Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudança 4 pneus, direcção "maluca"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudança 4 pneus, direcção "maluca"

    Boa noite.

    Esta manhã troquei 4 pneus, tudo calibrado, mas a direcção ficou muito estranha. E não, não é dos pneus serem novos e da sua goma.

    Parece que quando curvo o carro quer tombar (mas não tomba claro) e a direcção é estranha no sentido em que curvo um pouco "no passa nada" mas depois dou um pouco mais ao braço para curvar e de repente parece que "curva tudo".

    Peço desculpa não conseguir explicar melhor, mas não o consigo fazer.

    O carro é um Ibiza FR 2.0 TDi de 2010 com 64k km. Os pneus são os Ventus V12 Evo na medida 215/40 R17, os pneus em si são novinhos (semana 17 deste ano 2013).

    Poderá ter sido mal calibrado ? O homem até me meteu mais uns pesos (além dos que já tinha de outra troca de pneus só à frente).

    O sentido do "rotation" está correcto em todos os quatro pneus que eu confirmei.

    A pressão dos pneus também está verificada e esta tarde fiz uma revisão completa (dos 60k km) e na SEAT a direcção foi alinhada, sendo que isso não resolveu nada. Embora o carro, e a direcção, tenham ficado na mesma desde que saí da casa de pneus.


    O carro em garantia teve um problema e levou uma caixa de direcção nova, e embora já não me lembre bem de certa forma faz-me lembrar isso.

    Enfim, não percebo.


    PS: Amanhã vou tentar resolver isto, mas até lá gostava de ter umas opiniões porque pode ser algo que me está a escapar.

    #2
    Alinhar a direção?

    Comentário


      #3
      Vê a pressão.

      Nas casas de montagem eles costumam por tudo com a mesma pressão "standard" (para eles)

      Comentário


        #4
        Pressão vista na SEAT, mas de facto tenho de ir confirmar que nunca fiando.

        Vou agora ver À bomba.

        A direcção foi alinhada na SEAT (embora possa não ter ficado bem feito... mais uma vez nunca fiando).


        EDIT: Por tombar falo de uma espécie de adornar bastante, mas de forma estranha... Não é um típico adornar.

        Comentário


          #5
          Parece que ha um pneu que arrasta? O volante parece que ganha velocidade a rodar?

          Comentário


            #6
            Sim, parece que o pneu arrasta (+ ou -), mas é mais a direcção que fica toda desorientada. Problema elétrico na direcção ? Que é eléctrica claro.

            EDIT:

            Mais info, o carro ficou "tipo barco"...
            Editado pela última vez por ClioIIIRS; 06 July 2013, 00:06.

            Comentário


              #7
              Isso é próprio desses carros, troca isso que não valem nada

              Mais a sério, quais eram os pneus que tinhas antes?

              Comentário


                #8
                Potenza RE050A atrás ainda de origem (com os tais 64k km, 3 anos e meio), ainda algum piso no pneu da esquerda, mas já ambos um pouco ressequidos.

                PremiumContact2 À frente com 34k km (com 1 ano e 4 meses) mesmo no limite dos traços, sobretudo o da direita que já estava em mau estado. Nas laterais então

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                  Potenza RE050A atrás ainda de origem (com os tais 64k km, 3 anos e meio), ainda algum piso no pneu da esquerda, mas já ambos um pouco ressequidos.

                  PremiumContact2 À frente com 34k km (com 1 ano e 4 meses) mesmo no limite dos traços, sobretudo o da direita que já estava em mau estado. Nas laterais então
                  Portanto agora tens uns diferentes. Claro que tu és a melhor pessoa para sentires as diferenças, mas não será apenas de teres uns pneus com um grau de dureza diferente? É normal um tipo sentir o carro diferente quando troca de pneus, mas o que descreves parece ser mais que isso. Não sei o que te diga... amanhã já sabes mais.

                  Comentário


                    #10
                    Nunca na vida é só dos pneus

                    Já troquei de pneus em vários carros, e mesmo neste há um ano e tal, e não senti nada disto. De longe.

                    Estou a ver que o carro vai ter de ir para a marca gastar uns bons cobres e quem vai ficar a arder sou eu quando os da casa de pneus é que foram incompetentes.

                    Mas vamos ver como corre, porque amanhã de manhã ainda vão ter de me ouvir.

                    Comentário


                      #11
                      Vamos ver o que é e depois logo se sabe se foi incompetência ou outra coisa qualquer.

                      Comentário


                        #12
                        Cheira-me que essa mudança de comportamento será mesmo dos pneus. Quando coloquei os Continental no meu clio senti o contrário do que relatas aqui. Pneus são muito importantes no comportamento de um carro e depois há pessoas mais exigentes que outras nesse aspecto. Anda mais uns kms e vê se melhora..

                        Comentário


                          #13
                          Que estranho. Certamente não deverá ser da pressão. Qualquer casa costuma encher os pneus com uma medida standard, dependendo do tamanho do mesmo, mas neste caso, 2 bars.
                          Mas já nem digo nada. Eu cada vez mais acredito que as casas mais conceituadas são as piores. Fazem tudo à labajão e muitas das vezes nem chegam a fazer.

                          Comentário


                            #14
                            Eu deixaria acamar um bocado os pneus, retirar a goma e tal. Daqui a 2000kms tirava conclusões mais sérias.

                            Contudo, e segundo o que me falaste não é normal.

                            Se ainda fosse passar dos Potenza e dos Premium Contact para um pneu chinês, agora esses Hankook Ventus V12 Evo estão longe de ser uns pneus da "candonga", muito pelo contrário.

                            Isto a mim parece-me muito estranho, o Sr. não fez mais nada que tirar 4 rodas (viste-o a forçar alguma coisa, ou cena do género ? ), trocou os pneus, equilibrou as rodas e voltou a colocar no lugar... Não vejo onde pode influenciar a direcção. Ok se ele andou para lá a forçar (roda perra e dá-se umas porradas para "descolar" como já vi em carros antigos) ainda poderia ter justificação, agora se correu tudo dentro da normalidade, é no mínimo macabro.
                            A única justificação poderá estar nos pneus.

                            Esta casa onde o ClioIIIRS meteu os pneus, foi a mesma onde eu fiz a última troca, também hankook e também um Seat Ibiza com direcção electrica e só ajustei a pressão 2 dias depois na bomba, e nunca na vida senti nada de estranho. Como te disse, no caminho para casa até atingi velocidades mais "elevaditas" para comprovar a equilibragem das rodas (vibrações) e ficou tudo impecável. Após isso, o ClioIIIRS montou lá 2 Michelin Primacy 3 na A4 B6 Avant 1.9 TDI e veio 5 estrelas...

                            Comentário


                              #15
                              O martelo é a ferramenta numero um utilizada pelos técnicos no alinhamento de direcções. Ai não desenrosca? Qual wd qual que... têm de ser à martelada. Quem vai sofrer é o desgraçado que vai por trás.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X