Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudar o óleo ? Sim, não ou "nim" ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudar o óleo ? Sim, não ou "nim" ?

    Antes de mais boa noite a todos,

    Ultimamente tenho participado em algumas discussões acerca deste tema, e tenho ouvido muita gente dizer, inclusivé mecânicos, que, num carro que utilize, por exemplo, óleo 10W40 e que tenha somente 4 ou 5.000kms ao final de 1 ano, não valerá a pena mudar o óleo, uma vez que efectuou poucos quilómetros, mesmo tendo já 1 ano a circular com o mesmo óleo, afirmando dessa forma que se deverá efectuar pelo menos 10.000kms com esse óleo, independente do tempo.

    Outros mecânicos, e entendidos ( coisa que eu não sou... pelo menos nesta matéria ) afirmam que se deve mudar o óleo ao final de 1 ano, mesmo que tenha apenas 4 ou 5.000kms, e mesmo que seja óleo sintético ou semi-sintético, como por exemplo 10W40.

    Qual é a vossa opinião pessoal ?

    Abraço !

    #2
    Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Se fosse a fazer revisões anuais estavam bem tramado, pois tenho dois carros que fazem menos de 5 mil km por ano.

    É tudo uma questão de bom senso. Se esses poucos km são feitos sob condições agressivas para o motor (muita cidade sob calor intenso, muito liga-desliga, muitos arranques a frio) então a troca antecipada será uma mais valia.

    Por outro lado se esses poucos km são feitos com boas condições, trocar o óleo só porque tem 1 ano é deitar dinheiro fora, pois não perdeu as suas capacidades.

    Mas a espessura do óleo dá para testar com um simples movimento de dedos. Se estiver tipo água então convém trocar, se ainda se sentir um pouco viscoso é porque está bom.

    Agora claro, se o óleo já está no motor a 2 ou 3 anos, mesmo que não atinja o intervalo de km, convém trocar.

    Comentário


      #3
      Marcos, gostava só de acrescentar algo. Por norma, os óleos fornecidos aos hipermercados, praticamente não possuem viscosidade nenhuma. Ao abanarmos o produto, aquilo parece água autentica. nesses casos, para quem usa o mesmo material, seria complicado realizar esse teste. Em relação à primeira questão, existe um certo ditado que refere: "Mais vale prevenir do que remediar"

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por grog Ver Post
        Marcos, gostava só de acrescentar algo. Por norma, os óleos fornecidos aos hipermercados, praticamente não possuem viscosidade nenhuma. Ao abanarmos o produto, aquilo parece água autentica. nesses casos, para quem usa o mesmo material, seria complicado realizar esse teste. Em relação à primeira questão, existe um certo ditado que refere: "Mais vale prevenir do que remediar"
        falas de agum produto em particular ou estás a generalizar?

        Comentário


          #5
          eu preocupar-me-ia mais com o filtro do que própriamente com as propriedades do óleo.....alguns, se não a maioria, dos filtros têm uma espécie de cartão por dentro que, com o tempo, se começa a deteriorar.........depois é só fazer as contas!

          Comentário


            #6
            De acordo com o plano de manutenção das marcas, o óleo deve ser trocado dentro de 2 limites. Um é uma kilometragem, o outro é um espaço de tempo (1 ano ou 2).

            A troca de óleo faz-se mediante o que acontecer primeiro. Uma muda de óleo faz-se em meia hora. 30€ de óleo da texoleo, 10€ por um filtro e 20€ de mão de obra, contas feitas por alto dá 60€ por ano ou 30€ por ano se a troca for de 2 em 2 anos...

            60€ não é nada de outro mundo. Conheço pessoas que gastam 50€ por semana em tabaco...

