Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Limpar motor de gasolina "perda de potencia e consumos elevados"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Limpar motor de gasolina "perda de potencia e consumos elevados"

    Boas,


    Queria limpar o motor(gasolina), mas não sei que componentes devo limpar...



    quero limpa-lo porque cheira-me que deva andar muito sujo, já tem 180.000km e os antigos donos não o deviam puxar muito nem fazer grandes viagens.
    o motor perde potencia em 5ª mudança, é como se só fizesse a manutenção da velocidade, fazer ultrapassagens em 5ª é uma fantasia (terreno plano e subida ligeira 4/7%"7% já é uma pica numa auto-estrada") :p
    o carro também me parece andar a consumir demasiado, em percurso urbano come 12l e em auto-estrada 8l

    o Carro:
    Lancia Lybra 1.6
    1600 cc a gasolina em cima do motor está 4.16 não sei o significa

    UPDATE:
    isto significa o quê? ps. é carvão e agua


    ps. peço desculpa por a questão, pesquisei muito mas só encontrei info de carros a gasóleo e também percebo pouco de carros
    Editado pela última vez por bellsb88; 31 July 2013, 22:51.

    #2
    Esse carro é pesado para o motor com 100cv. O "4.16" inscrito no motor significa 4 Cilindros 16 válvulas.

    Quer-me parecer que isso não vai lá só uma limpeza...

    Comentário


      #3
      Boas. O motor pode estar com algum problema mas tenha em conta que tem tem de dar rotação a esse motor para ele andar bem. Se vai na auto-estrada em quinta velocidade a 80 km/h pode meter o acelerador ao fundo que ele vai ter alguma dificuldade em responder mas se reduzir para uma quarta velocidade e depois der acelerador no fundo vai ver que responde muito melhor.
      Faça um teste simples. Esprema a terceira velocidade e a quarta até perto do limite do conta rotações e depois meta a quinta velocidade e veja se ele responde bem. Esse carro em plano tem de dar mais de 160km/h.

      Comentário


        #4
        Em plano, com essa cilindrada, potência e peso, menos de 190-195 (no velocímetro) estará mesmo MUITO mal...

        Como disse o Braz, um bom mecânico, de boa confiança, pode fazer uma boa revisão e ver o que se passa. Limpezas... só na carroçaria e estofos, aspirar o chão, etc.

        Comentário


          #5
          Cheira-me que é necessário um mecânico averiguar o problema, que não parece ser tão simples

          Comentário


            #6
            Malta...

            Confirmo o que o VascoC disse... a 80km/h e a 100km/h em 5ª o carro demora muito a ganhar velocidade, mas numa subida de 7% ele faz bem a manutenção da velocidade, a velocidade mantém-se constante
            e sim em 3ª e 4ª ele desenvolve bem... em 4ª vai aos 160/170km/h com facilidade (terreno plano), mas mais que esta velocidade nunca consegui dar, as curvas aparecem mt rápido :p
            a duvida prendia-se mesmo na 5ª mudança nunca a vi a desenvolver e os consumos tb me deixam algo perplexo 380km com 40l, condução mista AE e Urbano


            o antigo carro era de 1200cc e a 5ª desenvolvia bem a 60 e mesmo 80 , estarei mal habituado? mas tb 120 era o limite razuavel para aquele carro 140 já parece k se vai a desfazer lol
            e os consumos eram 460km com 40l condução mista e os mesmos trajectos
            Editado pela última vez por bellsb88; 28 July 2013, 22:55.

            Comentário


              #7
              Sinto cheiro de borra no ar.

              Ao invés de meter gasolina pra limpar, faça a descarbonização, sem usar flush, e sim a mecânica, abrindo o motor.

              Tirar as tampas de válvulas, limpar a área dos tuchos, o cabeçote, comando de válvulas e possivelmente trocar os retentores, limpar o cárter.

              Com o motor desmontado, colocam as peças banhadas na gasolina, que faz dissolver as gomas.

              Comentário


                #8
                Como estão os filtros e velas? Cabos de velas? A manutenção está toda em ordem ou não sabe?

                Comentário


                  #9
                  Eu tenho Lybra 1.9 105cv, e em 5ª faço ultrapassagens facilmente..

