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Qualidade do Gasóleo - Motor VAG 1.6 TDi

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    Qualidade do Gasóleo - Motor VAG 1.6 TDi

    Ora bem, eu tenho quase sempre utilizado gasóleo de marca branca (posto Jumbo de Alfragide) para o meu Corolla Sedan 1.4 D-4D, sem qualquer tipo de problemas.

    Agora que vem aí o Octavia 1.6 TDi, e tendo em conta que conheço quem noutros automóveis de outras marcas e motores se tenha queixado de problemas provavelmente derivados da utilização de gasóleo de marca branca, venho perguntar-vos se para este motor também está tudo OK em utilizar gasóleo de marca branca...afinal supostamente é igual no essencial...

    Thx!

    #2
    Podes usar qualquer gasóleo à venda em PT sem qualquer receio, pois, todo o gasóleo vendido em PT tem que cumprir a norma europeia EN590

    EN 590 - Wikipedia, the free encyclopedia

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Farang Ver Post
      Podes usar qualquer gasóleo à venda em PT sem qualquer receio, pois, todo o gasóleo vendido em PT tem que cumprir a norma europeia EN590

      EN 590 - Wikipedia, the free encyclopedia


      A resposta é mesmo esta.

      Nada te impede de usar aditivados e afins...

      Mas os motores a diesel comercializados na Europa, todos eles foram desenvolvidos tendo por base, o que o diesel que respeite a norma EN590.

      Portanto todo e qualquer diesel existente, cumpre a norma requerida.

      Comentário


        #4
        Só acrescento que nenhuma petrolífera, até hoje, provou cientificamente que os seus gasóleos, ditos aditivados, gasóleos premium, etc. são de facto um valor acrescentado para o consumidor...

        Mais ainda, a minha frota familiar é constituída por vários VW TDi, que consomem desde sempre, o gasóleo mais barato que encontramos, muitas vezes Intermarché

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Farang Ver Post
          Só acrescento que nenhuma petrolífera, até hoje, provou cientificamente que os seus gasóleos, ditos aditivados, gasóleos premium, etc. são de facto um valor acrescentado para o consumidor...

          Mais ainda, a minha frota familiar é constituída por vários VW TDi, que consomem desde sempre, o gasóleo mais barato que encontramos, muitas vezes Intermarché
          E vocês a dar-lhe com provas cientificas e normas e mais não sei o quê. Toda a gente sabe que se não meter gasóleo do mais caro o carro pode explodir. No minimo, larga um piston pelo escape.
          Uma experiência simples que todos podem fazer é aproximarem-se a menos de 100m de uma bomba low cost. Se observarem com atenção verificam logo que os vossos carros começam logo a largar uma nuvem de fumo negro só pelo facto de estarem tão perto dessa coisa demoníaca.

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            #6
            Eu evito esses combustiveis do Jumbo, não por receio de ter porcaria ou agua no combustivel, mas apenas porque tenho um desconto bem grande na Repsol, supostamente o combustivel é melhor e sai me bem mais barato que nos de marca branca.. só essa razão.

            Comentário


              #7
              Já somos dois quando posso aproveito o gasóleo da Repsol que me fica 11 cêntimos mais barato que o gasóleo da Galp (desconto de 6 cêntimos da posto mais 5 cêntimos do cartão da Seguro Direto o da Axa são 6 cêntimos). Também coloco gasóleo nas bombas lowcoast .
              Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
              Eu evito esses combustiveis do Jumbo, não por receio de ter porcaria ou agua no combustivel, mas apenas porque tenho um desconto bem grande na Repsol, supostamente o combustivel é melhor e sai me bem mais barato que nos de marca branca.. só essa razão.

              Comentário


                #8
                usei gasóleo da CEPSA muito tempo e o táxi nunca se queixou e a BMW também nunca "disse" que não gostava

                A Repsol e a BP segundo opiniões de amigos, em termos de gasolina são melhores

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                  Podes usar qualquer gasóleo à venda em PT sem qualquer receio, pois, todo o gasóleo vendido em PT tem que cumprir a norma europeia EN590

                  EN 590 - Wikipedia, the free encyclopedia
                  Cumprindo a norma ou não, eu olho torto pra marca branca de postos de combustíveis.

