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Chia quando trava

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    Chia quando trava

    Que poderá ser isto, chiar quando trava, parece vir da frente?

    #2
    Qual o carro? Mudou de calços à pouco? Qual marca dos mesmos? Sente diferenças na qualidade da travagem?

    Comentário


      #3
      Ford Focus de 2005. Mudou os calços dos tambores atrás há meses. Parece estar a travar o mesmo.

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        #4
        Tenho um colega com um Polo que se queixa do mesmo, segundo o mecânico (o mesmo que lhe trocou os calços à 3 meses) os calços vidraram. Diz ele que acha que é defeito dos calços

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          #5
          Isso pode ser muita coisa, desde pastilhas vidradas, a gastas, ou outra coisa qualquer.

          Comentário


            #6
            O meu com o tempo muuito quente e depois de muito andar chia a virar para a direita numa nacional por exemplo. Chiar ao travar pode ser as pastilhas vidradas, e ao virar porque será e porque acontece?

            Comentário


              #7
              E o que dizem a quem colocou o conjunto pastilhas/discos novo e passados 2000 e tal km continua a chiar? Marca ferodo, discos e as pastilhas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Wert Ver Post
                E o que dizem a quem colocou o conjunto pastilhas/discos novo e passados 2000 e tal km continua a chiar? Marca ferodo, discos e as pastilhas.
                Puseram os shims entre os êmbolos e as pastilhas? Puseram um pouco de massa de cobre?

                Se a resposta é afirmativa a tudo: fazer um pequeno chanfro nas arestas de ataque (1-2 mm de chanfro chega, não é preciso exagerar!)


                Não são as pastilhas DS 2500 ou 3000 pois não? Se forem... esquece!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                  Puseram os shims entre os êmbolos e as pastilhas? Puseram um pouco de massa de cobre?

                  Se a resposta é afirmativa a tudo: fazer um pequeno chanfro nas arestas de ataque (1-2 mm de chanfro chega, não é preciso exagerar!)


                  Não são as pastilhas DS 2500 ou 3000 pois não? Se forem... esquece!
                  Não, nao sao essas.. sao pastilhas normais.
                  Não fizeram nada disso, estive a ver toda a operaçao e a unica coisa que fez foi passar um pouco de lixa nos discos, depois meteu as pastilhas e ta a andar.
                  Tinham dito que a rodagem era de +/- 500km e que depois deixava de chiar mas a verdade é que passados + de 2000km continua a chiar depois das primeiras travagens. Em novembro queixei-me disso e eles tiraram as pastilhas, meteram numa lixa e durante uns 300km deixou de chiar mas depois voltou...

                  Obrigado pela ajuda Quando for a revisao vou dizer para fazerem isso, ja que pelos vistos eles nao sabem.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Wert Ver Post
                    Obrigado pela ajuda Quando for a revisao vou dizer para fazerem isso, ja que pelos vistos eles nao sabem.
                    Nota que há pastilhas que são uma boa caca... fazem sempre ruído, mas as 3 coisas que apontei podem melhorar a situação.

                    Os shims são umas folhas metálicas fininhas que muitas vezes vêm de origem com os carros (e com o passar dos anos e muita a gente a mexer "perdem-se") e por vezes também nos kits das pastilhas. Por vezes não as põem... ou acham que está a mais...

                    Comentário


                      #11
                      Quando os discos estão com algum desgaste e se mete umas pastilhas novas por vezes começam a chiar,já me aconteceu,o chianço era insuportável,fartei-me e meti discos e pastilhas novas!
                      Mas também podia pegar numa lima e limar as esquinas das pastilhas e acabava o chiadouro,como já vi fazer!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                        Nota que há pastilhas que são uma boa caca... fazem sempre ruído, mas as 3 coisas que apontei podem melhorar a situação.

                        Os shims são umas folhas metálicas fininhas que muitas vezes vêm de origem com os carros (e com o passar dos anos e muita a gente a mexer "perdem-se") e por vezes também nos kits das pastilhas. Por vezes não as põem... ou acham que está a mais...
                        Podes explicar melhor o que são os shims e o porquê de existirem?

                        Comentário


                          #13
                          Se o carro só chia ao fazer manobras em marcha-atrás, isso deve-se a ...........?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Podes explicar melhor o que são os shims e o porquê de existirem?
                            O shim é um material metálico fino usado para preencher pequenas falhas ou espaços entre objectos, neste caso, as pastilhas, que irão sofrer o seu desgaste em contacto com os discos. É algo que serve para preencher o espaço existente entre os dois objectos mecânicos. Eles irão ajustar a folga que irá ser originada pelo futuro desgaste que possa existir entre as pastilhas e os discos. Basicamente, sem os mesmos, irias ouvir uma chiadeira enorme devido aos efeitos causados pelo desgaste do material. Se alguém quiser simplificar ou corrigir está à vontade, mas vagamente é isso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Se o carro só chia ao fazer manobras em marcha-atrás, isso deve-se a ...........?