            Comentário


              #7
              falas de agum produto em particular ou estás a generalizar?
              É generalizado Nathaniel. Também existem boas marcas que não aparentam ter nenhuma viscosidade. No entanto, não deixam de ser boas. Aparentemente, hoje em dia, os óleos já não podem ser classificados pela sua viscosidade. Os óleos da repsol premium, tdi, gti, etc, são dos melhores óleos que conheço, no entanto se abanarmos a embalagem, aquilo também abana ao ponto de parecer água. Contudo, é aquele óleo que eu recomendaria a qualquer um usar.

              De acordo com o plano de manutenção das marcas, o óleo deve ser trocado dentro de 2 limites. Um é uma kilometragem, o outro é um espaço de tempo (1 ano ou 2).

              A troca de óleo faz-se mediante o que acontecer primeiro. Uma muda de óleo faz-se em meia hora. 30€ de óleo da texoleo, 10€ por um filtro e 20€ de mão de obra, contas feitas por alto dá 60€ por ano ou 30€ por ano se a troca for de 2 em 2 anos...

              60€ não é nada de outro mundo. Conheço pessoas que gastam 50€ por semana em tabaco...
              Certíssimo. É tal e qual as correias de distribuição. Ou trocamos pelo numero de quilómetros existentes, ou pelo tempo. (No caso das correias, 6 anos.)

              Comentário


                #8
                O que manda a troca não é o óleo mas o motor onde ele está.

                Por esse motivo o mesmo óleo num determinado motor é para mudar a cada 20k/2 anos e noutro motor pode durar 30k/2 anos ou até 50kkm/2 anos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                  Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
                  Esta expressão não poderia ser a mais acertada!

                  Nesta questão temos que ter em conta que existe uma influencia enorme nas vendas de serviços prestados pelas marcas.

                  Primeiro de tudo o desgaste do óleo é feito pela queima no motor e vai ser isso que determina a sua duração, o óleo não se degrada como os iogurtes assim de qualquer maneira com o tempo, até porque desta forma praticamente estaríamos todos a colocar óleo já estragado nos motores por estarem nas embalagens 3 ou 4 anos.

                  É tudo uma questão de bom senso, as indicações de 1 ano ou "X" (normalmente 15 mil) Km prevêem os casos mais extremos de utilização.
                  Por exemplo um carro que tenha garagem (não esteja sempre exposto às condições climatéricas), não circule diariamente e não tenha uso citadino, trocar o óleo com 3 mil Km ao fim de 1 ano é mandar dinheiro fora. O mais certo é poder fazer mais 1 ano e trocar quando tiver 6 mil Km por exemplo.

                  Agora não se intenda que apenas nos devemos guiar pelo Km uma vez que existe pessoal que usa o carro diariamente (exemplo 3 Km) e demora uma eternidade a alcançar os 15 mil Km, sendo que durante esta utilização o óleo estará exposto a um grande nível de desgaste tanto pela utilização diária como pela constante humidade presente no óleo (acrescido de outros factores). O mais certo é ao fim de 1 ano precisar realmente de trocar o óleo.

                  O ideal seria avaliar o uso e determinar quando trocarmos o óleo conforme o desgaste existente, no entanto nem todos o conseguimos fazer por isso o melhor para esses é cumprir o plano da marca.
                  Editado pela última vez por DragonH; 05 July 2013, 14:41.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por grog Ver Post
                    É generalizado Nathaniel. Também existem boas marcas que não aparentam ter nenhuma viscosidade. No entanto, não deixam de ser boas. Aparentemente, hoje em dia, os óleos já não podem ser classificados pela sua viscosidade. Os óleos da repsol premium, tdi, gti, etc, são dos melhores óleos que conheço, no entanto se abanarmos a embalagem, aquilo também abana ao ponto de parecer água. Contudo, é aquele óleo que eu recomendaria a qualquer um usar.



                    Certíssimo. É tal e qual as correias de distribuição. Ou trocamos pelo numero de quilómetros existentes, ou pelo tempo. (No caso das correias, 6 anos.)
                    Os óleos da repsol são os melhores onde?

