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Acertei no diagnóstico?

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    Acertei no diagnóstico?

    Boas camaradas...

    O meu Twingo de 1995 motor 1.2 de 55cv que tem estado parado desde Fevereiro, apenas dou umas voltinhas ao fim de semana, ontem liguei-o e senti um trabalhar estranho, parecia-me que estava apenas a trabalhar a 3 cilindros...
    Reparei que no escape os gases eram expelidos com bastante pujança, e fazia algum barulho e o motor estava um bocado rotativo de mais para ponto morto (o carrro não tem conta rotações, não faço ideia a que rotações estava)...
    O meu espanto é que está a sair gasolina(talvez misturado com agua) pelo escape! Está mesmo a pingar! Não percebo. Depois de estabilizar o relanti, deixa de pingar... ou pelo menos não sai tanto...

    Eu penso que o carro deverá estar a trabalhar a 3 cilindros e a gasolina que não é queimada está a sair pelo escape...

    Soluções? Trocar as velas primeiramente e verificar se isto se altera?

    Obrigado

    #2
    Sim isso e cabos ou a bobine...

    Comentário


      #3
      Se está de facto a trabalhar a 3 cilindros, é verificares todo o percurso, exactamente o que já disseram: velas, cabos, bobines, e depois logo se vê se melhora.

      Comentário


        #4
        Eu penso que sim, porque isto não é o trabalhar normal, está a fazer um bocado de barulho..desligo um cabo de vela em cada cilindro e o motor praticamente vai abaixo se nao o torno a ligar novamente.. contudo há um cilindro que desligando o cabo de vela em nada altera o barulho do motor...tenho quase a certeza que esse cilindro não está a funcionar...

        A lógica de sair combustivel pelo escape é plausível?

        Comentário


          #5
          O pingar gasolina nao e de admirar se o carro teve parado muito tempo e fez percursos pequenos....

          Ele estar a trabalhar em 3 cilindros e facil de detectar pelo barulho do motor. Parece um tractor, o motor deve abanar mais do que o normal e no puxar...... entao deve lhe faltar uns quantos cavalitos porque.a diferenca devera ser mais que muita.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
            Eu penso que sim, porque isto não é o trabalhar normal, está a fazer um bocado de barulho..desligo um cabo de vela em cada cilindro e o motor praticamente vai abaixo se nao o torno a ligar novamente.. contudo há um cilindro que desligando o cabo de vela em nada altera o barulho do motor...tenho quase a certeza que esse cilindro não está a funcionar...

            A lógica de sair combustivel pelo escape é plausível?
            Quase de certeza que é isso.
            No entanto, quando lhe meteres as velas novas, vai dar uma volta com ele e aperta com o bicho, vais até aos Carvalhos dás a volta e vens, não sempre em 5ª mas em 4ª para dares uma limpeza "pirolítica" a essa câmaras de combustão.
            Vais ver que isso faz milagres.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
              Eu penso que sim, porque isto não é o trabalhar normal, está a fazer um bocado de barulho..desligo um cabo de vela em cada cilindro e o motor praticamente vai abaixo se nao o torno a ligar novamente.. contudo há um cilindro que desligando o cabo de vela em nada altera o barulho do motor...tenho quase a certeza que esse cilindro não está a funcionar...

              A lógica de sair combustivel pelo escape é plausível?
              Não sei Edgar...

              Comentário


                #8
                Não é incomum vermos um carro a gasolina pingar pelo escape...

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                  #9
                  Isso é velas, cabos, ou bobine. Aconteceu-me o mesmo no meu Renault e era uma bobine, que por sorte, encontrei barato.

                  A 3 cilindros convém andares o menos possível com o carro, em especial se tiver catalizador.

                  Comentário


                    #10
                    Para a gasolina pingar pelo escape, o caso é sério. Imagina a quantidade que já deve estar "armazenada" no escape e nas panelas. põe um garrafão à saída do escape, sempre aproveitas a "fonte".

                    Comentário


                      #11
                      Vou mudar as velas e depois logo vejo...
                      Acho estranho pingar a gasolina... quase de certerza que é a gasolina que não é queimada no cilindro mais agua ...

                      Comentário


                        #12
                        Aquilo não pode ser gasolina que pinga porque a temperatura do escape fazia-a evaporar. É água (vapor de água condensado) com mistela.....pode ser muita coisa....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                          Aquilo não pode ser gasolina que pinga porque a temperatura do escape fazia-a evaporar. É água (vapor de água condensado) com mistela.....pode ser muita coisa....

                          O liquido que cai é incolor, e mal cai tem um cheiro intenso a gasolina e evapora rapidamente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                            O liquido que cai é incolor, e mal cai tem um cheiro intenso a gasolina e evapora rapidamente.
                            Pode ser gasolina não queimada, afinal tens um cilindro que não está a queimar e a gasolina injectada tem que ir para algum lado (escape). Mas não devias andar assim que o catalisador não gosta nada.

                            Experimenta trocar a vela do cilindro que não trabalha por outra de um cilindro que trabalhe a ver se é das velas ou da bobine.
                            Bobines e Renault a gasolina são como unha e carne. ;)

                            Comentário


                              #15
                              O líquido a sair do escape será certamente condensação, habitual nos primeiros minutos de funcionamento.

                              Se está visto que um dos cilindros não trabalha, falta descobrir a causa. Mantendo o motor a trabalhar durante um bocado esse cilindro acaba por funcionar ou continua sempre a 3?

