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Peugeot 106 1.1i: motor a "engasgar-se"

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    Peugeot 106 1.1i: motor a "engasgar-se"

    Pessoal, no domingo o 106 da Maria apresentou uns comportamentos estranhos ... Peguei nele hoje de manhã para uma deslocação de ca. de 7-8 km. Embora quase imperceptível, comecei logo a notar que havia ali tipo uns "mini-cortes" de injecção e quer ele não estava a responder com a suavidade habitual. Muito perto de chegar ao destino, quase o descalabro: o motor começa cada vez mais a querer "engasgar-se", com vários soluços, entre perda de rotação e até mesmo acelerações incontroladas! Mesmo ao chegar, deixei estar uns 2-3 segundos ao ralenti, acelera sozinho até às 2500 rpm e vai-se abaixo. Bonito, pensei eu, lá vou eu chamar a assistência em viagem a um domingo.

    Resolvi o assunto que tinha a resolver e, 10 minutos depois, sento-me, dou à chave e tudo como sempre foi: motor pega de imediato, arranco e... tudo normal! Como se aquilo nunca tivesse acontecido!! Só que, uns 15 minutos depois, e após uns 2 minutos e rolar a 20-30 km/h, ligam as ventoinhas de arrefecimento do motor, entretanto acende a luz vermelha da temperatura, mas... o ponteiro estava na posição habitual, ligeiramente acima do meio da escala!! E as ventoinhas a ligar e desligar, acelero para uns 60-70 km/h, a temperatura baixa, mas as ventoinhas sempre a ligar e desligar, e de vez em quando a luz vermelha a acender durante uns 2-3 segundos e a apagar de novo. Seria, neste caso, aviso para pouca água no radiador? Confesso que às vezes me esqueço de verificar isso, mas quando ele foi à IPO em finais de Março mandei verificar isso tudo.

    E aqueles soluços, o que poderia ser? Não saiu qualquer tipo de fumo, nem nada! Será que é de o carro andar pouco e, mesmo assim, nunca ser puxado?
    Editado pela última vez por LinoMarques; 21 August 2013, 20:46.

    #2
    Ter verificado níveis em Março não significa que estejam bons em Agosto...

    O engasgar pode ser ignição. Quantos km têm velas cabos e distribuidor?

    Comentário


      #3
      de que ano é o carro ? é importante para te poder ajudar

      ( reparei no teu avatar e no teu mini-post, tenho N de revistas auto, queres mesmo ? )
      Editado pela última vez por oldsmobile; 20 August 2013, 21:42.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por madeira Ver Post
        Ter verificado níveis em Março não significa que estejam bons em Agosto...

        O engasgar pode ser ignição. Quantos km têm velas cabos e distribuidor?
        Não faço ideia . Sei que levou uma revisão quando o comprei, em Janeiro de 2009, mas na altura não apresentava nenhum desses sintomas, pelo que não deve ter trocado nada a esse nível.


        Originalmente Colocado por oldsmobile Ver Post
        de que ano é o carro ? é importante para te poder ajudar

        ( reparei no teu avatar e no teu mini-post, tenho N de revistas auto, queres mesmo ? )
        É de 1998. . Quanto às revistas: venham elas! Onde tenho de as ir buscar?

        Comentário


          #5
          tens MP em relação ás revistas.

          em relação ao carro amanhã á hora de almoço ou pouco depois, tens diagnósticos possíveis

          Comentário


            #6
            Obrigadão pela ajuda, Olds!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Obrigadão pela ajuda, Olds!
              sempre que precisares

              Comentário


                #8
                Pode ser tudo, até a centralina pifada...

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                  #9
                  LinoMarques creio ter a solução para esse problema

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CL Ver Post
                    Pode ser tudo, até a centralina pifada...
                    Segundo conversa mantida hoje com o "Oldsmobile", parece que o problema pode estar mesmo aí, mas não a ponto de estar "pifada"!