                  Eu abasteceria em postos de bandeira. É mais confiável

                  Comentário


                    #10

                    Deves pensar que 1.6 TDI é especial.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                      Cumprindo a norma ou não, eu olho torto pra marca branca de postos de combustíveis.

                      Eu abasteceria em postos de bandeira. É mais confiável
                      Nem agardecem os€que pagas a mais.

                      Comentário


                        #12
                        Estás a sofrer o sindrome de carro novo ... é tipico quem compra um carro novo ir até meter aquele gasoleo premium bla bla bla ... ao final de 1 mes já leva com o do jumbo na mesma


                        Eu abasteço sempre na Cepsa pois é onde encontro o gasoleo mais barato ... incluindo os de marca branca.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                          Cumprindo a norma ou não, eu olho torto pra marca branca de postos de combustíveis.

                          Eu abasteceria em postos de bandeira. É mais confiável
                          No Brasil daquilo que eu acompanho em foruns brasileiros que tambem faço parte, acho que os combustiveis de marca branca são realmente maus!
                          Vocês aí chamam ao combustivel "de bandeira" , combustivel aditivado ne?
                          abraço

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                            Cumprindo a norma ou não, eu olho torto pra marca branca de postos de combustíveis.

                            Eu abasteceria em postos de bandeira. É mais confiável
                            Aqui há normas a cumprir e fiscalização a Intertek recolhe combustível por todo o país para análise => Portugal Petroleum and Chemical Laboratory

                            O combustível em Portugal é todo produzido pela mesma empresa, proprietária das 2 refinarias existentes, é bastante difícil haver adulteração como há no Brasil.

                            Comentário


                              #15
                              A velha questão....

                              Antes de mais, aqui o user não perguntou por gasóleo aditivado (premium) mas sim sobre usar ou não usar o de marca branca.

                              É comum dizer-se que os novos diesel não se dão bem com gasóleos de marca branca, e que convém usar, de vez em quando, o premium. Se isto é ou não verdade, pois, isso já não sei.

                              O que tenho vindo a recolher em termos informativos, é que há várias bombas de marca branca que usam o mesmo gasóleo que as outras (exactamente igual). Mas outras, nem por isso. Se as primeiras vale a pena abastecer, nas outras talvez seja um risco (eu disse talvez). Agora a questão é saber, "quem é quem". Isto, claro está, se for verdade esta distinção.

                              Depois temos a questão da manutenção dos postos, que tendo combustivel premium ou não, se estiver com infiltrações, terás potenciais problemas. Tens também os proprietários desonestos, que fazem contrabando de combustiveis de Marrocos, e provavelmente um conjunto de situações que desconhecemos. Mas aqui também é preciso sorte. Abastece num posto movimentado e em que não lhe sejam reconhecidos casos estranhos.

                              Eu também possuo 11cts de desconto da Repsol, pelo que não abasteço noutro lado. Por norma de 2/2 meses faço 1 depósito do aditivado. Isto foi o que me foi aconselhado, e como a equipa que ganha não se muda...

                              Comentário


                                #16
                                Tenho um carro com esse motor e já levou de tudo (Marca branca, normal, premium), e com cerca de 60 mil quilometros, ainda não se queixou de nada

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Superc Ver Post

                                  Deves pensar que 1.6 TDI é especial.
                                  E é! Porque é dele

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    A velha questão....

                                    Antes de mais, aqui o user não perguntou por gasóleo aditivado (premium) mas sim sobre usar ou não usar o de marca branca.

                                    É comum dizer-se que os novos diesel não se dão bem com gasóleos de marca branca, e que convém usar, de vez em quando, o premium. Se isto é ou não verdade, pois, isso já não sei.

                                    O que tenho vindo a recolher em termos informativos, é que há várias bombas de marca branca que usam o mesmo gasóleo que as outras (exactamente igual). Mas outras, nem por isso. Se as primeiras vale a pena abastecer, nas outras talvez seja um risco (eu disse talvez). Agora a questão é saber, "quem é quem". Isto, claro está, se for verdade esta distinção.