                              Faz tb os chanfros nas arestas de ataque em MA (as contrárias de quando se anda para a frente).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                Podes explicar melhor o que são os shims e o porquê de existirem?

                                HowStuffWorks "How Brake Shims Work"


                                Consegues ver bem os shims aqui:




                                Massa de cobre apenas entre o(s) êmbolo(s) e o shim ou as pastilhas! Óbviamente absolutamente nada de gorduras entre o disco e as pastilhas, nem sequer a gordura das nossas mãos (ou tudo terá de ser depois limpo...), pelo que devemos usar luvas. Não para protecção das mãos (o sabão e água depois lavam tudo), mas pelas superfícies de atrito (disco e pastilhas).


                                Massa de lítio nos parafusos/veios por onde deslizam as pastilhas (mas usar com alguma parcimónia... não exagerar na massa lubrificante).

                                Comentário


                                  #17
                                  E o calor extremo, também pode fazer os travões chiar?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Maquelarene Ver Post
                                    E o calor extremo, também pode fazer os travões chiar?
                                    Não te sei responder... nunca tive travões a chiar...

                                    Por acaso acho que este agora está a começar a querer dizer-me alguma coisa... mas ainda não é bem chiar...

                                    Deve ser o avisador sonoro da pastilha do meu lado a dizer que já lá anda há quase 88 mil km e já deve querer reforma... mas ainda vai ter que trabalhar até ao limite legal!





                                    Claro que sim, Maquelarene! Vê qq carro de competição e até tens que tapar os ouvidos se estiveres perto quando travam! Mas esses não usam as nossas pastilhas, nem discos, nem DOT4, nem sequer se preocupam com ruídos... a função única ali é mesmo travar e aguentar uma prova.
                                    Editado pela última vez por CL; 17 July 2013, 23:53.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                      HowStuffWorks "How Brake Shims Work"


                                      Consegues ver bem os shims aqui:




                                      Massa de cobre apenas entre o(s) êmbolo(s) e o shim ou as pastilhas! Óbviamente absolutamente nada de gorduras entre o disco e as pastilhas, nem sequer a gordura das nossas mãos (ou tudo terá de ser depois limpo...), pelo que devemos usar luvas. Não para protecção das mãos (o sabão e água depois lavam tudo), mas pelas superfícies de atrito (disco e pastilhas).


                                      Massa de lítio nos parafusos/veios por onde deslizam as pastilhas (mas usar com alguma parcimónia... não exagerar na massa lubrificante).

                                      Os "shims" são aquelas placas metálicas entre o êmbolo e os calços ou aquelas placas metálicas em forma de "U" que levaram uma escovadela?^

                                      Massa de cobre ou lítio nem vê-las nesse vídeo...

                                      Comentário


                                        #20
                                        apagar.
                                        Editado pela última vez por grog; 18 July 2013, 10:28.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          Os "shims" são aquelas placas metálicas entre o êmbolo e os calços ou aquelas placas metálicas em forma de "U" que levaram uma escovadela?^

                                          Massa de cobre ou lítio nem vê-las nesse vídeo...
                                          Os shims são as "placas metálicas" que se encontram entre o embolo e os calços. Eles evitam que exista contacto directo entre as duas partes metálicas, evitando um maior desgaste e preenchendo pequenas imperfeições que possam eventualmente criar certos ruídos em andamento. Esses em forma de U são os clips dos calços que servem para manter os calços na posição certa e evitar eventuais movimentos (folgas) e contacto directo entre os mesmos.

                                          A Massa de cobre, ou copaslip são recomendadas e essenciais mas não são extremamente importantes para que o mecânico faço uso da mesma. No entanto eu utilizo sempre e recomendo.
                                          Editado pela última vez por grog; 18 July 2013, 10:30.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boa tarde! Tenho um mercedes C180 de 96, e a cerca de um ano, coloquei pastilhas novas a frente, mas os discos ja estao um pouco gastos, contudo, como o orçamento anda curto, deixei para andar mais algum tempo, mas pouco tempo depois comecei a ouvir um chocalhar, e é dos calços, porque quando travo deixa de fazer. Ja desmontei para ver se tinha partido as molas, mas esta tudo direito. Fiz um pequeno chanfre em cima e em baixo para nao tocar no disco, mas o chocalhar continua, e é cada vez mais intenso.Nas estradas de paralelo parece uma sinfonia. alguem sabe do que possa ser ou como resolver?


                                            Cumprimentos
                                            Antonio Santos

                                            Comentário

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