                    Comentário


                      #11
                      Oxalá que não... porque essa é a "solução" mais dispendiosa, como bem imaginas...

                      Só por via das dúvidas e quando tiveres uns minutos livres... vê essa sonda de temperatura que envia o sinal para a "centralina" (não gosto nada deste termo italiano... cheira logo a problemas electrónicos... mas se eu lhe chamar de ECU ainda me perguntam o que é isso!). Deverá ser um termistor NTC ou PTC (costumam ser NTC, N de Negativo).

                      Os NTC têm uma resistência que diminui com o aumento da temperatura (tipo 2 KOhm à temperatura ambiente e 200 Ohm a 100ºC. TIPO!!! Nota bem!). Os PTC são ao contrário, aumentam o valor da resistência com o aumento da temperatura. Começa por verificar esse sensor.

                      Depois vê a cablagem desse sensor (devem ser apenas 2 fios condutores) desde a ficha no sensor até à ligação na centralina ou onde ele for ligar (pode ir dar a uma ficha intermédia). Vê se esse cabo roça por tubos que possam aquecer ou se estará descarnado ou perdido o isolamento por algum outro motivo. Podes também usar o multímetro para testar a continuidade entre ambas as pontas (mas verifica se não há hipótese de um desses condutores estar a provocar um curto-circuito).

                      Isso "cheira" muito a problema eléctrico/electrónico...

                      Comentário


                        #12
                        Erros da centrlina, queres tu dizer

                        Comentário


                          #13
                          Como está a bateria?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Como está a bateria?
                            Foi substituída há 1/2 meses. Mas, antes disso, a antiga foi recarregada 1 ou 2 vezes até vermos que não valia a pena insistir nisso, pois após uns dias o carro já praticamente não dava sinal ao rodar a chave. Poderá ter tido a ver com isso também?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por oldsmobile Ver Post
                              Erros da centralina, queres tu dizer
                              Sem dúvida que tb pode ser isso! É ler e apagar esses erros.

                              Mas algo os provocou! E é essa origem que é preciso descortinar, senão tudo voltará a aparecer, mais em breve ou mais tarde.

                              Comentário


                                #16
                                podem ter surgido aquando da anterior bateria ter sido carregada e ir descarregando, por vezes são erros "pequenos" que se juntam e um dia resolvem chatear

                                mas pode perfeitamente ser outra situação, no entanto os sinais dados pelo carro são dispersos.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Pessoal, no domingo o 106 da Maria apresentou uns comportamentos estranhos ... Peguei nele hoje de manhã para uma deslocação de ca. de 7-8 km. Embora quase imperceptível, comecei logo a notar que havia ali tipo uns "mini-cortes" de injecção e quer ele não estava a responder com a suavidade habitual. Muito perto de chegar ao destino, quase o descalabro: o motor começa cada vez mais a querer "engasgar-se", com vários soluços, entre perda de rotação e até mesmo acelerações incontroladas! Mesmo ao chegar, deixei estar uns 2-3 segundos ao ralenti, acelera sozinho até às 2500 rpm e vai-se abaixo. Bonito, pensei eu, lá vou eu chamar a assistência em viagem a um domingo.

                                  Resolvi o assunto que tinha a resolver e, 10 minutos depois, sento-me, dou à chave e tudo como sempre foi: motor pega de imediato, arranco e... tudo normal! Como se aquilo nunca tivesse acontecido!! Só que, uns 15 minutos depois, e após uns 2 minutos e rolar a 20-30 km/h, ligam as ventoinhas de arrefecimento do motor, entretanto acende a luz vermelha da temperatura, mas... o ponteiro estava na posição habitual, ligeiramente acima do meio da escala!! E as ventoinhas a ligar e desligar, acelero para uns 60-70 km/h, a temperatura baixa, mas as ventoinhas sempre a ligar e desligar, e de vez em quando a luz vermelha a acender durante uns 2-3 segundos e a apagar de novo. Seria, neste caso, aviso para pouca água no radiador? Confesso que às vezes me esqueço de verificar isso, mas quando ele foi à IPO em finais de Março mandei verificar isso tudo.

