Olá a todos!
Pois é, depois de uma fuga na bomba de água (a temp. não chegou à zona vermelha) parece que fiquei com uma fuga na junta da culassa...
Os sintomas são:
Não existe sobreaquecimento, (ontem fui testar e chegou aos 95 ºC mas desceu logo)
Não parece existir passagem de água para o óleo e vice-versa (os níveis do óleo tem-se mantido e a cor também)
Desconfio que já deveria existir uma pequena fuga quando o comprei o carro (8 meses). Na altura tive de mandar substituir o termostato e o mecânico disse que da próxima vez iria necessitar de substituir a tampa do vaso de expansão (não tinha em stock) pois existiam vestígios de fuga de liquido refrigerante. Na altura não dei muita importância, mas passados 8 meses e 10.000 km tudo indica para um problema da junta da culassa. No entanto, nunca tive problemas de sobreaquecimento no carro e não faço ideia da velocidade de evolução deste tipo de problemas.
Neste momento pondero as seguintes opções:
1. mando reparar o motor (187.000 km)
Alguém me sabe indicar bons sucateiros a quem possa recorrer.
Pois é, depois de uma fuga na bomba de água (a temp. não chegou à zona vermelha) parece que fiquei com uma fuga na junta da culassa...
Os sintomas são:
- tubos do sistema de refrigeração muito duros
- saída de liquido refrigerante pela tampa do vaso de expansão (já levou uma tampa nova para despistar)
- presença de ar ou gases no circuito de refrigeração (também pode ser significado de uma bolha de ar presente no circuito, mas duvido)
- saída de liquido refrigerante pela tampa do vaso de expansão (já levou uma tampa nova para despistar)
- presença de ar ou gases no circuito de refrigeração (também pode ser significado de uma bolha de ar presente no circuito, mas duvido)
Não existe sobreaquecimento, (ontem fui testar e chegou aos 95 ºC mas desceu logo)
Não parece existir passagem de água para o óleo e vice-versa (os níveis do óleo tem-se mantido e a cor também)
Desconfio que já deveria existir uma pequena fuga quando o comprei o carro (8 meses). Na altura tive de mandar substituir o termostato e o mecânico disse que da próxima vez iria necessitar de substituir a tampa do vaso de expansão (não tinha em stock) pois existiam vestígios de fuga de liquido refrigerante. Na altura não dei muita importância, mas passados 8 meses e 10.000 km tudo indica para um problema da junta da culassa. No entanto, nunca tive problemas de sobreaquecimento no carro e não faço ideia da velocidade de evolução deste tipo de problemas.
Neste momento pondero as seguintes opções:
1. mando reparar o motor (187.000 km)
a. apenas ficou afetada a junta €
b. cabeça empenada e necessidade de retificar a face €€
c. cabeça rachada €€€
d. bloco rachado €€€€
2. motor usadob. cabeça empenada e necessidade de retificar a face €€
c. cabeça rachada €€€
d. bloco rachado €€€€
- tenho visto no ebay e olx motores usados com preços a rondar os 1500 e 1000 € (+IVA) e imagino que não seja mais do que um dia de trabalho para efetuar a substituição (?)
- a ideia também era ficar com o motor avariado
- a ideia também era ficar com o motor avariado
Alguém me sabe indicar bons sucateiros a quem possa recorrer.
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