Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Auto-Estradas VS Estradas Nacionais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Auto-Estradas VS Estradas Nacionais

    Boas pessoal,

    Não sei se já existe, mas não encontrei nenhum tópico em concreto que retratasse esta realidade.

    Queria saber opiniões, sobre se realmente as auto-estradas compensam ou não, a ideia era criar as vantagens e desvantagens de uma e de outra.

    Neste tempo de "crise" e de poupança, vale apena pagar portagens ou seguir por uma nacional?

    Existe poupança de combustivel ao seguir pela auto-estrada?

    Em relação ao desgaste do carro, sei que em auto-estrada é menos, mas é compensatório em relação ao preço dos porticos?

    É este tipo/genero de perguntas, que queria debater.

    Obrigado,

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por DJSKY; 04 July 2013, 23:34.

    #2
    Se fores em EN a respeitar os limites de velocidade, gastarás menos combustível que na autoestrada, salvo algum caso pontual e excecional (p.e., se fores pela A1 entre Lisboa e Vila Franca às 9h da manhã de um dia de chuva, vais apanhar a A1 a andar e a nacional completamente entupida de trânsito).

    Quanto a se vale a pena poupar portagens ou não, cada um sabe de si, do seu dinheiro e das suas prioridades. Por exemplo, um percurso que realizo com alguma frequência é Lisboa/Óbidos. Quando estou sem pressa ou sem nenhum motivo em especial, vou pela A8 até à Malveira e faço o resto por nacional, poupando cerca de 3,75€ para cada lado. Se tiver que ir por autoestrada, além desses 3,75€, contabilizo ainda mais cerca de 0.5~1l/100km de consumo. Agora, se compensa ou não, como já disse, depende de cada um.
    Outras coisas a ter em linha de conta, é o tipo de estradas, quantidade de zonas de 50km/h (a norte de Lisboa são infindáveis), estado de conservação das nacionais, etc. Quando vou ao Algarve, é raríssima a vez que vou por autoestrada, pois as nacionais até lá são boas, com poucas zonas de 50km/h e pouco trânsito. Já, por exemplo, quando vou à Guarda, costumo optar pela autoestrada, pois algumas nacionais aí são estradas bem tortuosas, ainda para mais com uma bebé no carro.

    Comentário


      #3
      Boas !

      Realmente é uma questão subjectiva, com a qual me deparo muitas vezes.

      Tudo depende de uma série de factores :

      >Tás com pressa ?
      >Quando vale o teu tempo ? Ou seja, o tempo que vais demorar a mais poderia ser compensando a trabalhar em algo mais rentavel do que vais pagar nas portagens ?
      >A estrada nacional é um troco perigoso ou é porreira ?
      >Gostas de rolar e apreciar a paisagem , ou estas sempre ansioso para chegar ao destino ?

      Por ex no meu caso sou de santarem, e as vezes vou ao porto de carro .... e prefiro ir pela auto estrada, apesar de gastar quase tanto em portagem como em combustivel , sinto muito mais segurança e é muito menos stressante do que a confusão da nacional 1 . E demoro metade do tempo, o que é importante pois mesmo pela auto estrada a viagem já é cansativa, se for pela nacional são algumas 5 horas ou mais.

      As vezes vou a lisboa, e ja tenho ido pela nacional , se bem que muitas vezes chateio-me e acabo por entrar no carregado .

      Para o algarve gosto pouco de ir pela auto estrada, gosto de ir pela nacional mas por estradas pouco movimentadas , quer seja junto a costa, ou pelo interior , a passar por ourique e atravessar a serra algarvia cheia de curvas e mais curvas e mais curvas.
      Já ir para o algarve pela estrada nacional principal (a que existia como via principal antes da AE) é uma coisa de doidos, é só gente doida que vai numa nacional a cento e muitos como se fossem numa AE, mesmo em zonas de curvas aquilo é um convite ao desastre , e é uma pressão constante pois está pejada de fitipaldi´s , entre outros tipos de condutodores nervosos .

      Para a zona de peniche / nazare ate gosto de ir pela nacional de estiver com tempo, mas é daqueles casos em que pela auto estrada é metade do tempo.

      Quando a consumos, consigo quase sempre melhores consumos em nacional do que eu auto estrada. No caso da minha carrinha merc 220cdi faz cerca de 6 em nacional e quase 7 em AE, mas isto é mais porque em nacional vai a 80~90 e em AE vai com uma rotacao maior, a 120~130

      O desgaste para o motor deve ser sensivelmente igual, pois em AE ha a tendencia para ir em regimes mais elevados VS em nacional ha mais para - arranca.

      Para os travoes é pior a nacional pois trava-se mais, se bem que uma travagem a alta velocidade em nacional tambem deve gastar muito.

      Para a suspensao a AE em principio ganha quase sempre.

      Ou seja, escrevi muito e nao disse nada, pois é muito subjectivo.

      Moral da historia: Se tiveres no bolso apenas a guita suficiente para gota para ir à praia e voltar, mais vale ires na mesma pela nacional e curtires um belo dia de praia, do que não ires porque não havia guita para a portagem

      Ou mais ainda: Mais vale a pena ires 2 dias à praia pela nacional, do que apenas um pela AE :D

      Comentário


        #4
        Eu se tiver pressa vou pela autoestrada, senão uso as nacionais.

        Comentário


          #5
          Ao usares uma AE vais demorar em regra menos tempo, gastas mais combustível pois praticar velocidades superiores.
          Agora, se fores no IP a 80 ou na AE a 80 as médias serão similares. Talvez gastes menos pelo IP, pois normalmente os trajetos entre localidades são mais curtos.

          Comentário


            #6
            Ainda há outra variável...

            "o principio"

            Ou seja, na minha maneira de ver é uma questão de "principio"...
            Não vou pagar uma coisa, que já foi financiada, que está a ser paga através dos nossos impostos correntes.
            Por isso só em ultimo caso utilizo as ic's portajadas.
            E falo neste caso da ic28 que passou a ip28 e agora a28...
            Já sei que me saí do bolso, travões amortecedores e afins. Mas pagar mais do que já pago para circular, não.
            Na minha opinião todas as vias que foram portajadas deviam estar ás moscas, sei que é muito complicado, mas...

            jbarbosa

            Comentário


              #7
              Ora nem mais amigo!

              Também aplico a politica do "princípio".

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por joaobarbosajb Ver Post
                Ainda há outra variável...

                "o principio"
                E eu que julgava que era o único que evitava as portagens por uma questão de princípios...

                Comentário


                  #9
                  Descansa que não és o único, muito longe disso


                  É com enorme sacrifício que por vezes sou obrigado a utilizar a Via Verde...

                  Comentário


                    #10
                    Eu uso a via verde ha pouco tempo, e só me arrependo de não ter ha mais tempo, teria-me poupado muitas chatices e dores de cabeça em scuts portajadas e problemas com a ascendi e vialivre.

                    Mas acho triste que se seja obrigado a ter via verde para nao ter mais chatices

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X