Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Corsa 1.3 cdti - partiu corrente de distribuição

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel Corsa 1.3 cdti - partiu corrente de distribuição

    Malta

    As correntes dos motores dos dias de hoje já não são como antigamente. As construtoras andam a fazer motores de "papel" só pode.

    O Corsa Van 1.3 cdti cá da empresa partiu a corrente na autoestrada. Tem +/- 165k km e teve sempre revisões na marca. Será que é mais um discípulo do N47 da BMW? Conhecem mais casos destes?

    Os danos foram essencialmente na árvore de cames e a reparação é de 3600€ (na Opel). Queremos reclamar mas primeiro gostava de perceber se tem havido mais casos idênticos a este ou se foi uma azar e é um caso isolado.

    Cps!

    #2
    Não é grande novidade...Um colega meu à 2 meses aconteceu o mesmo no seu Opel, mas o dele é revisões tarde e a más horas, nem sabe que óleo colocam no carro (desde novo nunca foi sequer à marca) e depois anda sempre a assapar com o carro..

    Bom, mas o dele também ainda é da serie mal fadada do problema das correntes de distribuição com problemas!

    Mas tenho a certeza que vão aparecer aqui muitos users que te explicam isso

    De que ano é o carro?
    Editado pela última vez por REDLINER; 26 July 2013, 20:05.

    Comentário


      #3
      Infelizmente é um problema comum também nos cdti.

      Por curiosidade, a empresa que fabrica as guias das correntes para a opel (fiat) é o mesmo que fabrica para a BMW...

      Comentário


        #4
        Já nao acredito em curiosidades ... deve ser mesmo incompetência de quem as fabrica ... e de quem as mantém nos carros.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por After Ver Post
          Infelizmente é um problema comum também nos cdti.

          Por curiosidade, a empresa que fabrica as guias das correntes para a opel (fiat) é o mesmo que fabrica para a BMW...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por After Ver Post
            Por curiosidade, a empresa que fabrica as guias das correntes para a opel (fiat) é o mesmo que fabrica para a BMW...
            Qual é o fabricante, After? Se puderes dizer... Só por curiosidade mesmo! (Eu até sou mais adepto das correias...)

            Comentário


              #7
              A Opel a tentar partilhar da mística da BMW

              Não sei se estão muito confiantes, de qualquer maneira prepara-te para teres o pessoal a Opel a dizer que nunca ouviram falar de caso semelhante, que tal nunca aconteceu e que a culpa é exclusivamente vossa.

              Comentário


                #8
                Normal...o meu da empresa partiu aos 120000km...não sei quanto foi a reparação!
                Um colega aconteceu-lhe o mesmo aos 190000km...

                Comentário


                  #9
                  Ok, mais do mesmo então! Iremos reclamar à casa mãe e ver o que eles dizem sobre isso!

                  Comentário


                    #10
                    so por curiosidade e suposto mudar a corrente com kts klm?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
                      so por curiosidade e suposto mudar a corrente com kts klm?
                      Segundo um colega de trabalho é necessário substituir carretos por volta dos 90k km (segundo o autodata) e suponho que a marca assim o faça também. ...

                      Comentário


                        #12
                        Essa corrente pode ter que substituir um tensor ou uma peça que contribua para essa função.

                        Se sempre cumpriste o programa de manutenção na marca deves queixar-te, a assistência pode não ter sido a correcta assim como a investigação do que se passou, podes receber uma comparticipação.

                        Comentário


                          #13
                          e a corrente nao se muda??

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
                            e a corrente nao se muda??
                            A corrente embora faça a mesma função não é uma correia. As correias mudam-se, as correntes por norma não se mudam embora normalmente tenham pequenos elemntos de substituição ou afinação.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                              A corrente embora faça a mesma função não é uma correia. As correias mudam-se, as correntes por norma não se mudam embora normalmente tenham pequenos elemntos de substituição ou afinação.
                              As correntes tambem se mudam, elas acabam-se por sofrer desgaste, agora a validade delas é quase vitalicia ja que conseguem fazer 500.000km ou ate mais.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                A Opel a tentar partilhar da mística da BMW

                                Não sei se estão muito confiantes, de qualquer maneira prepara-te para teres o pessoal a Opel a dizer que nunca ouviram falar de caso semelhante, que tal nunca aconteceu e que a culpa é exclusivamente vossa.
                                Pois, o motor é FIAT, quando muito será a FIAT a tentar partilhar a mistica da BMW. E não, não estou a defender a Opel, mas apenas a corrigir o que tem que ser corrigido

