Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Astra F 1.7 TDS - Algumas questões...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel Astra F 1.7 TDS - Algumas questões...

    Boas pessoal, tenho algumas dúvidas relativas a esta carrinha comprada recentemente pelo senhor meu pai.
    Nós vamos fazer-lhe uma revisão, pelo que preciso de saber umas coisas antes de avançar. Como não tenho a carrinha por perto nem o manual, tenho de vir aqui deixar algumas destas dúvidas.

    Quanto óleo leva este motor, incluindo o filtro?

    Qual a graduação ideal do óleo para este motor? Tenho ideia de ser 10W40, mas posso estar enganado.

    Na bomba injectora destes carros, onde se encontram os parafusos de afinação? A carrinha está a largar algum fumo e parece estar a consumir mais do que devia.

    Estes motores têm afinação de válvulas mecânica, ou já têm touches hidráulicas? Será complicado a afinação?

    O meu pai queixa-se que o turbo parece não estar em pleno, mas notou que o escape tem uma fuga pelo "flexível". Será causa para este "atrofio" no turbo?

    Antes de mais agradeço-vos pela ajuda, é que Diesel não é bem a minha praia, sou mais dado a trabalhar em ottos.

    #2
    É a versão de 82cv?

    O Autodata fala em 4,5 litros já com filtro.

    Quanto ao óleo refere 5W30 para clima frio e 10W30 e mesmo 15W40 para clima moderado.

    As touches são hidráulicas, e se batem um bocado a frio é normal, se batem a quente então a solução é trocá-las.

    A bomba injectora em princípio será bosch, se bem que existiram alguns com bomba Lucas, vais afinar o débito?
    Não acredito que resolvas o problema do fumo. De qualquer forma tira uma foto da bomba para ver qual é para te ajudar mais facilmente.

    Comentário


      #3
      Boas Marco, obrigado desde já pela ajuda.
      É a versão de 82cv sim, é uma 1.7 TD Turbo Intercooler (Isuzu) de 95, importada da Bélgica, é a equivalente ás TDS vendidas por cá.
      Nota-se o bater de válvulas a quente, mas pensei que aquilo ainda fosse de afinação mecânica. Sendo assim vou ver o que posso fazer daquilo, se bem que pode melhorar com o óleo novo, já que o que lá anda tá num estado lamentável.

      Em relação á bomba, não consigo tirar fotos porque não tenho a carrinha comigo, só ocasionalmente a vejo e ando com ela, mas pelo que vi pareceu-me ser uma Bosch (É semelhante á de uma Vectra de um amigo, e sei que a dele é Bosch).

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
        Boas pessoal, tenho algumas dúvidas relativas a esta carrinha comprada recentemente pelo senhor meu pai.
        Nós vamos fazer-lhe uma revisão, pelo que preciso de saber umas coisas antes de avançar. Como não tenho a carrinha por perto nem o manual, tenho de vir aqui deixar algumas destas dúvidas.

        Quanto óleo leva este motor, incluindo o filtro?

        Qual a graduação ideal do óleo para este motor? Tenho ideia de ser 10W40, mas posso estar enganado.

        Na bomba injectora destes carros, onde se encontram os parafusos de afinação? A carrinha está a largar algum fumo e parece estar a consumir mais do que devia.

        Estes motores têm afinação de válvulas mecânica, ou já têm touches hidráulicas? Será complicado a afinação?

        O meu pai queixa-se que o turbo parece não estar em pleno, mas notou que o escape tem uma fuga pelo "flexível". Será causa para este "atrofio" no turbo?

        Antes de mais agradeço-vos pela ajuda, é que Diesel não é bem a minha praia, sou mais dado a trabalhar em ottos.




        Para o óleo, passa pelo tópico dos óleos.

        Já agora:

        http://forum.autohoje.com/boxes/335-...oleos-384.html

        Comentário


          #5
          Se conseguires saber o código do motor conseguimos ajudar-te com mais precisão.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
            Se conseguires saber o código do motor conseguimos ajudar-te com mais precisão.


            Tanto mais, que existiu o Astra F 1.7 TD de 68cv (50KW).

            Mas se o mesmo já adquiriu a viatura e tendo o DUA, já terá verificado a potência em KW.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nto Ver Post
              Tanto mais, que existiu o Astra F 1.7 TD de 68cv (50KW).