                  Limpei uns componentes do motor há relativamente pouco tempo, e sinto o motor praticamente como de origem.. E neste momento já conta com 250mil.
                  Fiz a revisão completa, limprei egr e tubos adjacentes, sensores maf e map e injectores..

                  Está a cumprir os tempos anunciados pela Lancia.. quer em velocidade de ponta, quer em tempos 0-100 etc.

                  (stock)

                  Comentário


                    #10
                    A manutenção não faço ideia de como está
                    por isso é que também queria limpar o motor...

                    O brandaopereia... diz ai o que devo limpar... lembra-te que o meu é a gasolina, deve ter componentes diferentes :p

                    Comentário


                      #11
                      Quando o meu menino levar uma repro e um garrett17 novo só me vez ao longe XD

                      Comentário


                        #12
                        eheh... não me importo de te ver ao longe, não sou ciumento :P

                        Comentário


                          #13
                          agora a serio, o que é que devo limpar... é que a gasosa tá cara, para andar a desperdiçar em perdas por sujidade

                          Comentário


                            #14
                            Nada.

                            Como já te disseram, tens que verificar o estado das velas, filtros etc.
                            É por aqui que se começa.

                            Comentário


                              #15
                              Se não sabes o estado dos componentes, nós também não. Mas se tens falta de potência (atenção que 100cv para o carro é pouco e não esperes milagres) deverás verificar os seguintes componentes para tirar dúvidas:
                              - Sensor da temperatura de refrigeração - o que origina consumos superiores...
                              - Estado do filtro de gasolina - Não me admirava ser o de origem
                              - Sensor da posição da borboleta de admissão

                              Comentário


                                #16
                                milagres também não, estou satisfeito com a velocidade da maquina a 5ª é que não puxa como as outras

                                eblase, eu ainda sou um novato com motores, como é que posso fazer para verificar cada um desses componentes? não te preocupes, desmontar o motor não me assusta nada ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  ahh o cano de escapo espirra carvão para o chão...

                                  dai crer limpar...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso é do consumo excessivo....

                                    Respectivamente:
                                    - sensor temperatura - ver os valores que o mesmo indica à centralina. Podes ligar o carro à máquina ou se tiveres um telemóvel android e uma bluetooth obd2
                                    - filtro - escuro, sujo = lixo - idealmente seria medir a pressão com que sai a gasolina mas só o trabalho
                                    - sensor da admissão - ver se está encaixado, se a borboleta está no sitio..

                                    Mas acredito mais na primeira opção. Contudo só vendo ao vivo porque pode ser outras coisas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      sinceramente, o meu 6º sentido também me inclina para a primeira... explica-me uma coisa, o carro nas pequenas voltas(4km) normalmente anda sempre a 50 graus mas as vezes lembra-se de ir para os 80graus... a temperatura normal dele não deveria ser perto dos 90?
                                      se ligo o ar-condicionado ele fica constantemente a 90graus e não se mexe dali... e a ventoinha fica sempre ligada com o ar-cond ligado

                                      ele frio consome mais né

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                                        sinceramente, o meu 6º sentido também me inclina para a primeira... explica-me uma coisa, o carro nas pequenas voltas(4km) normalmente anda sempre a 50 graus mas as vezes lembra-se de ir para os 80graus... a temperatura normal dele não deveria ser perto dos 90?
                                        se ligo o ar-condicionado ele fica constantemente a 90graus e não se mexe dali... e a ventoinha fica sempre ligada com o ar-cond ligado

                                        ele frio consome mais né
                                        Sim pode ser o sensor como pode ser o termostato em fim de vida. A temperatura óptima habitual nos carros é realmente os 90ºC.
                                        A frio consome mais. Com ar-condicionado é normal a temperatura subir um pouco mas sempre dentro do que é estipulado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          uiii... realmente os 90 é a temperatura de pico...:/
                                          com o ar-cond normalmente sobe quanto?

                                          o consumo a mais devido á baixa temperatura do motor é o suficiente para por o escapo a espirrar carvão?

                                          obrigado pela ajuda :D

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                                            uiii... realmente os 90 é a temperatura de pico...:/
                                            com o ar-cond normalmente sobe quanto?