                                    Depois temos a questão da manutenção dos postos, que tendo combustivel premium ou não, se estiver com infiltrações, terás potenciais problemas. Tens também os proprietários desonestos, que fazem contrabando de combustiveis de Marrocos, e provavelmente um conjunto de situações que desconhecemos. Mas aqui também é preciso sorte. Abastece num posto movimentado e em que não lhe sejam reconhecidos casos estranhos.

                                    Eu também possuo 11cts de desconto da Repsol, pelo que não abasteço noutro lado. Por norma de 2/2 meses faço 1 depósito do aditivado. Isto foi o que me foi aconselhado, e como a equipa que ganha não se muda...
                                    E, nesses dois meses, quantas vezes costumas abastecer?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu também fazia isso no meu Punto TD de vez em quando colocava um deposito de combustível aditivado, este ano ainda fiz isso algumas vezes, sempre Repsol claro e de outras marcas quando compensava atestar em Espanha. Mas o como o carro já tem 352.000 kms deixei de fazer com aquela regularidade que fazia. Há outros cuidados a ter: Nunca abastecer quando as cisternas estão a ser reabastecidas; Nunca deixar chegar à reserva andar sempre com o deposito para cima de um quarto.
                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      A velha questão....

                                      Antes de mais, aqui o user não perguntou por gasóleo aditivado (premium) mas sim sobre usar ou não usar o de marca branca.

                                      É comum dizer-se que os novos diesel não se dão bem com gasóleos de marca branca, e que convém usar, de vez em quando, o premium. Se isto é ou não verdade, pois, isso já não sei.

                                      O que tenho vindo a recolher em termos informativos, é que há várias bombas de marca branca que usam o mesmo gasóleo que as outras (exactamente igual). Mas outras, nem por isso. Se as primeiras vale a pena abastecer, nas outras talvez seja um risco (eu disse talvez). Agora a questão é saber, "quem é quem". Isto, claro está, se for verdade esta distinção.

                                      Depois temos a questão da manutenção dos postos, que tendo combustivel premium ou não, se estiver com infiltrações, terás potenciais problemas. Tens também os proprietários desonestos, que fazem contrabando de combustiveis de Marrocos, e provavelmente um conjunto de situações que desconhecemos. Mas aqui também é preciso sorte. Abastece num posto movimentado e em que não lhe sejam reconhecidos casos estranhos.

                                      Eu também possuo 11cts de desconto da Repsol, pelo que não abasteço noutro lado. Por norma de 2/2 meses faço 1 depósito do aditivado. Isto foi o que me foi aconselhado, e como a equipa que ganha não se muda...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por mclt Ver Post
                                        E, nesses dois meses, quantas vezes costumas abastecer?
                                        Estou a gastar um depósito a cada 10 dias, portanto cerca de 6 vezes. Diria no minimo dos minimos 5.

                                        Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                                        Eu também fazia isso no meu Punto TD de vez em quando colocava um deposito de combustível aditivado, este ano ainda fiz isso algumas vezes, sempre Repsol claro e de outras marcas quando compensava atestar em Espanha. Mas o como o carro já tem 352.000 kms deixei de fazer com aquela regularidade que fazia. Há outros cuidados a ter: Nunca abastecer quando as cisternas estão a ser reabastecidas; Nunca deixar chegar à reserva andar sempre com o deposito para cima de um quarto.
                                        Bela marca esse teu Punto. Claro que esses conselhos são sempre de seguir.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pedrosa1975 Ver Post
                                          Ora bem, eu tenho quase sempre utilizado gasóleo de marca branca (posto Jumbo de Alfragide) para o meu Corolla Sedan 1.4 D-4D, sem qualquer tipo de problemas.

                                          Agora que vem aí o Octavia 1.6 TDi, e tendo em conta que conheço quem noutros automóveis de outras marcas e motores se tenha queixado de problemas provavelmente derivados da utilização de gasóleo de marca branca, venho perguntar-vos se para este motor também está tudo OK em utilizar gasóleo de marca branca...afinal supostamente é igual no essencial...