                              Comentário


                                #16
                                Edgar, como já te disseram, o catalisador pode estar a sofrer com isso. Trata disso o mais depressa possivel. Se não te recordas quando trocaste as velas pela última vez, o melhor seria mesmo trocares as 4. O mesmo raciocinio faria para as bobines, ou seja, caso seja a bobine desse cilindro que esteja má, o mais certo é dentro de pouco tempo as outras irem pelo mesmo caminho, logo eu trocaria as 4 também. Em material, as 4 velas e 4 bobines não deve ser muito caro. Para um série 1, material original, custou-me 150 €. Penso que o twingo os valores sejam mais simpáticos.

                                Comentário


                                  #17
                                  mede a compressão do motor, se estiver abaixo do normal é valvulas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas. Se dizes que ao retirares um dos cabos de vela o trabalhar do motor não se altera, tens sem sombra de dúvidas o motor a trabalhar a 3 cilindros. Nessa situação e cheio a gasolina na saida do escape é normal porque não está a ser totalmente queimada e sai junto com as gazes de escape.
                                    Para descobrires a origem do problema verifica o estado da vela do cilindro que está a falhar e dos cabos que levam a corrente para a vela.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Na minha opinião, não passa de uma bobine. Já vi 3 clios assim dos mais antigos e o meu já passou por isso. Paguei perto de 90 euros pela bobine, foi só montar e resolveu o problema. Nos outros casos tb foi. Entretanto pode solucar e isso pode ser velas ou cabos de velas. Agora nuncá trabalhar não deve ser só dos cabos ou velas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Isso têm (tinha) catalisador?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                          Na minha opinião, não passa de uma bobine. Já vi 3 clios assim dos mais antigos e o meu já passou por isso. Paguei perto de 90 euros pela bobine, foi só montar e resolveu o problema. Nos outros casos tb foi. Entretanto pode solucar e isso pode ser velas ou cabos de velas. Agora nuncá trabalhar não deve ser só dos cabos ou velas
                                          Fónix

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                                            #22
                                            Obrigado pela vossa participação, amanha vou estudar bem o que se passa, até porque isto so aconteceu uma vez... vou estudar bem o circuito todo, desmontar a vela, ver os cabos com atençao..e depois actualizo isto..
                                            deve ser a bobine...mas vamos a ver.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bom, pelo mais básico, gasolina a pingar no escape não é de certeza.
                                              É condensação típica dum motor a gasolina que ainda por cima só sai ao fim de semana desde Fevereiro.

                                              Se de facto tudo aponta para um cilindro morto, convém ter um procedimento de arranjo e o mais simples é pura e simplesmente trocar os cabos de velas.

                                              Ou seja, pegar no cabo do cilindro morto e trocar por um dos cabos dos cilindros a funcionar. Se o morto passar à vida e o vivo passar a morto então tensd um cabo danificado - menos mal.

                                              Se tal não acontecer, o passo seguinte é trocar as velas entre o cilindro morto e um dos vivos.
                                              A forma de diagnóstico é semelhante à anterior.

                                              Se por fim nada disto der resultados, então ainda poderá ser o distribuidor.

                                              O TWINGO de 95 suponho que ainda use o E7F, portanto, não era aquele motor cujo sistema de ignição dispensava o distribuidor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                Bom, pelo mais básico, gasolina a pingar no escape não é de certeza.
                                                É condensação típica dum motor a gasolina que ainda por cima só sai ao fim de semana desde Fevereiro.

                                                Se de facto tudo aponta para um cilindro morto, convém ter um procedimento de arranjo e o mais simples é pura e simplesmente trocar os cabos de velas.

                                                Ou seja, pegar no cabo do cilindro morto e trocar por um dos cabos dos cilindros a funcionar. Se o morto passar à vida e o vivo passar a morto então tensd um cabo danificado - menos mal.

                                                Se tal não acontecer, o passo seguinte é trocar as velas entre o cilindro morto e um dos vivos.
                                                A forma de diagnóstico é semelhante à anterior.

                                                Se por fim nada disto der resultados, então ainda poderá ser o distribuidor.

                                                O TWINGO de 95 suponho que ainda use o E7F, portanto, não era aquele motor cujo sistema de ignição dispensava o distribuidor.

                                                E muito cuidado a trocar o cabo, não vá dar cabo do motor...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                  Bom, pelo mais básico, gasolina a pingar no escape não é de certeza.
                                                  É condensação típica dum motor a gasolina que ainda por cima só sai ao fim de semana desde Fevereiro.

                                                  Se de facto tudo aponta para um cilindro morto, convém ter um procedimento de arranjo e o mais simples é pura e simplesmente trocar os cabos de velas.

                                                  Ou seja, pegar no cabo do cilindro morto e trocar por um dos cabos dos cilindros a funcionar. Se o morto passar à vida e o vivo passar a morto então tensd um cabo danificado - menos mal.

                                                  Se tal não acontecer, o passo seguinte é trocar as velas entre o cilindro morto e um dos vivos.
                                                  A forma de diagnóstico é semelhante à anterior.

                                                  Se por fim nada disto der resultados, então ainda poderá ser o distribuidor.

                                                  O TWINGO de 95 suponho que ainda use o E7F, portanto, não era aquele motor cujo sistema de ignição dispensava o distribuidor.
                                                  Tem de trocar o cabo nas duas pontas, se não nunca vai funcionar

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É o que vou fazer...obrigado a todos pela vossa colaboraçao..
                                                    Vou actualizando

                                                    Comentário

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