                                Eu sou "o pessoal da Opel", vou no 3º em 16 anos, e sou um usuário satisfeito. Conheço um caso de um Astra 1.3 que esteve prestes a partir a corrente com apenas 50 mil Kms e muito pouco tempo após passar a garantia. A Opel não assumiu nada, e fez o serviço fora da marca. Vendeu-o já com mais de 200 mil Kms, e fora as revisões, só teve que trocar a embraiagem+bimassa. Diria que só a corrente é que foi anormal. E realço a atitude de m..rda da marca que não ajudou um cliente fiel que lá fazia as revisões e tinha lá comprado o carro. Perderam um cliente. Agora tem outra marca.

                                O curioso é que o fabricante é o mesmo das guias de corrente do N47, mas por algum motivo partem menos e deve haver mais 1.3 CDTI/Multijet/etc que N47s.
                                Editado pela última vez por Ecoflex; 26 July 2013, 22:59.

                                Comentário


                                  #17
                                  um colega meu mudou a tempo, com 120 mil ela tava quase quase.. o defeito parece ser do tensor e não da corrente em si. O tensor começa a esticar, a esticar.. e puff

                                  Comentário


                                    #18
                                    De facto estás com azar, não basta o n47 agora tb o 1.3 cdti!
                                    Seria interessante investigarem o fabricante deste componente que se parte, pode estar aqui parte da solução do problema.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por STEINMETZ Ver Post
                                      Malta

                                      As correntes dos motores dos dias de hoje já não são como antigamente. As construtoras andam a fazer motores de "papel" só pode.

                                      O Corsa Van 1.3 cdti cá da empresa partiu a corrente na autoestrada. Tem +/- 165k km e teve sempre revisões na marca. Será que é mais um discípulo do N47 da BMW? Conhecem mais casos destes?

                                      Os danos foram essencialmente na árvore de cames e a reparação é de 3600€ (na Opel). Queremos reclamar mas primeiro gostava de perceber se tem havido mais casos idênticos a este ou se foi uma azar e é um caso isolado.

                                      Cps!
                                      Olha olha, um corsa com mania que é premium....

                                      Não se preocupe, é perfeitamente normal uma corrente partir com essa quilometragem......é peça de desgaste, não sabia??...se for ao tópico do n47 haverá por lá alguém que lhe vai provar que é assim mesmo.......com 10 minutos de discussão chegará até à conclusão de que nunca aconteceu

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                        um colega meu mudou a tempo, com 120 mil ela tava quase quase.. o defeito parece ser do tensor e não da corrente em si. O tensor começa a esticar, a esticar.. e puff
                                        Mas o tensor estica? pensava que acontecia o inverso, pelo menos nas correias tenho idéia que é assim..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Olá a todos,

                                          O motor 1.3 mjet ou cdti tem prevista, salvo erro, a substituição da corrente de Distribuição e respectivos acessórios, (passadores, tensor, e carretos da cames / cambota se estiverem com desgaste acima do recomendado), no fim da vida projectada do motor, ou seja, 250 kkms.
                                          Em relação aos problemas que surgem neste tipo de distribuição e neste modelo em particular, existem 2 aspectos que são preponderantes para não surgirem problemas antes do previsto. A ver:

                                          --> Utilizarem sempre óleo com as especificações indicadas pela Marca (por ex norma FIAT 9.55535.N2 (5W40), ou a mais recente FIAT 9.55535-S1 (5W30) para veículos com DFP;

                                          --> O óleo ser trocado atempadamente de acordo com o plano de manutenção, e tão ou mais importante, andar sempre no Máximo ou perto do máximo;

                                          Com estes dois pontos sob control, o problema deve baixar no mínimo 50% a possibilidade de surgir.

                                          Depois há outro facto muito importante que se se pensar um pouco como a distribuição funciona, e como o tensor é feito / é actuado, se percebe pq surgem problemas antes do tempo. Neste ponto, na minha opinião, o tensor devia ter construção diferente, como de resto já algumas marcas do aftermarket o fazem. Assim o problema basicamente é que o motor ao ser posto em funcionamento (e a frio ainda mais!), funciona ali 1 a 2 segundos com pressão de óleo mas não a perfeita pelo menso para actuar o tensor a 100%. Se o óleo não estiver em bom estado e não for o adequado, pior ainda. Deste modo, e como o tensor apenas funciona com pressão hidráulica, o motor trabalha diariamente alguns segundos (quantos mais arranques fizer pior) com o tensor sem a tensão ideal e deste modo a corrente vai batendo no ou nos passadores, danificando estes e o próprio tensor, provocando assim desgate prematuro, até que um passador se parte e a folga da corrente deixa de ter o seu batente ficando assim com uma folga super perigosa até que parte, ou o tensor entra em colapso e claro o perigo da corrente saltar ou se partir é enorme.