                    Comentário


                      #11
                      Quanto ao assunto do tópico é exactamente como disseram acima, trocar anualmente só e apenas caso andes sempre com o carro em cidade, não tenha tempo para aquecer, ou faças uma condução agressiva, caso contrário deixa fazer os quilómetros

                      Comentário


                        #12
                        Csousa, mas tu não lês?
                        são dos melhores óleos que conheço
                        Que conheço. diz-te algo? Nunca tive razão de queixa deste tipo de óleos. Até já, e a meu ver, não existe nenhum que lhe chegue aos calcanhares, mas esta é a minha opinião. Existem diversas marcas e ambas concorrentes a este identificado. No entanto, são escolhas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por csousa7 Ver Post
                          Os óleos da repsol são os melhores onde?
                          Bom. Aqui no BR, a Volkswagen os utilizava até o ano de 2009.

                          Depois dos Mobil, os da Repsol(linha Elaion) foi o que meu carro se deu bem.


                          Quanto ao prazo, varia de fabricante e do modelo do veículo

                          No manual do meu, recomenda-se a troca de óleo a cada 6 meses ou 10 mil km, o que houver primeiro

                          Mas eu, particularmente, troco a cada 8000 km(depois do motor ficar cheio de borra, fiquei paranóico com intervalos de trocas). E sempre utilizei 5w40. Hoje está com 93 mil km

                          Comentário


                            #14
                            Na minha opinião, prefiro os deste tipo:
                            images.jpg

                            Não sei se o conseguem visualizar correctamente. Este é um idêntico que encontrei. Existem os long life, os evolution, os gti, os tdi, etc.

                            PS: Não apareceu a imagem como pretendia. Desculpem este inconveniente.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por grog Ver Post
                              Na minha opinião, prefiro os deste tipo:
                              [ATTACH=CONFIG]116089[/ATTACH]

                              Não sei se o conseguem visualizar correctamente. Este é um idêntico que encontrei. Existem os long life, os evolution, os gti, os tdi, etc.

                              PS: Não apareceu a imagem como pretendia. Desculpem este inconveniente.

                              Todo os óleos feitos pela Repsol são bons.

                              Eles vendem até 20w50




                              Repsol tem excelentes lubrificantes a um excelente preço

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por grog Ver Post
                                Que conheço. diz-te algo? Nunca tive razão de queixa deste tipo de óleos. Até já, e a meu ver, não existe nenhum que lhe chegue aos calcanhares, mas esta é a minha opinião. Existem diversas marcas e ambas concorrentes a este identificado. No entanto, são escolhas.
                                Conheces muito pouco de óleos, pois existem muitos bem melhores, Mobil, Fuchs, Liqui-Moly, Motul, Castrol, Total, etc.

                                A Repsol é um óleo que cumpre, mas mais nada, não existe um único produto da Repsol que se destaque em relação à concorrência

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por grog Ver Post
                                  Csousa, mas tu não lês?

                                  Que conheço. diz-te algo? Nunca tive razão de queixa deste tipo de óleos. Até já, e a meu ver, não existe nenhum que lhe chegue aos calcanhares, mas esta é a minha opinião. Existem diversas marcas e ambas concorrentes a este identificado. No entanto, são escolhas.
                                  Pronto, está bem... eu no meu carro não metia repsol, só meto selénia neste momento, caso fosse mudar de óleo iria sempre para um grande fabricante de óleos, não de combustíveis , agora repsol, só vejo esse óleo praticamente à vendas nas próprias bombas deles, para mim é um óleo como a bp tem, que é fabricado pela castrol, mas mais fraco para vir com a marca BP

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por csousa7 Ver Post
                                    Pronto, está bem... eu no meu carro não metia repsol, só meto selénia neste momento, caso fosse mudar de óleo iria sempre para um grande fabricante de óleos, não de combustíveis , agora repsol, só vejo esse óleo praticamente à vendas nas próprias bombas deles, para mim é um óleo como a bp tem, que é fabricado pela castrol, mas mais fraco para vir com a marca BP
                                    Repsol

