, aquece imediatamente.

          São dois motores que teoricamente estavam à temperatura ideal, e quando confrontados com uma situação de pouco ar a entrar pelo radiador, demoram tempos diferentes a aquecer. É este tipo de calor que pretendo "acalmar" com o ponto morto em andamento (os engºs mecânicos saberão melhor descrever ao que me refiro).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
            Não tinha pensado nisso mas também não me parece algo decisivo.

            Ir em "N" é diferente de ir desligado, pelo que a bomba está a funcionar e a água está a passar no radiador, com a diferença do motor ir a produzir o mínimo de calor e a receber ar fresco a boa velocidade (só faço isto em descidas que consigam manter a velocidade).

            Atenção que se o termostato estiver a funcionar correctamente, o motor não vai ficar "frio", o ponteiro deve manter-se na temperatura ideal ou apenas descer insignificantemente.

            Só que podemos constatar que num motor acabado de chegar à temperatura ideal e que comece a andar na cidade, ainda vai demorar um bocado até à temperatura da água começar a subir para os valores normais de trânsito, ao invés da situação em que um motor acabado de fazer muita estrada e de repente comece a entrar em trânsito, aquece imediatamente.

            São dois motores que teoricamente estavam à temperatura ideal, e quando confrontados com uma situação de pouco ar a entrar pelo radiador, demoram tempos diferentes a aquecer. É este tipo de calor que pretendo "acalmar" com o ponto morto em andamento (os engºs mecânicos saberão melhor descrever ao que me refiro).
            Certo, percebo o ponto de vista.
            Mas o que estava a dizer comprova-se facilmente em motores mais antigos. Mesmo que em boas condições, termostato em condições, arrefecem melhor com maior rotação do motor. Por exemplo às 2000 rpm numa descida e sem acelerar vão arrefecer melhor que em ponto morto.

            Comentário


              #7
              o ponto morto nunca é para andar a conduzir. O carro vai "solto" com todas as implicaçoes que dai advem. Em termos de consumo ate e pior. Um carro a andar engatado sem acelerar consome 0. Desengatado tem de consumir para manter o motor a trabalhar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                Certo, percebo o ponto de vista.
                Mas o que estava a dizer comprova-se facilmente em motores mais antigos. Mesmo que em boas condições, termostato em condições, arrefecem melhor com maior rotação do motor. Por exemplo às 2000 rpm numa descida e sem acelerar vão arrefecer melhor que em ponto morto.
                No meu carro, a gasolina, isso que falas é notório. Quando por qualquer motivo o meto em ponto morto, o ponteiro não mexe. Mas se o levar engatado (pode ser no mesmo local) o ponteiro acaba por descer. Pouco, mas nota-se.

                Já pensei que fosse pela ausência de faísca (afinal deixa de consumir), mas nunca tentei pesquisar muito sobre isto.

                Comentário


                  #9
                  Boas. Concordo com o que o user Dci80 disse. No manual do meu Corsa C 1.3cdti vem lá escrito que a poupança máxima de combustível só acontece quando o carro vai engatado e se tira o pé do acelerador por exemplo numa descida.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                    o ponto morto nunca é para andar a conduzir. O carro vai "solto" com todas as implicaçoes que dai advem. Em termos de consumo ate e pior. Um carro a andar engatado sem acelerar consome 0. Desengatado tem de consumir para manter o motor a trabalhar.
                    Se o carro for a gasolina a isso chama-se Cut-Off e deixa de haver faisca e injecção de combustivel até um determinado valor de minimo de rpm`s, (1000/1100) abaixo disto volta ao normal.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Renocas Ver Post
                      Bom dia,


                      Sei perfeitamente quais as vantagens e desvantagens da utilização do ponto morto em termos de economia e segurança.