                                          Assim, e nunca ouvi isto de ninguém da marca nem nada, a minha teoria fundamentada por experiência própria é que respeitando os 2 pontos que referi em cima, e sendo então um carro que anda mais durante o dia, do que faz pára arranca (parar motor e arrancar motor note-se!), sem dúvida que vai durar muito mais e pode até chegar aos valores ditos pela marca. No meu caso concreto tenho um punto 1.3 mjet 2005 com 210kkms. Distribuição de origem, e posso fazer um filme se quiserem para ouvirem a arrancar. Claro q já faz mais barulho q em novo, mas está longe de estar critica. Está no ponto "começar a pensar a media prazo trocar", contudo tem 210kkms. Se mudar aos 220kkms por exemplo, para ter tb alguma margem de segurança, parece-me razoável. Por outro lado um amigo meu tem um carro do mm tempo do meu mas com 120kkms, carro este que faz muito menos estrada e muito mais percursos curtos a frio, arranques vários durante o dia,etc. Bem, estive ontem a ouvir o carro dele e sem dúvida que precisa de mudar a distribuição! Começou de um dia para o outro a fazer um som muito audível no arranque, e mm durante o funcionamento normal ouve-se algo "metálico a mais". O tensor está nas couves, e claro que ai, a corrente pode saltar / partir a qq momento.
                                          Notem ainda que já vi uma dobló que tinha tanta folga na distribuição, que apesar de não ter partido ainda, a corrente raspava na tampa da distribuição, (tampa esta que tem a bomba de óleo tb), e estava a riscar ou marca a esta tampa! Impressionante sem duvida.

                                          Em jeito de conclusão parece-me importante salientar que, na minha opinião, o motor é ate bastante resistente e que não parece ter um problema estrutural como dizem que o N47 têm, mas sim no máximo um problema no tensor não ter capacidade de amortecer a corrente devidamente enquanto a pressão de óleo não é a ideal.
                                          Claro que há outros factos que nada ajudam, como por exemplo os carros que têm DFP´s se se der a famosa passagem de gasóleo para o óleo a quando as reciclagens são interrompidas, este facto altera automaticamente a viscosidade do óleo, ou seja, não ajuda nada este problema, ou então carros de empresas que andam sempre a fundo sem controlos de níveis, etc, etc, etc...

                                          Não levem a mal o tamanho do post, mas "basicamente" acho que é isto...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Pois, o motor é FIAT, quando muito será a FIAT a tentar partilhar a mistica da BMW. E não, não estou a defender a Opel, mas apenas a corrigir o que tem que ser corrigido
                                            Não é de todo verdade.. É de saber geral que o apesar do bloco ser igual, têm existidos mais problemas no CDTI que no Multijet.

                                            Quando quis comprar carrito para as voltas, tive indeciso entre carros com ambas as motorizações e fiz o trabalho de casa.

                                            Nas correntes não sei mas de injectores sim, haviam problemas nos CDTI que não utilizavam os Magneti Marelli que a fiat colocava.

                                            Portanto, se existem sequer culpas a serem atribuídas, não é justo culpar uma só marca.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                              As correntes tambem se mudam, elas acabam-se por sofrer desgaste, agora a validade delas é quase vitalicia ja que conseguem fazer 500.000km ou ate mais.
                                              Não se mudam por manutenção preventiva. Quanto tiveres que mudar a corrente é porque o motor já precisa de ser aberto por outra razão.
                                              Aliás este caso do 1.3 é uma excepção À regra, e salvoerro a razão pela qual é necessário abrir e mudar a corrente aos 250kkms é porque um dos pontos de tensão não pode ser rectificado exteriormente. O 1.8 TDDI da Ford é um bom exemplo de um motor de corrente cujo tensor que toca na corrente tem um material de desgaste e tem que ser mudado, em 10 mn tá feito, foi uma bela engenharia virada para a manutenção. Mas nem sempre se consegue.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PeterISEL Ver Post
                                                Não levem a mal o tamanho do post, mas "basicamente" acho que é isto...
                                                Basicamente o sistema Stop/Start também não ajuda a prolongar a vida de nada...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O meu quando se liga faz o tal ruido (110kkm) mas depois fica normal, no livro fala em 160kkm ou 10 anos para mudar a distribuição, será que não chega lá?.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sempre pensei que as correntes eram vitalicias, mas já vi que para a BMW e a Opel (Fiat) não são.
                                                    Cumps

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ui, mas um a partir correntes? Isto anda bonito anda...

