Pessoal, no domingo o 106 da Maria apresentou uns comportamentos estranhos ... Peguei nele hoje de manhã para uma deslocação de ca. de 7-8 km. Embora quase imperceptível, comecei logo a notar que havia ali tipo uns "mini-cortes" de injecção e quer ele não estava a responder com a suavidade habitual. Muito perto de chegar ao destino, quase o descalabro: o motor começa cada vez mais a querer "engasgar-se", com vários soluços, entre perda de rotação e até mesmo acelerações incontroladas! Mesmo ao chegar, deixei estar uns 2-3 segundos ao ralenti, acelera sozinho até às 2500 rpm e vai-se abaixo. Bonito, pensei eu, lá vou eu chamar a assistência em viagem a um domingo.
Resolvi o assunto que tinha a resolver e, 10 minutos depois, sento-me, dou à chave e tudo como sempre foi: motor pega de imediato, arranco e... tudo normal! Como se aquilo nunca tivesse acontecido!! Só que, uns 15 minutos depois, e após uns 2 minutos e rolar a 20-30 km/h, ligam as ventoinhas de arrefecimento do motor, entretanto acende a luz vermelha da temperatura, mas... o ponteiro estava na posição habitual, ligeiramente acima do meio da escala!! E as ventoinhas a ligar e desligar, acelero para uns 60-70 km/h, a temperatura baixa, mas as ventoinhas sempre a ligar e desligar, e de vez em quando a luz vermelha a acender durante uns 2-3 segundos e a apagar de novo. Seria, neste caso, aviso para pouca água no radiador? Confesso que às vezes me esqueço de verificar isso, mas quando ele foi à IPO em finais de Março mandei verificar isso tudo.
E aqueles soluços, o que poderia ser? Não saiu qualquer tipo de fumo, nem nada! Será que é de o carro andar pouco e, mesmo assim, nunca ser puxado?
Resolvi o assunto que tinha a resolver e, 10 minutos depois, sento-me, dou à chave e tudo como sempre foi: motor pega de imediato, arranco e... tudo normal! Como se aquilo nunca tivesse acontecido!! Só que, uns 15 minutos depois, e após uns 2 minutos e rolar a 20-30 km/h, ligam as ventoinhas de arrefecimento do motor, entretanto acende a luz vermelha da temperatura, mas... o ponteiro estava na posição habitual, ligeiramente acima do meio da escala!! E as ventoinhas a ligar e desligar, acelero para uns 60-70 km/h, a temperatura baixa, mas as ventoinhas sempre a ligar e desligar, e de vez em quando a luz vermelha a acender durante uns 2-3 segundos e a apagar de novo. Seria, neste caso, aviso para pouca água no radiador? Confesso que às vezes me esqueço de verificar isso, mas quando ele foi à IPO em finais de Março mandei verificar isso tudo.
E aqueles soluços, o que poderia ser? Não saiu qualquer tipo de fumo, nem nada! Será que é de o carro andar pouco e, mesmo assim, nunca ser puxado?
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