Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sangrar S. Refrigeração Clio 1.5dci (com FOTOS)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sangrar S. Refrigeração Clio 1.5dci (com FOTOS)

    O meu clio 1.5dci andou muito tempo a levar com água da torneira, mas desde que é meu só conhece liquido de refrigeração REDEX que comprei num supermercado.

    O deposito está sujo e gostaria de o retirar e limpar, mas para isso preciso de saber como é que sangro o sistema, alguém me pode dar uma ajuda?

    O deposito esta neste estado lastimável








    #2
    Originalmente Colocado por smac Ver Post
    O deposito esta neste estado lastimável


    .......bem como o motor

    Comentário


      #3
      Esse circuito viu poucas ou nenhumas vezes líquido de refrigeração no antigo dono. O meu Primera, p.e., que é de '98, tem o circuito tão limpo, como quando veio de fábrica.

      Podes limpar o circuito em casa, mas nunca vai ficar impecável. Há oficinas, que têm umas máquinas de limpeza dos circuitos, acho que foi na Póvoa de Varzim, salvo erro, que vi uma dessas.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por smac Ver Post
        O meu clio 1.5dci andou muito tempo a levar com água da torneira, mas desde que é meu só conhece liquido de refrigeração REDEX que comprei num supermercado.

        O deposito está sujo e gostaria de o retirar e limpar, mas para isso preciso de saber como é que sangro o sistema, alguém me pode dar uma ajuda?

        O deposito esta neste estado lastimável








        Caro amigo. Realmente melhorou passar de água para redex, mas mesmo assim acho melhor usares algo superior.

        Muitos dos líquidos comprados no Supermercado, além de terem dosagens de glicol ridículas (se as tiverem) acabam por causar problemas como o que tens.

        Quanto ao sangramento não te posso ajudar, mas para escolher o líquido passa por aqui que ajudamos:

        http://forum.autohoje.com/boxes/5155...om-glicol.html

        Comentário


          #5
          Redex? Isso é praticamente água com um corante qualquer para dar cor.

          Trocar só o líquido não vai adiantar, tem mesmo de desmontar os tubos, lavá-los, apertá-los para largarem a porcaria, tirar o termostáto para circular água pelo motor, circular água pelo radiador também, colocar agua destilada e andar assim uns tempos, voltar a repetir o processo e só então colocar líquido em condições.

          Espero não ter assustado .

          Quanto aos sangradores, desconheço o sítio deles nesse modelo mas normalmente encontra-se pelo menos 1 junto ao radiador da sofagem mas é uma questão de seguir a tubagem pois eles parecem as válvulas das bicicletas.

          Comentário


            #6
            Como isso anda.

            Ainda por cima um carro que ainda não é tão velho quanto isso.

            Infelizmente retirar toda a sujidade que o sistema já tem é mesmo muito difícil. De qualquer forma se quiseres melhorar isso prepara-te antes de mais para comprares um vaso de expansão novo, melhora logo o aspecto do motor.

            Depois é fazeres como já foi dito, desmanchar as tubagens todas, fazer passar água pelo radiador e bloco, retirar termostato, etc.

            Comentário


              #7
              Realmente assustei-me.. Sim de facto ele não foi muito bem tratado, mas eu apesar de não ser nenhum entendido em mecânica (mas gostava ) quero fazer as coisas bem..

              vou falar ao mecânico do assunto para ver quanto é que ele me € pede para me fazer tudo o que acabaste de referir para ver se daqui para a frente as coisas andam em condições.

              Comentário


                #8
                Há aditivos para limpeza dos circuitos de arrefecimento, que actuam desde meia-hora até um dia, consoante o produto. Alguns para colocar no circuito juntamente com água da torneira, deixar trabalhar ao ralenti (não conduzir o carro!) e depois drenar tudo e lavar bem. Outros que podem lá andar por umas horas e depois também drenar e lavar.

                Mas o teu circuito até está limpo... não precisas de aditivos de limpeza. O vaso de expansão talvez consigas lavar bem com uma escova e os detergentes normais que todos temos em casa (Cif creme ou similar é bom!), depois de o retirares do local!



                Isto é sujo!:






                Editado pela última vez por CL; 03 August 2013, 01:52.

                Comentário


                  #9
                  CL, o gato também estava para lavar?

                  Comentário


                    #10
                    Eu acho que havia era gato!!!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                      CL, o gato também estava para lavar?
                      Nada disso, estava era a ajudar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                        CL, o gato também estava para lavar?
                        É uma gata! Muito fotogénica, acha ela... de maneira que, sempre que podia, metia-se à frente da câmara. Neste caso só dei por ela quando carreguei no botão

                        Comentário


                          #13
                          smac, não te preocupes demasiado com o estado desse vaso de expansão nem com o resto do circuito. Isso depois de bem lavado vai ficar como novo!


