Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Chiadeira"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Chiadeira"

    Olá! Tenho um Opel Corsa C 1.2 de 10/2004, com quase 150 mil kms.
    Ora bem.. quando a conduzir em cidade e de vidros abertos, noto uma chiadeira proveniente da zona da roda.. Às vezes desaparece ao rodar o volante para um dos lados, outros vezes aparece ao rodar o volante a fazer uma curva... No entanto, caso accione os travões, nem que por mais ligeiro que seja, a "chiadeira" desaparece.. O barulho não é mt alto, visto que se for com os vidros fechados não se ouve. E em auto-estrada não ouço o barulho da "chiadeira", se bem que a esta velocidade com o vidro aberto mesmo que faça, não deverá ser audível.
    Os discos dos travões ainda são os de origem, e as pastilhas foram mudadas há um ano e têm cerca de 20 mil kms...
    Alguma sugestão para o que possa ser? Para ter uma ideia quando for ao mecânico...
    Obrigado!

    #2
    Boas. No meu Corsa tambem se nota essa chiadeira somente quando estou a virar o volante para a direita. Será da coluna de direção? Não sei.
    Quanto ao problema de algumas mudanças custarem a entar que falas no diário de bordo, quando te acontecer tenta sincronizar a caixa e vais ver que a mudança entra logo de seguida sem dificuldade.

    Comentário


      #3
      São as maxilas dos travões, que não recolhem completamente, as pastilhas dos discos. É desmontar, limpar, e lubrificar o mecanismo.
      (A manutenção dos travões, não é só mudar pastilhas, óleo, e discos.)

      Comentário


        #4
        São as maxilas dos travões, que não recolhem completamente, as pastilhas dos discos. É desmontar, limpar, e lubrificar o mecanismo.
        (A manutenção dos travões, não é só mudar pastilhas, óleo, e discos.)
        Tem a sua lógica. Pode existir uma folga que é compensada quando accionas o travão de pé. As pastilhas encostam ao disco e essa folga deixa de existir temporariamente, deixando de se ouvir esse tal "chiar.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Latino Ver Post
          São as maxilas dos travões, que não recolhem completamente, as pastilhas dos discos. É desmontar, limpar, e lubrificar o mecanismo.
          (A manutenção dos travões, não é só mudar pastilhas, óleo, e discos.)
          É isto mesmo.
          As pastilhas estão a roçar no disco, ainda este fim-de-semana andei a arranjar isso no meu Twingo que fazia exatamente o mesmo...
          É muito fácil, fazes sozinho sem qualquer problema com a ajuda do macaco do carro.
          Procura no Youtube, que certamente encontras ajuda.

          Comentário


            #6
            Há ainda a hipótese de poderem ser os braços da suspensão, que podem estar empenados.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
              Boas. No meu Corsa tambem se nota essa chiadeira somente quando estou a virar o volante para a direita. Será da coluna de direção? Não sei.
              Quanto ao problema de algumas mudanças custarem a entar que falas no diário de bordo, quando te acontecer tenta sincronizar a caixa e vais ver que a mudança entra logo de seguida sem dificuldade.
              O que é isso de sincronizar a caixa? é coloca-la em posição central na caixa, e só depois por a 1ª ou 2ª mudança?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                É isto mesmo.
                As pastilhas estão a roçar no disco, ainda este fim-de-semana andei a arranjar isso no meu Twingo que fazia exatamente o mesmo...
                É muito fácil, fazes sozinho sem qualquer problema com a ajuda do macaco do carro.
                Procura no Youtube, que certamente encontras ajuda.
                Pois.. os meus conhecimentos práticos em mecânica são nulos, portanto terei mesmo que recorrer a alguma oficina.. espero é que seja mesmo isso, sempre ficava bem mais em conta do que discos e pastilhas novas, digo eu..