              Mas se o mesmo já adquiriu a viatura e tendo o DUA, já terá verificado a potência em KW.
              Exactamente. Este desconfio que seja mesmo o de 82cv mas nunca se sabe.

              Comentário


                #8
                É o de 82cv, marca 60Kw no livrete.

                Comentário


                  #9
                  Lê isto que vai fazer-te jeito. Em princípio é o que precisas:

                  :: Corsa Clube do Brasil ::

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado Marco.

                    Já agora, a tal fuga no escape (pelo flexível) pode ser a causa do turbo não funcionar em pleno? Como há uma fuga de gases, talvez infuencie o funcionamento do mesmo...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                      Obrigado Marco.

                      Já agora, a tal fuga no escape (pelo flexível) pode ser a causa do turbo não funcionar em pleno? Como há uma fuga de gases, talvez infuencie o funcionamento do mesmo...
                      Pode acontecer mas acho difícil. O flexível tem como função atenuar as vibrações do sistema de escape, só se estiver obstruído com alguma coisa. Mas verifica antes o catalisador a ver se não tem a cerâmica partida, isso sim pode estar a causar a obstrução à passagem dos gases do escape e causar perda de rendimento.

                      Mas dizes que o turbo não funciona em pleno como? Não enche rápido? Parece que se desliga?

                      Comentário


                        #12
                        Não te sei explicar porque ainda não conduzi bem a carrinha, mas o meu pai fala em falta de força, quase como se não fizesse a pressão toda.

                        Já agora, deixo aqui este video, o trabalhar da Astra é em tudo semelhante ao deste Vectra. Aquela batida será mesmo touches não é?

                        Comentário


                          #13
                          Esse barulho é característico desse motor em frio.

                          Comentário


                            #14
                            Sim, mas a Astra está a fazer o mesmo mas a quente, sendo que nota-se que existe uma batida um pouco mais forte do que as restantes.

                            EDIT: É algo mais deste género (neste nota-se uma pequena batida)


                            Ainda há mais uma questão, é que o ralenti está mais baixo do que o normal, pelas 500 rpm. Isto terá que ser afinado na bomba, correcto?
                            Editado pela última vez por rfsbaptista; 13 August 2013, 23:32.

                            Comentário


                              #15
                              Antes de mexer em mais alguma coisa, faz a mudança do óleo e seus filtros.

                              Mais uma vez, passa pelo tópico dos óleos e coloca lá a questão.

                              E quanto ao ralenti, aí estará de facto baixo.

                              Comentário


                                #16
                                Em relação ao óleo já estou esclarecido, usei esta página da Galp para saber a graduação e quantidade que leva.
                                http://ew5.earlweb.com/recommendatio...ge=20&brand=36

                                Pode ser que com a mudança de óleo atenue a batida, já que o óleo que lá anda está muito queimado.

                                De resto, tem mais uns "bugs" mas que se vão resolvendo aos poucos, ao preço que a carrinha foi comprada já se esperava que trouxesse algumas chatices com ela.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                                  Em relação ao óleo já estou esclarecido, usei esta página da Galp para saber a graduação e quantidade que leva.
                                  http://ew5.earlweb.com/recommendatio...ge=20&brand=36

                                  Pode ser que com a mudança de óleo atenue a batida, já que o óleo que lá anda está muito queimado.

                                  De resto, tem mais uns "bugs" mas que se vão resolvendo aos poucos, ao preço que a carrinha foi comprada já se esperava que trouxesse algumas chatices com ela.



                                  Para o óleo, podes usar o próprio da GM (que é produzido pela WOLF)

                                  Já agora:

                                  GM OPEL Dexos 2 5W30 5Lt - TEXOLEO.com

                                  GM OPEL 10W40 5Lt - TEXOLEO.com



                                  Mas passa pelo tópico dos óleos, que mais recomendações lá podes encontrar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                    Mas dizes que o turbo não funciona em pleno como? Não enche rápido? Parece que se desliga?
                                    Boas Marco, falei agora com o meu pai ao telefone, e já me teve a descrever o comportamento do motor. Parece que não é só falta de força em si, de vez em quando vai abaixo ou parece que entra em "safe-mode", começando a perder força gradualmente até parar. Parado ao ralenti, diz que se acelerar a fundo não passa das 2500/2800 rpm, apenas passa se começar a "jogar" com o acelerador, mas aí começa a fazer muito fumo negro. O meu pai diz que é uma avaria "intermitente", nem sempre faz.
                                    Editado pela última vez por rfsbaptista; 14 August 2013, 18:54.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                                      Boas Marco, falei agora com o meu pai ao telefone, e já me teve a descrever o comportamento do motor. Parece que não é só falta de força em si, de vez em quando vai abaixo ou parece que entra em "safe-mode", começando a perder força gradualmente até parar. Parado ao ralenti, diz que se acelerar a fundo não passa das 2500/2800 rpm, apenas passa se começar a "jogar" com o acelerador, mas aí começa a fazer muito fumo negro. O meu pai diz que é uma avaria "intermitente", nem sempre faz.
                                      Alguém?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                                        Boas Marco, falei agora com o meu pai ao telefone, e já me teve a descrever o comportamento do motor. Parece que não é só falta de força em si, de vez em quando vai abaixo ou parece que entra em "safe-mode", começando a perder força gradualmente até parar. Parado ao ralenti, diz que se acelerar a fundo não passa das 2500/2800 rpm, apenas passa se começar a "jogar" com o acelerador, mas aí começa a fazer muito fumo negro. O meu pai diz que é uma avaria "intermitente", nem sempre faz.
                                        Eu apontaria para um problema com a bomba injectora. Mas o melhor mesmo é trocares óleo e filtros (incluindo o do gasóleo) e a partir daí investigas melhor o problema.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                          Eu apontaria para um problema com a bomba injectora. Mas o melhor mesmo é trocares óleo e filtros (incluindo o do gasóleo) e a partir daí investigas melhor o problema.
                                          Por acaso ao falares da bomba injectora lembrei-me de um problema que um amigo meu teve na Vectra dele. No caso dele o motor é o 2.0 DI 16V, ele falava que o motor começava a falhar e por vezes custava a pegar. Isto até ao dia em que já não pegou mesmo. Indicava que tinha +- 20 lts de gasóleo e foi a ver e tinha o filtro de gasóleo seco. Andou para lá de volta e só passado um bocado é que reparou num tubo da bomba que tinha uma pequena fuga (Já não me lembro qual era). Aquilo começava a entrar ar para o circuito e acabava por ferrar. Foi fácil de reparar e barato.
                                          Espero que no caso desta seja algo do género.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ontem á noite tive a oportunidade de experimentar bem a Astra e "sentir" o problema em primeira mão.
                                            Num parque de estacionamento, comecei a dar umas voltas a puxar pela carrinha, sendo que estava a responder bem. Chegava ás 2500 e dava um kick que indicava o funcionamento em pleno do turbo. Nas duas primeiras voltas portou-se bem, mas apartir daí começou a deixar de desenvolver e não passava das 2500 rpm, mesmo em ponto morto. Dava ideia de estar em "safe-mode", limitando a potência e rotação. O ralenti que antes estava normal pelas 700/750 rpm, estava nas 500 rpm, quando encostei a carrinha. Deixei-a ficar ao relenti e aos poucos lá voltou com o ralenti ao normal.
                                            A minha questão, dado que não conheço estes carros e não sou grande entendido em diesel no geral, estes carros já têm ECU? Têm MAF?
                                            Dá a entender que existe ali qualquer coisa a nível electrónico, mas não sei se estes carros já têm centralina ou não.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pois bem, hoje de tarde tive a carrinha comigo e parece que já descobri a causa do problema. O tubo que vai do intercooler á admissão "estrangula" quando se acelera. Parada em ponto morto não se nota muito, acelerando nota-se que expande ligeiramente e logo de seguida estrangula mas pouco. Tentei simular como se fosse em andamento (turbo em plena pressão), estrangulando ligeiramente o tubo e foi precisamente o que aconteceu, não passava das 2500 e começou a largar fumo. O próprio tubo já estava deformado (ovalizado e muito torcido na curva). Do mal o menos, que já imaginava coisas relacionadas com a parte de injecção. Aquilo parece-me um tubo semelhante aos do radiador, pelo que penso que não saia caro e talvez dê para comprar "cá fora".

                                              De qualquer das maneiras, no final deste mês será toda revisionada, incluindo a troca do filtro de gasóleo, ar, óleo e o respectivo óleo. Provavelmente irei trocar o anticongelante para evitar futuros problemas.

                                              Na seguinte foto de uma Astra igual consegue-se ver o tal tubo, fica entre a bateria e a vareta do óleo e tem uma forma de "S".

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X