                                          Thx!
                                          a ultima pessoa que conheço que procurava sempre marcas brancas para atestar trocou a pouco tempo todos os injetores soube-lhe a 2000EUROS advinha qual foi a causa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                                            a ultima pessoa que conheço que procurava sempre marcas brancas para atestar trocou a pouco tempo todos os injetores soube-lhe a 2000EUROS advinha qual foi a causa.
                                            E até foi pouco. COmo é que se provou que a causa foi do combustivel e não defeito de fabrico dos injetores como se vê por aí em tantos modelos.

                                            Se o combustivel colocado segue as normas europeias e não sei que mais como é que a marca pode alegar alguma vez que foi o combustivel que estragou os injetores? Ou os injetores não estão preparados para combustivel de marca branca? Está escrito algures no manual do carro?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                                              a ultima pessoa que conheço que procurava sempre marcas brancas para atestar trocou a pouco tempo todos os injetores soube-lhe a 2000EUROS advinha qual foi a causa.
                                              Espero que essa pessoa tenha avançado de imediato com um processo contra a petrolífera já que tem a certeza qual a causa.

                                              Com sorte fica com um carro novo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Meti recentemente gasoleo de marca "branca" num posto novo que abriu na zona. O motor começou e engasgar-se a baixas rpm´s. Tive que voltar ao antigo.

                                                Por muito que falem do controlo que existe, e blablablabla, continuo a achar que mesmo marcas brancas, não são todas iguais.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu nunca deixo o depósito chegar a 6/40 do depósito, nunca ponho á quarta feira, nem á terceira terça de mês sim mês não, nunca ponho em bombas viradas para leste e por último, ponho sempre combustível de costas para o carro. Tem quase 330mil por isso está a resultar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                    Eu nunca deixo o depósito chegar a 6/40 do depósito, nunca ponho á quarta feira, nem á terceira terça de mês sim mês não, nunca ponho em bombas viradas para leste e por último, ponho sempre combustível de costas para o carro. Tem quase 330mil por isso está a resultar.
                                                    Brutal

                                                    Eu já relatei o que vou dizer agora, mas o tópico parece "pedir" que o faça de novo.

                                                    Gasóleo de marca branca nunca abasteci e como tal, abstenho-me de comentar. Mas um dia, irei fazê-lo e se não notar nada de diferente, continuarei a colocar mais alguns depósitos, e depois volto ao meu regime normal. Isto só para tentar tirar algumas conclusões (muito limitadas, eu sei) sobre esta situação. Tentarei ser isento

                                                    Mas já experimentei gasolina do intermarche, talvez há mais de 10 anos. O carro em questão era o corsa B 1.0 de 3 cilindros. Poupei cerca de 5 € (1000 paus) e as diferenças foram imediatas. Podem dizer o que quiserem, mas o carro não tinha força (ele também já não tinha muita), grilava (coisa que nunca fez com o combustivel normal), e o depósito fez-me umas boas dezenas de Kms a menos. Lembro-me na altura de fazer as contas e o que dei a menos no atesto, gastei a mais no consumo. Foi uma ocasião única e nunca mais repeti até hoje.

                                                    Agora, acredito que as coisas mudaram muito, e hoje não podemos comparar com aquela época. E adianto que também poderia ser algum problema na bomba. Não sei, mas a experiência marcou pela negativa.

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                                                      #27
                                                      Acho o estudo da DECO, esclareceu bem as dúvidas sobre as "marcas brancas"

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                                                        a ultima pessoa que conheço que procurava sempre marcas brancas para atestar trocou a pouco tempo todos os injetores soube-lhe a 2000EUROS advinha qual foi a causa.
                                                        Antes dos combustíveis de marcas brancas existirem não haviam problemas de injectores ou de qualquer outro componente.

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                                                          #29
                                                          Vou seguir os teus conselhos e aposto que o meu Punto vai chegar aos 700.000 kms!!!!
                                                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                          Eu nunca deixo o depósito chegar a 6/40 do depósito, nunca ponho á quarta feira, nem á terceira terça de mês sim mês não, nunca ponho em bombas viradas para leste e por último, ponho sempre combustível de costas para o carro. Tem quase 330mil por isso está a resultar.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Turistapt Ver Post
                                                            Acho o estudo da DECO, esclareceu bem as dúvidas sobre as "marcas brancas"
                                                            No devido tópico dei o meu contributo, mas eu acho que não esclareceu grande coisa...

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