                Comentário


                  #9
                  Sim. Sincronizar as mudanças é por em ponto morto, meter uma mudança que nunca custa a entrar ( a 3ª. por exemplo ), trazer novamente para o ponto morto e colocar de seguida a mudança pretendida. Esta técnica resulta muito bem quando a 1ª. e a 2ª. custam a entrar e no arranhar da marcha atrás.

                  Comentário


                    #10
                    Quanto ao problema da chiadeira não deve estar em nada relacionado com os travões. Em primeiro lugar o chiar que faz ao virar a direção em nada é igual ao chiar tipico dos travões e depois se reparares o ritmo da chiadeira mantem-se constante independente da velocidade do carro. Se o problema fosse dos travões a roçar teria de chiar mais ou menos conforme a velocidade do carro.
                    O problema deve estar na coluna ou caixa de direção. Na Opel este problema deve ser mais do que conhecido.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                      Quanto ao problema da chiadeira não deve estar em nada relacionado com os travões. Em primeiro lugar o chiar que faz ao virar a direção em nada é igual ao chiar tipico dos travões e depois se reparares o ritmo da chiadeira mantem-se constante independente da velocidade do carro. Se o problema fosse dos travões a roçar teria de chiar mais ou menos conforme a velocidade do carro.
                      O problema deve estar na coluna ou caixa de direção. Na Opel este problema deve ser mais do que conhecido.
                      O carro mudou a caixa de direcção há uns 3 anos na Opel... a anterior pelo menos nunca tinha feito nada do género deste barulho.. Mas a ver se este sábado já o levo a um mecânico conhecido de um amigo meu a ver o que ele diz... também não custa nada lubrificar o sistema de travagem e ver se o assunto fica resolvido..

                      Comentário


                        #12
                        Eu disse que poderia ser dos travoes porque aconteceu-me exatamente o mesmo, e a alguma velocidade deixava de ouvir devido a velocidade que o disco roda é tao elevada, que esse barulho tipo chiadeira ciclica fica tão certinha que acaba por desaparecer e misturar-se com o barulho do carro em andamento...

                        Nao sei se me fiz entender..
                        Eu penso que isso basta ajustar e lubrificar... Numa oficina além de rápido é muito barato.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                          Quanto ao problema da chiadeira não deve estar em nada relacionado com os travões. Em primeiro lugar o chiar que faz ao virar a direção em nada é igual ao chiar tipico dos travões e depois se reparares o ritmo da chiadeira mantem-se constante independente da velocidade do carro. Se o problema fosse dos travões a roçar teria de chiar mais ou menos conforme a velocidade do carro.
                          O problema deve estar na coluna ou caixa de direção. Na Opel este problema deve ser mais do que conhecido.

                          Já ouviste o carro em questão?

                          Comentário


                            #14
                            E já sei o veredicto final... eram as pastilhas a tocar no rebordo do disco... Pois da última vez que troquei as pastilhas os discos ainda se mantiveram... então agora por vezes tocam lá.. lixou-se um bocadito as pastilhas no bordo, e já desapareceu o barulho praticamente... Da próxima vez provavelmente troca-se discos e pastilhas. Ahhh.. e o sistema ainda se encontrava bem lubrificado, por isso esse diagnóstico foi posto de parte..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por hgn Ver Post
                              E já sei o veredicto final... eram as pastilhas a tocar no rebordo do disco... Pois da última vez que troquei as pastilhas os discos ainda se mantiveram... então agora por vezes tocam lá.. lixou-se um bocadito as pastilhas no bordo, e já desapareceu o barulho praticamente... Da próxima vez provavelmente troca-se discos e pastilhas. Ahhh.. e o sistema ainda se encontrava bem lubrificado, por isso esse diagnóstico foi posto de parte..
                              Pois, o meu prognóstico, à distância, foi acertado. Ainda assim, aparece sempre alguém, mesmo não percebendo do assunto, a mandar "postas de pecada"...
                              Ainda bem, que se resolveu tudo pelo melhor.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X