                                  E aqueles soluços, o que poderia ser? Não saiu qualquer tipo de fumo, nem nada! Será que é de o carro andar pouco e, mesmo assim, nunca ser puxado?
                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                  Pode ser tudo, até a centralina pifada...
                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                  Oxalá que não... porque essa é a "solução" mais dispendiosa, como bem imaginas...

                                  Só por via das dúvidas e quando tiveres uns minutos livres... vê essa sonda de temperatura que envia o sinal para a "centralina" (não gosto nada deste termo italiano... cheira logo a problemas electrónicos... mas se eu lhe chamar de ECU ainda me perguntam o que é isso!). Deverá ser um termistor NTC ou PTC (costumam ser NTC, N de Negativo).

                                  Os NTC têm uma resistência que diminui com o aumento da temperatura (tipo 2 KOhm à temperatura ambiente e 200 Ohm a 100ºC. TIPO!!! Nota bem!). Os PTC são ao contrário, aumentam o valor da resistência com o aumento da temperatura. Começa por verificar esse sensor.

                                  Depois vê a cablagem desse sensor (devem ser apenas 2 fios condutores) desde a ficha no sensor até à ligação na centralina ou onde ele for ligar (pode ir dar a uma ficha intermédia). Vê se esse cabo roça por tubos que possam aquecer ou se estará descarnado ou perdido o isolamento por algum outro motivo. Podes também usar o multímetro para testar a continuidade entre ambas as pontas (mas verifica se não há hipótese de um desses condutores estar a provocar um curto-circuito).

                                  Isso "cheira" muito a problema eléctrico/electrónico...
                                  Originalmente Colocado por oldsmobile Ver Post
                                  Erros da centrlina, queres tu dizer

                                  como se dizia antigamente "tem o distribuidor descomandado"

                                  há coisas simples que se podem fazer antes de ir dar notitas aos mecânicos/electricistas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por oldsmobile Ver Post
                                    como se dizia antigamente "tem o distribuidor descomandado"

                                    há coisas simples que se podem fazer antes de ir dar notitas aos mecânicos/electricistas

                                    Descarregar a centralina? Mas assim fica sem saber o que lá estava guardado... Mas também poupa uns 50 óricos...


                                    Oh... Só agora reparei que isto era do Lino! Este gajo só arranja problemas nos carros onde anda! Imagina que outro dia até conseguiu partir um cabo de embraiagem!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                      Descarregar a centralina? Mas assim fica sem saber o que lá estava guardado... Mas também poupa uns 50 óricos...


                                      Oh... Só agora reparei que isto era do Lino! Este gajo só arranja problemas nos carros onde anda! Imagina que outro dia até conseguiu partir um cabo de embraiagem!


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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                        Descarregar a centralina? Mas assim fica sem saber o que lá estava guardado... Mas também poupa uns 50 óricos...


                                        Oh... Só agora reparei que isto era do Lino! Este gajo só arranja problemas nos carros onde anda! Imagina que outro dia até conseguiu partir um cabo de embraiagem!

                                        Vês que também sabes como é, se for isso que estou a pensar, o Lino fica com uns trocos no bolso em vez de os dar a alguém que iria fazer o mesmo ao carro e depois diria que fez "não sei o quê" e que tinha "mais não sei quantos"

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por oldsmobile Ver Post
                                          Vês que também sabes como é, se for isso que estou a pensar, o Lino fica com uns trocos no bolso em vez de os dar a alguém que iria fazer o mesmo ao carro e depois diria que fez "não sei o quê" e que tinha "mais não sei quantos"

                                          Tipo eu... que arrotei os 50 óricos para ficar a saber que aquilo se resolvia tudo com um carro novo!

                                          E ainda afinaram a borboleta... que não fez diferença nenhuma... Uns dias depois afinei-a eu, mas sem máquina

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