                          O meu ex, que viste antes, ficou assim:



                          e aqui ainda apenas com água destilada! Uns dias depois levou o anticongelante final e ainda ficou mais bonito (mas já apaguei as fotos... era rosinha, todo maricas!)

                          Comentário


                            #14
                            Esse rover nunca queimou a junta?

                            Com o líquido nesse estado.

                            Comentário


                              #15
                              Eu bem me preocupo, enquanto não tiver isto impecável não sossego

                              Já procurei em todo o lado e não há DIY de purgar o sistema do clio 1.5 dci, segunda vou ao mecanico por causa dos casquilhos e falo-lhe do assunto para ver se ele me fala logo em limpar o sistema ou se me diz "deixa andar" para daqui a uns tempos ir lá para um arranjo de muitos € !!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                Esse rover nunca queimou a junta?

                                Com o líquido nesse estado.

                                1º - qualquer Rover queima tanta junta quanto qualquer outro motor que utilize uma junta a vedar o bloco da cabeça. E queima exactamente pelo mesmo motivo: sobreaquecimento!

                                2º - Não! Nem assim a junta cedeu! Trata-se de um 8 válvulas, 1100 cc. Mais resistente que os 1.400 e 1.600 e estes ainda mais resistentes que os 1.800 atmosféricos e turbos.

                                3º - Nestes motores, o normal será a juntar abrir fuga entre os circuitos de óleo e arrefecimento, ou entre arrefecimento e os cilindros 2 ou 3, mas não queimam! (a minha última, no actual carro, andou 4 meses, 10 mil km a perder 7 litros de líquido anticongelante para dentro de um ou dois dos cilindros... nunca queimou! Foi mudada porque já parecia mal andar a adiar tanto o inevitável )

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por smac Ver Post
                                  Eu bem me preocupo, enquanto não tiver isto impecável não sossego

                                  Já procurei em todo o lado e não há DIY de purgar o sistema do clio 1.5 dci, segunda vou ao mecanico por causa dos casquilhos e falo-lhe do assunto para ver se ele me fala logo em limpar o sistema ou se me diz "deixa andar" para daqui a uns tempos ir lá para um arranjo de muitos € !!

                                  Felizmente és um dono consciente e já te apercebeste do perigo de isso continuar assim por muito mais tempo. Se ele te der uma resposta desse tipo, é altura de procurares outro mecânico! E nunca mais lá voltar nem para mudar uma lâmpada!

                                  Comentário


                                    #18
                                    O meu "problema" é ainda não ter um mecânico de confiança, mas também já ando a tratar disso..

                                    Sim, se ele me disser para deixar andar que isto não tem mal nenhum nunca mais lá ponho os pés nem volta a ver o meu dinheiro isso é certo..

                                    Comentário


                                      #19
                                      É mudar isso várias vezes até não sair barro. Usas água destilada e isso com 3 lavagens + aditivos pode ficar melhor. Um reservatório novo não seria má ideia, cosmeticamente falando.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                        Há aditivos para limpeza dos circuitos de arrefecimento, que actuam desde meia-hora até um dia, consoante o produto. Alguns para colocar no circuito juntamente com água da torneira, deixar trabalhar ao ralenti (não conduzir o carro!) e depois drenar tudo e lavar bem. Outros que podem lá andar por umas horas e depois também drenar e lavar.

                                        Mas o teu circuito até está limpo... não precisas de aditivos de limpeza. O vaso de expansão talvez consigas lavar bem com uma escova e os detergentes normais que todos temos em casa (Cif creme ou similar é bom!), depois de o retirares do local!



                                        Isto é sujo!:






                                        Isso já não é sujo. Isso já é absolutamente nojento.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                          Isso já não é sujo. Isso já é absolutamente nojento.

                                          Também nunca tinha visto nada assim... ia-me caindo tudo ao chão.

                                          Uma semana ou duas depois levou tudo novo... radiador, térmico que liga a ventoínha, o tubo metálico corroído, tubo superior de borracha, termostato, caixa do termostato, tampa do vaso de expansão e anticongelante como manda a lei. Mas o vaso de expansão ficou o mesmo!

                                          Nunca cheguei a ver aquela bomba de água... mas quando andava a montar o termostato pareceu-me lá ver umas alhetas em bom estado, de maneira que ainda se safou...
                                          Editado pela última vez por CL; 04 August 2013, 03:19.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X