                                                      Bem dito 2.2 DTI de origem Opel... Afinal um dos motores mais mal falados por cá, continua a ser um dos que menos problemas dá... Um dia que veja um desmontado, tiro umas fotos ao sistema de corrente e envio para a BMW e para a Fiat a ver se eles tiram ideias para alguma coisa...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Motores com obsolescência programada para 250 mil km, correntes que partem aos 100 mil km.
                                                        Onde é que isto vai parar.

                                                        Sejamos pragmáticos, uma corrente partir aos 160 mil km, ou pior, aos 100 ou 50 mil km é grave, muito grave.
                                                        Seja culpa do tensor, da corrente ou o que seja.

                                                        Se o custo da troca de uma corrente e respectivos tensores é mais alto que o de uma correia normal, e as marcas optam por esta solução por supostamente ser mais durável, onde está a desculpa?

                                                        Se é para durar tão pouco que optem pelas correias, pelo menos sabe-se que a distribuição é vista de 90 em 90 mil km.

                                                        Mas não, deve ser melhor dizerem que usam corrente para o cliente ficar descansado e afinal partem prematuramente.

                                                        Essa das correntes precisarem de manutenção também é engraçada e sinal dos tempos modernos.

                                                        Tanto a BMW como a Mercedes usam distribuição por corrente à imensos anos. Há apenas um tensor que tem que ser trocado por volta dos 500 mil km. Há casos em que os proprietários desconhecem essa manutenção e a distribuição anda lá com as mesmas peças à mais de 20 anos de milhares de km. E rebentam? Não.

                                                        Isso é falta de qualidade digam o que disserem. A tua empresa que reclame a situação, pois pode acontecer em muitos casos mas aceitável é que não é.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                          Motores com obsolescência programada para 250 mil km, correntes que partem aos 100 mil km.
                                                          Onde é que isto vai parar.

                                                          Sejamos pragmáticos, uma corrente partir aos 160 mil km, ou pior, aos 100 ou 50 mil km é grave, muito grave.
                                                          Seja culpa do tensor, da corrente ou o que seja.

                                                          Se o custo da troca de uma corrente e respectivos tensores é mais alto que o de uma correia normal, e as marcas optam por esta solução por supostamente ser mais durável, onde está a desculpa?

                                                          Se é para durar tão pouco que optem pelas correias, pelo menos sabe-se que a distribuição é vista de 90 em 90 mil km.

                                                          Mas não, deve ser melhor dizerem que usam corrente para o cliente ficar descansado e afinal partem prematuramente.

                                                          Essa das correntes precisarem de manutenção também é engraçada e sinal dos tempos modernos.

                                                          Tanto a BMW como a Mercedes usam distribuição por corrente à imensos anos. Há apenas um tensor que tem que ser trocado por volta dos 500 mil km. Há casos em que os proprietários desconhecem essa manutenção e a distribuição anda lá com as mesmas peças à mais de 20 anos de milhares de km. E rebentam? Não.

                                                          Isso é falta de qualidade digam o que disserem. A tua empresa que reclame a situação, pois pode acontecer em muitos casos mas aceitável é que não é.
                                                          Não é só na Mercedes e na BMW... na Saab também é assim, na Opel com motores em condições também é assim, e provavelmente em TODAS as marcas com motores de corrente dos anos 90 também é assim... O problema é a gestão começar a meter-se demasiado no meio da engenharia e só olhar a custos - este é o problema. Depois a qualidade vai de vela...

                                                          Eu nunca ouvi falar de manutenção ou de problemas com a distribuição por corrente do motor do meu carro, e já vi alguns com mais de 500 mil kms...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se substituissem o tensor por um destes se calhar tinham menos problemas.
                                                            Ficheiros anexados
                                                            Editado pela última vez por manelov; 27 July 2013, 11:31.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X