                      Mas em termos de conservação e desgaste do motor e caixa de velocidade?

                      algum guru me sabe dizer se tem desvantagens para a mecanica do veiculo o uso do ponto morto durante a condução?
                      Desvantagem, tens o eventual aquecimento dos travões, dependendo da estrada que andes. Basta ser um pouco a descer, desengatado vai circular a mais velocidade do que engatado e usas mais os travões! Além da segurança ou falta dela por o carro "ir solto"...

                      Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                      Acho que a única vantagem acaba por ser eventualmente a ajuda ao arrefecimento do motor após um trecho de estrada muito longo, independentemente da temperatura do líquido de refrigeração se manter inalterada. Eu costumo fazê-lo periódicamente em viagens longas...
                      No meu basta aliviar a carga sobre o acelerador. Noto isso numa estrada nacional, basta levantar um pouco o pé, que o ponteiro da temperatura desce ligeiramente.

                      Comentário


                        #12
                        existe um mito na net que numa pendente bastante longa, o consumo numa quinta sem tocar o acelerador é ZERO , na mesma situação em ponto morto já consome qualquer coisa,( o consumo do motor ao ralenti )

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                          existe um mito na net que numa pendente bastante longa, o consumo numa quinta sem tocar o acelerador é ZERO , na mesma situação em ponto morto já consome qualquer coisa,( o consumo do motor ao ralenti )

                          Mito?
                          É um facto amigo, não é mito nenhum.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                            existe um mito na net que numa pendente bastante longa, o consumo numa quinta sem tocar o acelerador é ZERO , na mesma situação em ponto morto já consome qualquer coisa,( o consumo do motor ao ralenti )
                            nao e mito. É um facto.

                            Comentário


                              #15
                              http://forum.autohoje.com/forum-gera...-engatado.html

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                existe um mito na net que numa pendente bastante longa, o consumo numa quinta sem tocar o acelerador é ZERO , na mesma situação em ponto morto já consome qualquer coisa,( o consumo do motor ao ralenti )
                                Não é mito e não é só à quinta! É a qualquer dia da semana!

                                Comentário


                                  #17

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como gasta menos é desengatado e com a ignição desligada. Também convém desligar todas as luzes, mesmo que seja de noite.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Dizem que antigamente, andar no ponto morto, em carros carburados, ajudava a economizar combustível

                                      Hoje, com os veículos injetados, isso não mais se aplica.

                                      Descer uma ladeira(como dizemos aqui, descer na banguela) sem estar com a marcha engatada, não economiza em nada o consumo e pra piorar, os freios, quando forem exigidos, perderão a ação mais rapidamente, ou seja, é mais perigoso.


                                      Alguns motoristas ainda fazem isso, pois é uma antiga dica.

                                      Há inúmeros textos na internet acerca do assunto

                                      Basta pesquisar assim no google: "andar na banguela"

                                      Aqui alguns:

                                      Andar na banguela é coisa do passado - Jornal do Commercio

                                      Afinal, Banguela, Economiza Combustível ? | Carros Infoco

                                      Tira-dúvidas: andar na banguela em descidas economiza gasolina? | Carros



                                      Tem um vídeo bem explicativo


                                      Vrum - Carro na banguela não economiza combustível - YouTube


                                      O ideal em descidas é freio-motor. Descer com uma marcha de força engatada

                                      Assim: Você vem a 100 km/h e avista uma ladeira e está na 5ª ou 6ª marcha. Reduz-se para a 3ª ou 4º, pois o motor vai freiando o carro. Só utiliza o freio de serviço para dosar na velocidade de descida.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A seguir
                                        Editado pela última vez por sailor; 16 June 2013, 16:36.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se o meu amigo não tiver que travar para segurar o carro ou seja ir pendurado nos travões. o que tem de travar (segurar) o carro é o motor,e não os travões,estes servem para ajudar a parar o carro,´não prejudica em nada ,mas digo em estrada aberta, onde tenha visibilidade e deixe descair o carro normalmente, e ai ate se pode poupar nalgumas situações mas ai é o condutor que deve pilotar a situação, atenção que estou a dizes isto porque engatado com efeito (travão motor) o consumo é ZERO.