                                    Sei que a Repsol comprou a YPF, da Argentina.
                                    E a Repsol tem acordo com a chinesa Sinopec aqui no Brasil

                                    Home - repsolsinopec.com

                                    Comentário


                                      #19
                                      Claro que há oléos melhores. Mas agora digam-me algo.. Encontram óleos superiores à Repsol no que diz respeito a qualidade/preço? É como comprar uma peça de roupa da adidas ou Armani. A adidas é muita boa e possui um preço razoável, enquanto a Armani e outras é top de vendas e possui um preço 50 vezes mais alto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Claro que encontro, o óleo que eu uso nos meus carros => VW 507.00

                                        Repsol 7,57€ por Litro REPSOL ELITE LONG LIFE 507 00/504 00 5W30 5LT - TEXOLEO.com

                                        Concorrência:

                                        Fuchs 4,75€ por litro Fuchs Titan GT1 Pro C-3 5W-30 LongLife Motoröl - 1x4L

                                        Meguin 4,91€ por litro Meguin megol Compatible 5W-30 LongLife 3 - 1x5 Liter

                                        Total 5,18€ por litro Total Quartz Ineo LongLife Motoröl 5W-30 - 1x5 Liter

                                        Shell 5,20€ por litro Shell Helix Ultra Extra 5W-30 - 1x5 Liter

                                        Chega?? Qualquer um deles melhor e mais barato que Repsol

                                        Comentário


                                          #21
                                          É mais barato. Mas a qualidade não é superior.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Claro que não

                                            A Repsol tem os melhores lubrificantes do mercado

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mas porque carga de agua é que a Repsol é chamada para o tópico em questão???

                                              Comentário


                                                #24
                                                Começamos a falar de óleos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por grog Ver Post
                                                  Começamos a falar de óleos.
                                                  Eu cá uso sempre Fula.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    eu uso um 100% sintetico, e troco de filtro e oleo todos os anos,tenha ou nao os kms indicados. o minimo foi 6000kms, o max foi 12000kms.
                                                    tendo em conta o custo da operaçao, e a importancia do oleo, nao ando a fazer contas para aproveitar até ao ultimo km.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu cá uso sempre Fula.
                                                      Isso é só para quem tem posses.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por csousa7 Ver Post
                                                        Quanto ao assunto do tópico é exactamente como disseram acima, trocar anualmente só e apenas caso andes sempre com o carro em cidade, não tenha tempo para aquecer, ou faças uma condução agressiva, caso contrário deixa fazer os quilómetros
                                                        É essa a ideia que tenho também... até porque se o óleo estiver armazenado dentro do recipiente durante 2 ou 3 anos também não se deve estragar... embora, obviamente, me pareça que uma coisa é estar armazenado em boas condições, e estático, dentro de um recipiente, e outra é estar dentro de um motor que, mesmo fazendo poucos kms, sempre vai fazendo alguns...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                                          É essa a ideia que tenho também... até porque se o óleo estiver armazenado dentro do recipiente durante 2 ou 3 anos também não se deve estragar... embora, obviamente, me pareça que uma coisa é estar armazenado em boas condições, e estático, dentro de um recipiente, e outra é estar dentro de um motor que, mesmo fazendo poucos kms, sempre vai fazendo alguns...
                                                          Exactamente isso, o óleo com o tempo fora da embalagem também perde algumas propriedades, por exemplo devido ao contacto com o oxigénio do ar e com os elementos do motor, mas isso não é nada de fundamental que te diga que ele não pode aguentar mais meio ano. Não devemos ser picuinhas a esse ponto

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O meu saxo rodou sempre com castrol gtx 15w40 quando recomendado é o Total Quartz 10w40, tem 200mil e nunca tive problemas, parece um relógio. Chegou fazer 20mil kms( negligência minha) a correia só mudei aos 170mil kms(nem sabia que tinha correia) . Cheguei à conclusão que as mudas de óleo trocas de correias, etc... em tempo x é tudo marketing balofo ou então tive sorte ;)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X