                                            o consumo a mais devido á baixa temperatura do motor é o suficiente para por o escapo a espirrar carvão?

                                            obrigado pela ajuda :D
                                            Sim o consumo excessivo pode fazer isso. Ou muitos trajectos curtos... ou ambos.
                                            Ou um filtro de ar/gasolina/gasóleo sujo, velas gastas, etc..

                                            Comentário


                                              #23
                                              já vi as revisões do carro... tem tudo em dia e pelo que vejo os antigos donos sempre foram picuinhas, teve sempre tudo em ordem
                                              incluindo filtro de ar.... as velas tb parecem estar ok o carro pega logo na segunda roncada...

                                              que mais poderá ser... estou a esgotar opções...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Agora é hora de meter mãos à obra e ver o que já disse

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  ca para mim ando á procura de problemas onde não os ah

                                                  é normal num motor destes fazer 380km com 40l? percurso misto, com condução muito suave sem nunca passar dos 100km/h,
                                                  é normal em percursos de 4km´s o motor não passar dos 60graus?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                                                    A manutenção não faço ideia de como está
                                                    por isso é que também queria limpar o motor...

                                                    O brandaopereia... diz ai o que devo limpar... lembra-te que o meu é a gasolina, deve ter componentes diferentes :p

                                                    Trocar os filtros de ar, oleo e gasolina e já agora se não tem a certeza sobre a manutenção, mude o oleo tambem.
                                                    Verifique os cabos das velas, não vá estar algum partido e faça uma má transmissão da corrente, as velas eu nesse caso tambem trocava.
                                                    Meta esse carro numa autoestrada e dê-lhe um aperto, isso deve ser carro que devia andar em cidade sempre a pastar, se não levar uns apertos de vez em quando o motor vai parecer sempre mais lento do que é.
                                                    Acontece com todos os carros.

                                                    4kms de trajeto nem dá para aquecer o escape.
                                                    Eu num punto para ter o motor perto da temperatura ideal, tenho de fazer no minimo perto de 8 a 9kms.
                                                    Esse carro então a não aquecer não admira os consumos, ainda por cima se andar só em cidade... nada de admirar esses consumos.
                                                    Editado pela última vez por m4nn1pul0; 30 July 2013, 10:02.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      desses 380km com 40l que falo, 200km foram em auto estrada aqui fui a uma media de 100/110...
                                                      o urbano que falo é vila(450 habitantes já com as aldeias á volta)... sem semáforos e sem transito, não é propriamente o para arranque de hora de ponta a entrar em Lisboa lol

                                                      é normal o consumo?



                                                      ps. tentem passar os olhos pelas respostas, para formar uma conversa construtiva e não cíclica,
                                                      óleos, filtros, velas, está tudo OK
                                                      Editado pela última vez por bellsb88; 30 July 2013, 10:32.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                                                        desses 380km com 40l que falo, 200km foram em auto estrada aqui fui a uma media de 100/110...
                                                        o urbano que falo é vila(450 habitantes já com as aldeias á volta)... sem semáforos e sem transito, não é propriamente o para arranque de hora de ponta a entrar em Lisboa lol

                                                        é normal o consumo?



                                                        ps. tentem passar os olhos pelas respostas, para formar uma conversa construtiva e não cíclica,
                                                        óleos, filtros, velas, está tudo OK
                                                        Com 4kms já tenho os meus charutos na temperatura ideal.. substitui o termostato e o sensor de temperatura do liquido de refrigeração.

                                                        Velas, cabos de velas/bobines podem influenciar mas em menor escala comparando com o que está supracitado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          UPDATE

                                                          termostato e sensor de temperatura está ok
                                                          ele parece estar bom... chegou aos 75/80C em 2.2km´s de manha com o frio não sobe mais k os 55C -.-
                                                          e atinge os 90cº em 10min. será mt tempo?

                                                          mas vou continuar mtttt atento...
                                                          1500km´s e ainda tenho de andar atento... vê-se mesmo k é o 1º carro
                                                          Editado pela última vez por bellsb88; 30 July 2013, 18:38.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isso está bom.....
                                                            Temos hipocondríaco?

                                                            Isso do carvão no escape é falta de umas 3ª esticadas......

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X