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Purgar circuito de refrigeração

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    Purgar circuito de refrigeração

    Boas pessoal!

    Este fim-de-semana vou trocar o liquido de refrigeração do meu Mégane 1.9dti. A minha dúvida é se neste carro, após retirar o líquido velho e colocar o novo preciso de purgar ou o sistema é de purga automática? O vaso de expansão possui um tubo de retorno que julgo servir para fazer a purga automática mas não tenho a certeza...

    Já agora, sabem também se existe uma tampa para despejar o sistema ou é necessário retirar um tubo por baixo do radiador?


    Obrigado desde ja pela ajuda.

    #2
    Alguém pode ajudar?

    Comentário


      #3
      Eu tenho um clio de 99, o sistema pelo que dizes é diferente, o meu não tem tubo de retorno, mas julgo teres que fazer a purga á mesma.

      Vê se não tens um "pipo" como dos pneus no termostato, se sim, é aí um ponto de purga e também deves ter num dos tubos que vai para o radiador da soufagem um parafuso que é outro ponto de purga, este é o mais alto. A purga é feita do ponto mais baixo para o ponto mais alto.

      Mas não te s ei confirmar se esse carro é mesmo assim.

      Comentário


        #4
        Verificar ainda, se o bloco do motor não tem um parafuso, para saír ainda o liquido...

        Há veículos que o tem e no caso, já colocado no tópico dos liquidos de refrigeração ou então no topico da manutenção auto (será um dos dois), gráfico que mostrava que Mégane II, é uma das viaturas que tem o dito parafuso no bloco.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          Verificar ainda, se o bloco do motor não tem um parafuso, para saír ainda o liquido...

          Há veículos que o tem e no caso, já colocado no tópico dos liquidos de refrigeração ou então no topico da manutenção auto (será um dos dois), gráfico que mostrava que Mégane II, é uma das viaturas que tem o dito parafuso no bloco.




          Em complemento ao meu post, aqui fica a indicação referido do parafuso e tal foi de facto, comentado no tópico do liquido de refrigeração.


          Já agora:





          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          De facto, há essa questão de líquido que fique sempre dentro do bloco do motor.

          Quanto a isso e em alguns motores, há ainda um parafuso, que serve para retirar mesmo o líquido do motor.

          No caso e como um exemplo, o 1.8D da FORD (tenho-o em casa, montado num Escort SW de 1992 e lá tem o dito parafuso, que retirando o mesmo, sai à vontade, uns 1,5 litros a 2 litros).


          in: http://forum.autohoje.com/boxes/5155...post1067471471





          Originalmente Colocado por eblase Ver Post




          in: http://forum.autohoje.com/boxes/5155...post1067471928

          Comentário


            #6
            Rick... queres mexer NO sistema mais sensível de um motor em termos de durabilidade. Não conheço esse motor, só te quero transmitir o seguinte: não o faças enquanto não ouvires outras pessoas e te sintas tu cá tu lá, pontapé na c.na com esse motor.

            Eles nunca serão totalmente de confiança, mas enquanto TU não sentires que o conheces... não faças isso! Mais vale esperares mais duas ou três semanas! Ele não vai morrer por isso...

            I've been there...

            Comentário


              #7
              Como é lógico, antes de me pôr a mexer à maluca, vou identificar os pontos importantes e necessários à purga do sistema. Preciso de correr a tubagem para tentar encontrar as torneiras de purga, pelo que já li, elas devem existir mesmo existindo o tubo de retorno para o vaso de expansão. Penso que este é o ponto importante, pois é absolutamento necessário não existir ar nas tubagens. Só depois de identificar estas torneiras, vou passar ao ponto de retirar o líquido antigo, lavar o sistemas e colocar o novo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver Post
                Como é lógico, antes de me pôr a mexer à maluca, vou identificar os pontos importantes e necessários à purga do sistema. Preciso de correr a tubagem para tentar encontrar as torneiras de purga, pelo que já li, elas devem existir mesmo existindo o tubo de retorno para o vaso de expansão. Penso que este é o ponto importante, pois é absolutamento necessário não existir ar nas tubagens. Só depois de identificar estas torneiras, vou passar ao ponto de retirar o líquido antigo, lavar o sistemas e colocar o novo.




                Como já referi acima, certifica-te que esse motor, não é daqueles que também tem um parafuso de purga, no bloco do motor.

                É que caso tenha, o liquido no bloco só sai se o mesmo for aberto.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  Como já referi acima, certifica-te que esse motor, não é daqueles que também tem um parafuso de purga, no bloco do motor.

                  É que caso tenha, o liquido no bloco só sai se o mesmo for aberto.
                  O que falas no bloco do motor é o que está no termostato?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                    O que falas no bloco do motor é o que está no termostato?



                    Não, não é onde está o termostato.

                    Como referi, carros há, que tem mesmo um parafuso apenas e só, para fazer a purga do bloco do motor.

                    Comentário


                      #11
                      Aqui fica a seguir e já em tempos colocado, o local do parafuso de purga, do 1.8D da Ford:




                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      Aqui fica imagem com seta a apontar para o dito parafuso, que está no bloco do motor.






                      in: http://forum.autohoje.com/veiculos-c...post1067035600

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                        Não, não é onde está o termostato.

                        Como referi, carros há, que tem mesmo um parafuso apenas e só, para fazer a purga do bloco do motor.
                        Olha, dessa não sabia. Está-se sempre a aprender. Obrigado

                        Comentário


                          #13
                          No meu motor (F3P) tem um parafuso só para isso atrás.

                          Isso é sítio complicado de mexer? É que quando mudei o líquido na Norauto há 1 ano e tal pedi ao gajo para remover aí também, e ele disse que tinha que mexer na distribuição (lol). Eu sei que não tem de lá mexer, mas quão complicado é chegar a esse sítio?

                          É que tenho 99% de certeza que vá onde vá (mesmo na Renault) eles não vão retirar esse parafuso para escoar. E imagino que ainda saiam 2 ou 3 litros dali.

                          Comentário


                            #14
                            Eu sei que o meu carro leva 7.5l de líquido. Posso medir a quantidade de líquido que retirei e fico com a noção se ficou lá muita quantidade ou não dentro. Já procurei no autodata na localização dos componentes do motor e não encontro a localização das torneiras de purga nem tão pouco esse tal parafuso.

                            Comentário


                              #15
                              Torneiras? Vocês têm uma sorte do caraças... eu tiro os tubos todos pra fora e ainda fico com 1,5 litros de "água" lá dentro se não desmontar o termostato... Há carros muita simples...

                              Rick... vai ao fórum da marca... até pode ser que esse motor não tenha artimanhas!

                              Comentário

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