                                          Comentário


                                            #22
                                            não se dizia por aí que quando se está, por exemplo numa descida que se vai em 4ª a uns 70km/h e depois se coloca o carro em ponto morto, quando se torna a engrenar a 4ª isso estraga os sincronizadores da caixa?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Amigo vamos ver se lhe consigo explicar, o amigo tem de ver a que velocidade vai , ex. como diz 70KM/s h representa x rotações a uma determinada mudança, ex. significa ir em 5ª a 2200 RPM. voce vai em ponto morto , tem que avaliar a velocidade que vai puxar as rotações que precisa e depois embraiar e meter a velocidade se souber fazer nem um esticãosinho vai sentir apenas o começar a rolar normalmente, porque acertou a rotaçao dao motor com a rotaçao das rodas, conseguiu entender? isso aplica-se sempre que ate se fizer uma redução mais ousada , , A CHAMADA DUPLA , QUE HOJE 90% NÃO SABE O QUE É. COMO SE FAZ QUEM SABE O PONTA-TACÃO , OU SEJA TRAVAR E FAZER DUPLA DE EMBRAIAGEM AO MESMO TEMPO TRABALHAR COM OS TRES PEDAIS, masi isso já muito complicado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                não se dizia por aí que quando se está, por exemplo numa descida que se vai em 4ª a uns 70km/h e depois se coloca o carro em ponto morto, quando se torna a engrenar a 4ª isso estraga os sincronizadores da caixa?
                                                Diz-se por aí muita coisa mas essa é nova

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                  Como gasta menos é desengatado e com a ignição desligada. Também convém desligar todas as luzes, mesmo que seja de noite.


                                                  Melhor acaba por ser em não saír do local...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    Diz-se por aí muita coisa mas essa é nova
                                                    Também estranhei, mas já li por aqui que passar do ponto morto para uma mudança alta (4ª ou 5ª) estragava os sincronizadores. Claro que não faz sentido nenhum porque em todas as trocas de mudanças vai-se ao ponto morto, tipo 3ª->4ª

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Amigo se você trabalhar com a alavanca de velocidades com mãos de veludo ,ou seja empurrar suavemente para que o sincronizador tenha minimamente tempo de acertar as rotações dos carretos não estraga sincronizador nenhum agora se fizer da alavanca um martelo como muitos fazem á isso vai de certeza ter reflexos na caixa.Já agora aquilo que falámos atrás , ao reduzir acelarar um pouco para subir rotaçoes só ajuda a caixa e toda a transmissão , quanto menos esticões houver desde o motor até as rodas mais saudável é para todo o conjunto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                        Não concordo com essa vantagem.
                                                        Se a bomba de água é accionada pela rotação da correia de distribuição, e a velocidade desta é maior quanto maior for a rotação do motor, andar em ponto morto não vai favorecer o arrefecimento.

                                                        O pouco que poderá arrefecer deve-se ao facto de o motor não ir em esforço e por isso tem tendência a arrefecer um pouco.

                                                        Mas a inacção da bomba de água devido à pouco rotação compensa o "não" esforço do motor?
                                                        Acho que me faço entender.

                                                        Para mim a vantagem do ponto morto são os consumos, apesar de consumir uns mililitros a mais do que se fosse engatado e sem acelerar, permite embalar o carro para trechos de estrada mais inclinados.

                                                        A nível de transmissão, é claro que desengatado não vai a esforçar caixa, diferencial, embraiagem, veios, etc. Mas quando se engata uma mudança a uma velocidade elevada, toda essa poupança cai por terra pois o "esticão" causado nos componentes é bem pior.
                                                        se for bem feita não da esticão nenhum...em andamento normal o motor também esta a rolar e passa para o ponto morto sempre que mete uma velocidade..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          esclarecido, ponto morto quando estou parado...

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X